segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Evangelho em Gálatas - Lição 09

Apelo Pastoral de Paulo
(Gálatas 4:12-2-; Filipenses 3:17-21)

Introdução: Já ouviu alguém dizer que você deveria ser mais parecido com alguém? Por exemplo, teus pais diziam, “Por que você não pode ser mais igual ao teu irmão [ou irmã]?” “Por que você não pode ser mais como o filho do vizinho?” “Por que você não pode ser mais parecido comigo?” Como você reagiu a essas sugestões? Eu aposto que você não disse “Certo, eu vou ser mais como [a outra pessoa] e menos como eu mesmo!” Esta semana nossa lição começa com Paulo convidando os gálatas a serem mais como ele. Vamos mergulhar em nossas Bíblias e tentar entender melhor o convite de Paulo!

I. Crescer Para Serem Como Eu?

A. Leia Gálatas 4:12. Paulo diz “Tornem-se como eu”. Acabamos de concordar que este não é um convite atrativo. Por que não? (Você pode pensar que a pessoa tem um conceito muito alto de si mesma! Você pode pensar que não precisa mudar.)

1. Por que Paulo diz que os Gálatas precisam se tornar como ele? (Por que ele se tornou como eles.)

2. Espere um pouco. Como isso pode fazer algum sentido? “Se tornem como eu, pois eu me tornei como vocês.” Se Paulo se tornou como os gálatas, eles não precisam se tornar como ele!

B. Leia I Coríntios 9:20-22. Em que Paulo se torna como outras pessoas de maneira que possa salvá-las? (Ele tenta minimizar as diferenças entre si mesmo e outros pontos de vista culturais e teológicos.)

1. Qual é o motivo de Paulo para se tornar “como” a sua audiência? (Para salvá-los.)

C. Então, vamos voltar e responder à pergunta: Por que Paulo diz que os gálatas precisam se tornar mais como ele? (Ele mostrou o quanto ele se preocupava com eles quando se tornou “como” eles. Ele mostrou o quanto desejava que eles compreendessem o evangelho.)

1. Se você fosse um gálata, o que faria, do ponto de vista prático, para se tornar “como” Paulo? (Eu decidiria levar muito a sério a importância do evangelho.)

II. Crescer Para Ser Como Eles?

A. Leia Gálatas 4:17. O que motiva os legalistas em seus esforços para tornar os gálatas mais como eles? (Paulo diz que eles não têm boas intenções, porque desejam separar os gálatas de Deus.)

1. O que você acha da lógica do argumento de Paulo? Os legalistas não podem usar o mesmo argumento a respeito de Paulo? Eles poderiam dizer: “Paulo quer que vocês o sigam porque deseja que vocês nos abandonem!” (É claro! A lógica de Paulo, por si mesma, não funciona. Paulo precisa de uma razão independente pela qual os gálatas deveriam seguir a ele e não aos legalistas.)

III. Apelo de Coração

A. Vamos rever um debate que tivemos na semana passada. Leia Gálatas 4:13-14. Na semana passada, sugeri que o ponto de Paulo é que ele não tinha orgulho de ser proprietário dos gálatas – ele havia parado na sua cidade porque estava doente. Assumindo que eu estava pelo menos parcialmente certo, o que mais podemos ler do argumento de Paulo aqui? (Paulo diz, “Vocês me adoravam – quando eu não era importante.” Paulo, o lógico, está fazendo um apelo emocional! “Vocês foram gentis. Nós éramos amigos. Nós nos alegrávamos juntos. O que aconteceu? Voltem para mim!)

B. Leia Gálatas 4:18-19. Quão importantes são os gálatas para Paulo? (Ele diz que está tão ansioso por eles que sente como se estivesse em trabalho de parto.)

1. Este é um argumento lógico? (Não. Mais uma vez, Paulo está colocando um argumento emocional. Nós somos amigos. Vocês estão quebrando o meu coração (na verdade, me quebrando em algum ponto mais abaixo) ao se separarem de mim.)

2. Nestas lições, gosto de debater a lógica e o raciocínio encontrado na Bíblia. Quando apontei a lógica de Paulo nesta semana não era melhor do que a lógica dos legalistas, pensei que isto era uma infelicidade. Que lição isto nos ensina sobre levarmos outros ao evangelho? (O evangelho não é sempre (ou mesmo principalmente) lógica. A parte emocional do argumento e dos relacionamentos deveria ser cuidadosamente considerada. O evangelho é muito mais do que lógica estéril, sem sangue!)

C. Leia Gálatas 4:20. Que tipo de tom de voz Paulo tem? Nós decidimos que ele está fazendo um apelo emocional; ele também está sendo áspero?

1. Por que a presença de Paulo faria alguma diferença? (Você já notou que é muito mais difícil ser áspero com alguém quando está falando face a face com a pessoa? Você pode escrever uma carta (ou pior), colocar um comentário na Internet que seria muito mais difícil de dizer na presença da pessoa que você está querendo atingir.)

2. É um pecado para Paulo usar o tom que ele está usando com os gálatas? (Leia Gálatas 4:16. Penso que Paulo não está sendo áspero, ele está sendo honesto. Ele compreende que seus amigos gálatas podem não estar recebendo bem as suas palavras, porque ele pergunta “Tornei-me inimigo de vocês”? Às vezes, dizer as coisas que precisam ser ditas é difícil.)

IV. Uma Vida Digna

A. Nós discutimos que o ponto principal de Paulo ao dizer para os gálatas que eles deveriam se “tornar como ele” era para encorajá-los a serem mais zelosos pelo evangelho. Vamos detalhar este assunto lendo Filipenses 3:17. Desta vez, tornar-se mais como Paulo envolve viver “de acordo com o padrão”. Paulo nos disse em Gálatas 3:25 que “já não estamos mais sob o controle do tutor (a lei).” Estamos agora sob o controle de um “padrão”? Paulo é um legalista enrustido?

B. Leia Filipenses 3:18-19. As pessoas descritas aqui estão salvas? (Não! O seu destino é a destruição.)

1. O que está errado com a fé delas? Elas jogaram fora a promessa de salvação feita a Abraão?

2. “O seu deus é o estômago” me ajuda a compreender melhor Buda e outros que eu vejo por aí! (É uma brincadeira.) O que esta declaração quer dizer? (Eles estão concentrados em si mesmos. Seus apetites determinam seu curso de ação.)

3. O que quer dizer “eles têm orgulho do que é vergonhoso”? (Eles se orgulham de seus pensamentos maus.)

a. Já disse isso antes: Quando eu era criança, parecia que as pessoas “más” tinham “prazer” em ser más. Elas não argumentavam que eram boas. É isto o que Paulo quer dizer com ter “orgulho” do que é vergonhoso?

b. Hoje existe uma “moralidade” entre as pessoas que são inimigas do evangelho. Tome, por exemplo, a cantora americana Madonna. Por que ela escolheria este nome artístico? Vi um vídeo dela “orando” com sua equipe de show antes de subir ao palco. Embora eu já tenha ouvido algumas orações muito estranhas em igrejas e outras reuniões religiosas, a oração de Madonna não era religiosa. Por que ela faria uma coisa dessas? É isto que Paulo quer dizer com ter “orgulho” do que é vergonhoso?

C. Leia Filipenses 3:20-21. Como o cristão é diferente do mundo? Como esta diferença é consistente com a justificação pela fé? (Fé é uma atitude. Nossa mente não está focada nas coisas terenas nem nos nossos estômagos. Nossas mentes estão focalizadas na volta de Jesus, na nossa cidadania celestial, e nos tornarmos mais semelhantes ao nosso Deus.)

D. Amigo, você vai decidir ser mais semelhante a Paulo? Vai levar o evangelho e a salvação de outros a sério? Vai fazer do céu o teu objetivo? Vai voltar a atenção da tua vida para longe de si mesmo e em direção a um relacionamento com Deus?

V. Próxima Semana: As Duas Alianças


Atenção: Este tradutor irá deixar de realizar estas traduções a partir de Dezembro/2011. Se você tem condições e gostaria de assumir esta tarefa, entre em contato deixando um comentário.


===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Um comentário:

Tammy disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.