terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Bíblia e as Emoções Humanas - Lição 03

Estresse
(I Reis 17-19)

Introdução: Todo o estresse é ruim? Sei que excesso de estresse faz com que fique mais fácil para mim pegar alguma doença. Por outro lado, algum estresse me ajuda a trabalhar de maneira eficiente. Quando se trata de falar em público, algum estresse me ajuda a melhorar o desempenho. Estresse demais acaba com a minha mente. Concordamos que estresse demais não é bom para nós. Você acha que tem estresse demais? Imagine o estresse que meu pai (e muitos como ele) enfrentaram em seus anos na zona de combate durante a II Guerra Mundial! Eu nunca achei que se perder um caso no tribunal, alguém me mataria! Se voe acha que sofre estresse demais, venha comigo, enquanto exploramos o que a Bíblia tem a nos ensinar sobre como lidar com o estresse!

I. Estresse x Preocupação

A. Na semana passada discutimos acerca do que a Bíblia tem a dizer sobre a preocupação (ansiedade). Estresse e preocupação são a mesma coisa?

1. Se não, qual é a diferença?

2. Se não são a mesma coisa, possuem pontos em comum? (Certamente a preocupação causa estresse. Neste sentido, possuem pontos em comum. Mas, conforme discutimos na semana passada, a ansiedade geralmente está associada com algo que não ocorreu (ou provavelmente não ocorrerá). O estresse é a pressão que você sente quando algo adverso está acontecendo.)

B. Se não está acontecendo alguma coisa ruim com você neste instante, o estresse que você sente é simplesmente preocupação? (Na semana passada, aprendemos que a confiança em Deus é a melhor solução para a preocupação.)

II. Elias e o Estresse da Mensagem

A. Leia I Reis 17:1-4. Coloque-se no lugar de Elias. Elias estaria enfrentando estresse ou preocupação?

1. Como você avaliaria o emprego de Elias em uma escala de estresse? (Acabe era o rei. Elias estava confrontando o rei, apresentando notícias que Acabe não gostaria {de ouvir}.)

2. Se voe estivesse no lugar de Elias, teu nível de estresse estaria maior porque você estava se preocupando desnecessariamente? (Note que Deus disse a Elias para “esconder-se” depois de haver levado a mensagem para o rei.)

3. Quais alívios para o estresse Deus ofereceu a Elias? (Ele deu a Elias sinais de que estava ao seu lado. Cara cuidar da ansiedade acerca do futuro, Deus deu a Elias instruções sobre um local para esconder-se. Ele disse a Elias como evitar o estresse da seca, dando-lhe instruções sobre comida e bebida.)

4. O que este texto sugere acerca do estresse na nossa vida? (Que nós o enfrentaremos. Mas que, assim como nas preocupações, confiar em Deus nos dá uma forma para limitar o nosso estresse.)

B. Leia I reis 18:1. Este encontro com Acabe seria mais ou menos estressante do que o último? (Por um lado, Acabe teria mais razões para prejudicar Elias. Por outro lado, a experiência no confronto anterior e a experiência da proteção de Deus deveria reduzir o nível de estresse. Além disso, desta vez Elias estava apresentando boas notícias.)

1. Há uma lição neste verso para nós hoje? (Se você quer sentir menos estresse acerca de alguma coisa, pratique. O estresse de falar em público diminui com a experiência em falar em público. Isto inclui praticar uma apresentação específica.

C. Leia I Reis 18:2-4. Obadias, pelo que vimos, era um seguidor de Deus. Ele não conhece o estresse? (Resistir à rainha Jezabel, por haver escondido os profetas, parece ser estressante.)

D. Leia I Reis 18:7-9. Quão estressante é a tarefa dada a Obadias? (Ele acha que lhe custará a vida.)

1. Obadias está enfrentando estresse ou preocupação?

2. Que razão Obadias acha que Elias tem para lhe dar uma tarefa tão estressante? (Que ele fez alguma coisa errada. Este é um sinal de preocupação.)

a. Você é como Obadias a este respeito?

E. Leia I Reis 18:10-14. Analise a declaração de Obadias. O que forma o fundamento de seu estresse? (Preocupação. Ele acha que Deus vai continuar a esconder Elias do rei Acabe. Mas, Deus não o protegerá da ira do rei.)

1. Note que Obadias confia em suas boas obras. Ele argumenta que Deus deveria protegê-lo, porque ele protegeu os profetas de Deus. É assim que deveríamos nos aproximar de Deus em situações estressantes? (Se você ama verdadeiramente a Deus, será que Ele precisa ser persuadido a fazer a coisa certa em teu favor?)

F. Leia I Reis 18:15. Isto alivia o estresse de Obadias. O que você acha que a conversa de Obadias poderia fazer pelo nível de estresse de Elias? (Se Obadias, um colaborador próximo ao rei, acreditava que sua vida estaria em perigo por não entregar Elias, imagine de Acabe colocasse asa mãos em Elias?)

G. Leia I Reis 18:16-18. Elias parece estar estressado?

III. Elias e o Estresse do Conflito

A. Leia I Reis 18:19-21. Você já esteve no tribunal? Já enfrentou uma disputa, no qual muita coisa estava em jogo? Já foi desafiado publicamente pelas forças do mal? Quão estressantes são estas atividades?

1. Você acha que a vida de Elias seria tirada se ele perdesse esta disputa?

2. As pessoas estão do lado de Elias? (O povo “nada respondeu.” Eles estavam esperando para ver o que aconteceria. Elias não teve qualquer pessoa que se levantasse para apoiá-lo.)

B. Leia I Reis 18:22-24. No que diz respeito ao estresse na tua vida, os números importam? (Um contra 450 (ou 850) não parece muito bom.)

C. Leia I Reis 18:25-26. Por que Elias iria querer que o outro lado começasse primeiro? (Elias faz com que eles comecem primeiro, porque está confiante nos resultados.)

1. Os profetas de Baal estão sentindo estresse?

D. Leia I Reis 18:27-29. É apropriado aumentar o estresse dos descrentes?

1. Fazer com que meu oponente pareça estúpido é uma forma muito eficaz de argumentação. Leia Lucas 6:35 e I Pedro 3:15. Como as ações de Elias se encaixam nos conselhos de Jesus e Pedro? (Eu luto com isso. Recentemente, tirei do ar um website no qual eu fazia brincadeiras com pessoas que atacavam minha fé. Porém, tenho uma noção de que fazer brincadeiras com as forças das trevas é diferente do que fazer brincadeiras com aqueles que simplesmente estão presos ao pecado.)

E. Leia I Reis 18:30-35. Você acha que Elias estava sofrendo algum estresse devido à preocupação? (Não! Ele é um homem confiante.)

F. Leia I Reis 18:36-39. Qual é o objetivo de Elias neste confronto potencialmente estressante? (Trazer glória a Deus.)

1. Que impacto você acha que isto tem sobre o estresse? (Se o nosso objetivo é trazer glória a Deus, em vez de glória sobre nós mesmos, nossos níveis de estresse seriam muito menores.)

G. Leia I Reis 19:1-4. Isto é estafa? Uma reação razoável, diante de um estresse extraordinário? (Estou contente por estes versos estarem na Bíblia. A vida de Elias esteve em risco por muitos anos. Talvez ele tivesse um estresse maior aqui, porque havia matado os falsos profetas. Qualquer que seja a razão, vemos que mesmo aqueles que fazem grandes coisas para Deus, às vezes deixam de confiar em Deus de maneira adequada.)

H. Se você tiver oportunidade de ler os próximos versos, verá que Deus veio a Elias para encorajá-lo. Leia I Reis 19:19-21. Que provisão Deus faz para Elias, para ajudá-lo com o estresse? (Ele lhe dá um ajudante.)

IV. Jesus e o Estresse

A. Você consegue imaginar uma vida na qual você curou pessoas e ensinou as pessoas acerca de Deus o tempo todo? Isto seria estressante? (Curar pessoas seria extraordinariamente divertido! Eu gosto muito de ensinar a Bíblia.)

1. Então, que tipo de estresse Jesus enfrentaria?

B. Leia Mateus 12:13-15. Que estresse Jesus está enfrentando ao curar? (O estresse para Elias era combater as forças do mal. Isto nos dá um pequeno vislumbre da quantidade de estresse sob o qual Jesus estava, porque Ele era o centro da guerra entre o bem e o mal.)

C. Leia Lucas 5:15-16. Você sente estresse ou culpa por não haver completado todas as coisas boas que você precisa completar? (Este texto é simplesmente fascinante. Ele mostra que mesmo aqueles que estão fazendo a obra mais importante deveriam tomar tempo para se afastar e se recuperar.)

D. Amigo, você se sente estressado? Se, ao confiar em Deus, você elimina do estresse a parte que se refere à preocupação, quanto estresse ficará? Para aquilo que resta, por que não tratá-lo com confiança e períodos de quietude com Deus?

V. Próxima Semana: Relacionamentos

===============================
Direito de Cópia de 2011, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: