segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 10

Lição 10 - O Homem de Deus – A Obediência Não é Opcional

(I Reis 121 e 13)

Introdução: Um dos objetivos de minha vida é melhorar a minha “audição” quando Deus fala comigo. Aposto que você sabe sobre o que estou falando: você tem um senso de que deveria fazer alguma coisa ou não fazer alguma coisa. Você acha que isto vem de Deus, mas não tem certeza. Estaria Deus te impressionando através do Espírito Santo? É a tua consciência falando – aquilo que vem através do treinamento que teus pais te deram? É um dos anjos caídos de Satanás tentando de envergonhar? É uma indigestão? Quanto mais velho eu fico e quanto mais ando com Deus, mais presto atenção – mas ainda não sou muito bom nisso. Às vezes os leitores me escrevem e me dizem que eu não estou ouvindo bem a voz de Deus! Quanto deveríamos confiar em conselheiros? Em quem ou em que podemos confiar? Vamos mergulhar direto em nosso estudo da Bíblia e aprender mais acerca dos fundamentos corretos para conhecermos a vontade de Deus!

I. Impostos

A. O rei Salomão morre e seu filho Roboão se torna o rei. Vamos descobrir o que estava na mente dos súditos do rei Roboão. Leia I Reis 12:4-5. Que preocupação as pessoas têm? (O nível dos impostos!)

1. O que você acha da resposta do rei? (Ele está mostrando sabedoria ao não responder de imediato. Ele planeja buscar conselhos.)

B. Leia I reis 12:6-7. Que conselho os velhos lhe dão? (Menos impostos.)

C. O rei Roboão se vota então para os seus jovens amigos em busca de conselhos. Leia I Reis 12:9-11. Que conselho os jovens lhe dão? (Estabeleça a sua autoridade – mais impostos!)

1. Qual conselho você aceitaria? Qual é a vantagem de cada uma das opções?

D. Leia I Reis 12:12-14. O rei Roboão está seguindo a vontade de Deus? (Leia I Reis 12:15-17. O que ocorre é que Deus queria um reino dividido, com Jeroboão sendo o rei das dez tribos de Israel.)

1. Se você fosse um conselheiro, desejando dar um conselho da parte de Deus para o rei, como saberia que conselho dar?

E. Leia I Reis 12:21-24. Que regra essas duas situações sugerem acerca de como deveríamos escutar a Deus? (Às vezes Deus não nos dá instruções específicas sobre o que fazer. Precisamos olhar as instruções dadas na Bíblia e usar o nosso bom senso. Por outro lado, às vezes Deus fala diretamente conosco sobre um assunto. Roboão, para seu crédito, seguiu esta instrução divina direta.)

II. Bezerros

A. Neste meio tempo, as dez tribos do imposto baixo fizeram de Jeroboão o seu rei. Leia I Reis 12:26-27. Que problema o rei tinha, e do qual poderia se beneficiar com algum conselho?

B. Leia I Reis 12:28-29. O que você acha do conselho dado ao rei Jeroboão? (Leia Êxodo 20:2-5 e Êxodo 32:7-8. Esta não era uma situação sem saída. Jeroboão não deveria ter apelado para a idolatria para tentar resolver seus problemas políticos.)

1. Vamos acrescentar outro pedaço de informação. Leia I Reis 11:29-33. Sabendo isso, como você aconselharia o rei Jeroboão, acerca de seus temores? (Deus lhe havia assegurado diretamente através de um profeta, cuja mensagem estava certa até este momento. Note a razão pela qual foi dada a Jeroboão a maior parte do reino. Esta é uma razão poderosa para não se voltar para a idolatria para resolver a preocupação atual.)

III. O Homem de Deus, Mentiras e o Leão

A. Leia I Reis 13:1-2. Deus tem uma mensagem para o rei Jeroboão? Ou esta é uma mensagem política, vinda de um rival político? (Não apenas este homem vem de Judá (a outra nação), mas ele diz que um descendente de Davi (o avô do outro rei) iria governar sobre Israel.)

B. Leia I Reis 13:3-5. Que evidência Jeroboão tem de que esta mensagem é de Deus? (Os sinais.)

C. Leia I Reis 13:6. O rei Jeroboão acredita que este homem é de Deus? (Sim, ele não pensa que seja de um rival político.)

1. Pense sobre isto. Este seria o ponto no qual você pediria por intercessão, se fosse o rei Jeroboão? (Algo muito mais importante do que a mão do rei está em jogo. Todo o reino e uma forma alternativa de adoração estão em jogo.)

D. Leia I Reis 13:7-10. Quais instruções acerca de procedimentos Deus havia dado ao seu mensageiro?

1. O que você pensa sobre o homem de Deus? (Ele é corajoso, obediente e não pode ser subornado. Obviamente, ele está afinado com Deus, porque é capaz de fazer com que a mão do rei seja curada.)

E. Leia I Reis 13:11-14. O que você acha que motiva o velho profeta a cavalgar atrás do homem de Deus?

1. O homem de Deus ainda está seguindo instruções? (Nada nas instruções dizia que ele não poderia descansar. Porém, parece que uma rápida retirada de volta a Judá era o que Deus tinha em mente. Mas o homem de Deus tinha tido um dia muito tenso até ali. Eu precisaria de um descanso – apenas para permitir que minhas mãos parassem de tremer.)

F. Leia I Reis 13:15-17. Certamente eles faziam muitos convites para jantar em Israel! O homem de Deus ainda está sendo fiel?

G. Leia I Reis 13:18-19. Você culparia o homem de Deus? (Lembre-se que ele havia sido convidado duas vezes e duas vezes ele havia recusado. Ele muda de idéia agora somente porque lhe é dito que Deus havia mudado as instruções.)

1. Os profetas de Deus mentem? (Aparentemente sim. A Bíblia chama o homem idoso de profeta. A mentira, porém, é um atributo de Satanás.)

2. Por que você acha que o profeta idoso mentiu?

3. Lembre-se que iniciamos a nossa lição com uma discussão sobre como ouvir as mensagens de Deus para nós. O que você faz quando se conscientiza de que um profeta está disposto a mentir?

H. Leia I Reis 13:20-22. Eu pergunto novamente: o profeta idoso é um profeta de Deus? (Deus está falando através dele e fazendo uma profecia! Veremos se esta profecia se realiza.)

1. Reveja por um minuto a coragem e a obediência do homem de Deus ao confrontar o rei Jeroboão. Como Deus pode dizer que ele “desafiou” as instruções de Deus? A palavra traduzida por “desafiou” também pode ser traduzida por “rebelar-se contra”. Esta é uma palavra forte!

I. Leia I Reis 13:23-28. Quais são as chances de ser morto por um leão e não ser comido?

1. Quais são as chances de ser morto por um leão quando um jumento gordo está por perto?

2. O que você pode deduzir, de forma razoável, a partir destes aspectos? (De acordo com a palavra de profecia de Deus ao profeta idoso, Deus enviou um leão para matar o homem de Deus.)

3. Leia I Pedro 5:8. Este é um problema atual para nós?

J. Qual é a importância de ouvir a mensagem correta de Deus?

1. Deveríamos acreditar no nosso pastor?

2. Você deveria acreditar em mim?

3. Você deveria acreditar em um profeta?

a. Se você diz que “não” às perguntas acima, em quem ou no que você deveria acreditar? (Você já se perguntou por que cada um dos debates nestas lições se inicia com uma leitura da Bíblia? Nós começamos com a palavra de Deus. Tudo tem que ser testado contra a palavra de Deus. Você acha que Deus está te impressionando a fazer alguma coisa? Teste esta impressão contra a palavra de Deus.)

4. O homem de Deus se portou de maneira brilhante e corajosa na maior parte do dia. Que lição encontramos nisto? (Não importa o que você já fez para o avançamento do reino de Deus, você nunca pode abaixar a guarda. Um lapso pode arruinar a tua vida.)

K. Leia I Reis 13:29-32. Que nível de confiança o profeta idoso tem no homem de Deus? (Ele tem certeza de que suas predições se confirmarão como verdadeiras.)

1. O que deveríamos aprender através do profeta idoso e do homem de Deus? (Nenhum dos dois era perfeito. Mas, ambos falaram corretamente (pelo menos por algum tempo) as palavras de Deus.)

L. Leia II Reis 23:15-19. O que acontece 300 anos mais tarde? (As palavras do homem de Deus e do profeta idoso se confirmam.)

M. Amigo, a nossa lição mostra que mesmo pessoas que Deus usa, mentirão, às vezes. Você vai decidir hoje, quando estiver tentando ouvir a Deus e segui-Lo, a não acreditar em coisa alguma que não possa ser apoiado pela Bíblia, a palavra de Deus?

IV. Próxima Semana: A Viúva de Sarepta – O Salto de Fé

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Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
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terça-feira, 23 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 09

Rispa: A Influência da Fidelidade
(II Samuel 3 e 21)

Introdução: Você sabia que a tua vida tem uma influência sobre os outros? Eu me lembro claramente do momento em minha vida quando compreendi a natureza da minha influência. A minha influência não era aquela que eu desejava, e então comecei a fazer mudanças. Às vezes coisas aparentemente pequenas influenciam os outros. Há muitos anos atrás, uma funcionária me ligou pedindo ajuda para conseguir um acerto por motivos religiosos. Quando eu perguntei por que ela tinha aquela crença, ela disse: “Eu temo a Deus”. Isto causou uma grande impressão em mim. Embora tenha me esquecido dos detalhes do caso daquela senhora, nunca me esqueci de suas palavras tocantes ou a impressão positiva que tiveram sobre mim. Vamos pular para o nossa Bíblia e estudas como uma mulher, com muito pouca autoridade nesta vida, exerceu uma grande influência!

I. O Peão que Destronou o Rei

A. Leia II Samuel 3:1. Você se lembra da semana passada que durante esta guerra Abner, o general comandante de Israel, se aproximou do rei Davi de Judá e lhe disse que queria mudar de lado?

1. Você se lembra dos principais personagens envolvidos nesta guerra? (Joabe era o general comandante do rei Davi de Judá. Abner era o general comandante do rei Is-Bosete de Israel. Is-Bosete era filho do rei Saul.)

B. Leia II Samuel 3:6-7. Saul está morto. Se as acusações contra Abner são verdadeiras, isto seria apenas uma questão de luxúria?

1. Leia II Samuel 16:21-22, I Reis 2:21-22 e I Reis 1:1-3. Qual é o significado de dormir com as concubinas do rei Davi? (Este ato sugere que você tomou o poder do rei.)

2. Lembre que II Samuel 3:6 disse que Abner “foi se tornando poderoso na família de Saul.” Você acha que o rei Is-Bosete acreditava que Abner pretendia tomar o seu emprego? (Esta parece ser a acusação.)

C. Leia II Samuel 3:8. Você acha que a acusação contra Abner é verdadeira? (Abner está ofendido. Ele diz que Is-Bosete está acusando-o de agir como um cão. Abner insiste que ele é leal à família de Saul e que foi acusado falsamente.)

D. Leia II Samuel 3:9-11. O que Abner diz que pretende fazer por causa deste insulto? (Já que não confiam nele, ele diz que será desleal e entregará Israel ao rei Davi.)

1. Se Abner fosse culpado de planejar para derrubar Is-Bosete, ele teria esta reação? (Não sabemos com certeza se Rispa, por causa de sua beleza, havia sido possuída por Abner. Mas não faz sentido lógico para ele tomá-la, como uma manobra pelo poder em Israel. Se a questão é o poder, Abner poderia simplesmente declarar que agora ele seria o rei de Israel.)

E. Rispa alterou o rumo da História? (Indiretamente, sim.)

II. Justiça?

A. Leia II Samuel 21:1. Qual é a primeira coisa que o rei Davi faz quando enfrenta um problema difícil? (A nação estava passando por uma fome de três anos seguidos, então Davi se volta para Deus.)

1. Que razão Deus dá para esta fome? (O rei Saul havia matado os gibeonitas.)

B. Leia II Samuel 21:2. Qual, exatamente foi o problema entre Saul e os gibeonitas? Embora Israel houvesse jurado não matar os gibeonitas, Saul havia tentado exterminá-los.)

1. Por que isto perturbaria a Deus, a ponto de trazer uma fome? (Deus não apenas nos ama, mas Ele também é o nosso juiz. Ser nosso juiz é um aspecto de Seu amor.)

C. Leia II Samuel 21:3. Considere isto por um momento. A quem Davi deveria ter perguntado sobre o que fazer? (Se Davi podia perguntar a Deus a respeito da natureza do problema, certamente poderia perguntar a Deus sobre a resolução apropriada.)

D. Leia II Samuel 21:4. Os gibeonitas dizem que eles não têm autoridade para impor uma penalidade. Quais possíveis penalidades eles sugerem? (Dinheiro ou matar alguém.)

1. Note que Davi pergunta novamente aos gibeonitas sobre instruções com respeito a qual penalidade deveria ser aplicada. Sabemos, com base em seu tratamento para com Amnom e Absalão {veja II Samuel 13}, que Davi tem um histórico de ser fraco no que diz respeito a impor penalidades na família. Davi está sendo fraco? Ou está seno um juiz razoável, ao perguntar à parte prejudicada o que ela que como compensação?

E. Leia II Samuel 21:5-6. O rei Saul está morto. O que você acha da sentença do rei Davi sobre este assunto?

1. Isto reflete a justiça de Deus? Ou Davi está simplesmente sendo fraco e cedendo às injustas exigências dos gibeonitas, porque quer que a fome termine?

2. Lembre-se que toda esta seqüência de eventos começou por causa das preocupações de Deus com respeito ao amor e a justiça? Deus não deveria ter sido consultado acerca do que a justiça exige?

3. Vamos ler Números 35:30-33 para descobrir as regras de Deus acerca de assassinato e a punição para o assassinato. Que ponto apóia o que os gibeonitas exigiram de Davi e que Davi concedeu? (O derramamento de sangue inocente por Saul poluiu a terra. Apenas o derramamento do sangue do assassino pode fazer a expiação pela terra.)

a. E o fato de Saul estar morto? Isto não torna este assunto ambíguo?

F. Leia II Samuel 21:7-9. Um filho vivo de Saul é poupado, mas seus filhos com Rispa são mortos, juntamente com cinco netos de Saul. Isto está de acordo com a lei de Deus?

1. Se esta é uma penalidade justa, sobre qual base um neto de Saul seria poupado e outros netos seriam mortos? (Este fato mostra que o rei Davi acredita que pode alterar qualquer coisa que a lei diga, por causa de uma promessa pessoal que ele havia feito a Jônatas. Davi não está seguindo a regra da lei, está seguindo aquilo que ele, o rei, acha que deve ser a regra.)

G. O que o nosso debate precisa é de mais informações a respeito das regras que Deus havia estabelecido, e que poderiam abranger tal situação. Vamos explorar algumas delas:

1. Leia Êxodo 34:6-7. Este texto permitiria que os filhos de Rispa fossem mortos sob essas regras? (Sim!)

2. Leia Deuteronômio 24:16. Os filhos de Rispa morreriam sob estas regras? (Não!)

a. Vamos transformar você em juiz. Você consegue explicar ou conciliar estas regras aparentemente conflitantes? (Se você olhar o contexto da regra de Deuteronômio, trata-se de uma série de leis para governar o comportamento humano. Por outro lado, a declaração de Êxodo 34 não é uma lei. O texto diz simplesmente que quando Deus pune o pecado, a punição se estende aos netos dos pecadores.)

(1) Isto te ajudaria a resolver esta questão, se você fosse o rei Davi e tivesse que fazer este julgamento?

H. O rei Davi não tinha disponível o livro de Ezequiel. Contudo, nós temos. Ezequiel 18 traz um extenso debate acerca de impor uma penalidade sobre uma geração pelos pecados de outra. Um exemplo dado é o de um homem justo que tem um filho mau, o qual, por sua vez, tem um filho bom (o neto do homem justo). A questão colocada é se este neto deveria sofrer pelos pecados de seu pai. Leia Ezequiel 18:17-20. Os filhos de Rispa deveriam morrer sob esta regra? (Não!)

I. Vamos nos adiantar no fluxo da história dos reis de Israel. Leia II Reis 14:5-6 para ver como o rei Amazias lidou com uma situação semelhante. Ele teria concordado em matar os filhos de Rispa? (Não!)

J. Você acha que o rei Davi, ao impor a penalidade sugerida pelos gibeonitas, estava fazendo a vontade de Deus? (Eu não creio. Creio que a fraqueza de Davi para tomar decisões e sua determinação em receber instruções dos gibeonitas e não de Deus, resultou em uma injustiça.)

K. Para aqueles que discordam, e pensam que Deus teria sancionado esta penalidade, leiam Jeremias 31:27-30. O que este texto sugere que seja o plano mais perfeito de Deus? (Que as pessoas morram pelos seus próprios pecados, não pelos pecados de outras pessoas.)

L. Do ponto de vista prático, você acha que você (ou qualquer outra pessoa) é punido pelos pecados dos teus pais? (Sim. Somos abençoados ou prejudicados pelas vidas vividas pelos nossos pais! Tive grandes pais, os quais foram uma grande benção para a minha vida. Se você é um pai, preste atenção na tua influência!)

1. Leia Jeremias 31:31-32. Qual é a resposta de Deus para este problema? (Jeremias aponta para o tempo de uma “nova aliança”. Qualquer que tenha sido a regra para Israel e Judá, qualquer que possa ser a realidade prática da vida, Deus nos promete que, quando se trata de salvação, vida eterna e a justiça final de Deus, cada pessoa vive ou morre com base em sua própria vida.)

III. O Exemplo de Uma Mãe

A. Tristemente, Rispa perde seus dois filhos pelo pecado do rei Saul. Vamos ler II Samuel 21:10. Quanto Rispa amava seus filhos?

1. Por que ela não os enterrou? (Ela não podia. Lembre-se de que em II Samuel 21:6 o rei Davi ordenou que eles fossem mortos e “expostos” {N.T. – O termo “expostos” só aparece na versão em Inglês da NVI. Porém, este significado está implícito pela palavra hebraica original, “yaqa”, que tem o significado primário de “pendurar” ou “enforcar”. Desta maneira, os corpos pendurados ficariam “expostos”. Outro ponto importante é que quem disse essas palavras foram os gibeonitas, e não o rei Davi.}).

2. Você consegue imaginar que provação terrível este fato foi para ela?

B. Leia II Samuel 21:11-14. Como Rispa, este mulher triste, influenciou o rei? (Ele foi lembrado de seus deveres para com os restos mortais de Saul e Jônatas. Ele lhes dá um enterro digno. O texto também indica que os {corpos dos} filhos de Rispa também foram tratados de maneira apropriada.)

C. Os gibeonitas iriam gostar disto? (O amor e exemplo de Rispa tem um peso maior do que sua solicitação de uma penalidade a ser imposta sobre Saul e sua casa.)

D. Amigo, neste mundo nós encontramos injustiças. Muitos culpam a Deus por isto. Mas Jeremias nos mostra que, no que diz respeito à justiça final, o Deus que morreu pelos nossos pecados, só responsabilizará (se o fizer) a nós mesmos pelos nossos erros. Você vai decidir hoje não questionar o a or e a justiça de Deus?

IV. Próxima Semana: O Homem de Deus – A Obediência Não é Opcional

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Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
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terça-feira, 16 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 08

Joabe: O Fraco Valente de Davi
(II Samuel 3, 13 e 18; I Reis 2)

Introdução: Você tem autoridade sobre outras pessoas? Em caso afirmativo, Deus se preocupa com a forma que você usa este poder sobre os outros. Grande parte do poder sobre outras pessoas ocorre no contexto da família, da política ou do emprego. Nosso governo, nossos pais e nosso patrão podem fazer muito para beneficiar ou prejudicar a nossa vida. Em Efésios 6:9 Deus lembra aqueles que estão no poder acerca do uso de sua autoridade. Ele lhes ordena que respeitem os que estão sob sua autoridade e evitem fazer qualquer ameaça. Por que?  Porque Deus é o Senhor sobre todos, e Ele é justo. Nossa lição desta semana focaliza em um líder militar e político, que tinha um grande poder sobre outras pessoas.  Vamos pular para o nosso estudo e descobrir que lições a Bíblia nos ensina sobre o uso do poder e da autoridade!

I. Uma História de Dois Generais

A. Leia II Samuel 3:17-18. O povo de Deus foi dividido em duas nações – Israel e Judá. Davi era o rei de Judá. Seu general era Joabe. Is-Bosete era o rei de Israel e seu general era Abner. O que Abner decidiu fazer? (Mudar de lado! Ele agora decide apoiar Davi.)

1. Quais razões ele dá para esta mudança na sua lealdade? (Davi é a escolha tanto dos anciãos de Israel quanto de Deus.)

B. Leia II Samuel 3:19-21. Qual é a importância de Abner para este acordo? (Abner é o negociador do acordo. Obviamente, ele é mais poderoso do que o rei Is-Bosete.)

C. Leia II Samuel 3:22-25. Você aceitaria as declarações de Joabe como verdadeiras?

1. O que você acha que motivou estas declarações de Joabe? (II Samuel 2 relata que Abner matou o irmão de Joabe em batalha. Joabe não gosta de Abner por esta razão. Mas suspeito que a razão mais importante é que, em um reino consolidado, Joabe vê Abner como um rival, em sua posição de general chefe.)

D. Leia II Samuel 3:26-27. Você já ouviu falar deste tipo de abordagem no ambiente de trabalho? (Através do engano, você ganha uma promoção, apunhalando seu rival pelas costas. Aqui, o apunhalamento é pela frente e é um punhal de verdade!)

1. O que você diria se fosse Davi? (Joabe está interferindo com um acordo para consolidar os dois reinos sob {a liderança de} Davi. Este assassinato não está de acordo com os interesses de Davi.)

2. Joabe diz que está vingando a morte de seu irmão. Leia II Samuel 2:22-23. Esta é uma vingança apropriada? (Não. Abner tentou não matar o irmão de Joabe. Em vez de desafiar Abner para uma luta justa, Joabe utiliza um estratagema para assassiná-lo.)

E. Leia II Samuel 3:28-29. O que você acha da reação do rei Davi? (Fraca, para dizer o mínimo. Davi parece alguém que acabou de chegar, que não tem autoridade sobre a situação. Davi deve depender muito de Joabe.)

1. Leia II Samuel 3:38-39. Quem eram os “filhos de Zeruia”? (II Samuel 2:18 nos diz que Joabe era um filho de Zeruia. Davi admite que ele, o rei, é fraco demais para enfrentar o seu próprio general!)

a. De quem Davi depende para fazer justiça? (De Deus.)

II. A Substituição

A. Leia II Samuel 8:14-18. Através de conquistas militares, abençoado por Deus, o rei Davi consolida seu território. Joabe permanece como general de Davi. Neste tempo de relativa prosperidade, Davi tem o envolvimento com Bate-Seba, que estudamos há duas semanas. Você deve se lembrar que Joabe ajuda Davi a matar Urias, o marido de Bate-Seba. Que autoridade este fato dá a Joabe sobre Davi?

B. Leia II Samuel 13:1-2 e II Samuel 13:12-14. Esta atração física por sua meia-irmã termina com o estupro de Tamar por Amnom. O que o rei Davi deveria fazer a respeito disto? (Leia Deuteronômio 22:28-29. Amnom deveria pagar uma multa e casar-se com Tamar.)

1. Leia II Samuel 13:15-17. Tamar está insistindo em seu direito ao casamento? (Sim. Tamar não concordou com o estupro; ao contrário, ela sugeriu o casamento. Porém, depois de estuprada, ela tem o direito de insistir em casar-se com o rapaz – que era o próximo na linha de sucessão ao trono.)

C. Leia II Samuel 13:21. O que o rei Davi faz a respeito deste crime terrível entre seus próprios filhos? (Ele fica maluco, mas não faz nada.)

1. Por que? (Davi provavelmente sente que havia perdido sua autoridade moral.)

D. Leia II Samuel 13:28-29. Por que Absalão matou Amnom? (Leia II Samuel 13:32-34. Absalão impõe o seu próprio castigo. Depois, ele foge do país.)

1. Você acha que Absalão fez o que era certo?

E. Leia II Samuel 13:38-14:3. O rei Davi lamenta por seu filho, Absalão e o general Joabe arranja uma mulher de Tecoa para que se aproxime de Davi a respeito de permitir o retorno de Absalão.

F. Leia II Samuel 14:19-21. Não vamos analisar o que a mulher disse para convencer o rei, mas o rei Davi acredita que Joabe está atrás deste plano para trazer Absalão para casa. Por que Joabe faria uma coisa dessas? Por que ele se preocuparia? (Leia II Samuel 14:22. Parece que Joabe faz isso para conquistar o favor de Davi.)

G. Acontece que trazer Absalão de volta não é uma idéia tão boa. Leia II Samuel 15:10-13. Por que Absalão se revolta contra seu pai? (Talvez ele pense que Davi é fraco, por causa da idade e das suas falhas em lidar com a própria família.)

H. Leia II Samuel 18:1-5. Davi decide lutar. Por que Davi decidiria poupar Absalão, o líder da rebelião?

I. Leia II Samuel 18:9. O que acontece com o novo rei? (parece que, quando o novo rei estava sozinho, ele encontrou com os soldados de Davi. Suponho que Absalão fez meia volta com sua mula  e começou a cavalgar o mais rápido que podia – apenas para ter a sua cabeça presa a uma árvore!)

1. O que você faria caso se deparasse com o líder da rebelião?

J. Leia II Samuel 18:10-13. Qual é a visão que o jovem tem acerca da honestidade e integridade de Joabe? (Se matasse Absalão a pedido de Joabe, ele acreditava que Joabe iria negar qualquer envolvimento. O jovem sofreria então a ira do rei Davi.)

1. Existe alguma dúvida de que Joabe havia compreendido a ordem do rei Davi a respeito de não ferir Absalão?

K. Leia II Samuel 18:14-17. Como você explicaria as ações de Joabe? (Leia II Samuel 17:25. Joabe sabia o quanto Absalão significava para Davi, mas Absalão havia escolhido Amasa, em vez de Joabe {II Samuel 17:25}. A cada vez que vemos Joabe reafirmar a sua autoridade, é para beneficiar o próprio Joabe.)

L. Leia II Samuel 19:11-13. O que Davi finalmente decidiu com respeito à autoridade do general Joabe? (Davi decidiu que já havia visto o bastante dos ardis de Joabe em proveito próprio. Ele promete entregar a autoridade de Joabe a Amasa, que era o general de Absalão.)

III. Rebelião Novamente

A. Pouco tempo depois de a rebelião de Absalão haver sido abafada, então outro rebelde chamado Seba declara sua autoridade sobre Israel. Leia I Samuel 20:2 e II Samuel 20:4-5. Como o general Amasa está se saindo em seu novo posto? (Ele é um pouco lento em seu novo trabalho.)

B. Leia II Samuel 20:6-7. Qual é o resultado da demora do general Amasa? (Lembre-se que Abisai é o irmão de Joabe. O rei Davi não se volta para Joabe, mas para o irmão de Joabe – o qual já havia sido, anteriormente (II Samuel 18:1-2), um grande comandante para Davi. Abisai está pronto para marchar e Davi o envia para a batalha contra Seba.)

C. Leia II Samuel 20:8-10. Quando Joabe matou a Abner, um rival em potencial, ele tinha uma desculpa. Que desculpa Joabe tem para este assassinato? (Nenhuma.)

D. Joabe e seu irmão, Abisai, assumem as tropas de Davi e sufocam a rebelião de Seba. Leia II Samuel 20:23. O que devemos concluir? Que o abuso de autoridade e a traição são a forma para manter a autoridade?

IV. Justiça

A. Leia I Reis 2:1, 5-6. Davi tem algumas instruções para ao rei Salomão em seu leito de morte. Por que Davi não cuidou ele mesmo de Joabe? (Davi falha (mais uma vez) em reivindicar a sua devida autoridade. Talvez um julgamento de Joabe resultaria na revelação da ordem de Davi acerca da morte de Urias.)

B. Estudamos na semana passada como Abiatar, o sacerdote, quando era um homem velho, conspirou com Joabe para fazer de Adonias o novo rei, enquanto Davi ainda estava vivo. O rei Davi interveio e declarou Salomão como rei. Leia I Reis 2:27-34. Joabe finalmente recebeu o que merecia?

C. Amigo, como você usa a autoridade? Para beneficiar os outros ou beneficiar a você mesmo? Você vai permitir que a injustiça prevaleça, por omissão? Por que não se comprometer hoje a usa r a tua autoridade para beneficiar a outros?

V. Próxima Semana: Rispa: A Influência da fidelidade

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Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 07

O Sacerdote Abiatar
(I Samuel 21-23; I Reis 1-2)

Introdução: O que você faz quando tem um problema? Como você decide o que fazer quando te faltam boas informações? E se o assunto é complicado por pessoas ao teu redor que agem de forma irracional ou desonesta? A vida nem sempre é justa. Os servos de Deus enfrentam este tipo de problema. Esta semana nosso estudo se concentra nas ações de varias pessoas do povo de Deus que foram confrontadas com uma situação injusta. Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender para nos ajudar a lidar com os problemas da vida!

I. A Visita de Davi

A. Leia Samuel 20:1 e I Samuel 21:1. Davi é um guerreiro que está fugindo, porque tem medo que o rei Saul o mate. Por que o sumo sacerdote tremeria ao ver um guerreiro em vez de vários? (Davi não era apenas um guerreiro, ele era o comandante de pelo menos 1.000 soldados (I Samuel 18:13). Aimeleque obviamente conhece Davi e acredita que alguma coisa está errada.)

B. Leia I Samuel 21:2-3. Qual é a resposta de Davi ao sumo sacerdote? (Davi está em uma missão secreta! Ele vai se encontrar com seus homens, mas enquanto isto, está faminto.)

1. Por que o rei enviaria Davi em uma missão secreta sem comida suficiente?

C. Vamos pular um pouco à frente e ler I Samuel 21:8-9. Davi não apenas tem falta de comida, mas ele não tem uma arma. Se você fosse o sumo sacerdote, estaria desconfiado?

1. Lembre-se que Davi vai se encontrar em breve com seus homens. Será que eles não teriam várias espadas?

D. Leia I Samuel 21:4-6 e Levítico 24:8-9. É apropriado para Davi comer o pão consagrado? (leia Mateus 12:3-4. Não. Este pão era reservado aos sacerdotes.)

E. Vamos voltar por um momento. A história de Davi é verdadeira? (Não. Nada disto é verdade.)

1. É apropriado mentir em tais circunstâncias?

2. Leia I Samuel 20:4-8. Davi tinha o hábito de mentir para preservar a sua vida?

a. O que assumimos na última pergunta é correto? Davi precisava mentir para preservar a sua vida? (Nenhuma mentira parece ser necessária para o que Davi tem em mente. No máximo, suponho que a mentira seja para ajudar o sumo sacerdote ou Jônatas.)

F. Leia novamente I Samuel 21:9. Imagine que você é Davi, segurando a espada de Golias. O que deveria estar passando pela tua mente? (Este foi um momento em que a tua vida realmente estava em perigo.)

1. Que lição esta história deveria ter ensinado a Davi acerca de mentir como uma solução para uma situação difícil? (Na semana passada, Urias foi uma lembrança para Davi do que quer dizer ser devotado a Deus e ao Seu exército. Esta semana, a espada de Golias era uma lembrança para Davi do que quer dizer confiar em Deus para vencer o pior tipo de situação – sem confiar em suas próprias artimanhas.)

G. Vamos rever o que Jesus disse, lendo Mateus 12:1-8. Jesus está recomendando que Davi fez? (Jesus não apóia a mentira. Porém, ala parece apoiar o fato de Davi haver comido o pão consagrado.)

1. Qual é o ponto de Jesus? A lei de Deus não é absoluta? Certas situações exigem uma exceção? (Não. Jesus nos pede para olhar além da regra e descobrir por que é que temos a regra. Tanto o sistema do santuário quanto o Sábado dirigem a nossa atenção para Deus, que nos criou e nos salvou. Jesus era o Deus para quem estas regras apontavam. Não podemos deixar que o ponto seja sobrepujado pela regra.)

H. Leia I Samuel 21:7. Agora temos um fato novo que torna a trama mais complicada! Que problema surgiu? (A conduta desonesta de Davi com o sumo sacerdote seria agora conhecida! A conduta do sacerdote também seria conhecida.)

1. Como você acha que Doegue pronunciava o seu nome? “Dog” [“Cão”, em inglês]? Na semana passada era um hitita. Nesta semana temos um edomita. Com todos esses estrangeiros andando ao redor, Davi está achando difícil pecar sem que alguém faça soar o alarme por causa dele!

II. Ira

A. Leia I Samuel 22:1-2. Como você descreveria os seguidores de Davi? (Descontentes e a sua família! Exceto pela família, estes não eram cidadãos regulares.)

B. Leia I Samuel 22:7-8. O rei Saul tem uma queixa legítima?

1. Saul está certo ao dizer que as pessoas se juntam a Davi por causa de dinheiro? Que ele dará aos devedores a propriedade dos outros? (Samuel já havia dito ao rei Saul que seu reino seria passado a outro (I Samuel 15). Saul sabe que é a vontade de Deus, não a promessa de propriedades.)

C. Leia I Samuel 22:9-10. O “Cão” [“Dog”] é um rato? (Doegue não correu para o réu Saul imediatamente. Foi somente quando Saul estava apelando aos seus auxiliares para que lhe contasse a respeito dos esquemas contra ele é que Doeg disse ao rei sobre Davi e o sacerdote.)

D. Leia I Samuel 22:11. Você e toda a tua família de sacerdotes foram intimados a ver o rei. Quais são os teus pensamentos?

1. Você estaria revendo todas aquelas inconsistências na história de Davi?

E. Leia I Samuel 22:12-13. O que você responderia se fosse Aimeleque?

F. Leia I Samuel 22:14-15. Esta é uma boa resposta? (Sim. É necessária a intenção para que haja uma conspiração. Aimeleque disse que não tinha absolutamente qualquer intenção de cometer traição contra o rei.)

1. Você culpa a Davi por colocar o sacerdote nesta posição? Ele deveria ter antecipado isto? (Sim. Davi tinha duas razões para mentir. Ele mentiu para fazer com que o sacerdote fizesse algo que, de outra maneira, ele não faria. Ele também pode ter mentido para proteger o sacerdote.)

a. Davi tinha a obrigação de informar de forma completa a sua situação, de forma que Aimeleque pudesse avaliar os riscos de decidir o que fazer? (É claro. Quem é Davi para avaliar o risco para outra pessoa? Isto é puramente orgulho e engano.)

G. Leia I Samuel 22:16-17. O que a reação dos guardas, que ouviram todo o diálogo, nos diz? (Eles pensaram que os sacerdotes tinham uma boa explicação. Eles pensaram que o rei Saul estava fora de controle. Ele estava mentalmente desequilibrado. Os guardas sabiam que estes eram homens de Deus, e dariam a eles o benefício de qualquer dúvida.)

1. Que razão Saul tinha para dar tal ordem?

2. Se a disputa para ver quem será o rei é entre Saul e Davi, quem está melhor qualificado? (Davi pode ter colocado estes sacerdotes em um grande perigo por causa de sua desonestidade, mas Saul toma a decisão executiva de matá-los.)

H. Leia I Samuel 22:18-19. O que este texto nos fala sobre Doegue? (Ele não tinha muita consideração pelos sacerdotes de Deus. Note que Doegue é um edomita. Os edomitas eram descendentes de Esaú (Gênesis 36:9). Talvez, como Urias, ele viu uma oportunidade de ser promovido – de chefe dos pastores para a guarda pessoal do rei.)

1. Se há alguma coisa que influencia a ação de Doeue, é o fato de que ele fez o relato que levou o rei a pronunciar a pena de morte? (Leia Deuteronômio 17:6-7. Saul obviamente não está seguindo esta regra, porque só possui uma testemunha. Porém, a idéia de que a testemunha deve sustentar o seu testemunho pode ter sido um fator na decisão de Doegue para executar este ato maligno.)

III. Abiatar, o Sobrevivente

A. Leia I Samuel 22:20. Somente um sacerdote sobreviveu. Este á a direção para a qual você correria, se fosse Abiatar?

B. Leia I Samuel 22:21-22. Se Davi sabia disto, por que ele não advertiu o sacerdote ou fez alguma coisa para ajudar a protegê-los?

1. Seria justo deixar isto nas mãos de Deus? (A mentira de Davi colocou todos estes eventos em movimento. Davi não permitiu que Deus fizesse o trabalho pesado, quando se aproximou dos sacerdotes. Parece um pouco presunçoso fazer uma confusão e depois sair andando como se não tivesse qualquer responsabilidade. Eles podem confiar em Deus, mas você não precisa [ter esta confiança?].)

C. Leia I Samuel 22:23. Você confiaria em Davi, depois do que acabou de acontecer? (Eu não confiaria em Davi se Seus interesses estivessem em conflito com meus interesses. Mas Davi explica a Abiatar que seus interesses são os mesmos. Aparentemente, isto convenceu a Abiatar.)

D. Abiatar permaneceu com Davi e desempenhou o papel de sacerdote quando Davi estava fugindo e mais tarde, quando Davi se tornou rei. Com a passagem do tempo, Davi e Abiatar tornaram-se idosos. Nos seus últimos anos [de vida], Abiatar enfrentou um desafio muito difícil. Leia I Reis 1:5-7. O rei Davi estava velho, mas ainda estava vivo. O que você faria se fosse Abiatar?

1. Abiatar deveria ter consultado o rei Davi?

a. Por que ele não consultaria a Davi? (Esta era a sua chance de ajudar a fazer um rei!)

E. O rei Davi interveio e Salomão tornou-se o rei, em vez de Adonias. Porém, Adonias mais tarde fez uma exigência que o rei Salomão entendeu como um passo no sentido de uma revolta contra sua autoridade. Leia I Reis 2:22. Como o rei Salomão via agora a Abiatar? (Como alguém que ainda era um rebelde.)

F. Leia I Reis 2:25-27. Como você compara o rei Salomão com o rei Saul, na questão dos sacerdotes e a rebelião? (Salomão não age como um doido. Desta vez, o sacerdote Abiatar realmente havia tomado parte em uma oposição.)

G. Amigo, nosso estudo mostra que coisas injustas acontecem com os servos de Deus. Os pecados da desonestidade, intriga e ira podem fazer de qualquer um de nós vítimas. Nosso melhor curso de ação é buscar a vontade de Deus e confiar nEle. Lutar com o fogo usando fogo não é a resposta correta. Você vai decidir hoje confiar em Deus e não em você mesmo?

IV. Próxima Semana: Joabe: O Fraco Valente de Davi

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quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 06

Urias: Um Estrangeiro de Fé
(II Samuel 11)

Introdução: Você pode apontar para algum momento no teu passado e dizer, “Cometi um erro muito grande”? Aposto que outras pessoas te ajudaram a cometê-lo. Esta semana vamos olhar para uma grande colisão de erros que, no mínimo, custaram a vida de um homem e criaram um problema infindável para outro. Não é preciso dizer que este é o tipo de erro que queremos evitar. Vamos pular direto para o nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender a respeito de evitar erros que podem alterar nossas vidas!

I. A Tolice do Rei

A. Leia II Samuel 11:1. Esta era a estação do ano “em que os reis saíam para a guerra”. Há alguma coisa errada neste verso? (Sim. O rei em questão não saiu para a guerra. Os “oficiais e todo o exército” haviam saído sem a liderança do rei.)

B. Leia II Samuel 11:2. Qual parece ser o resultado de momentos ociosos para o rei? (Ele está inquieto.)

C. Leia II Samuel 11:3-4. Talvez seja simplesmente porque não encontramos a tentação correta, mas parece que a maior parte de nós não tem fraquezas com relação a todos os pecados. Em vez disso, a maior parte de nós tem uma fraqueza com relação a alguns poucos pecados. Quais tentações encontramos nestes versos?

1. Qual é a tentação para Bate-Seba? (No mínimo, um homem poderoso e importante está interessado nela. O rei a acha que ela é linda.)

a. O que, acerca do nome de Urias, pode ser uma pista com relação ao interesse de Bate-Seba pelo rei? (Ele é um hitita. Ele tinha uma origem estrangeira, portanto sua esposa pode ter acreditado que poderia “fazer melhor”.)

b. Leia Deuteronômio 7:1-4. O casamento com Urias foi um erro? (Como veremos, a despeito de sua origem hitita, Urias é um seguidor de Deus. Ele havia se convertido. Mas pode haver algum preconceito social contra Urias, o que seria uma marca contra Bate-Seba. )

2. Qual é a tentação para Davi? (Uma mulher linda, que está disposta não apenas a permitir que ele a veja tomando banho, mas que está disposta a ter sexo com ele.)

3. Note que Bate-Seba segue as leis que tratam com a impureza (Levítico 15:18). É mais fácil cair em pecado com alguém que compartilha a tua fé religiosa? Os alarmes de advertência na tua cabeça são silenciados?

D. Leia II Samuel 11:5. Qual é o problema com as notícias? (Seu pecado secreto não será mais um segredo.)

1. Deus sabia a respeito do pecado. Como esta notícia mudou as coisas? (por alguma razão, tememos mais aos outros do que a Deus.)

a. Qual é a razão para uma visão tão ilógica das coisas? (Orgulho?)

II. Urias

A. Leia II Samuel 11:6-7. O que você acha que está se passando na cabeça de Urias? (O rei dá tanto valor à opinião dele que lhe pergunta a respeito do general Joabe, da moral dos soldados e do progresso da guerra. Este é um grande elogio para um hitita!)

1. O que Urias pensaria a respeito de seu futuro como militar? (Urias já era considerado um dos “principais guerreiros” de Davi (II Samuel 23). Certamente ele é um homem recomendado para uma promoção futura! Se eu fosse Urias, estaria muito animado com o desenrolar dos acontecimentos.)

B. Leia II Samuel 11:8-11. Qual é o objetivo de Davi?

1. Por que Urias tem tal devoção ao dever? (Ele pode ter sido sempre um homem fiel ao dever. Contudo, depois que viu que o rei o considerava um conselheiro especial na guerra, tenho certeza de que sua devoção ao dever aumentou!)

2. A lógica de Urias faz algum sentido? (Onde Urias dorme não altera a situação dos outros soldados. Apenas o faz parecer mais devotado em frente ao rei.)

3. Urias tem um dever para com a sua esposa?

a. Como você compararia o dever dele para com seus companheiros soldados e o dever dele para com a sua esposa?

b. Urias é um homem que coloca seu trabalho diante de sua família?

c. Como você explicaria que Urias desafiou a ordem do rei (II Samuel 11:8) para ir para sua casa e ver sua esposa? (Urias nem mesmo foi ver Bate-Seba.)

d. Como as ações de Urias fizeram Davi se sentir? (Urias coloca a sua lealdade ao exército de Deus acima da lealdade à sua esposa. Davi coloca o seu interesse pela mulher de outro homem acima de sua lealdade para com o exército de Deus.)

C. Leia II Samuel 11:12-13. Há mais moral em comer e beber com o rei do que comer e beber (II Samuel 11:11) com a tua esposa?

1. Urias distorceu a sua lealdade? (Não sabemos o suficiente para fazer um julgamento preciso, mas para Urias, “integridade” é ser fiel ao seu trabalho acima de qualquer consideração para com a sua esposa. Ele parece ter uma desconsideração total para com a sua esposa.)

a. Urias está obedecendo a Deus? (Leia Provérbios 24:21-22. Penso que Urias está desobedecendo a Deus. Se o rei te manda ir para casa e visitar a tua esposa, então você deveria obedecer. O argumento de Urias no sentido contrário é apenas tolice – a menos que o objetivo seja impressionar o rei.)

2. Você consegue começar a ver por que Bate-Seba pode ter se motivado a tomar um banho onde o rei poderia ver a sua beleza?

a. Se você disse um “sim” de todo coração a esta última pergunta, isto justifica o adultério? (Ninguém é um cônjuge perfeito. Urias pode ter a sua lealdade distorcida, e pode ter sido inflexível e sem romantismo (ou até mesmo insensível), mas isto não justifica o adultério.)

b. Leia Provérbios 30:21-23. A terra está tremendo em nossa história?

III. O Plano de Assassinato

A. Leia II Samuel 11:14-15. O que você acha que Urias pensou que estava na carta? (Um relatório da fidelidade de Urias! Urias permaneceu firme através dos dois testes que o rei lhe deu. Este homem precisa ser promovido!)

1. O que motiva o rei Davi a dar esta ordem? (Ele quer manter o seu pecado em segredo. Ele prefere a sua vida acima da vida de Urias.)

a. Este é o mesmo motivo para o aborto hoje?

2. O que você diria acerca da propriedade da ordem de Davi se ele não houvesse acrescentado a expressão “deixe-o”? (Urias poderia ter concordado com a ordem, se Davi tivesse deixado de fora esta parte. Esta seria mais uma oportunidade de provar o seu valor na batalha. Alguém tem que estar onde o combate é mais violento. Alguém vai ser um herói e alguém vai morrer. Por que não conceder este desafio a alguém cuja morte tornaria a vida do rei mais fácil?)

B. Leia II Samuel 11:16-17. O general Joabe seguiu as ordens do rei? (Não há evidências de que ele tenha se retirado e deixado Urias por conta própria.)

1. Por que? (Sem dúvida, Joabe pensou que isto seria assassinato.)

2. Era errado para Joabe colocar Urias na frente de batalha? (Não. Ele não tinha nada a ganhar com isso. Estava apenas seguindo ordens. Alguns homens estariam na frente de batalha. Seria lógico colocar um dos “principais guerreiros” ali, para inspirar as tropas.)

C. Leia II Samuel 11:18-22. Em vez de abandonar Urias, o que Joabe fez? (Ele mandou que os homens se aproximassem demais do muro.)

1. Por que o rei Davi ficaria indignado com o general Joabe? (Aproximar-se demais do muro era um erro tático óbvio. Em uma manobra exatamente como esta Abimeleque, filho de Gideão (O famoso guerreiro-líder de Israel), tinha sido morto por uma mulher que deixou cair uma pedra na sua cabeça! (Juízes 6:32 e Juízes 9:52-54.) Um general habilidoso não deveria esquecer lições como esta.)

D. Leia II Samuel 11:25. As palavras de Davi a respeito da espada são verdadeiras? (Não. Esta morte não foi ao acaso. Foi uma ordem do rei.)

E. Leia II Samuel 11:26-27. Bate-Seba amava Urias?

1. A morte dele foi útil para ela? (Sim. Duvido que a penalidade por adultério fosse aplicada nesta situação, mas a penalidade era a morte (Levítico 20:10).)

F. Amigo, às vezes entramos em problemas sérios por causa de nossos próprios erros e dos erros dos outros. Uma falta de amor abnegado geralmente está na raiz destes problemas. Davi amava mais a si mesmo do que a Urias. Urias amava mais a si mesmo e a sua carreira do que a Bate-Seba. Bate-Seba amava maias a si mesmo do que a Urias. Você vai se comprometer hoje a amar aos outros pelo menos como ama a si mesmo?

IV. Próxima Semana: O Sacerdote Abiatar

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Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
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