sexta-feira, 8 de julho de 2011

Adoração - Lição 02

Adoração em Êxodo: Compreendendo Quem é Deus
(Êxodo 3, 20 e 32; I Crônicas 15; II Samuel 6)

Introdução: Os Dez Mandamentos iniciam com uma declaração de que não devemos ter outros deuses diante do nosso Deus. Normalmente, tenho pensado que a adoração de ídolos (que era uma coisa que acontecia muito na Bíblia) era idiotice. Por que alguém adoraria algo que ele próprio havia feito com suas mãos?  Se a prática é idiota, por que Deus está tão preocupado acerca dela? Por que os falsos deuses são citados no primeiro mandamento? Os deuses do passado são nada, são impostores? Se satanás queria ser como Deus, é possível que os anjos caídos sejam os falsos deuses do passado (veja Apocalipse 14:11)? Se alguns deuses falsos não são apenas simples pedaços de madeira, mas seres inteligentes, por que tentariam nos impedir de adorar a Deus de maneira adequada? Por que tentariam roubar a nossa adoração? Se for assim, isso explicaria por que Deus coloca a questão no princípio {de Sua lei}. Vamos mergulhar em nossa Bíblia e ver quais idéias ela nos ensina a respeito da verdadeira e da falsa adoração!

I. Sarça em Chamas e Adoração

A. Leia Êxodo 3:1-3. Deus conseguiu a atenção de Moisés. Por que Deus se aproximaria de Moisés desta maneira? (Ele queria que Moisés pensasse que isto era uma coisa que ele devia olhar mais de perto.)

B. Leia Êxodo 3:4. Você daria a mesma resposta? (Moisés está obviamente maravilhado pela voz – é claro que ele estava ali.)

C. Leia Êxodo 3:5-6. Vamos examinar este texto por um momento e ver o que podemos aprender a respeito da adoração. Por que Deus diz a Moisés para tirar as suas sandálias? (Deus é santo e isto torna o solo ao redor dEle santo.)

1. Por que Moisés deveria manter uma certa distância? (Podemos nos aproximar da terra santa, mas não podemos nos aproximar demais de um Deus perfeito.)

2. Qual é a mensagem geral acerca da adoração? (Deus vem de uma forma miraculosa – uma sarça ardente. Ele transforma lugares comuns em santos. Só podemos nos aproximar dEle, não podemos chegar perto demais.)

D. Leia João 13:3-5. Como Você explica passar de um Deus em cuja presença você tira os teus sapatos, para um Deus que lava os teus pés?

1. A natureza de Deus mudou?

2. A natureza da adoração mudou?

a. Leia Hebreus 4:14-16 e Romanos 5:10. O que esses textos sugerem?

b. Eles diminuem a glória de Deus?

II. O Bezerro de Ouro e a Adoração

A. Leia Êxodo 32:1-4. É possível para nós sermos tão estúpidos e tão ofensivos a Deus?

1. O que, nestes versos, constitui a maior ofensa a Deus? (Que os feitos maravilhosos de Deus sejam atribuídos a algo feito por mãos humanas.)

a. Você sempre atribui o teu sucesso ao teu trabalho duro e às tuas habilidades, em vez de ao poder de Deus?

(*)

III. Deuses Modernos e a Adoração

A. Leia Êxodo 20:4-6. Você conhece uma única pessoa que tenha um ídolo em seu jardim e que sai para adorá-lo? (Eu nunca vi osso, nem mesmo uma vez, em toda a minha vida nos Estados Unidos.)

1. Será que uma das mais bem sucedidas tentações de Satanás se tornou obsoleta? Foi apenas um modismo passageiro?

2. Quais são os elementos da adoração aos ídolos? (Um ídolo é algo que os seres humanos fazem. Nós nos curvamos a este objeto e o adoramos.)

a. O que significa adorar um ídolo? (Damos a ele o nosso dinheiro, nosso tempo, nosso respeito e levamos em conta seus conselhos.)

3. Quando eu estava lendo o livro “American Gods” {Deuses Americanos} (um livro que eu não recomendo), um deus moderno era a televisão. A televisão, para mostrar a sua importância, disse (parafraseando de memória), “Famílias se reúnem em torno de mim, sacrificam o seu tempo, me dão a sua atenção e obedecem às minhas palavras.” Puxa! Isto chamou a minha atenção. O nosso ídolo de adoração se mudou do nosso jardim para a sala de estar da família?

IV. Adoração no Apocalipse

A. Leia Apocalipse 5:13-14 e Apocalipse 19:1-7. É o teu maior desejo se unir a estas palavras de louvor e adoração a Deus?

B. Amigo, se você quer ser parte deste grupo, por que não louvar a Deus com tal intensidade agora? Por que não exclamar em alta voz (Apocalipse 19:1) o teu louvor a Deus? Por que não adorá-lo da maneira que você realmente deseja, e não como se estivesse se preparando para a tua soneca no sábado à tarde?

V. Próxima Semana: O Sábado e a Adoração

(*) Nota do Tradutor: Um trecho deste comentário foi suprimido por solicitação do tradutor, com a autorização expressa do autor.

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: