terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 13

Baruque: Legado em um Mundo em Pedaços
(Jeremias 7, 36 e 45)

Introdução: E se eu te dissesse que você vai terminar a vida possuindo somente as roupas que está vestindo? E se eu também te dissesse que você seria um grande guerreiro de Deus por toda a tua vida? Você sentiria que Deus te abandonou? As promessas da Bíblia, de bênçãos para os que são fiéis, pareceriam ser falsas e amargas? Esta semana vamos estudar um homem que possuía uma grande ambição pessoal, permaneceu firme por Deus contra uma grande oposição e ainda escapou somente com sua vida. Vamos mergulhar na Bíblia e ver se conseguimos fazer algum sentido desta história!

I. Advertência

A. Leia Jeremias 7:1-3. Regras deste tipo ainda se aplicam hoje? As nossas ações determinam a paz relativa na qual vivemos? (Podemos notar todo o tipo de expectativa, mas acredito que esta é a regra geral: obediência a Deus traz uma vida mais pacífica.)

1. Estas regras se aplicam às nações – que a desobediência a Deus significa problemas no futuro?

2. Note que o texto diz: “Eu os farei habitar neste lugar...”. O que isto quer dizer? (Babilônia estava se movendo, para conquistar o povo de Deus e destruir o Templo de Jerusalém.)

B. Leia Jeremias 7:4. Que argumento as pessoas estão levantando contra a profecia de Jeremias? (Esta é a nação de Deus! Seu templo é aqui. Como Deus poderia se aliar a pagãos?)

1. Você gostaria de proferir uma mensagem que parece ser antipatriótica? Que parece se colocar ao lado dos pagãos?

C. Leia Jeremias 7:5-7. O que este texto sugere a respeito da natureza da fé? (Simplesmente dizer que Deus está conosco é “enganoso”. O que Deus quer não são apenas palavras, mas uma mudança em nossa maneira de ser.)

1. O que isto nos ensina a respeito da justificação pela fé? (Justificação pela fé não são meras palavras. Nossa fé, nossos pensamentos são refletidos por nossos atos. Se pensamos que a questão da nossa crença está, de alguma forma, isolada das nossas obras, estamos confiando em “palavras enganosas”! Por outro lado, no instante em que sinceramente acreditamos e  confessamos, estamos salvos. A questão, para o cristão, é se ele continua a crer – seus atos falam muito acerca de seus pensamentos.)

2. Qual era o problema teológico com a fé do “povo de Deus”? (Eles estavam seguindo outros deuses.)

a. Como pode ser isso, se eles afirmavam seguir ao Senhor?

b. Há algo que deveria preocupar hoje a nós, que nos declaramos como cristãos?

3. Qual era o problema prático com os atos das pessoas? (Elas estavam oprimindo o pobre e o desamparado e matando inocentes.)

D. Leia Jeremias 7:8. Que lição este texto sugere para nós hoje? (Estamos correndo perigo de sermos enganados. Satanás afirma que meras palavras são um substituto para ter confiança em Deus e tratar adequadamente os outros.)

1. Existem muitos trechos na Bíblia que dizem que os ricos devem compartilhar com os pobres. Qual é a questão aqui? (Em textos tais como Provérbios 28:27 Deus nos diz que há uma bênção em ajudar os pobres e uma maldição ao ignorar suas necessidades. Mas a advertência de Jeremias vai além disto – aqueles que estão no poder estão prejudicando de maneira ativa os pobres.)

E. Leia Jeremias 7:9. Estes são os pecados que vemos hoje? Estas são as tentações em nossa vida?

F. Leia Jeremias 7:10-11. Estamos seguros para pecar, se freqüentamos a igreja certa? Se somos cidadãos da nação certa?

II. Baruque na Batalha

A. Leia Jeremias 36:1-3. Qual é o propósito do tipo de advertências que acabamos de estudar? (Deus quer que nos afastemos de nossos pecados. Deus nos perdoará. Ele quer que evitemos o desastre.)

B. Leia Jeremias 36:4-7. Qual é o papel de Baruque no seu trabalho com o grande profeta Jeremias? (Ele é um escriba. O Comentário de Adam Clarke nos diz que Baruqye não era apenas um escritor, mas era um homem estudado, “alguém que conhecia as leis e os costumes”. Parece que ele era o advogado de Jeremias!)

C. Leia Jeremias 36:8-10. Você gostaria deste emprego – não apenas escrever as palavras do profeta, mas se levantar e compartilhá-las nos lugares mais públicos – palavras que dizem que as pessoas são ímpias e que a nação cairá diante dos pagãos?

D. Leia Jeremias 36:11-15. Quais seriam as tuas esperanças se você fosse Baruque? (Minha leitura diante destes oficiais importantes pode fazer com que eles levem a sério a advertência de Deus. Seria muito bom para Deus, bom para a nação e bom para Baruque.)

E. Leia Jeremias 36:16-18. As coisas estão indo conforme esperado? Qual é a reação os altos oficiais da terra à leitura de Baruque? (Sim. As coisas estão indo maravilhosamente. Eles levaram as palavras a sério. Eles temem o que está escrito.)

1. Por que eles querem conhecer quem escreveu essas advertências? (Para ver se elas realmente vieram de Deus.)

F. Leia Jeremias 36:19. Se as palavras de Deus estão sendo levadas a sério, por que eles teriam que se esconder?

G. Leia Jeremias 36:20-23. O que o rei pensa das palavras de Jeremias? (Ele mostra seu descontentamento.)

H. Leia Jeremias 36:24-26. Agora vemos por que os oficiais do rei sugeriram que Baruque e Jeremias se escondessem. Se os oficiais predisseram corretamente a reação do rei, por que levar o documento até o rei afinal de contas? (Eles tiveram medo de não contar ao rei.)

I. Leia Jeremias 36:27-32. Você gostaria do emprego de Baruque? O que este texto sugere a respeito de ser honesto acerca do pecado? (Sugere que a advertência é necessária, mas ela não será popular.)

1. Em minha experiência, geralmente tem sido os “desajustados” que estão proclamando que alguma coisa está terrivelmente errada com a minha igreja. Leia novamente Jeremias 36:24. Como podemos julgar se estamos sendo como este rei ímpio? (Leia Jeremias 7:22-23. O nosso único guia seguro é ir à palavra de Deus e nos certificarmos que estamos “[andando] em todo o caminho que [Deus nos] ordenar”. Esta é a maneira de distinguir as advertências dos desajustados das advertências daqueles que falam em nome de Deus.)

III. Baruque Depois da Batalha

A. Leia Jeremias 45:1-3. A quem esta mensagem de Deus é endereçada? (A Baruque.)

1. Se você fosse Baruque, pensaria que merece uma mensagem de Deus? (Você esteve fazendo a obra de Deus, sendo um parceiro de Deus e de Jeremias. Agora você está sendo caçado pelo rei. Está se escondendo. Como o rei está cortando e queimando o que você escreveu, você tem o sentimento de que ser apanhado não será uma boa coisa. Como resultado, você está “exausto de tanto gemer, e não encontr[a] descanso”.)

2. O que mais deveria estar perturbando Baruque? (A advertência que ele estivera proclamando – que a nação iria cair diante da Babilônia.)

3. Vamos voltar para onde começamos e ler Jeremias 7:1-3. Esta não era uma promessa para Baruque, assim como para qualquer outro?

a. Que futuro Baruque vê? (É difícil ver um futuro bom. Ele está cansado, reclamando e não consegue dormir.)

b. Deus quebrou a Sua palavra?

B. Leia Jeremias 45:4-5. Quais tinham sido as esperanças e sonhos de Baruque? (O verso 5 sugere que ele estava esperando grandes coisas para si mesmo. Por que não? Ele pensava que se trabalhasse com o grande profeta de Deus, seu futuro seria brilhante e bem sucedido. Isto está implícito na mensagem que ele tinha estado proclamando ao povo de Deus – façam uma reforma e vivam em paz.)

1. Qual é o futuro que mais provavelmente vai ocorrer? (Deus diz que ele irá derrotar o Seu povo e trazer desastres.)

a. Imagine um futuro no qual o teu país é invadido, tua igreja é destruída e desastres estão em toda parte. Qual seria a tua atitude mental?

(1) Como seria a tua atitude se anteriormente você houvesse planejado (esperado) ser um alto e respeitado oficial (profeta) na nação favorecida por Deus?

2. Que futuro Deus promete para Baruque? (Ele vai escapar com vida.)

3. Que lição este texto nos ensina? (A qualidade de nossa vida depende em parte da fidelidade daqueles que estão ao nosso redor.)

a. Isto é justo? (Considere pelo que Deus tem passado por causa da nossa infidelidade.)

C. Amigo, você é como Baruque? Tem sido fiel em proclamar a mensagem de Deus, mas o poder do mal destruiu as tuas esperanças, planos e sonhos para a tua vida na terra? No grande conflito entre o bem e o mal, isto às vezes acontece. A promessa de Deus a Baruque demonstra que Deus se importa com ele. Você vai depositar a tua confiança no amor e cuidado de Deus, mesmo quando os teus planos pessoais de fama e fortuna estão em chamas?

IV. Na próxima semana iniciaremos uma nova série de estudos sobre a Bíblia e as emoções humanas.

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: