terça-feira, 7 de junho de 2011

Vestes da Graça - Lição 11

As Vestes Nupciais
(Mateus 21-22)

Introdução: Mateus 21 contém histórias que revelam que Deus possui inimigos entre os seres humanos. O problema com estes inimigos é que eles não parecem, a princípio, serem oponentes; parecem estar ao lado de Deus. Na semana passada estudamos a parábola do filho pródigo e aprendemos que a salvação do irmão “bom”, mais velho, estava em dúvida. Todas estas histórias são um pouco perturbadoras para nós, “bons” cristãos, e nos levam a compreender melhor o evangelho. Vamos pular para dentro de nosso estudo da Bíblia e nos certificarmos que não estamos no terreno dos inimigos de Deus!

I. Duas Respostas

A. Leia Mateus 21:28-29. Se Jesus está contando uma parábola do Reino do Céus, que tipo de pessoa é esta? (Alguém que rejeita a Deus, mas mais tarde na vida, muda de idéia e segue a Deus.)

B. Leia Mateus 21:30-31. Esta é uma pessoa que está na igreja? (Este é alguém que concorda em ser seguidor de Jesus, mas ou está mentindo sobre isso ou muda de idéia mais tarde.)

1. Você concorda com a resposta dada pelas pessoas que ouviam Jesus?

2. Se você concorda com esta resposta, como pode ser verdade que publicanos e prostitutas estão entrando no Reino de Deus? Estas não são pessoas que estão fazendo a vontade de Deus! Ou será que estão?

C. Leia Mateus 21:32. Que tipo de “fazer a vontade de Deus” as prostitutas podem dizer que cumprem? (Quando começamos esta história, a ordem era para trabalhar na vinha. Agora, vemos que o “trabalho” – pelo menos inicialmente – é crer e se arrepender.)

1. Qual é o problema com aqueles que não creram em João Batista? (Eles não acreditaram no que João dizia a respeito do “caminho da justiça”.)

a. O que isto deveria nos ensinar? (Que é essencial ter uma compreensão correta do caminho de Deus para a justiça. As pessoas que você poderia esperar que compreenderiam e aceitariam, não o fizeram. Porém, pessoas improváveis compreenderam e aceitaram.)

b. O caminho da justiça é difícil de ser compreendido? É como matemática complexa? (Não. O problema aqui é uma questão de crença, e não de compreensão.)

II. O Convite Original

A. Leia Mateus 22:1-2. Sobre o que vamos aprender? (A resposta para a questão que acabamos de debater era o interesse principal – qual é o caminho de Deus para a justiça?)

B. Leia Mateus 22:3-5. Estas pessoas que foram convidadas eram amigos do rei? (Provavelmente. Elas foram consideradas dignas de serem convidadas para a celebração do casamento de seu filho. O rei certamente tinha algum tipo de relacionamento com elas.)

1. O rei é persistente em seu convite? (Sim. Ele os convida duas vezes. Ele poderia ter se sentido ofendido com sua recusa inicial, mas, ao contrário, ele repete o convite.)

2. Por que os amigos do rei desprezam o seu convite? (Eles estão ocupados demais com a vida! Os negócios recebem toda a sua atenção.)

C. Leia Mateus 22:6. Que tipo de atitude estes “amigos” tem? (Eles não agem como amigos. Tratam mal e matam os servos do rei.)

1. Como você trata o teu pastor local? E os oficiais da tua igreja?

2. Como você pode explicar o que os “amigos” fizeram? (Eles estavam irritados e com raiva por causa do convite do rei.)

D. Leia Mateus 22:7. O rei pode ser paciente e tardio em irar-se, mas ele é fraco? (Não. Ele executa um castigo sobre seus “amigos”, que agem como inimigos.)

1. A história de Jesus ocorre pouco antes de sua crucifixão. O que esta história nos traz à mente? (Os líderes religiosos condenaram a Jesus e persuadiram as autoridades romanas a matá-Lo. Não muito tempo depois a sua cidade, Jerusalém, foi destruída pelos romanos.)

III. O Segundo Convite

A. Leia Mateus 22:8. Por que aqueles que foram convidados não “merecem” vir? (Eles não estão interessados em vir. Ou, seu interesse em vir é menor do que seu interesse pelos assuntos desta vida.)

B. Leia Mateus 22:9-10. Liste as maneiras pelas quais este novo grupo de convidados é diferente do primeiro grupo de convidados? (1. O rei não os conhece. 2. Elas não são as pessoas que naturalmente seriam convidadas para a festa do rei, porque não há nada de especial nelas. 3. É um grupo misto de pessoas boas e más. 4. Elas estão dispostas a vir.)

1. Destas quatro diferenças, qual é a mais importante? (Elas estão dispostas a vir!)

C. Leia Mateus 22:11-12. Há não muito tempo atrás, estudamos esta parábola e eu chamei este segundo grupo de convidados de “clientes do Walmart” Por que este homem ficou “emudecido” (sem desculpas), se ele havia vindo diretamente do Walmart para a festa de casamento? (A única forma disto fazer sentido é que o rei estava distribuindo vestes de casamento para todos os convidados. Claramente, nenhum dos clientes do Walmart coloca suas roupas de casamento reais para ir às compras!)

IV. Análise Inicial

A. Temos muitas informações acerca do significado do evangelho, o caminho para a vida eterna. Se você ajuntar a nossa primeira parábola sobre os filhos com a segunda parábola acerca da festa de casamento, que resposta comum você encontra para a pergunta: “Como eu posso entrar na vida eterna?” (Em ambos os casos a chave estava em vir. Vir trabalhar na vinha, Vir para a festa de casamento.)

B. Como uma questão prática, o que significa para nós “vir” a Deus?

1. Talvez a maneira mais fácil para abordar esta questão seja identificar o que constitui não vir a Deus. O que impediu as pessoas de vir a Deus nas duas parábolas que acabamos de debater?

a. Vamos começar com a parábola dos dois filhos. (Apenas falar em ir não era suficiente. Era necessário fazer alguma coisa a respeito. De fato, falar sobre isso pode ser uma armadilha. Se você diz que está vindo, mas não vem, pode estar enganando a si mesmo. No mínimo, o que quer que o filho tenha dito foi completamente irrelevante para o resultado.)

b. E a parábola da festa de casamento? (Mateus 22:5 nos diz que ignorar a Deus, colocando nosso trabalho ou negócio diante de Deus é fatal para o ato de vir a Deus. Mateus 22:6 nos diz que a hostilidade para com os agentes de Deus é fatal para o ato de vir a Deus. Os clientes do Walmart não são hostis aos servos do rei, e eles estão mais interessados na festa de casamento do que em fazer compras no Walmart.)

c. Nossa conclusão, então, sobre o que significa “vir” a Deus é: (a) Significa fazer, não apenas falar; e (b) Significa ter uma atitude correta – uma disposição para colocar a Deus em primeiro lugar.

V. Permanecendo Como Convidado

A. Leia novamente Mateus 22:11-13. este é um convidado muito curioso. Ele respondeu ao convite do Rei, deixou o Walmart e veio para a festa de casamento. Mas, ainda assim, e ele foi lançado “nas trevas”. Podemos perder a nossa salvação? (Se vice à festa significa ser salvo, então este homem se tornou um “não salvo”.)

1. Como podemos evitar o destino deste homem? (Pensar nas nossas roupas do Walmart não é suficiente. Precisamos aceitar o dom gratuito das vestes de justiça do Rei.)

2. Medite sobre este homem por um momento. Ele colocou o convite do rei acima de seus próprios interesses, ele não era hostil aos agentes do rei, ele veio para a festa de casamento. Ele somente pensou que a sua justiça era boa o bastante. Isto pode descrever você?

VI. A Análise Final

A. Leia Mateus 22:14. Se você está seguindo este estudo sobre Mateus, o que você diria sobre a exatidão desta afirmação? (A primeira parte está correta – todos os tipos de pessoas são convidadas para a festa de casamento do rei. Mas a última parte claramente está errada – o rei escolhe a todos. Ele convidou até mesmo os clientes do Walmart! Como sabemos que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus, como você explica isso? (A única maneira para que este texto faça algum sentido é dizer que “Deus escolhe aqueles que escolhem vir a Ele.”)

1. Considerando o que estudamos, qual é o caminho para a vida eterna? (1. Arrepender-se (a decisão de colocar o convite de Deus acima de nossos interesses egoístas); 2. Vir (agir com respeito ao convite de Deus, ter uma atitude correta; e, 3. Aceitar as vestes da justiça de Deus (confiar na justiça de Jesus, em vez da sua própria).)

B. Leia Mateus 22:15. Como você explica isso? (Jesus estava destruindo seu status especial. Eles eram os escolhidos. Jesus aceita os clientes do Walmart que vêem para Ele.)

C. Amigo, você pode pensar que é um amigo do Rei, pode pensar que é especial, mas essas parábolas mostram que falar não quer dizer nada. A atitude errada é fatal. A tua atitude em colocar os interesses do Rei em primeiro lugar, aceitar Seu convite e aceitar Seu manto de justiça são pontos chave. Você vai, agora mesmo, se arrepender e entrar no Reino de Deus?

VII. Próxima Semana: Mais Imagens de Vestes

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: