segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Bíblia e as Emoções Humanas - Lição 09

Autoestima
(Salmos 100; Romanos 12; Mateus 17; Efésios 4)

Introdução: Deus diz, “aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei” (Salmos 101:5). Pior, quando o livro de Provérbios lista as seis coisas que Deus detesta, adivinhe o que está em primeiro lugar na lista? “Olhos altivos”! (Provérbios 6:17). Por outro lado, Romanos 2:7 aprova “glória, honra e imortalidade” para todo aquele que faz o bem. Como a autoestima e a humildade podem conviver? Será que podem? A autoestima é somente uma outra palavra para orgulho? Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Criação e Autoestima

A. Leia Salmos 100:3-4. O que neste texto deveria nos dar razão para ficarmos orgulhosos? (Deus nos fez e “somos o Seu povo”.)

1. As pessoas normalmente sentem um senso de orgulho ou falta de orgulho com base em seu pai ou mãe? (Sim. O teu pai é o Rei dos Reis!)

2. Como sermos chamados de “ovelhas” afeta o nosso senso de orgulho?

3. Quem está sendo louvado nesses textos: Deus ou os seres humanos? (Deus!)

B. Há dois grandes pontos de vista diametralmente opostos acerca de como os seres humanos vieram à existência. Um ponto de vista (aquele ensinado de maneira explícita na Bíblia) diz que os seres humanos foram criados pessoalmente por Deus. O outro ponto de vista (a visão atual da ciência) diz que os seres humanos evoluíram a partir do nada. Qual ponto de vista criaria maior autoestima nos seres humanos? (A resposta não é tão óbvia. A evolução elimina a necessidade de reconhecer {e submeter-se a} um Deus. Os seres humanos são melhores agora do que jamais foram e eles são o melhor dentre tudo o que existe. Embora os criacionistas saibam que Deus é o seu Pai, eles caíram em pecado e sabem que a sua situação é desesperadora sem Deus.)

1. Olharmos para as nossas origens nos ajuda a distinguir entre orgulho e autoestima?

a. Poderíamos dizer que a autoestima vem do nosso relacionamento com  Deus? O orgulho vem daquilo que afirmamos sobre nós mesmos?

II. A Igreja e a Autoestima

A. Leia Romanos 12:4-8. O que o modelo da igreja de Deus nos ensina a respeito da autoestima e do orgulho? (A Bíblia compara o nosso valor relativo aos membros do nosso corpo. Nós damos valor a todas as partes do nosso corpo. Portanto, uma vez que a Bíblia nos ensina que somos como as partes do nosso corpo, todos nós temos valor intrínseco.)

 

1. Você valoriza todos os membros do teu corpo de igual maneira? Por exemplo, se tivesse que escolher entre perder um pé ou uma mão, qual você escolheria? Você diria, “Eu não me importo, outra pessoa pode decidir”?

a. E sobre a escolha entre um rim e o coração?

B. Leia Romanos 12:3. Note que este verso é uma introdução aos versos que acabamos de ler. Que advertência nos é dada? Isto é uma advertência contra a falta de autoestima ou uma advertência contra o orgulho?

1. Este texto sugere que algumas pessoas deveriam ter menos autoestima? (Imagine isto!)

C. Vamos voltar e considerar o contexto dos versos que acabamos de discutir. Leia Romanos 12:1-2. Qual você acha que é a causa da baixa autoestima? (Eu não sei sobre o restante do mundo, mas os americanos gostam muito mesmo de “olhar para o próprio umbigo” (olhar para nós mesmos, nos preocuparmos conosco mesmos, considerar o nosso próprio bem estar pessoal). Geralmente nós comparamos o nosso desempenho com o desempenho dos outros.)

1. O que Romanos 12:1-2 sugere como cura para olhar o próprio umbigo? (Primeiro, considere-se um sacrifício para o bem dos outros. Se o nosso objetivo na vida é ajudar aos outros, vivendo de maneira sacrifical, estaremos muito menos preocupados conosco mesmos, com a nossa “estima”. Segundo, o texto nos diz para não nos conformarmos ao mundo, mas permitirmos que o Espírito Santo nos dê a atitude correta. O próximo verso fala então sobre o serviço aos outros.)

a. Até que ponto o “padrão deste mundo” contribui para as questões da autoestima?

III. Responsabilidade Pessoal e Autoestima

A. Leia Romanos 12:6. Você poderia listar algumas das causas para o orgulho? (Inteligência, beleza, dinheiro, posição social, poder e família.)

1. Como a Bíblia chama as nossas habilidades? (Dons.)

2. Este termo se aplica a inteligência, beleza, dinheiro, posição social, poder e família? (Sim. Dinheiro e posição social são discutíveis, mas nossos outros dons nos ajudam a ganhar dinheiro e posição social.)

3. Como Romanos 12:6 vê essas coisas? (O texto não apenas chama nossas capacidades de “dons”, mas diz que elas vêm pela graça de Deus.)

a. Note que a profecia depende da medida da fé da pessoa. Como podemos ter algum controle sobre a quantidade da nossa fé?

B. Leia Mateus 17:14-16. Como você classificaria a autoestima dos discípulos neste ponto?

C. Leia Mateus 17:17-18. Jesus está comentando a respeito da fé dos discípulos?

D. Leia Mateus 17:19-20. A fé é uma escolha ou um dom? (Jesus indica que os discípulos tem muito a ver com o nível de sua fé.)

E. Vamos alinhar os nossos pensamentos: nossa autoestima é frequentemente baseada em coisas como inteligência, boa aparência, dinheiro, posição social, poder e família. Estes são, em um grau ou outro, dons. Não podemos assumir a responsabilidade por eles. Porém, o poder dos dons que possuímos se torna na medida da nossa fé, pela qual podemos assumir a responsabilidade.

1. O que isto nos ensina a respeito da autoestima? (Não deveríamos nos sentir mal a respeito de dons que não nos foram dados. Porém, para com os dons que nos foram dados, temos a responsabilidade de, pela fé, aumentá-los e usá-los para o benefício de outros.)

F. Leia Efésios 4:22. O que há de errado com o nosso velho eu? (Está corrompido “por desejos enganosos”.)

1. Se eu estivesse escrevendo estes versos, diria “corrompido pelo pecado”. Mas este texto parece dizer uma coisa bem diferente. O que é um desejo enganoso? (Um objetivo na vida que não vale a pena. Um desejo que te iludiu.)

a. Quais são algumas das causas para a baixa autoestima?

b. Alguma dessas pode ser resolvida analisando cuidadosamente os nossos desejos na vida e decidindo se eles são tolos?

G. Leia Efésios 4:23-24. Que oportunidade nos aguarda? (Podemos colocar de lado o nosso velho eu e nos revestirmos de um novo eu, com uma nova atitude.)

1. Como o nosso velho eu é diferente do nosso novo eu? (O desejo do nosso novo eu é voltado para a justiça e a santidade.)

IV. Histórias de Autoestima

A. Leia Lucas 15:3-7. O que este texto nos ensina sobre o quanto Deus nos estima? (Cada pessoa é importante para Deus. Deus não vê qualquer um de nós como sendo uma “perda aceitável”.)

1. Como este quadro do amor de Deus por nós é subestimado? (Jesus não passou somente por um inconveniente para nos alcançar, Ele morreu uma morte muito dolorosa por nós. Ele passou pelo inferno na terra por nós.)

B. Leia Mateus 13:44. Como este texto nos ensina sobre como deveríamos dar valor ao fato de sermos parte do povo de Deus?

C. Se alguém possuísse a atitude descrita nos dois textos anteriores (Deus oferece um prêmio por cada um de nós e nós valorizamos o reino acima de todas as outras coisas), isto curaria questões de “estima”?

1. O que isto faria por aqueles que têm baixa autoestima? (A questão do nosso valor está resolvida. Se o teu principal objetivo é fazer avançar o reino de Deus, não está pensando sobre si mesmo.)

2. O que isto faria pelos orgulhosos? (O Reino da Graça é mais importante do que qualquer outra coisa.)

D. Amigo, se você sofre com uma falta de autoestima, saiba que Deus te criou e te considera como de grande importância. Uma vez que isto esteja estabelecido na tua mente, pêra de pensar sobre si mesmo e comece a pensar sobre como você pode fazer para avançar o Reino de Deus. Você vai concordar em fazer isto agora mesmo?

V. Próxima Semana: Inveja

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: