quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Bíblia e as Emoções Humanas - Lição 06

Bons Pensamentos
(Mateus 5; Lucas 6; Colossenses 3; Romanos 8)

Introdução: Você já ouviu os cristãos debaterem “fé” versus “obras”? É claro que sim. Se você não acha que este debate captura corretamente a questão, considere outra abordagem: “justificação pela atitude”. No decorrer dos anos, cheguei à crença de que fé e obras não são alternativas. Em vez disso, são complementares entre si. Ambas surgem, creio, a partir da nossa atitude. Nossa lição desta semana é sobre “Bons Pensamentos”, o que soa como outro termo para “atitude”. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos descobrir sobre este assunto!

I. Assassinato

A. Leia Mateus 5:17-19. Qual é a atitude de Jesus com relação aos Dez Mandamentos?

1. Que confusão Jesus prediz acerca de Seus seguidores e os Dez Mandamentos? (Jesus prediz que Seus seguidores discordarão sobre a importância de guardar os mandamentos. Ele nos fala que no céu, aqueles que ensinaram aqui que guardar os mandamentos não era importante, não estarão voando de primeira classe na Cia. Aérea Celestial. Pode ser que eles viajem no compartimento de bagagens.)

a. Seria prudente para nós considerarmos não apenas a nossa entrada no céu, mas também a nossa posição ali? Afinal de contas, é para sempre! (Se você disse que “sim”, então ter uma atitude correta com relação aos mandamentos é importante.)

B. Leia Mateus 5:21. Onde você já ouviu isso? (Leia Êxodo 20:13: “Não matarás.”)

C. Leia Mateus 5:22. Estas palavras são encontradas em algum lugar nos Dez Mandamentos? Uma vez que Jesus é Deus, não estou negando a Ele o direito de criar todo um novo conjunto de regras. Mas Jesus começou dizendo que deveríamos ensinar as pessoas a guardar os mandamentos existentes. Ele não nos disse para criarmos um conjunto completamente novo. Como você explica as palavras de Jesus acerca da ira e de xingamentos?

D. Leia Lucas 6:43-45. Qual é o relacionamento entre a árvore e o fruto? (A natureza da árvore determina a natureza do fruto.)

1. Vamos aplicar isto à declaração de Jesus acerca do assassinato. O assassinato é uma árvore ou um fruto?

a. A ira é uma árvore ou um fruto?

b. O xingamento é uma árvore ou um fruto?

c. O coração é uma árvore ou um fruto? (Jesus não está criando mandamentos novos. Ele está simplesmente apontando que ações más provêem de um coração mau (uma má atitude). Xingamentos e ira provêem de um coração mau. Eles são apenas as primeiras manifestações de uma atitude que pode terminar em assassinato.)

E. Leia Gênesis 4:1-5. Por que Caim estava infeliz? (Deus parecia mostrar favor para com Abel, em vez dele.)

1. Por que Deus mostrou este favoritismo? (A inferência é que Abel obedecera a Deus ao trazer um sacrifício de um animal.)

a. O tipo do sacrifício deveria importar? Ele não depende do contexto e dos dons naturais dados a um indivíduo? Abel criava animais, Caim plantava vegetais. A diversidade exige que cada um deveria sacrificar de uma maneira que fosse relevante com relação aos seus dons, certo? (Aparentemente, não.)

F. Leia Gênesis 4:6-8. Trace para mim os passos que levaram ao assassinato. (independência das regras de Deus, ira, rejeição da repreensão e, finalmente, assassinato.)

1. Você consegue ver que a ira está relacionada ao assassinato?

2. Se você estivesse dando conselhos a Caim para evitar este problema fatal, que conselhos daria a ele?

3. Veja novamente Gênesis 4:6-7. Que conselho Deus dá para evitar o caminho ao assassinato? (Deus diz a Caim que ele deve “dominar” sua atitude pecaminosa. Em vez de Caim fazer o que acha que é o melhor, ele deve ter uma atitude de querer fazer o que é certo à vista de Deus.)

G. Vamos explorar qual a melhor maneira de buscar uma atitude correta.

II. Dois Caminhos

A. Leia Provérbios 14:22. Qual é a decisão importante que devemos tomar para determinar o caminho da nossa vida? (Temos duas palavras importantes: “pensar” e “planejar”. Elas representam uma decisão consciente para fazer o bem ou o mal. Portanto, a batalha contra o pecado na tua vida começa com a tua mente – especificamente, se você está planejando o bem ou pensando em fazer o mal para os outros.)

B. Leia Filipenses 4:8. Este é um teste para si mesmo. Quando você tem tempo para deixar a tua mente pensar livremente, sobre o que você pensa?

1. Você pensa em fugir com o cônjuge de outra pessoa? Você pensa sobre como você é infeliz, em comparação com outras pessoas? Você pensa em como você inveja o sucesso dos outros? Você pensa em como poderia “puxar o tapete” de alguém?

2. Você planeja como poderia aliviar o fardo de alguém? Você planeja como poderia ser uma benção para alguém?

3. Ou você gasta o teu tempo pensando em como poderia melhorar o teu próprio conforto ou status na vida? (Por alguns anos, freqüentemente  eu adormecia pensando em como eu poderia converter um ônibus comercial em um motorhome, para morar nele quando eu me “aposentasse”. Então, eu dirigiria pelos Estados Unidos ensinando estas lições e pregando. Era apenas por brincadeira e rapidamente eu adormecia com meus planos. Como teria sido melhor se eu tivesse adormecido pensando em como eu poderia melhorar a vida de alguém, em vez de melhorar um ônibus.)

4. Como o impacto do que você lê, assiste na televisão e ouve no rádio se encaixa nas instruções dadas a nós no versículo 8? (Essas coisas têm um enorme impacto sobre o que pensamos.)

C. Leia Colossenses 3:1-2. Você já pensou na aposentadoria? Está preocupado com quanto dinheiro você vai ter ou por quanto tempo irá viver (que são questões relacionadas)? (A menos que você seja jovem, já pensou nessas coisas.)

1. Você conhece o ditado, “vou dormir/descansar/me aposentar quando estiver morto”? Consideramos isso como uma piada, porque praticamente ninguém fica pensando de maneira detalhada sobre como será quando estiver morto. O que o autor de Colossenses sugere? (Precisamos passar mais tempo pensando sobre o céu, não sobre a aposentadoria aqui.)

D. Leia Colossenses 3:5 e Colossenses 3:12. Como você faz isso?

1. Você já tentou concentrar os teus pensamentos em boas coisas? Já tentou assistir bons programas (quase sempre chatos) na televisão e “fazer morrer” a televisão excitante? Como isto funciona para você?

2. Você já passou algum tempo pensando em como pode “revestir-se” de humildade? Ou está principalmente tentando evitar ser humilhado?

E. Vamos fazer uma revisão. Definimos que ter uma atitude correta é a chave para agradar a Deus. Também aprendemos que conseguir esta atitude correta é uma questão de escolha pessoal. Precisamos concentrar a nossa mente nas “coisas co alto”, em vez de como satisfazer a nossa “natureza terrena”. Isto vai nos ajudar a fazer avançar o bem e não o mal.

III. Poder do Espírito Santo

A. A menos que você seja consideravelmente mais justo do que eu (o que espero que seja verdade) os teus gostos com relação à televisão tendem na direção de coisas excitantes e você nunca gasta tempo pensando em como ser humilhado, em vez de como evitar ser humilhado. (Aliás, se você faz alguma objeção quando eu comparo ser humilde com ser humilhado, a tua objeção está mantida.) Se você é como eu, sabe que concentrar a mente no bem não é uma tarefa fácil. Vamos ver em seguida como podemos fazer isso. Como você coloca os teus pensamentos naquilo que é bom, em vez de naquilo que é mau?

B. Leia Romanos 8:5-9. O que a Bíblia nos ensina que é a chave para o pensamento correto? (Primeiro, voltamos ao assunto de termos que fazer uma escolha – uma escolha entre o que a nossa natureza humana deseja e o que o Espírito Santo deseja para nós. Mas, uma vez que tenhamos escolhido, a Bíblia diz (três vezes!) que as nossas mentes se tornam “dominadas” pelo Espírito Santo.)

1. Qual é o nosso destino se deixarmos de pedir ao Espírito Santo que domine o nosso pensamento? (Paulo, que é o campeão da justificação somente pela fé, nos diz que se não tomarmos a decisão correta sobre quem controlará os nossos pensamentos, sofreremos a morte eterna. Não podemos ter fé, não podemos agradar a Deus, se a nossa atitude é má.)

C. Amigo, a salvação vem somente pela graça. Mas, escolher aceitar esta graça é uma atitude. Você vai escolher hoje pedir ao Espírito Santo para que venha e controle os teus pensamentos, para que a tua atitude (teu desejo) seja agradar a Deus?

IV. Próxima Semana: Esperança Contra a Depressão

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: