segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vestes da Graça - Lição 09

Um Tição Tirado do Fogo
(Zacarias 1-3)

Introdução: A notícia desta semana é que o diretor do Fundo Monetário Internacional, um homem que estava na liderança das pesquisas para o cargo de Presidente da França, atacou sexualmente uma mulher que limpava seu quarto de hotel. Supondo que isso seja verdade, como acontece uma coisa dessas? Como um homem tão sofisticado, importante e refinado pode se envolver em um comportamento tão terrível? Podemos rir e apontar o dedo com segurança? Ou você e eu também somos capazes de tais coisas? A resposta de Deus é “sim”, e este deve ser um momento de verdade para todos nós. Em Romanos 3:10-18 Paulo cita a declaração do Antigo Testamento que todos nós somos “inúteis”. Ninguém é justo. Estamos todos destinados ao fogo (Malaquias 4:1). Nossa lição desta semana é sobre ser arrancado do fogo. Este parece ser um objetivo importante! Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir mais.

I. O Caminho para a Casa de Deus

A. Leia Zacarias 1:1. Quem é Dario? (Leia Daniel 5:30 até 6:2. Ele é o Rei dos Medos, que derrotou Babilônia.)

B. Leia Zacarias 1:2-6. O que aconteceu quando Deus estava irado com os antepassados deles? (Eles foram levados cativos por Babilônia e este cativeiro continuou com os medos e persas).

1. Quantos de nós, por causa de escolhas erradas, descobrimos que somos escravos do pecado?

C. Leia Ageu 1:1. Observe o período de tempo. Como ele se compara a Zacarias 1:1? (É o mesmo ano! Temos dois profetas de Deus, dando mensagens ao Seu povo.)

D. Leia Ageu 1:2-6. Que padrão pode ser visto nas mensagens desses dois profetas? (Quando não prestamos atenção a Deus, temos problemas. É difícil prosperar.)

E. A última parte de Zacarias 1:6 relata que o povo de Deus reconhecia que merecia as coisas ruins que recebera – e que havia se arrependido de seus pecados. Leia Zacarias 1:16-17. Qual é a atitude de Deus para conosco quando nos arrependemos? (Ele quer nos mostrar misericórdia. Quer nos abençoar.)

F. Qual é o objetivo específico de Deus para Jerusalém? (Tanto as profecias de Zacarias como as de Ageu falam sobre a reconstrução da casa de Deus (o templo). Deus irá ajuntar o seu povo.)

II. Entrando na Casa de Deus

A. Leia Zacarias 2:10-13. Quando o versículo 11 diz “muitas nações”, a quem está se referindo? (Deus diz que o povo de Deus não é formado apenas pelos hebreus. Ao contrário, todos os tipos de nações e raças “se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão Meu povo.” Nós também podemos entrar na casa de Deus e viver com Ele!)

1. A pergunta é: Como podemos entrar na casa de Deus?

B. Leia Zacarias 3:1. Josué é um homem bom ou ruim? (Leia Esdras 3:2-4. Josué não é apenas o Sumo Sacerdote, ele está restaurando os sacrifícios e as festas conforme ordenado por Moisés. Ele é realmente um homem bom.)

1. Se ele é um homem bom, porque Satanás o está acusando? (Leia Hebreus 9:7. O sumo sacerdote levava os pecados do povo. Em essência, nós estamos sendo acusados por Satanás.)

C. Leia Zacarias 3:2-3. Satanás está certo ao acusar Josué? (Sim. Ele não só está usando roupas “sujas”, mas seu cabelo está pegando fogo. (Bem, alguma parte dele está em chamas.))

1. O que ser “sujo” e estar pegando fogo simboliza? (Leia Apocalipse 20:15. Josué é pecador. – muito pecador. Ele está perto de ser queimado por seus pecados.)

2. Existe algum argumento que indique que Satanás não está certo em acusar Josué? (Satanás é muito pior! No entanto, Satanás não está sendo julgado aqui.)

3. Como Deus considera estas acusações contra um homem que, obviamente, está sujo? (Deus repreende Satanás!)

4. Pense nisto por um momento. Se esta situação é algum tipo de julgamento e Deus é o juiz e Satanás o acusador, por que Satanás acusaria Josué, se vai ser censurado por isso? (Duvido que Satanás pense que está ganhando pontos nesta discussão com Deus. A questão é: ele está ganhando pontos na discussão com você?)

D. Leia Zacarias 3:4. O que foi necessário para que Josué ficasse livre do pecado? (Uma declaração celestial.)

1. Quais são as “vestes nobres” dadas a Josué? (Leia Mateus 22:11 e Apocalipse 7:9. Elas são um símbolo de justiça.)

2. Qual é o papel desempenhado por Josué no perdão dos seus pecados e dos nossos pecados? (O Sumo Sacerdote era um intercessor. Ele ficou diante de Deus na casa de Deus (o templo), levando os pecados do povo.)

E. Leia Hebreus 8:1-2 e Hebreus 9:24-26. Como a história de Josué e a nossa compreensão do santuário no céu se aplicam a nós hoje? (Somos salvos da mesma maneira. Estamos imundos. Chegamos diante de nosso Senhor confessando nossos pecados e pedindo Sua intercessão. Ele tira os nossos pecados tão facilmente como remove uma peça de roupa velha. Ele nos dá a Sua justiça tão facilmente quanto coloca uma peça de roupa nova.)

F. Leia Zacarias 3:5. Quem está falando? (Zacarias.)

1. Que autoridade ele tem para ordenar que seja dado a Josué um “turbante limpo?” (Os comentaristas indicam que esta foi uma oração ou um pedido, e não uma ordem.)

2. Que simbolismo você encontra no relato de uma pessoa pedindo um turbante limpo depois de ter recebido um manto de justiça? (Não encontrei comentarista algum que concordasse comigo, mas aqui está o que penso. Qual é a primeira coisa que você quer fazer depois que a graça te é mostrada? Você quer uma mudança na sua atitude, no seu pensamento. A sua mente é onde o pecado começa. Como o Rei Davi você quer um “coração puro” (Salmos 51:10).)

G. Leia Zacarias 3:6-7. Na semana passada estudamos a parábola do Bom Samaritano. Jesus contou a parábola do samaritano em resposta à pergunta (Lucas 10:25), “Como posso ir para o céu?” Isso é outra instrução sobre como ir para o céu? (“Estes que estão aqui” são seres celestiais.)

1. Voltamos à salvação pelas obras? (O Bom Samaritano pode ser uma figura mítica, uma meta aparentemente inatingível. Mas esta linguagem é clara – somos chamados a algum tipo de ação.)

2. O que você acha que significa “governar a casa [de Deus] e ser encarregado das cortes [de Deus]?” (Um sumo sacerdote poderia “governar” a casa de Deus. Um juiz estaria a cargo das cortes de Deus. Mas veja I Coríntios 6:2.)

a. Será que isto altera o significado de “ir para o céu” deste texto? (Deus não está apenas nos dizendo como ir para o céu, está nos dizendo como conseguir uma elevada posição no céu. Aqueles “que estão aqui” estavam na presença do próprio Deus.)

3. A que tipo de ação que somos chamados? (A andar nos caminhos de Deus e obedecer aos preceitos de Deus.)

a. O que o simbolismo de “andar nos caminhos” sugere? (Não é uma análise momento a momento das tuas ações, mas, em vez disso, o rumo geral da tua vida.)

b. O que “obedecer aos preceitos” sugere? (Obedecer aos mandamentos de Deus.)

H. O que deveríamos concluir sobre o caminho para a salvação? (O perdão do pecado e o manto de justiça não estão baseados em nossas obras. Eles se baseiam em nós, chegando diante de Deus e pedindo o perdão, e então Deus nos dá a justiça. Ponto final. No entanto, nossa vida não acaba aí. Precisamos ter mentes puras. Temos de responder ao amor de Deus com uma vida que esteja, de maneira geral, de acordo com a Sua vontade. Precisamos prestar atenção aos Seus mandamentos e tentar obedecê-los.)

1. Nossas obras de justiça fazem alguma diferença? (Nossas obras não nos salvarão, mas este texto sugere que elas afetam nossa posição no céu! Este não é o único texto desta natureza. Considere, entre outros, Mateus 5:19 e Mateus 6:19-20).

I. Leia Zacarias 3:8-9. Deus nos diz para prestarmos especial atenção a este momento. Por quê? (Porque essa história simboliza o futuro. Deus está prestes a dizer-nos o nosso futuro.)

1. Quem é este “Renovo”? (Leia Jeremias 23:5-6. É Jesus!)

2. Quem é a “Pedra?” (Leia Daniel 2:44-45. A Pedra também pode ser uma referência a Jesus.)

a. Observe que a Pedra tem “sete olhos”. O que isso nos ensina sobre o futuro? (Que Jesus tem uma visão perfeita. Ele está observando a nossa vida, cuidando de nós.)

3. No futuro, “o pecado desta terra” é removido em um dia. Será que isso aconteceu? (Sim! Quando o Renovo, a Pedra, morreu em nosso lugar e ressuscitou para a vida eterna! Louvado seja Deus!)

J. Amigo, na semana passada e esta semana falamos sobre como você pode ser salvo somente pela graça. Não há nada que você possa fazer para ganhar a salvação. Depois da nossa salvação, Deus nos convida a andar em Seus caminhos e sermos obedientes aos Seus mandamentos. À luz do que Jesus fez para salvar a tua vida e as vidas daqueles a quem você mais ama, você vai decidir hoje a pedir por pureza de mente para que ações puras sejam a consequência?

III. Próxima Semana: As Roupas Novas do Pródigo

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: