sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Adoração - Lição 09

"Não Confie Em Palavras Enganosas": Os Profetas e a Adoração
(Jeremias 7; Isaí9as 58; Miquéias 6)

Introdução: Há muitos anos atrás, eu estava na região de Michigan para um encontro com um grupo de professores que tinham objeções religiosas acerca de dar apoio ao sindicato dos professores. A maior parte dos professores estava muito ansiosa pela minha ajuda, porque eles estavam convencidos que não era agradável a Deus permanecer em um sindicato que se opunha aos princípios divinos. Certo professor estava preocupado com suas obrigações para com Deus, mas também estava preocupado com o seguro do seu carro, feito através do sindicato. Ele queria saber se, caso se desligasse do sindicato, poderia continuar com seu seguro pelo sindicato. Quando eu lhe disse “Não”, pessoas que não são membros do sindicato não têm o direito de manter um seguro feito pelo sindicato, ele respondeu que seria muito custoso para ele levantar uma objeção de cunho religioso. Conforme saí da reunião, notei que ele estava dirigindo um Cadillac novo em folha. Sua fé poderia ser avaliada pela quantia que ele economizou com o seguro do sindicato. E nós? A nossa fé faz alguma diferença em nossa vida? Ou, será que a justificação pela fé nos alivia de tais preocupações? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender acerca da fé que faz a diferença!

I. Povo de Deus, Igreja de Deus

A. Leia Jeremias 7:1-2. A quem Deus tinha em mente como público para esta mensagem? (Seu povo. Ele queria que aqueles que viessem adorá-Lo ouvissem esta mensagem.)

B. Leia Jeremias 7:3-4. Deus diz, “Vocês precisam fazer mudanças em suas vidas.” Algumas das pessoas respondem com um comentário sobre geografia: “Este é o templo do Senhor”. O que as pessoas estão realmente dizendo? (Elas estão adorando na igreja certa.)

1. Note que as pessoas repetem a sua resposta três vezes. Por que? (Repetir algo duas vezes é uma forma comum na Bíblia para dizer que algo é importante. Talvez eles falem isto pela terceira vez para convencerem a si mesmos.)

2. O texto sugere que “Este é o templo do Senhor” é uma frase que as pessoas usavam frequentemente. Deus chama esta frase de “palavras enganosas”. Acerca do que esta frase está enganando? (A identidade de uma igreja não é o que te salva.)

a. Note que essas pessoas não apenas estão na “igreja” certa, elas estão ingressando na forma correta de adoração. Ainda mais importante, elas estão adorando o Deus correto. Pode a forma correta de adoração ao Deus correto ser enganosa?

C. Leia Jeremias 7:5. O que Deus está ordenando que seu povo faça? (Que mude a sua “conduta”. A palavra hebraica é uma referência a “caminho”, assim, ela significa o rumo da vida, a atitude. Deus deseja uma mudança de atitude.)

1. Vamos parar um minuto e considerar isso. Essas pessoas tinham a igreja certa, o Deus certo, a adoração certa, mas Deus os chama de enganadores. O que isso nos ensina a respeito da adoração? (Que ela não termina quando saímos da igreja.)

II. Adoração Viva

A. Leia Jeremias 7:6-7. O que o estrangeiro, o órfão e a viúva têm em comum? (Eles não têm força na comunidade.)

1. Você os oprimiria, deixando de ajudá-los? (Existem outros textos na Bíblia que discutem sobre ajudarmos ao necessitado, mas este não é um deles. A palavra hebraica para “oprimir” se refere a “defraudar” ou “violar”. Essas pessoas estavam ativamente tirando vantagem dos necessitados.)

2. Além de prejudicar os necessitados, o que mais essas pessoas estavam fazendo? (Estavam matando inocentes.)

3. Como você descreveria a atitude em geral deste povo de Deus? (Eles usam o poder de maneira errada.)

4. Nos Estados Unidos, o governo paga para pessoas que são pobres e não trabalham, e impõe impostos extras sobre as pessoas que trabalham duro e são bem sucedidas. Em uma democracia, nós decidimos as coisas através do voto, e temos um número maior de eleitores potenciais pobres do que de eleitores potenciais ricos. Os pobres podem usar mal o seu poder, ou isto é apenas um pecado dos ricos?

B. Leia Jeremias 7:7-8. Deus abençoará os que abusam do poder? (Eles não podem confiar em Deus, porque Deus diz que eles estão enganando a si mesmos. Deus lhes diz que Ele lhes tirará de suas casas e suas terras.)

C. Leia Jeremias 9:9-11. Estamos adorando a Deus de maneira apropriada se abusamos do nosso poder? (Não! Deus diz que essas pessoas estão prejudicando aos outros de maneiras muito sérias. Além disso, eles ainda prestam homenagens a outros deuses.)

1. O que este texto nos diz sobre a justificação pela fé? (Não penso que a justificação pela fé é o assunto aqui, porque essas pessoas estão colocando a sua fé em Baal, embora estejam frequentando a igreja certa. Ações erradas simplesmente demonstram que eles não têm uma atitude de obediência para com Deus.)

2. Note que Deus diz que está observando essas pessoas. Ele está nos observando?

a. Se você diz “sim”, deixe-me fazer uma pergunta pessoal: As tuas ações variam com base em se há outras pessoas te observando? Você assistiria aos mesmos programas na televisão, veria os mesmos sites na Internet, ou ouviria as mesmas músicas se o teu líder religioso estivesse com você?

(1) Se você disse que não, então por que estaria envolvido com essas coisas, quando Deus está observando?

(2) O teu comportamento diante de Deus (que diz que está observando o tempo todo) é uma questão de adoração? (Adorar é honrar a Deus e mostrar a Ele o nosso comprometimento. Em certo sentido, obediência é adoração.)

III. Seguidores Honestos

A. Leia Isaías 58:1. Deus está aborrecido com os pecados do povo?

1. Como Deus considera os pecados do povo? (Rebelião.)

a. Esta é uma palavra muito interessante. Eu acredito na justificação pela fé. Esta é a única maneira de entrar na vida eterna. Mas vamos examinar o problema do pecado. Como Deus vê o pecado, e o que isso nos diz a respeito da justificação pela fé? (O pecado é a rebelião contra Deus. É uma rejeição de Seu reino. A fé e as obras não poder ser logicamente separadas, pois as nossas ações brotam a partir de nossas atitudes. O pecado resulta de uma atitude de rebelião contra Deus.)

B. Leia Isaías 58:2. Essas pessoas parecem rebeldes para você?

C. Leia Isaías 58:3. Vamos olhar a primeira parte deste verso Todas essas pessoas estão negando a si mesmas?

D. Leia Isaías 58:3-4 e Romanos 7:14-15. Isaías está se dirigindo a um grupo de pessoas que é assim como o apóstolo Paulo (e, a verdade seja dita, assim como você e eu)?

1. Qual é o objetivo do jejum e do ato de humilhar-se, que as pessoas dizem que estão fazendo? (Negação de si mesmo.)

2. Por que você iria “explorar os seus empregados” ou entraria em “brigas de socos brutais”? (Essas pessoas preferem a si mesmas aos seus empregados. Insistem em fazer valer seus pontos de vista sobre outros membros da igreja. Isto é exatamente o oposto da negação de si mesmo.)

E. Leia Isaías 58:6-7. O que Deus está pedindo em nosso jejum? (Coerência! Autoanálise. Como podemos dizer que estamos negando a nós mesmos se estamos oprimindo outras pessoas para nosso benefício próprio? Deus nos diz para abrirmos os nossos olhos e vermos as coisas como Ele vê.)

F. Vamos pular de volta para o início deste debate. Leia novamente Isaías 58:2. À luz do que está acontecendo, como podemos explicar essas pessoas? (Já aconteceu com você de alguém pedir a tua opinião, e parecia que esta pessoa não tinha interesse na tua opinião – a menos que você concordasse com ela? Essas pessoas não estão pedindo uma opinião porque possuem uma disposição séria para mudar. Estão procurando uma aprovação oficial para seus próprios atos egoístas.)

1. Quão sério você é acerca de buscar a seguir a opinião de Deus?

G. Leia Miquéias 6:6-8. As ofertas queimadas, os carneiros, o óleo, todos são exemplos do sacrifício vindouro de Jesus em nosso favor. O que isto nos ensina a respeito da verdadeira justificação pela fé? Da verdadeira adoração? (Oferecer o sacrifício, invocar o nome de Jesus, não importa com que frequência fazemos isso, não nos salva. Essas coisas não são como uma frase mágica, ou a senha final. Em vez disso, a verdadeira adoração, o verdadeiro sacrifício, a verdadeira justificação pela fé envolve uma atitude que é refletida em nossa vida diária: misericórdia, justiça, procurar andar no mesmo passo de Deus.)

H. Amigo, você já examinou a tua vida? A tua adoração é superficial? A tua atitude diária está em sintonia com a tua atitude na igreja? Você pergunta a opinião de Deus, mas não quer realmente saber a Sua resposta? Você é sempre egoísta, tirando vantagem dos outros? Peça ao Espírito Santo, agora mesmo, para converter o teu coração e a tua atitude, para que você “ande humildemente com o seu Deus”. 

IV. Próxima Semana: Adoração: Do Exílio à Restauração

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: