sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Evangelho em Gálatas - Lição 01

Paulo: Apóstolo dos Gentios
(Atos 9 e 22)

Introdução: Existe um antigo ditado que diz que precisamos nos colocar no lugar da outra pessoa, antes de podermos compreender a situação daquela pessoa. Quando eu era jovem, passava meus verões construindo casas e apartamentos com meu irmão. Certa manhã, na longa jornada até o trabalho, o carro do meu irmão quebrou e ele decidiu que deveríamos andar e ver se alguém poderia nos dar uma carona. Não estávamos vestidos muito bem e estávamos carregando ferramentas. Este não era um quadro convidativo para que alguém considerasse nos dar uma carona. Normalmente, quando eu estava dirigindo, não dava carona para as pessoas que pediam – poderia ser perigoso! Mas agora, eu esperava desesperadamente que alguém demonstrasse simpatia para conosco! Para compreender melhor a carta de Paulo aos Gálatas, vamos tentar nos colocar no lugar do autor, Paulo. (Para aqueles que não sabem, “Saulo” foi chamado, mais tarde, de “Paulo”, Vou chamá-lo simplesmente de Paulo neste comentário.) Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e ver o que a Bíblia tem a nos ensinar acerca da vida {de Paulo}. Vamos ver como seria ser como Paulo!

I. Paulo: O Cenário

A. Leia Atos 21:26-28. Paulo é aprisionado sob quais acusações? (Que ele está violando a lei judaica e ensinando contra o povo judeu.)

B. Vamos pular alguns versos e ler a defesa de Paulo. Leia Atos 22:2-3. Que tipo de credenciais são estas? (Paulo diz que é judeu, não um inimigo dos judeus. Ele foi criado em Jerusalém, o centro da cultura judaica.)

1. Com relação às acusações de que Paulo é contra a lei, ele diz que foi ensinado por Gamaliel. Quem é Gamaliel? (O comentário de Adam Clarke nos diz que Gamaliel era o neto de Hilel (um dos mais famosos mestres judaicos da história), era presidente do concílio do Sinédrio e o 35º guardião das tradições. Fausset acrescenta que Gamaliel foi celebrado como “a glória da lei”, e o primeiro a ser designado como Rabban, “nosso mestre”.)

a. Em termos atuais, o que Paulo está dizendo? (Que ele foi ensinado pela mais conceituada autoridade mundial na lei. Ele está melhor familiarizado com a lei do que aqueles que estão lançando acusações contra ele.)

C. Leia Atos 22:4-5. Como isto é relevante para as acusações contra Paulo? (Vocês sugerem que eu estou violando a lei? Eu já matei pessoas que se opunham à lei!)

D. Como você resumiria a defesa de Paulo até este ponto? (Ele é mais bem educado na lei do que seus acusadores, e é mais zeloso pela lei do que seus acusadores. Ele não está refutando as acusações, está apenas dizendo, “Quem são vocês para me acusar?”)

E. Você já ouviu Paulo. Coloque-se no lugar dele. Que tipo de atitude voe esperaria que ele tivesse? Que tipo de atitude é refletida em sua defesa até aqui? (Ele se sentiria superior. E, ele era superior, em termos de educação.)

F. Leia Atos 22:6-10. Vamos conversar sobre isto. Paulo apresenta as suas extraordinárias credenciais, e então diz “Deus me escolheu”. Por que Deus escolheria a ele?

1. Leia Juízes 7:2-3; I Coríntios 1:20-21 e I Coríntios 1:26-29. A Bíblia possui um tema recorrente a respeito de Deus trabalhando através da fraqueza humana. Ser inteligente e bem educado é um problema, porque este tipo de pessoa tende a reclamar {para si} a glória devida a Deus. Será que Deus mudou a Sua abordagem?

2. Outro problema com inteligência, educação e poder é que tendemos a confiar nestas coisas em vez de em Deus. À luz de tudo isto, por que Deus escolheria um homem (Paulo) com uma atitude de superioridade? (Eu não tenho certeza. Mas estas são boas notícias para as pessoas inteligentes e bem educadas. Deus não usou apenas Paulo de uma forma destacada, Ele também usou Daniel e Moisés. Deus usa pessoas talentosas, bem educadas e Ele {também} usa aqueles que não possuem estes talentos. Louvado seja Deus, porque todos nós temos oportunidade de servi-Lo.)

II. Paulo: A Instrução

A. Veja novamente a primeira frase de Atos 22:10. Se você tivesse o histórico educacional de Paulo, seu zelo pela lei de Deus e sua carta de autoridade dada pelo Sinédrio para acabar com os cristãos, estaria fazendo esta pergunta? (Toda a tua vida foi virada do de cabeça para baixo! Você pensava que estava obedecendo a Deus. Pensava que Jesus era uma fraude. Agora descobre que Jesus é Deus! Você verdadeiramente não saberia o que fazer.)

1. Que tipo de resposta Deus dá? (Primeiro, siga instruções simples; depois Eu te darei mais.)

B. Leia Atos 22:12 e Atos 9:10-15. Que tipo de pessoa era Ananias? (Confiante! Mas ele quer ter certeza de que Deus conhece todos os fatos a respeito deste homem que estava matando os cristãos! Note que Paulo chama Ananias de  “piedoso segundo a lei”. Isto lhe dá alguma coisa em comum com Paulo. Além disso, este homem tinha o respeito de seus vizinhos judeus.)

C. Leia Atos 22:13. O que este ato diz a Paulo? (Este homem pode operar milagres. Ele pode desfazer o que Deus fez! Portanto, deve ter sido confiado a ele o poder de Deus. Eu terei imediatamente uma atitude de grande confiança e gratidão em relação a ele.)

1. Encontramos maiores detalhes a respeito deste evento em Atos 9. Vamos ler Atos 9:17-19. Note que Ananias se refere tanto à obra de Jesus quanto do Espírito Santo neste evento. O que isto sugere?

2. Paulo fora cegado pela luz. Por que “escamas” caíram de seus olhos? (Detalhes como este dão credibilidade – alguma coisa física foi alterada, que podia ser vista. Parece improvável que escamas tenham se formado como resultado da luz, mas Deus queria mostrar uma alteração física.)

D. Leia Atos 22:14. Vamos por partes aqui. Eu pensava que Paulo era um dos mais conceituados especialistas na lei – tendo sido ensinado por Gamaliel. O que a expressão “o escolheu para conhecer a sua vontade” sugere? (Que Paulo precisava mais educação. Talvez, uma educação diferente.)

1. Quem é o “Justo”? (Este termo deve significar Jesus. Veja Salmos 16:10.)

a. Se este termo significa Jesus, como isto é possível? (Isto nos dá um vislumbre interessante. Paulo recebe a promessa de que Jesus irá ensiná-lo pessoalmente. Uma vez que Atos 1:3 registra que Jesus ensinou os outros discípulos depois de Sua ressurreição, isto faz sentido.)

b. Leia Gálatas 1:11-12 e Gálatas 1:15-17. Que declaração consistente Paulo está fazendo acerca de sua instrução no evangelho? (Que ele o recebeu diretamente de Jesus!)

E. Leia Atos 22:15-16. A quem Paulo deve testemunhar? (A todos os seres humanos.)

1. Que impacto isto tem sobre sua compreensão anterior da vida? (Seu foco estava em ensinar os judeus e promover o entendimento da lei. Agora ele tem uma missão muito além de seu próprio povo.)

2. Por que Paulo teve que ser batizado? (Este é um reconhecimento de que sua vida passada, promovendo o que ele pensava ser o Reino de Deus era, ao contrário, pecaminosa.)

a. Quão difícil é para uma pessoa com muita inteligência, grande educação e atitude superior, faze uma conversão de 180 graus? (Isto deve ter sido muito difícil.)

F. Leia Atos 22:17-20. Paulo está disposto a aceitar a direção de Deus? (Não! Deus diz a Paulo para partir, porque não será capaz de persuadir aquelas pessoas. Paulo diz, “Por que não! Estas pessoas sabem que eu fui o mais zeloso defensor de seus pontos de vista! Certamente eles me levarão a sério!)

G. Leia Atos 22:21. Qual é a instrução de Deus para a vida de Paulo? (Ensinar aos gentios.)

1. Por que você acha que Paulo registra esta discussão contra as instruções de Deus? O que ele está dizendo a seus ouvintes e a nós? (Ele está enfatizando a parte de Deus na sua obra. Está dando crédito a Deus. Paulo diz, eu tinha educação, era inteligente, motivado e trabalhava duro. Tinha o apoio dos lideres religiosos da minha nação. Mas Deus virou tudo isso do avesso. Ele mudou tudo e me deu uma missão que eu não escolhi.)

a. Coloque-se no lugar de Paulo. Como você se sentiria com relação a isto?

H. Leia Atos 22:22. Paulo estava contando uma história popular? (Não!)

1. Você acha que Paulo teria previsto isto? (Sim. Isto dá credibilidade ao que ele disse. As pessoas mentem para evitar problemas. Pessoas que estão dizendo coisas que as colocam em problemas estão, muito provavelmente, dizendo a verdade. Os advogados chamam isto de “declaração contra o interesse”.)

I. Se você fosse Paulo, olhando em retrospectiva para a tua vida, o que acharia acerca da maneira como Deus te guiou?

1. Foi um desperdício de tempo para Paulo ter sido instruído por Gamaliel? (Não. Foi importante que Paulo fosse um aluno excelente, que ele tivesse o melhor professor e que ele estivesse cheio de ímpeto. Tudo o que ele precisava era compreender melhor a vontade de Deus para a sua vida,)

J. Amigo, e você? Você tem lutado pela excelência em tudo o que faz? Deus te deu dons que você pode usar para o avançamento de Seu reino? Está aberto a ser dirigido pelo Espírito Santo de maneiras que você não previu?

III. Próxima Semana: A Autoridade de Paulo e o Evangelho

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: