quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Adoração - Lição 12

Adoração na Igreja Primitiva
(Atos 1, 2, 17 e 18; I Coríntios 13)

Introdução: Como as pessoas que moravam em Jerusalém adoravam? A igreja primitiva estava repleta de pessoas que tiveram a oportunidade de ouvir Jesus ensinando. Será que eles receberam alguma informação especial do Senhor? Podemos importar para a nossa adoração o que eles usaram em sua adoração? Vamos mergulhar no relato bíblico e ver o que podemos aprender!

I. A Instrução

A. Leia Atos 1:1-3. Que dois assuntos Jesus discutiu com Seus seguidores depois de Sua ressurreição? (Que Ele realmente havia ressuscitado da tumba e o reino de Deus.)

1. Jesus era o único mestre envolvido? (Não. O texto revela que Jesus subiu ao céu “depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo”.)

B. Leia Atos 1:4-6. Depois de haver ressuscitado, ao terminar Sua reunião de instruções a respeito do reino de Deus, os seguidores de Jesus compreenderam claramente {o assunto}? (Não! Eles ainda pensavam que o reino de Deus surgiria através de um reavivamento do reino de Israel.)

1. Como você explica que os discípulos ainda compreendiam errado este assunto? (Isto demonstra que às vezes temos grandes dificuldades para compreender a verdade – mesmo tendo os melhores professores.)

C. Leia Atos 1:7-9. Por que Jesus não disse. “Seus tontos! Por que vocês não prestaram atenção?”

1. É possível que os discípulos não tenham entendido errado? (Leia Apocalipse 21:1-3. Está chegando um tempo no qual Jesus renovará todas as coisas nesta terra, inclusive trazendo do céu a Nova Jerusalém.)

2. Note em Atos 1:8 que Jesus se refere a Seus seguidores como sendo Suas testemunhas “em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria”. O que isto deveria dizer aos Seus seguidores a respeito do reino? (Que o reino de Deus não é apenas Israel, mas Samaria e toda a terra.)

3. O que isto nos ensina acerca da adoração na igreja primitiva? (Eles ainda estavam resolvendo problemas importantes com relação ao evangelho.)

D. Vamos olhar novamente Atos 1:8. Nós aprendemos que o Espírito Santo já estava trabalhando com Jesus para instruir aos Seus seguidores. O que Jesus está prometendo quando diz “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês”? (Este texto sugere uma graduação do poder do dom do Espírito Santo.)

1. Leia novamente Atos 1:5. O que significa ser “batizados com o Espírito Santo”?

E. Leia Atos 1:12-14. Pelo que você acha que eles estavam orando? (Pela restauração do reino de Israel. Pelo poder do Espírito Santo.)

F. Que lições encontramos aqui sobre adoração? (Eles estavam em oração. Precisamos orar por uma correta compreensão do evangelho. Precisamos orar não apenas pelo Espírito Santo, mas para sermos batizados no Espírito, para recebermos grande poder.)

II. Cumprimento

A. Leia Atos 2:1-4. Vemos que o Espírito Santo trabalhava com Jesus para dar a última série de instruções aos seguidores de Jesus. O que é diferente agora? (O Espírito Santo veio em poder.)

1. Quais foram os sinais do Espírito Santo vindo em poder? (O vento soou como um furacão. Fogo desceu sobre cada um deles. Eles tinham o dom miraculoso de falar em línguas estrangeiras.)

2. Isto nunca aconteceu comigo. Isto já aconteceu com você? Todo tipo de igreja possui figuras de fogo em seu símbolo ou logotipo, mas não há fogo real nas igrejas. Até onde posso dizer, eu possuo o Espírito Santo “comum”. Nunca experimentei o Espírito Santo “com grande poder”. Por que? (Tenho estado em reuniões onde penso ter sentido distintamente o Espírito Santo, mas nunca ouvi o vento nem vi o fogo.)

a. Como estes discípulos receberam tal poder? (Duas coisas: Este poder foi prometido a eles, e eles oraram fervorosamente por isto.)

B. O Espírito Santo foi prometido a nós com poder?

C. Os ouvintes disseram (Atos 2:12) “Que significa isto?” Vamos ler o que Pedro diz que isto significa. Leia Atos 2:14-18. O Espírito Santo foi prometido a nós, não apenas com poder comum, mas com grande poder? (Sim! Se há dois mil anos atrás a expressão “últimos dias” era aplicável, como chamaríamos o nosso tempo agora? Se Joel 2 diz que esta promessa se aplica àqueles que estão nos “últimos dias”, o único entendimento razoável é que isto se aplica a nós.)

1. Você se lembra dos dois ingredientes para a vinda do Espírito Santo em poder? A promessa era um e a oração fervorosa era outro. Você tem orado fervorosamente para que o Espírito Santo venha em poder?

D. Vamos continuar lendo. Leia Atos 2:22-24. O que é isso? A mensagem do evangelho.)

1. Que papel o grande poder do Espírito Santo desempenhou neste culto de adoração/evangelístico? (Leia Atos 2:32-33. O Espírito Santo foi a prova da veracidade da mensagem. Isto chamou a atenção das pessoas, e provou que Pedro não era apenas um bêbado falando qualquer coisa.)

E. Leia Atos 2:37-39. Que outro papel 0 Espírito Santo desempenha? (O Espírito Santo ajudou a convencer os ouvintes de seus pecados (veja João 16:8-11). O Espírito Santo também foi um dom prometido.)

1. Pedro estava prometendo o dom do Espírito Santo com poder comum ou com grande poder em Atos 2:38? (Você já comprou algum aparelho e quando chegou em casa o aparelho não teve o mesmo desempenho que teve na loja? O que você fez quando isto aconteceu? Não posso ver como Pedro poderia fazer outra coisa além de prometer o que eles haviam acabado de ver – O Espírito Santo com grande poder.)

F. Leia Atos 2:40-43. Que resposta maravilhosa! Três mil foram convertidos em um dia! Note a referência ao grande poder do Espírito Santo no verso 43. O que isto sugere? (Todos estavam impressionados com as maravilhas e os milagres. Mas, parece que apenas os discípulos os estavam fazendo.)

1. Deveríamos concluir que o grande poder do Espírito Santo está (estava) disponível apenas para os líderes?

2. Leia novamente Atos 2:17-18. São líderes os que estão sendo descritos aqui? (Não. Exatamente o contrário. Os jovens e os velhos possuem o dom. Mulheres possuem o dom. “Todos os povos” possuem o dom.)

3. Amigo, eu não sei a resposta do porque o grande poder do Espírito Santo não está presente hoje. Eu quero ouvir o vento, ver o fogo e experimentar o grande poder do Espírito Santo. Penso que precisamos orar fervorosamente por isto e ver o que Deus fará! Neste meio tempo, vamos explorar mais o assunto.

III. Outra Reunião Evangelística

A. Leia Atos 17:16-21. Que tipo de reação Paulo está obtendo com sua pregação? (Parece que vai do ceticismo ao razoavelmente curioso.)

1. As coisas seriam diferentes se Paulo tivesse o grande poder do Espírito Santo com ele?

B. Se você der uma olhada em Atos 17:22-31 verá que Paulo prega o evangelho a eles com base nas evidências da natureza. Esta mensagem é semelhante à de Pedro no dia do Pentecoste. Pedro citou a Bíblia e Paulo cita a natureza. Leia Atos 17:32-34. Quantos conversos Paulo conseguiu? (Apenas uns poucos.)

1. Pedro tinha o grande poder do Espírito Santo e 3.000 conversões. Paulo não tinha este poder e conseguiu somente poucas conversões. Alguma coisa está errada com Paulo? (Leia Atos 9:17. Paulo (Saulo) foi “cheio do Espírito Santo”.)

2. Leia Atos 16:4-5 e Atos 18: 8-11. Quem está com Paulo nesta pregação evangelística? (Nós colocamos a culpa em Paulo por não ter o mesmo poder do Pentecoste, mas Deus diz que Ele estava com a pregação de Paulo.)

3. Uma vez que Deus diz que está com Paulo em sua pregação, por que o grande poder do Espírito Santo não está presente?

IV. Conselho Sobre o Grande Poder do Espírito Santo

A. Leia I Coríntios 13:1-3. Qual é o relacionamento entre dons espirituais e o amor pelos outros? (Este texto nos diz para não perdermos de vista o objetivo. O verdadeiro objetivo não é o grande poder do Espírito Santo. Estes dons do Espírito Santo são ferramentas para o avançamento do evangelho. O coração do evangelho é amar a Deus e ao nosso próximo (veja Mateus 22:37-40).)

B. Leia Coríntios 14:1. Que atitude deveríamos ter a respeito do grande poder do Espírito Santo? (Deveríamos desejar (e orar por) todo o poder do Espírito Santo que Deus está disposto a oferecer. Mas precisamos reconhecer que os dons do Espírito Santo são ferramentas para trazermos outros ao reino de Deus.)

C. Amigo, você vai orar fervorosamente, não apenas para que o grande poder do Espírito Santo seja dado a você e à igreja, mas que o Espírito te dê um coração de amor com relação aos outros?

V. Próxima Semana: Adoração no Livro do Apocalipse

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: