segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vestes da Graça - Lição 05

As Vestes Sacerdotais da Graça
(Hebreus 7 e 8; Êxodo 28)

Introdução: Você já perguntou a si mesmo “Como posso saber se o Cristianismo é a religião verdadeira”? O Judaísmo é a religião mais antiga. O Islamismo é mais novo que o Cristianismo, mas está se expandindo rapidamente. Todas estas são religiões “relacionadas”, no sentido que elas têm em comum um texto (O Antigo Testamento da Bíblia). Meus amigos judeus me falam que o Cristianismo seqüestrou a sua religião. Os muçulmanos aceitam partes do Antigo e do Novo Testamentos. Penso que é justo dizer que Maomé acreditava que ele fosse o último (e o maior) da linhagem dos profetas do Antigo Testamento. Uma grande parta da resposta {a esta questão} está em nosso estudo desta semana a respeito do sistema do santuário. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que Deus tem para nós!

I. O Padrão da Prova

A. Leia Hebreus 8:1-5. Qual Tabernáculo Moisés construiu? (Leia Êxodo 25:8-9 e Êxodo 26:30. Moisés construiu o santuário do deserto. Esta tenda formava o centro da adoração judaica. O santuário de Moisés tinha como modelo o santuário do céu.)

1. Qual era o propósito do santuário do deserto? (Era onde Deus habitava com Seu povo. Ele fornecia o método através do qual os pecados do povo eram perdoados. Veja Levítico 16.)

2. Quando Hebreus 8:3 se refere a “todo sumo sacerdote” oferecendo “ofertas e sacrifícios”, isto refere-se ao serviço do santuário do Antigo Testamento. Como nossos amigos judeus conseguem o perdão de seus pecados hoje? (Este é o problema lógico para o judaísmo atual. Por razões que não são reveladas no Antigo Testamento, eles abandonaram o sistema de sacrifícios.)

a. Que argumento você acha que eles usam para justificar esta mudança? (O templo foi destruído pelos romanos no ano 70 A.D. Eu assisti a uma liturgia judaica nesta semana, e parte da recitação realizada foi sobre a reconstrução do templo.)

b. O povo de Deus sacrificava animais para o perdão dos pecados antes da construção do santuário do deserto? (Sim. Leia Gênesis 8:20. Logicamente, nossos amigos judeus ainda deveriam estar sacrificando animais para o perdão de seus pecados.)

B. Leia Hebreus 7:23-28. Qual é a nossa declaração a respeito de Jesus e o sistema do santuário? (Já vimos que o sistema do santuário do Antigo Testamento era simplesmente uma cópia do sistema do santuário no céu. Os sacrifícios de animais do Antigo Testamento simbolizavam (profetizavam) a vida perfeita e morte sacrifical de Jesus em nosso favor, para o perdão dos nossos pecados. Jesus não é apenas o sacrifício, Ele é o nosso sumo sacerdote, fazendo a mediação no santuário celestial em nosso favor, para a expiação dos nossos pecados!)

1. Somos culpados conforme a acusação – nós seqüestramos o Judaísmo? (O Judaísmo sem o sacrifício de animais tem um problema lógico. O Cristianismo possui a resposta para este problema – Jesus é o cumprimento do sistema do santuário.)

2. Onde esta argumentação deixa o Islamismo? Como ele é uma religião mais recente, será que ele “cumpre” de forma melhor tanto o Judaísmo quanto o Cristianismo? (Não. O Islamismo aceita como verdadeiro o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento, mas também não possui um sacrifício. Ele não aceita que Jesus morreu e ressuscitou. Ele não possui um santuário nem um Cordeiro para a remissão de pecados.Hoje, tanto o Judaísmo quanto o Islamismo são religiões de “obras” – assim como todas as religiões orientais. A salvação vem pelas obras humanas. O sistema do santuário não significa coisa alguma.)

II. Vestes e Honra

A. Você já leu primeiro o final de um livro? (Minha esposa faz isso o tempo todo. Eu nunca faço isso.)

1. Qual seria a vantagem em ler primeiro o final do livro? (Isto elimina o mistério. Te ajuda a compreender o livro conforme você o lê.)

2. Eu acabei de fazer isso com você? Nós começamos lendo o final do livro em nosso estudo de hoje? (Sim, no sentido em que fomos direto para a conclusão do simbolismo do cordeiro e do sumo sacerdote no serviço do santuário do Antigo Testamento. Vamos ver se isto nos ajuda a compreender melhor as vestes do sumo sacerdote.)

B. Vamos voltar e ler Êxodo 28:1-5. Qual era o propósito dessas vestes? (Eram para dar “dignidade e honra” a Arão.)

1. Leia Êxodo 32:2-4. Arão era merecedor de “dignidade e honra”? (Não.)

C. Leia Lucas 15:21-22. Qual é o propósito de colocar o manto, o anel e as sandálias no filho mais novo? (Dar a ele a dignidade e a honra de um filho.)

1. O filho mais novo era merecedor da dignidade e honra de um filho? (Ele disse que não era.)

D. Leia Mateus 22:8-12. Lembre-se que há algumas semanas atrás discutimos essas pessoas que estavam fazendo compras no supermercado sendo convidadas para a festa de casamento do rei. Estes convidados são merecedores de receberem o convite? (Certamente nem todos. O texto nos diz que alguns deles eram “maus”.)

1. Qual é o propósito em fornecer uma vestimenta de casamento para eles? (Dar a eles a dignidade e honra que seriam esperadas de convidados para o casamento do filho do rei. Estas vestes cobriram as roupas de “ir fazer compras no supermercado” que eles usavam.)

E. Existe algum tipo de lógica em comum antes as vestes do sumo sacerdote , o manto do pai e as vestes de casamento? Ou estou misturando abacaxis com laranjas? (Em todos os três casos uma pessoa indigna foi tornada digna por causa de alguma coisa que lhe foi dado para vestir. Essas pessoas precisavam melhorar o seu status para poderem celebrar um evento importante.)

1. O que teria acontecido se o convidado do casamento recusasse a veste de casamento, ou o filho recusasse o manto do pai, ou o sumo sacerdote recusasse suas vestimentas sacerdotais? (Sabemos com certeza que o sumo sacerdote e o convidado ao casamento seriam impedidos de permanecer na presença de Deus. O filho pródigo queria estar na presença do pai, e aceitou alegremente o manto do pai.)

2. Que lição aprendemos com estas vestimentas? (Se queremos celebrar com o Rei, precisamos melhorar o nosso status, colocando o manto que Ele oferece.)

a. O que isto nos ensina a respeito de todas as religiões de “obras”?

III. Detalhes, Detalhes

A. Vamos voltar para Êxodo 28 e ler alguns detalhes acerca da vestimenta do sumo sacerdote. Leia Êxodo 28:9-12. Uma vez que tudo isto é simbólico, o que as pedras memoriais simbolizam? (Deus sempre deseja ter os nomes de Seu povo diante dEle.)

1. Por que simplesmente não pendurar uma lista das doze tribos na parede do santuário no céu? Que importância voe encontra no simbolismo de que o sumo sacerdote está carregando os nomes deles em seus ombros? (Isto simboliza Jesus carregando os nossos nomes sobre Seus ombros.)

2. Você quer que o teu nome esteja sempre diante do teu chefe? (Veja o contexto. O nome vem diante do chefe, no contexto do pecado perdoado!)

B. Leia Êxodo 28:15-21. Que lição aprendemos a partir do fato de que os nomes das tribos estavam gravadas em pedras preciosas com engastes de ouro? (Somos preciosos para Deus. Ele nos valoriza!)

C. Leia Êxodo 28:29-30. Note que os nomes do povo de Deus não eram simplesmente colocados nos ombros do sumo sacerdote, mas eles eram usados sobre o seu coração. Que lição aprendemos a partir deste simbolismo? (Uma vez que o sumo sacerdote simboliza Jesus, aprendemos que estamos junto ao coração de Deus, enquanto Ele faz mediação por nós no céu.)

1. Estes versos apresentam outra idéia, o Urim e Tumim. Qual é o propósito dessas pedras? (Leia Números 27:21. O fato de o peitoral ser chamado de “peitoral de decisões”, juntamente com este relato de utilizar as pedras para entender a vontade de Deus, mostra que estas duas pedras comunicavam a vontade de Deus ao Seu povo.)

2. Que simbolismo você encontra no Urim e Tumim? (Considere como o nosso sumo sacerdote, Jesus, ilumina a vontade do Pai para nós. Se você quer saber a resposta de Deus para os problemas difíceis da vida, olhe para Jesus.)

IV. Hoje

A. Leia I Pedro 2:9 e I Timóteo 2:5-6. Pedro nos chama de “sacerdócio real”, mas Paulo nos lembra que existe apenas um mediador, que é Jesus. Levando em conta tudo o que aprendemos a respeito do sumo sacerdote, o que deveríamos concluir acerca de nosso papel hoje como sacerdotes? (O ponto do sacerdócio humano era revelar o plano de Deus para a nossa salvação e compartilhar a Sua vontade com o mundo. Note que I Pedro 2:9 nos convida a “anunciar as grandezas” de Deus. Esta é a nossa missão sacerdotal hoje!)

B. Amigo, você vai aceitar e agir de acordo com o teu chamado para ser um sacerdote do Deus vivo? Vai compartilhar com o mundo que não são as nossas obras que nos salvam, mas apenas a nossa confiança na vida, morte e ressurreição do Cordeiro de Deus? Vai colocar a tua confiança completamente na mediação do nosso grande Sumo Sacerdote no santuário no céu?

V. Próxima Semana: O Manto de Elias e Eliseu

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: