segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 11

A Viúva de Sarepta – O Salto de Fé
(I Reis 17)

Introdução: Esta semana a minha virtuosa esposa me disse que não quer que eu lhe compre coisa alguma no Natal. Em vez disso, ela deseja que eu dê o dinheiro que seria gasto em seu presente para uma instituição de caridade. Meu pensamento imediato foi “Eu preciso fazer isso também.” Então, comecei a lutar com a minha decisão. E você? Você luta com o egoísmo? Aposto que agora mesmo você está se perguntando, é egoísmo aceitar presentes no Natal? Boa pergunta! Talvez a resposta tenha a ver com a questão de se as tuas necessidades já estão satisfeitas. E o que dizer de ajudar os outros quando as tuas necessidades não estão satisfeitas? Vamos mergulhar no nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender sobre o verdadeiro egoísmo!

I. A Seca

A. Leia I Reis 17:1-4. Se Deus pode impedir a chuva de cair, ele pode suprir aqueles que O seguem?

1. A resposta, obviamente, é “sim”. Então, por que deveríamos ter que suprir os seguidores de Deus?

B. Leia I Reis 17:7-9. Elias deveria pensar que Deus falhou com ele quando o riacho secou?

1. Por que Deus permitiu que ele secasse?

2. De onde viria a próxima refeição de Elias? (Ele deve se mudar para fora do país. Lá ele será alimentado por uma viúva.)

C. Leia I Reis 17:10-12. Coloque-se no lugar desta viúva. Você colocaria as necessidades de um estrangeiro desconhecido diante das necessidades do teu filho e as tuas?

1. A viúva tem uma obrigação moral de dar comida para o seu filho antes de dá-la para um adulto desconhecido?

2. Eu chamei Elias de “desconhecido”. O que o fato de que a viúva reconheça Elias como um seguidor do “teu Deus” sugere?

a. Você se lembra que Deus disse a Elias (verso 9) que já havia feito os preparativos relativos à alimentação com uma viúva? Você acha que ela tinha algum conhecimento anterior de Elias?

(1) Se Deus já tinha acertado os “preparativos relativos à alimentação” com a viúva, como você explica a declaração que ela pensava que sua família morreria?

3. O que você acha do plano de Deus – fazer com que uma viúva faminta e seu filho fossem os meios pelos quais o profeta de Deus fosse alimentado?

a. Vamos assumir que você é a última pessoa na igreja qualificada para realizar uma determinada tarefa. Quando a igreja pede a você para realizar esta tarefa, você deveria se negar?

II. O Teste

A. Leia I Reis 17:13-14. O que está sendo pedido desta viúva. (Desistir de uma refeição certa pela promessa de comida suficiente no futuro.)

1. Como você teria reagido? Você diria que a viúva e o seu filho deveriam comer antes do profeta?

2. Você diria que procurar comida com uma viúva faminta e seu filho é ilógico – Elias deveria ir a outra pessoa que estivesse em uma posição melhor para ajudar?

3. Você diria que um líder que seja um servo deveria, logicamente, comer por último?

4. Você chegou a notar (a partir da lição da semana passada) que os profetas às vezes morrem e que este tinha uma poderosa razão para mentir para você?

5. Deus nos pede para abrirmos mão daquilo que é certo em troca de uma promessa de algo maior {no futuro}?

B. Leia I Reis 17:15-16. Qual é o resultado da fé da viúva? (Ela e seu filho viveriam!)

C. Certa vez eu me coloquei em uma confusão terrível quando dois membros da igreja se envolveram em um processo de divórcio e custódia de filhos. Um dos cônjuges me mostrou alguns documentos legais (interrogatórios) do outro cônjuge, no qual era perguntado se a pessoa acreditava em devolver o dízimo antes de pagar a conta da eletricidade. Como você responderia a esta pergunta? (Responder que você devolveria o dízimo primeiro demonstraria (presumivelmente) que você não era um pai responsável. Eu concordei em ser uma testemunha para o pai que devolveria o dízimo primeiro.)

D. Leia Lucas 4:23-26. Se o teu pastor local viesse a você com a proposta feita por Elias, você aceitaria?

1. Ou você diria ao teu pastor para orar para que houvesse mais farinha e azeite primeiro? (Jesus sugere que às vezes Seus seguidores são mais relutantes de andar pela fé quando se trata de pessoas que eles conhecem.)

a. Às vezes fazemos concessões com relação aos métodos e práticas de nossa própria igreja porque estamos acostumados a elas?

III. A Recompensa da Fé

A. Leia I Reis 17:17. Deus salvou este menino da fome por causa da fé de sua mãe. Por que, depois de tudo, Deus permitiria que o menino morresse?

B. Leia I Reis 17:18. Quem a viúva culpa pela morte de seu filho? (Primeiro, a si mesma. Depois Elias e depois Deus.)

1. “Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho?” É assim que nós reagimos quando alguma coisa ruim acontece conosco?

2. Deus se ocupa em nos lembrar de nossos pecados e em punir os nossos filhos? (Compare Êxodo 20:5-6 com Apocalipse 12:10, com João 16:7-11 e com Ezequiel 18:20. Embora estes textos mostrem que Deus nos aplica a culpa pelos nossos pecados, é a obra de Satanás nos lembrar e nos acusar de pecados já perdoados. Aparentemente Deus, de alguma forma, castiga os filhos daqueles que O odeiam, mas promete que só morreremos pelos nossos próprios pecados. Portanto, a viúva estava acusando a Deus de coisas que Ele não faz.)

C. Leia I Reis 17:19-20. Que acusações o profeta de Deus levanta contra Deus?

1. Volte por um momento e coloque-se no lugar de Deus. O que você acha de todas essas acusações terríveis vindo até você?

a. Elas são verdadeiras?

D. Leia I Reis 17:21. Elias acha que é mais justo e amorável do que Deus? (Sim. Isto é exatamente o que sua declaração e suas palavras sugerem Precisamos nos lembrar em tempos de angústia que Deus deu a Sua vida por nós. Ele morreu de uma maneira muito dolorosa para receber o castigo que nós merecemos. Se às vezes pensamos que somos mais amorosos e mais justos do que Deus, estamos errados e O estamos difamando!)

E. Leia I Reis 17:22-23. Coloque-se novamente no lugar de Deus. A mãe te acusou de matar o filho dela. O teu profeta disse essencialmente a mesma coisa. Como você reagiria ao pedido para curar o filho, levando em conta as acusações feitas contra você?

1. Deus nunca se cansa de provar a Si mesmo para esta criação miserável?

2. Dei a esta seção o título de “A Recompensa da Fé”. Isto está pelo menos perto da verdade? (Penso que Deus está menos preocupado do que nós deveríamos estar com nossas acusações. A razão é que as acusações refletem a fé de que Deus está no controle. O que Deus odeia é quando O ignoramos ou acreditamos que Ele não possui autoridade ou poder na terra.)

F. Leia I Reis 17:24. O que você acha desta declaração?

1. Lembre-se de que esta é uma mulher que, juntamente com o seu filho, foi salva da fome por causa de seu ato de fé em um milagre de Deus!

G. Amigo, o nosso estudo nos lembra de nossa condição humana. Às vezes somos capazes de grandes atos de fé. Então depois de Deus haver demonstrado a nós o Seu poder de maneira tão clara, na próxima crise duvidamos dEle e O acusamos das piores coisas. Você vai separar alguns momentos agora mesmo, e pensar acerca das vezes que Deus claramente te dirigiu e abençoou? Você vai se comprometer, agora mesmo, a nunca mais esquecer o que Deus tem feito e nunca duvidar novamente dEle no futuro?

IV. Próxima Semana: Geazi: Errando o Alvo

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: