quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Bíblia e as Emoções Humanas - Lição 04

Relacionamentos
(Lucas 14; Efésios 4; Romanos 2; I Pedro 3)

Introdução: Bem no início da Bíblia encontramos Deus dizendo “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). Nesta declaração Deus parece dar um voto a favor dos relacionamentos. Contudo, quantas vezes você descobre que relacionar-se com os outros, não ficar sozinho, cria a maior parte dos problemas? O que a Bíblia nos ensina acerca dos relacionamentos? As declarações de Deus acerca de os seres humanos não ficarem sozinhos possuem algum significado mais profundo? Vamos mergulhar em nosso estudo e aprender o que a Bíblia ensina a respeito dos relacionamentos!

I. A Estrada Para a Honra

A. Leia Lucas 14:7. Você gostaria de ser honrado? A honra é um dos objetivos da tua vida?

1. Se estas pessoas estivessem comendo sozinhas, não haveria problemas, certo?

2. Coloque-se no lugar de um dos convidados. O fato de que você escolhe um lugar de “honra” diz o que sobre a tua atitude acerca dos outros convidados? (Você acha que eles são menos importantes.)

B. Com relação ao trabalho, você busca a posição mais alta?

1. Isso quer dizer que você é a pessoa mais qualificada, ou você busca a posição mais alta por outros motivos?

2. O que o mundo sugere acerca de buscar dignidade, honra e sucesso?

3. Se não busca honra, dignidade e sucesso, você é um preguiçoso? Tem falta de motivação?

C. Leia Lucas 14:8-9. Qual é a lógica por trás do lugar menos importante? Só porque você não é a pessoa mais importante, isso não quer dizer que você é a menos importante nesta festa de casamento, certo?

D. Leia Lucas 14:10. Que coisa boa você acha que Jesus está tentando fazer por nós? (Ele está nos dando dicas (informação privilegiada) que nos ajudam a evitar sermos humilhados. Está nos dando um mapa da estrada para a honra.)

1. Se ninguém nos dissesse que ocupar o lugar menos importante era o “atalho secreto” para a honra, será que alguém, além da pessoa obviamente menos importante, faria isso?

2. Como uma pessoa decidiria logicamente onde sentar-se? (Você teria que avaliar a si mesmo em relação aos outros. Jesus nos diz para considerarmos primeiro as necessidades dos outros – não colocar as nossas demandas em primeiro luar.)

3. Você realmente acha que na vida real o anfitrião se preocuparia onde você se assentou e viria para te levar para um lugar mais importante? (Nosso Deus é o Anfitrião e Ele se importa.)

E. Leia Lucas 14:11. Por que isto é verdade? (Exaltar a si mesmo demonstra uma preocupação primária acerca de si mesmo. Ser humilde demonstra uma preocupação primária acerca dos outros.)

1. Se você está prestando atenção e tomando notas acerca da dica de Jesus porque quer desfrutar da honra, porque quer ser exaltado, isso demonstra que você não é humilde?

a. Jesus está sugerindo que devemos parecer humildes, mas não sermos realmente humildes?

F. Leia Efésios 4:1-3. O que você acha que Paulo quer dizer quando nos fala para sermos “completamente humildes”? Uma pessoa completamente humilde teria um plano oculto para ser honrada e exaltada?

G. Leia Romanos 2:7. Qual é o objetivo das pessoas mencionadas aqui? (Glória, honra e imortalidade!)

H. Leia Romanos 2:8. Se você busca glória e honra, não está preocupado consigo mesmo?

I. Leia Romanos 2:9-11. O que este texto sugere sobre se devemos desejar ser honrados? (Ter um desejo por glória e honra não é inconsistente com ser um cristão. Se fosse, Jesus e Paulo não as mencionariam como uma recompensa. A questão é, como nós conseguimos esta glória e honra?)

II. Parece Muito, Faz Pouco

A. Leia Mateus 23:5-7. Se eu te dissesse que você poderia receber honra tendo um “filactério” largo e uma “franja” comprida, você saberia o que fazer? (Um filactério é uma pequena bolsa contendo um texto da Bíblia. As franjas eram para lembrar as pessoas sobre as palavras de Deus na Bíblia (Números 15:39). Uma franja comprida sugeria que a pessoa estava realmente prestando atenção às palavras de Deus.)

B. Muitos de vocês estão lendo este texto através do meu web site “GoBible.org”. As pessoas com grandes filactério e longas franjas não estão promovendo a Bíbia? Não esta a essência do site GoBible?

C. O que seria o equivalente moderno de um com grande filactério e franjas compridas? (Uma Bíblia grande, reluzente.)

1. E o que dizer de uma Bíblia de família, colocada em um lugar proeminente da casa?

2. Pessoas assim estão dando honra a Deus? (Elas estão dizendo publicamente que estão mais preocupadas com a Bíblia do que as outras pessoas.)

a. Isto é ruim?

3. O que seria melhor? (Mostrar que você se preocupa com a Bíblia através da obediência a ela – colocando os outros em primeiro lugar. Essas pessoas se preocupam com a aparência (parece muito), não com a substância (faz pouco).)

D. Leia Mateus 23:8-12. Qual é o caminho para ser exaltado? (Você pode conseguir isso trabalhando humildemente em favor de outros, não ocupando os melhores lugares, adotando um nome exaltado ou tendo uma Bíblia reluzente.)

E. Leia Hebreus 5:4-5. Pense novamente na nossa primeira história sobre o anfitrião do banquete de casamento te chamando para um lugar mais importante. Qual é o nosso papel em buscar glória e honra? (Glória e honra são consistentes com o cristianismo. Exigir glória e honra é inconsistente com o cristianismo. Se servimos humildemente a outros, Deus nos chamará para sermos honrados.)

1. Nós nos desviamos muito do assunto? Como esta abordagem ajuda no que se refere aos relacionamentos? (Você não está em luta, em busca de glória pessoal, com os companheiros de trabalho, amigos e membros da família. Você está em luta com os outros para ver quem pode ser mais útil!)

III. Retribuição

A. Leia I Pedro 3:8. Como este texto é consistente com servir humildemente aos outros? (Ele nos diz para sermos humildes. Mas, mais importante do que isso, simpatia, compaixão e amor demonstram que colocamos os nossos interesses de lado e nos concentramos nas necessidades dos outros.)

1. Vamos voltar à introdução por um minuto. Quando Deus disse “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18), estava falando apenas do casamento? (Não. Se estamos sozinhos, pensamos apenas nas nossas próprias necessidades. Quando estamos em um relacionamento, pensamos nas necessidades dos outros.)

B. Leia I Pedro 3:9 e Levítico 24:19-20. Deus mudou de idéia? Ele diz em Malaquias 3:6 que Ele não muda! (Não creio que Deis esteja nos ensinando sobre justiça em I Pedro 3; Ele está ensinando sobre relacionamentos. A preocupação com os outros vem adiante da justiça. A justiça é essencial para a sociedade (Romanos 13:3-5), mas quando se trata de relacionamentos pessoais, a justiça vai para o banco de trás.)

C. Leia I Pedro 3:12-13. Se temos esta atitude de sacrifício próprio com relação aos relacionamentos, sofreremos injustiças? (Este texto nos dá duas seguranças. Primeiro, Deus se opõe aos ímpios. Segundo, a natureza das coisas é que se você está ansioso para ajudar, as pessoas são gentis com você.)

D. Leia Lucas 17:1-4. Quando se trata de se opor ao pecado, por onde deveríamos começar? (Com nós mesmos! Jesus diz “tomem cuidado”!)

1. Como Jesus sugere que reconciliemos a “não retribuição” a o perdão com o pecado continuado? (Buscar, de forma abnegada, o bem dos outros não significa que ficamos em silencio com relação ao pecado. Note o procedimento para o perdão: 1) Repreender o pecado; 2) A pessoa repreendida se arrepende; e 3) Você perdoa – sem limites.)

E. Leia Mateus 5:23-24. Quem é a pessoa que tem alguma coisa contra a outra? (A pessoa que não está no altar!)

1. Como deveríamos entender isso – precisamos nos reconciliar com pessoas que não gostam de nós?

2. Há alguns anos atrás este texto me levou a tentar me reconciliar com alguém que parecia me odiar porque eu estava repreendendo o pecado. É isso que o texto quer dizer? (Foi um processo doloroso. Aprendi a ver as coisas do ponto de vista da pessoa repreendida. A pessoa repreendida me odiou menos, mas ainda não quer ser meu amigo. O benefício do meu esforço foi que os membros da família agora vêem os fatos de maneira mais clara e foram atraídos para mais perto de mim e da igreja. Eu agora penso que este texto está direcionado para a situação onde a pessoa no altar fez alguma coisa errada.)

F. Amigo, espero que agora você veja que a Bíblia ensina que a abnegação, buscar o bem dos outros (em vez do teu próprio bem), é a chave para grandes relacionamentos. Você vai confessar e se arrepender da tua atitude egoísta e pedir ao Espírito Santo que te encha com um espírito de abnegação?

IV. Próxima Semana: Culpa

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: