quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vestes da Graça - Lição 12

Mais Imagens de Vestes
(Marcos 5; João 13 e 19; Mateus 26-27)

Introdução: “Homem morde cachorro”. “A vingança dos nerds”. “Rapaz feio casa com garota bonita”. Estas frases nos dão notícias inesperadas. Normalmente os cachorros mordem os seres humanos, os adolescentes espertos, de boa aparência e populares parecem sempre se sobressair e o rapaz bonito se casa com a garota bonita. E se no Reino de Deus tudo é ao contrário? Deus está dirigindo um reino de nerds? Ou isto é somente o que o mundo pensa? Se Deus faz as coisas ao contrário, por que? Existe uma bênção nisto para a pessoa mediana? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. O Triunfo da Impura

A. Leia Marcos 5:21-24. Por que você acha que Jesus foi com Jairo? (Jairo tinha uma situação de emergência. Ele tinha fé. Era um chefe da sinagoga.)

B. Leia Marcos 5:25-26. Coloque-se no lugar daquela mulher. Como você se sentiria? (Frustrada. Ela gastou todo o seu dinheiro procurando por uma cura, e estava ficando cada vez pior.)

C. Leia Marcos 5:27-28. Que tipo de plano é este? (Leia Levítico 15:25-27. Ela não deveria esta pensando em tocar Jesus, porque assim ela O tornaria impuro. Isto exigiria que Jesus passasse pelo processo de purificação.)

D. Leia Marcos 5:29-34. Esta mulher foi curada por um acidente? Jesus não tem controle sobre Seu próprio poder? (A história parece soar assim no início, mas depois vemos que a sua cura foi a recompensa de sua fé.)

E. Leia Marcos 5:35. Se Jesus não ficasse conversando com a mulher, a filha de Jairo teria morrido?

1. Coloque-se no lugar de Jesus. Temos duas pessoas necessitadas: a jovem filha do chefe da sinagoga, que está em uma situação de emergência, e uma mulher impura que tem uma doença crônica, que não é urgente. Qual delas você veria primeiro? (Do ponto de vista dos observadores, a decisão de Jesus não faz absolutamente qualquer sentido.)

2. Você consegue ver algum sentido na decisão de Jesus? (Jesus não se preocupa com o status de uma pessoa. Jesus não se preocupa com o tempo. Se você continuar a ler a história, {verá que} Jesus ressuscita a jovem. Ela faz tudo certo, seguindo Sua própria agenda.)

II. O Triunfo do Lavador de Pés

A. Leia João 13:1-8. Por que Pedro protesta do fato de Jesus lhe lavar os pés?

B. Leia Marcos 14:10-11. Por que Judas trai Jesus?

C. Leia Mateus 20:20-21. Por que a mãe de Tiago e João (veja Marcos 10:35) pede que seus filhos tenham lugares de destaque no reino de Jesus? (Todas as três perguntas têm a mesma resposta. Pedro acredita que Jesus está para se tornar rei. Judas acredita que se ele der um pequeno empurrão, Jesus demonstrará o Seu poder e se tornará rei. A mãe acredita que Jesus se tornará rei.)

D. Vamos voltar para João 13:3-4, e a ceia de Páscoa. O que está passando pelas mentes dos discípulos? (Eles querem mostrar que eles são muito importantes. Que eles merecem lugares de destaque no reino vindouro de Jesus. Portanto, não ousam admitir que são inferiores, lavando os pés de seus rivais.)

1. O que está se passando na mente de Jesus? (Jesus sabe que tudo foi colocado sob Seu poder.)

2. Como este episódio se relaciona com a história de Jairo? (Jesus está modelando um ministério que ninguém espera. Ele serve a qualquer pessoa, não importando a sua situação na vida.)

3. Isto só funciona para aqueles que (como Jesus) sabem que são Deus? (Duas coisas: Primeiro, Jesus tinha algumas coisas terríveis, humilhantes diante dEle. Segundo, nosso relacionamento com Deus deveria ser a fonte de nossa confiança – uma confiança que nos permite servir.)

III. O Triunfo do Acusado

A. Leia Mateus 26:59-61. Assuma que você é o promotor no caso contra Jesus. Qual é o problema? (Os promotores estão procurando por um “depoimento falso” e tinham muitas testemunhas falsas dispostas a testemunhar. O problema deve ser que nenhuma destas falsas testemunhas tinha qualquer credibilidade.)

1. Por que as duas que finalmente testemunharam são confiáveis? (Este testemunho parece com o que Jesus realmente disse em João 2:19.)

2. Você colocaria este testemunho nos registros do tribunal? (A questão é: “e daí?” Pela maneira como este testemunho é apresentado, soa como se Jesus fosse doido, não um criminoso.)

B. Leia Mateus 26:62-63. Por que você acha que Jesus permaneceu calado? (Leia Deuteronômio 17:6. Parte da lei de Deus é o direito de permanecer em silêncio em um caso que envolve a pena de morte. Jesus poderia estar reclamando Seus direito contra a autoincriminação. Também poderia Sr que a acusação é tão ridícula que Jesus pensou que não valia uma resposta.)

C. Leia Mateus 26:63-66 e Levítico 21:10. Quem deveria estar sendo julgado aqui? (O sumo sacerdote. Ele violou a regra das “duas testemunhas” em um caso envolvendo pena de morte e violou a regra contra rasgar as suas vestes. Em Levítico 10:6 Arão é advertido de que, se violar esta lei, ele morreria.)

1. Por que o sumo sacerdote agiu da maneira como agiu? (Ele podia. Ele tinha o poder e a autoridade para fazer isto.)

D. Enquanto Jesus estava passando por este processo, o que estava terminando? (Todo o sistema do santuário. Não apenas o sumo sacerdote rasgou seu manto, mas a cortina do santuário foi rasgada de alto a baixo (Marcos 15:38-39). As autoridades corromperam a mensagem de Deus acerca do Cordeiro de Deus. O poder havia substituído a piedade.)

IV. O Triunfo da Humildade

A. Leia Mateus 27:27-31. Note que os símbolos de um rei foram os métodos utilizados para humilhar Jesus. Por que Satanás inspiraria esta humilhação específica? O que estava passando pela mente de Satanás? (Lembre-se que o pecado original de Satanás foi querer ser como Deus (Isaías 14:14-15). O pecado original da humanidade foi querer ser como Deus (Gênesis 3:1-4). Satanás acreditava que se ele questionasse e zombasse do status de Jesus como Deus, Jesus cederia.)

B. Você gosta quando as pessoas zombam de você? E se elas estiverem falando sério sobre o fato de pensarem que você tem pouco valor?

1. Como você reage quando as pessoas te tratam de forma desrespeitosa? E quando as pessoas que são desrespeitosas vem de uma “posição inferior” na vida?

C. Por que Jesus não cedeu? (Porque Ele não era como Satanás e também não era como Eva e não é como você e eu. Ele era humilde. E Sua humildade foi o que o sustentou durante esta terrível tentação. “[Jesus,] embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se” (Filipenses 2:6).)

D. O que estas duas histórias nos ensinam a respeito da natureza da autoridade? (Satanás e seus agentes usaram a autoridade e a sede de poder para promover seu reino de injustiça. A autoridade não aumenta o nosso status perante Deus, mas pode aumentar a nossa vulnerabilidade diante de Satanás.)

V. O Triunfo das Vestes Perdidas

A. Leia João 19:23-24. Qual foi a humilhação final de Jesus? (Que Ele foi completamente despido e suas vestes dadas aos Seus assassinos.)

B. Leia Romanos 8:1-4. O que a humilhação de Jesus fez por nós? (Ela nos deu a oportunidade de uma vida eterna gloriosa.)

C. Vamos meditar acerca desta série de histórias sobre vestes. Jesus (pelo menos, por algum tempo) prefere a mulher impura ao invés de Jairo; Jesus é um modelo de humildade no ato de lavar os pés; Jesus (o Sumo sacerdote final) é vítima do poder corrupto do sumo sacerdote; Jesus (o Rei dos Reis) é desrespeitado como rei; Jesus é humilhado na cruz para nos dar a Sua vida. Que lição podemos tirar disso? (Se queremos verdadeiramente ser como Deus (veja Eva), então precisamos colocar de lado o nosso orgulho. Deus inverte a ordem terrena das coisas. Ele eleva a humildade. Não considera o status. É motivado por um amor que trata igualmente a todos.)

D. Considere as nossas duas últimas lições. Na história do filho pródigo, o irmão mais velho (“bom”) está em perigo de perder o céu, enquanto que o mais novo (“mau”) entra na vida eterna. Na história do casamento do filho do rei, os amigos e convidados do rei são rejeitados, enquanto que os clientes do Walmart entram no céu. Na lição desta semana aprendemos que a humildade é uma coisa à qual devemos nos agarrar e a autoridade é uma armadilha. Jesus inverteu a ordem das coisas?

1. Em caso afirmativo, por quê? Por que o mundo é virado de cabeça para baixo e nada é da forma como esperamos que deveria ser? (Leia Miquéias 6:8. Este é o coração do evangelho – buscar a justiça e a misericórdia e andar humildemente com o nosso Deus, o qual andou humildemente.)

2. Estas são boas novas? (Sim! Este caminho está aberto a todos. Mesmo pessoas “medianas” estão qualificadas. De fato, elas podem ter uma vantagem.)

E. Amigo, você é um modelo de humildade? Você se preocupa com as pessoas simples e desassistidas? Ou o teu objetivo na vida é buscar poder e autoridade? Por que não pedir ao espírito Santo, agora mesmo, que mude o teu coração?

VI. Próxima Semana: Revestidos de Cristo

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: