terça-feira, 17 de maio de 2011

Vestes da Graça - Lição 08

Vestes de Esplendor
(Isaías 1 e 61; Romanos 3; Lucas 10)

Introdução: Provavelmente a controvérsia sobre o que é apropriado para o culto na igreja nunca vai terminar. Eu tenho uma preferência clara e conheço outras pessoas que claramente discordam de mim. Nossa lição desta semana toca em algo muito mais profundo – o que está por baixo de nossa adoração? Devemos estar alerta para um mal que pode se esconde sob o nosso louvor e que pode invalidá-lo? Uma vez que existimos para dar louvor e honra ao nosso Deus, vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir se somos culpados de um mal que torna até mesmo a nossa adoração inaceitável a Deus!

I. Fé Inaceitável?

A. Leia Isaías 1:1 e Isaías 1:10. Isaías está se dirigindo aos líderes de Judá e de Sodoma e ao povo de Gomorra? (Não. Teus pais alguma vez já disseram “você está agindo exatamente como as crianças [irritantes] da vizinhança?” Deus diz que Seu povo está agindo como o terrível povo de Sodoma e Gomorra).

B. Leia Isaías 1:11. Isaías confundiu a mensagem de Deus? Estes animais de sacrifício apontavam para a expectativa do sacrifício de Jesus. Será que Deus diria “Não me importo com o fato de que você aceita o sacrifício de Jesus por seus pecados?”

C. Leia Isaías 1:12-14. O que dizemos quando o nosso Deus nos diz que não quer mais que observemos o sábado? Que não quer que nós vamos à igreja? Que odeia quando O adoramos?

1. A essência da justificação pela fé não é que pessoas más (que todos nós somos) chegam a Deus aceitando o sacrifício de Seu Filho e O adorando por Sua incrível oferta de salvação?

a. Se isso é verdade, como você explica essa confusão em Isaías?

D. Algo muito estranho está acontecendo. Algo difícil de entender está sendo dito. Vamos continuar a ler para ver se podemos descobrir o que é. Leia Isaías 1:15-16. Isaías está nos dizendo que os nossos sacrifícios (fé), adoração, louvor e orações não nos farão bem algum, a menos que “paremos de fazer o mal”?

1. Leia Romanos 3:19-24. Se pudéssemos colocar Isaías e Paulo numa sala juntos, eles concordariam? Será que Paulo diria: “Ei, amigo, temos uma versão atualizada para o teu software”?

2. Veja novamente Isaías 1:16. Como “lavar-se” pode ser relevante para nos tornar moralmente limpos? (O texto está falando de algo exterior, que está controlando nossas “más obras”.)

E. Leia Isaías 1:17. Deus está chamando Seu povo “Sodoma” e “Gomorra”, porque eles não estão ajudando os oprimidos, os órfãos e as viúvas?

1. Por que Deus não menciona mentir, roubar, matar, adulterar? E a homossexualidade? Afinal de contas, Deus os está chamando de Sodoma e Gomorra!

2. O que a citação de Deus sobre certos pecados relacionados com abuso aos mais vulneráveis tem a ver com a justificação pela fé?

a. Ou será que não temos que nos preocupar com os mais pobres e vulneráveis, porque agora temos um software atualizado para o nosso evangelho?

II. Refletindo

A. Leia Isaías 1:18. Deus diz: “vamos refletir juntos”. Vamos fazer exatamente isso. Quando lemos sobre os nossos pecados vermelhos se tornarem brancos como a neve ou lã, isso é uma imagem de justiça por nossas obras? (Não, esta é uma imagem de lavar-se – uma questão externa, que não altera os problemas internos)

B. Leia Lucas 10:25. Você gostaria de saber a resposta a esta pergunta? Isso nos diria se nosso software de salvação foi atualizado, certo?

C. Leia Lucas 10:26-28. Esta é a resposta que você queria ouvir – que o teu software de salvação não foi atualizado?

1. Será que agora precisamos colocar Jesus e Paulo em uma sala, para debaterem a justificação pela fé?

D. Leia Lucas 10:29. O perito na lei deu a resposta correta a Jesus. O que a Bíblia quer dizer quando diz “ele, querendo justificar-se”? (Todos nós queremos justificar nossas ações – o que significa que todos nós estamos procurando uma maneira para não ter realmente que amar o nosso próximo como a nós mesmos!)

E. Leia Lucas 10:30-37. Esta resposta te ajuda a justificar a si mesmo? (Dificilmente! Esta parábola nos diz para usarmos nosso tempo e dinheiro para cuidar das necessidades físicas, financeiras e de segurança de uma pessoa tola de outra raça – e de uma raça realmente arrogante!)

1. Você consegue pensar em uma definição mais ampla para “meu próximo”?

F. Vamos tirar um momento para fazer uma revisão aqui. A pergunta era: “Como posso ir para o céu”? A resposta de Jesus é a parábola do samaritano, seguida pela instrução “Vá e faça o mesmo”. Acabamos de enfiar uma estaca no coração da justificação pela fé?

1. Se você é uma pessoa do tipo “justificação pelas obras”, acabamos de enfiar uma estaca no coração da tua esperança de ir para o céu porque (estou apenas supondo aqui) as tuas obras insignificantes nem começam a se comparar com as do samaritano?

G. Vamos trazer Paulo de volta ao debate. Leia novamente Romanos 3:19-20. O Bom Samaritano é um personagem mítico? Uma meta inatingível? (Sim.)

1. Você acha que este foi o ponto de Jesus? (Imagine a reação do perito na lei se Jesus tivesse respondido diretamente a ele: “Ir para o céu? Creia em Mim!” O perito na lei disse que “obediência à lei é a chave para o céu”. Jesus respondeu: “Deixe-me mostrar o que obediência à lei significa”. Sabemos que o perito na lei não chegou nem perto de cumprir essa norma, porque (como nós) “ele queria justificar-se” buscando de uma definição muito estreita de seu “próximo”. Ele não obteve uma definição restrita. Jesus mostrou-lhe que o único caminho possível para o céu era aceitar a justiça de Jesus no lugar da sua.)

H. Agora, vamos voltar ao problema dos nossos amigos Sodoma e Gomorra em Judá. Você pode explicar por que Deus não queria os seus sacrifícios e sua adoração, enquanto eles estavam oprimindo, e não ajudando, o mais vulneráveis? (Os ouvintes de Isaías não entendiam que eles eram pessoas como as de Sodoma e Gomorra. A justificação pela fé só funciona quando depositamos a nossa confiança nisto. Enquanto pensamos que somos bons o bastante, estamos confiando em nossas obras para sermos salvos. Nossas obras nunca são boas o suficiente. Se você duvida disso, considere cuidadosamente se você ama o teu próximo assim como Deus te amou. Deus morreu por você.)

1. Homem (ou mulher) Gomorra, como você trata os pobres e vulneráveis?

I. Releia Isaías 1:18-20. Qual é a mensagem de Isaías para nós a respeito das vestes? (Se você pensar sobre isso (refletir) verá que seus pecados podem ir do vermelho ao branco apenas de uma maneira – lavagem.)

1. O que as palavras “estar disposto”, “resistir” e “rebelar-se” têm a ver com este caminho único para a salvação? (Estas são atitudes.)

a. Isso significa que acreditamos na justificação pela atitude? Nossa atitude nos salva ou nos leva à perdição?

b. E sobre a ideia de que não podemos fazer nada para merecer a salvação? Há uma nota que diz que nossa atitude é uma exceção?

J. Leia Isaías 1:21-23. O que Deus quer dizer quando chama a “cidade fiel” de “prostituta?” (As pessoas se afastaram de Deus. São infiéis a Ele. São infiéis aos Seus princípios. Não estão refletindo o Seu amor, pois não tratam órfãos de forma justa. Na verdade, eles se recusam até mesmo a considerar os casos da viúva.)

1. Este é um problema de atitude? (Sim!)

K. Quando falamos de “fé”, realmente queremos dizer “atitude?” (Acho que sim. Fé não é simplesmente palavras (Tiago 2.)  Fé é uma atitude. É uma atitude que demonstra que Deus nos ama tanto que Ele abriu mão do céu e morreu dolorosamente em nosso lugar. Portanto, devemos amá-Lo e ao nosso “próximo” por quem Ele também morreu. Sabemos que não podemos alcançar o padrão “samaritano” de Deus. Então, aceitamos a justiça de Jesus pela fé e, em gratidão, procuramos seguir o padrão samaritano.)

III. As Vestes de Esplendor

A. Leia Isaías 61:1-3. Quem são os pobres, os quebrantados de coração, os cativos e os prisioneiros? (Estas não são apenas pessoas que não têm dinheiro. Estes termos se referem a pessoas que são pobres porque a vida está indo mal e elas não têm o evangelho.)

B. Isaías 61:10-11. A boa nova do evangelho foi atualizada desde o tempo de Isaías? (A nossa salvação vem somente de Deus. Ele nos dá as “vestes de salvação”, o “manto da justiça”. Ele os dá para aqueles que compreendem o que a lei exige deles, compreendem sua insuficiência para cumprir a lei, e possuem uma atitude de amor para os “pobres” (de qualquer tipo) ao que estão à sua volta. Esta atitude transborda do prazer e da alegria da nossa salvação imerecida. Desencadeia o dom de amor aos que nos rodeiam.)

C. Amigo, teu coração já foi quebrado? Você já percebeu que a lei coloca diante de você o padrão do samaritano com relação àqueles que precisam, mas que você tem falado lamentavelmente no cumprimento dessa norma, porque está constantemente tentando se justificar? Por que não, agora mesmo, admitir que nunca poderá alcançar o padrão por si mesmo? Admita que você precisa do dom das vestes de graça e justiça. Por que não permitir que Deus quebre o teu coração e abra a você um caminho de prazer, alegria e amor para aqueles que são pobres?

IV. Próxima Semana: Um Tição Tirado do Fogo

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: