sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Adoração - Lição 10

Adoração: Do Exílio à Restauração
(I Reis 8; Ezequiel 8 e 9; Jeremias 29)

Introdução: às vezes parece que Deus não é real? Ou que, se Ele é real, não está muito preocupado conosco? Ou que, se Ele está preocupado, está deixando de fazer Seu trabalho, por razões que não compreendemos? Quando isso acontece, quem você culpa? Todas as perguntas que acabei de fazer colocam a culpa em Deus. Descobrir de quem é a culpa é uma questão complexa, que geralmente depende dos fatos. Mas deveríamos sempre questionar a nossa atitude, se estamos culpando a Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais acerca do exílio do povo de Deus, e da atitude que deveríamos ter com relação a Deus!

I. Contexto

A. Lembre-se de que estudamos como o rei Davi estava dançando de prazer enquanto trazia a Arca de Deus para Jerusalém (II Samuel 6:12-15). O filho de Davi, o rei Salomão, construiu o Templo de Deus em Jerusalém e colocou a Arca dentro dele (I Reis 8). Vamos ler uma parte da oração do rei Salmão para a dedicação do Templo e da Arca. Leia I Reis 8:46-49. Como foi a oração de Salomão a respeito de pecado e castigo? (Ele relaciona os dois.)

1. Qual é a maneira de escapar do castigo? (Voltar-se para Deus “de todo o seu coração”.)

B. Leia I Reis 8:59-61. De acordo com Salomão, qual é o propósito desta oração? (Que Deus e Seu povo tivessem um relacionamento tal que todos os habitantes da terra soubessem que “o Senhor é Deus e que não há nenhum outro.”)

1. É este o objetivo da tua vida?

II. Oração Secreta

A. Leia Ezequiel 8:1. Ezequiel diz que está em sua casa com as autoridades de Judá. O que isto sugere? (Ele deve estar participando de algum tipo de reunião administrativa ou religiosa.)

1. O que quer dizer ter “a mão do Soberano, o Senhor, [vindo] sobre mim”? (O Espírito Santo estava vindo a Ezequiel.)

B. Leia Ezequiel 8:2-4. Ezequiel é tomado pelo Espírito Santo em uma visão. Para onde esta visão o leva? (Para a capital, Jerusalém, e para o portão norte do Templo – o mesmo Templo dedicado por Salomão para a glória de Deus.)

C. Leia Ezequiel 8:5-6. As pessoas estão adorando o ciúmes? (Não. Êxodo 20:5 diz às pessoas para não adorarem falsos deuses, pois Jeová é um Deus “zeloso” (que tem ciúmes).)

1. Estamos falando apenas acerca de uma pessoa adorando um ídolo? (Não. Deus diz que “a nação de Israel” está fazendo coisas repugnantes.)

2. O Comentário de Keil e Delitzsch sobre o Antigo Testamento diz que os animais sacrificais eram levados através deste portão para serem oferecidos como sacrifício. O que isto sugere acerca da natureza deste pecado? (Que em vez de confiarem em Deus na sua adoração, as pessoas agora estavam confiando em falsos deuses.)

D. Leia Ezequiel 8:7-11. Ezequiel vê o que está acontecendo ao alargar um buraco no muro do Templo. O que você acha que este simbolismo quer dizer? (Esta não é uma adoração pública. Ezequiel está olhando através de um buraco, o qual ele alargou até fazer uma porta. Esta adoração estava sendo feita a portas fechadas.)

1. Leia Números 11:16. Você acha que Ezequiel estava observando setenta homens? Ou será que o termo “setenta autoridades” é simbólico? (Este número parece se referir aos setenta homens que eram líderes em Israel durante o Êxodo. Portanto, penso que {este número} é simbólico de toda a liderança da nação.)

E. Pense nestes textos {que acabamos de ler}. O que devemos concluir a respeito da adoração de Judá durante este período? (Ezequiel está tendo uma grande reunião com a liderança, e Deus mostra a ele que eles estão adorando secretamente a outros deuses. Todo o propósito do Templo está sendo corrompido.)

1. Como podemos aplicar esta advertência {para nós} hoje? Tenho plena certeza de que não estão ocorrendo práticas “secretas” de adoração na minha igreja, mas e nas nossas casas? Estamos adorando outros deuses através da televisão, Internet, revistas ou livros?

2. Estamos corrompendo a mensagem de que o verdadeiro Deus é Aquele a quem toda a glória é devida?

F. Leia Ezequiel 8:12. Por que essas pessoas estão secretamente se afastando de Deus? (Ou eles acham que Deus não se importa (“o Senhor abandonou o país”), ou que Deus não sabe (“o Senhor não nos vê”).)

1. Será que as pessoas que adoram outros deuses através da televisão, Internet, revistas ou livros porque acham que Deus não se importa ou não sabe? Ou será que isto é apenas uma aplicação errada – a lição não se aplica realmente a nós hoje?

G. Vamos explorar a natureza do problema um pouco mais. Leia Ezequiel 8:16-18. O que você acha que significa voltar as costas para o Templo e se prostrar na direção do sol? (Eles estavam adorando a natureza. Voltaram as suas costas para o verdadeiro Deus e, em vez disso, adoraram o que Ele havia feito. Isto corrompe todo o propósito do Templo.)

1. “Pondo o ramo perto do nariz” não é uma frase com a qual eu esteja familiarizado, mas já ouvi {as expressões} “empinar o nariz {ou “torcer o nariz”}. O que mais essas pessoas estão fazendo? (Eles estão prejudicando seus vizinhos e adorando a natureza. O objetivo original era trazer glória a Deus, através das boas obras do povo.)

2. Como Deus responde? (Deus irá executar justiça.)

III. O Sinal

A. Leia Ezequiel 9:1-2. Que grupo! Quem são esses homens armados? (Guardas armados do templo e um escriba.)

B. Leia Ezequiel 9:3-4. Qual é a base para receber o sinal?

C. Leia Ezequiel 9:5-6. Nós decidimos que o problema da adoração era amplamente disseminado porque as “setenta” autoridades eram simbólicas de toda a liderança. Por que o juízo começa no templo de Jerusalém? (Estas seriam as pessoas que estavam na liderança. Elas estavam mais próximas do sistema de adoração.)

1. Note o padrão para o juízo em Ezequiel 9:4. Quem sobrevive aos juízos de Deus? (Aqueles que “suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas”.)

a. Isto é consistente com a justificação pela fé? (Na semana passada decidimos que a justificação pela fé está ligada a uma atitude correta. Aqueles que sobreviveram ao juízo o fizeram por causa de sua atitude. Eles estavam perturbados com o pecado.)

(1) Esta é uma lição que se aplica a nós hoje? (Sim. Vamos que as pessoas estavam envolvidas em atividades más, mas quando chegamos à execução do juízo, a decisão levou em conta a sua atitude.)

D. A Bíblia relata em II Reis 25 a destruição pela Babilônia do Templo construído por Salomão. O Templo não trazia mais glória a Deus. Os juízos preditos por Ezequiel e outros aconteceu. Você se lembra que as pessoas diziam que Deus não sabia ou não se importava? Vemos que, de fato, Deus sabe e se importa, porque Ele advertiu as pessoas do juízo e então o executou. Vamos nos voltar em seguida para a atitude de Deus a respeito disto.

IV. A Visão de Deus

A. Leia Jeremias 29:12-14. O que acabamos de ler em Ezequiel parece muito severo. Qual é o plano principal de Deus para nós? (Deus deseja nos abençoar, não nos prejudicar. Mesmo com a destruição do Templo pelos babilônios, e a morte e cativeiro do povo de Deus, Deus lhes diz que os resgatará em setenta anos.)

B. Leia Jeremias 29:12-14. Que tipo de atitude Deus está procurando aqui? (Ele quer que Seu povo O busque de todo o coração.)

1. Leia novamente Ezequiel 8:18. O que faz a diferença na disposição de Deus para ouvir?

C. Que relacionamento existe entre a atitude de “suspirar e gemer” de Ezequiel 9:4 e a atitude de “Me procurar e Me achar” de Jeremias 29:13? (Se o teu objetivo na vida é dar glória a Deus através do teu relacionamento com Ele, então o problema do pecado no Templo seria muito perturbador.)

V. A Reação do Justo

A. Leia Neemias 1:4-7. Quando Neemias ouve falar do juízo de Deus sobre Jerusalém, faz esta oração. O que você acha que são os elementos importantes desta parte da oração de Neemias? (Ele reconhece o verdadeiro Deus, que é um Deus de amor. Ele confessa o pecado.)

1. Você consegue imaginar uma oração na qual Neemias acusaria Deus de ser negligente ou descuidado por causa da destruição do templo e do povo de Deus?

B. Vamos continuar com a oração de Neemias. Leia Neemias 1:8-9. Que elemento importante da oração encontramos aqui? (Neemias se recorda das instruções de Deus e de Suas promessas. Note o objetivo: “estabelecer o Meu nome”. O objetivo é a glória de Deus.)

C. Leia Neemias 1:10-11. Onde Neemias coloca a parte da oração acerca de si mesmo? (No final!)

D. Você consegue ver na oração de Neemias a atitude de “suspirar e gemer” e o elemento de “Me procurar e Me achar”? (Sim. É a fusão dessas duas atitudes que Deus deseja de nós.)

E. Amigo, você possui o tipo de atitude de Neemias? Está infeliz acerca do problema do pecado? Está buscando a Deus de todo o teu coração, para o propósito de dar glória a Ele? Se não, por que não se arrepender e pedir ao Espírito Santo que transforme a tua atitude?

VI. Próxima Semana: Em Espírito e Verdade

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: