terça-feira, 22 de março de 2011

A Bíblia e as Emoções Humanas - Lição 13

Sociedade com Jesus
(Marcos 1; Mateus 6 e 25; Provérbios 11)

Introdução: Já notou que você incorpora atitudes e hábitos de seus amigos e colegas de trabalho? Se você for sábio, ficará somente com aqueles que são bons. Às vezes é somente uma coisa pequena que você incorpora, mas isso te torna uma pessoa melhor. Por cerca de vinte anos Rex Reed foi o meu chefe. Um dia vi Rex apanhando algum lixo que estava no chão do banheiro do escritório. Por que o Vice Presidente Executivo da companhia apanharia um papel no cão do banheiro? E então, adivinhe? Desde então eu tenho apanhado papéis no banheiro – embora isto não seja parte das minhas funções no emprego! E se nós olhássemos para Jesus como o nosso exemplo na vida? Que mudanças maravilhosas poderiam ocorrer? Talvez isto nos ajudasse a jogar fora parte do lixo de nossa vida e trazer alguns hábitos corretos. Vamos explorar esta idéia, mergulhando em nosso estudo da Bíblia acerca de Jesus como nosso parceiro na vida!

I. Prioridades na Oração

A. Leia Marcos 1:32-37. Por que você acha que “todos” estavam procurando por Jesus? (Eles queriam ser curados de doenças ou demônios.)

1. Pare um pouco. Qual seria a diferença na tua vida se Jesus te curasse de uma doença ou expulsasse um demônio que está arruinando a tua saúde mental?

2. Que escolha Jesus faz nesta história? (Ele escolhe entre ajudar as pessoas e sair sozinho para orar.)

a. Jesus está sendo egoísta?

b. Que lição para a nossa vida de oração encontramos no exemplo de Jesus? (Não importa quão ocupados estamos, não importa quão grande seja a importância do nosso trabalho, precisamos reservar um tempo para oração e contemplação a sós.)

B. Leia Mateus 6:6. Deveríamos seguir o exemplo de Jesus, em não ter uma cassa? (Este texto é encorajador. Ele espera que tenhamos pelo menos um quarto com uma porta nele!)

C. Leia Mateus 6:7. Como você organiza a tua oração? Você repete as mesmas coisas vez após vez? Se você é alguém que fala as coisas sem prestar muita atenção, sabe a ordem da tua oração!

1. O que Jesus diz a respeito de falatórios sem sentido?

a. Pergunte-se se você gostaria de ser aquele que está ouvindo as tuas próprias orações?

b. Se você fosse o ouvinte, pensaria que as tuas orações são sinceras?

D. Leia Mateus 6:8. Agora o segredo foi revelado! Deus já conhece as minhas necessidades. O que eu deveria concluir a partir disto? Que, já que Ele conhece, por que estou tomando meu tempo para verbalizar as minhas necessidades?

1. Jesus está nos ensinando que não precisamos gastar o tempo da oração pedindo por coisas?

E. Leia Mateus 6:9. Como Jesus nos ensina a estruturarmos a nossa oração? (Começamos dando glória a Deus. Não começamos com a nossa lista de pedidos.)

F. Leia Mateus 6:10. Qual deveria ser o próximo assunto abrangido por nossas orações? (Que Jesus irá reinar tanto nos céus quanto na terra. Nós desejamos que Ele venha novamente para terra, para assumir o controle. Queremos que Ele reine agora em nossas vidas.)

G. Leia Mateus 6:11. O que este texto nos ensina a respeito de verbalizarmos as nossas necessidades? (É a terceira coisa em ordem de importância, mas Jesus recomenda que verbalizemos as nossas necessidades a Deus. Ele conhece as nossas necessidades, mas quer que as compartilhemos com Ele.)

H. Leia Mateus 6:12. Por que o perdão dos pecados está tão baixo na ordem de prioridades?

1. A que o nosso perdão está condicionado?

a. Como você está se saindo no departamento de “perdoar aos outros”?

2. Esta exigência de “perdoar para ser perdoado” faz algum sentido para você? (Um estudo do Jornal de Medicina Comportamental descobriu que níveis mais baixos de stress, batimentos cardíacos e pressão sanguínea estavam associados com o perdão. O ato de perdoar te abençoa.)

3. Compare aquilo que você tem para perdoar aos outros com o que Jesus tem te perdoado. Os teus pecados foram parte do motivo da morte dolorosa de Jesus!

I. Leia Mateus 6:13. Com que nota Jesus recomenda que terminemos as nossas orações? (Com uma nota de encorajamento para evitarmos a tentação e nos dar livramento de pecados futuros. {O comentário} Barnes’ Notes explica que a palavra traduzida por “tentação” também pode significar “prova”, “aflição” ou qualquer coisa que “prove” a nossa virtude. Este comentário acrescenta o conceito de pedir a Deus que nos salve do sofrimento e das provações.)

II. Prioridade na Igreja

A. Leia Lucas 4:16. Qual era o costume de Jesus com respeito a freqüentar uma igreja? (Ele ia à sinagoga a cada sábado.)

B. Leia Hebreus 10:24-25 e Apocalipse 5:11-13. Qual é uma das razões principais para freqüentarmos uma igreja? (Nós nos encorajamos uma aos outros em nossa caminhada cristã. Nos ajuntamos ao louvor universal a Deus. Lembre-se que o primeiro elemento da oração é o louvor. Louvor deveria ser uma parte importante na nossa adoração coletiva.)

C. Qual é a importância da freqüência à igreja para a tua vida espiritual? (já passei décadas defendendo a liberdade religiosa de empregados. Em cada um destes casos, preciso provar a sinceridade religiosa do meu cliente. Baseado em minha experiência, tenho agora uma regra segundo a qual não represento mais reclamantes em questões religiosas que não fazem parte de algum grupo local de crentes. Por que? Porque há muitos problemas relativos à sinceridade com aqueles que não são parte de um corpo regular de crentes.)

III. Prioridade no Serviço

A. Leia Provérbios 11:24-25. Existe algum relacionamento entre a generosidade e a saúde mental? (A Bíblia diz que a pessoa que “dá alívio aos outros, alívio receberá.”)

1. Como você se sente depois de haver ajudado alguém?

a. Usado?

b. Feliz?

2. Você já tentou fazer um esforço para ser gentil e amigável com alguém que encontrou naquele dia? Em caso afirmativo, qual foi o resultado? (Um dia desta semana eu estava em um escritório onde as pessoas não me conheciam e eu não conhecia a maior parte delas. Quando fui amigável e gentil para com aqueles estranhos, eles foram amigáveis e gentis comigo. Minha gentileza para com eles suavizou a minha atitude.)

B. Leia Mateus 25:34-36. Por que Jesus não diz, “Venham, entrem no reino dos céus porque eu morri pelos pecados de vocês?”

1. Leia João 5:24. Por que este texto não diz alguma coisa sobre o serviço, antes de passarmos para a vida?

2. Leia I Timóteo 5:9-12 e Efésios 2:8-9. Jesus e Paulo estão em conflito?

a. O que Jesus está nos pedindo para fazer, quando pede para cremos? (Ele está pedindo para escolhermos a Ele e à Sua vontade para a nossa vida. Isto quer dizer que devemos ter uma atitude de serviço com relação àqueles que estão ao nosso redor (Mateus 22:37-40). Às vezes, servirmos aos que estão ao nosso redor significa dizermos “não” ou, pelo menos dizermos “tenho uma idéia melhor”.)

IV. Filosofia Conclusiva

A. Leia Romanos 12:12-13. O que nos dá alegria na vida? (A esperança da nossa salvação! O prazer de uma vida vivida em harmonia com o plano de Deus para nós.)

1. Que atitudes este texto sugere como sendo críticas para termos emoções positivas? (Paciência na aflição – porque sabemos que ela terminará. Fidelidade na oração – algo que discutimos anteriormente. Ajudar aos outros.)

B. Amigo, passamos algumas semanas debatendo sobre o que a Bíblia nos ensina a respeito das emoções humanas. Você vai decidir hoje aceitar estes princípios para a tua vida?

V. Próxima Semana: Iniciaremos uma nova série de estudos sobre a Justificação pela Fé, intitulada “Vestes de Graça”.

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: