segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 10

Lição 10 - O Homem de Deus – A Obediência Não é Opcional

(I Reis 121 e 13)

Introdução: Um dos objetivos de minha vida é melhorar a minha “audição” quando Deus fala comigo. Aposto que você sabe sobre o que estou falando: você tem um senso de que deveria fazer alguma coisa ou não fazer alguma coisa. Você acha que isto vem de Deus, mas não tem certeza. Estaria Deus te impressionando através do Espírito Santo? É a tua consciência falando – aquilo que vem através do treinamento que teus pais te deram? É um dos anjos caídos de Satanás tentando de envergonhar? É uma indigestão? Quanto mais velho eu fico e quanto mais ando com Deus, mais presto atenção – mas ainda não sou muito bom nisso. Às vezes os leitores me escrevem e me dizem que eu não estou ouvindo bem a voz de Deus! Quanto deveríamos confiar em conselheiros? Em quem ou em que podemos confiar? Vamos mergulhar direto em nosso estudo da Bíblia e aprender mais acerca dos fundamentos corretos para conhecermos a vontade de Deus!

I. Impostos

A. O rei Salomão morre e seu filho Roboão se torna o rei. Vamos descobrir o que estava na mente dos súditos do rei Roboão. Leia I Reis 12:4-5. Que preocupação as pessoas têm? (O nível dos impostos!)

1. O que você acha da resposta do rei? (Ele está mostrando sabedoria ao não responder de imediato. Ele planeja buscar conselhos.)

B. Leia I reis 12:6-7. Que conselho os velhos lhe dão? (Menos impostos.)

C. O rei Roboão se vota então para os seus jovens amigos em busca de conselhos. Leia I Reis 12:9-11. Que conselho os jovens lhe dão? (Estabeleça a sua autoridade – mais impostos!)

1. Qual conselho você aceitaria? Qual é a vantagem de cada uma das opções?

D. Leia I Reis 12:12-14. O rei Roboão está seguindo a vontade de Deus? (Leia I Reis 12:15-17. O que ocorre é que Deus queria um reino dividido, com Jeroboão sendo o rei das dez tribos de Israel.)

1. Se você fosse um conselheiro, desejando dar um conselho da parte de Deus para o rei, como saberia que conselho dar?

E. Leia I Reis 12:21-24. Que regra essas duas situações sugerem acerca de como deveríamos escutar a Deus? (Às vezes Deus não nos dá instruções específicas sobre o que fazer. Precisamos olhar as instruções dadas na Bíblia e usar o nosso bom senso. Por outro lado, às vezes Deus fala diretamente conosco sobre um assunto. Roboão, para seu crédito, seguiu esta instrução divina direta.)

II. Bezerros

A. Neste meio tempo, as dez tribos do imposto baixo fizeram de Jeroboão o seu rei. Leia I Reis 12:26-27. Que problema o rei tinha, e do qual poderia se beneficiar com algum conselho?

B. Leia I Reis 12:28-29. O que você acha do conselho dado ao rei Jeroboão? (Leia Êxodo 20:2-5 e Êxodo 32:7-8. Esta não era uma situação sem saída. Jeroboão não deveria ter apelado para a idolatria para tentar resolver seus problemas políticos.)

1. Vamos acrescentar outro pedaço de informação. Leia I Reis 11:29-33. Sabendo isso, como você aconselharia o rei Jeroboão, acerca de seus temores? (Deus lhe havia assegurado diretamente através de um profeta, cuja mensagem estava certa até este momento. Note a razão pela qual foi dada a Jeroboão a maior parte do reino. Esta é uma razão poderosa para não se voltar para a idolatria para resolver a preocupação atual.)

III. O Homem de Deus, Mentiras e o Leão

A. Leia I Reis 13:1-2. Deus tem uma mensagem para o rei Jeroboão? Ou esta é uma mensagem política, vinda de um rival político? (Não apenas este homem vem de Judá (a outra nação), mas ele diz que um descendente de Davi (o avô do outro rei) iria governar sobre Israel.)

B. Leia I Reis 13:3-5. Que evidência Jeroboão tem de que esta mensagem é de Deus? (Os sinais.)

C. Leia I Reis 13:6. O rei Jeroboão acredita que este homem é de Deus? (Sim, ele não pensa que seja de um rival político.)

1. Pense sobre isto. Este seria o ponto no qual você pediria por intercessão, se fosse o rei Jeroboão? (Algo muito mais importante do que a mão do rei está em jogo. Todo o reino e uma forma alternativa de adoração estão em jogo.)

D. Leia I Reis 13:7-10. Quais instruções acerca de procedimentos Deus havia dado ao seu mensageiro?

1. O que você pensa sobre o homem de Deus? (Ele é corajoso, obediente e não pode ser subornado. Obviamente, ele está afinado com Deus, porque é capaz de fazer com que a mão do rei seja curada.)

E. Leia I Reis 13:11-14. O que você acha que motiva o velho profeta a cavalgar atrás do homem de Deus?

1. O homem de Deus ainda está seguindo instruções? (Nada nas instruções dizia que ele não poderia descansar. Porém, parece que uma rápida retirada de volta a Judá era o que Deus tinha em mente. Mas o homem de Deus tinha tido um dia muito tenso até ali. Eu precisaria de um descanso – apenas para permitir que minhas mãos parassem de tremer.)

F. Leia I Reis 13:15-17. Certamente eles faziam muitos convites para jantar em Israel! O homem de Deus ainda está sendo fiel?

G. Leia I Reis 13:18-19. Você culparia o homem de Deus? (Lembre-se que ele havia sido convidado duas vezes e duas vezes ele havia recusado. Ele muda de idéia agora somente porque lhe é dito que Deus havia mudado as instruções.)

1. Os profetas de Deus mentem? (Aparentemente sim. A Bíblia chama o homem idoso de profeta. A mentira, porém, é um atributo de Satanás.)

2. Por que você acha que o profeta idoso mentiu?

3. Lembre-se que iniciamos a nossa lição com uma discussão sobre como ouvir as mensagens de Deus para nós. O que você faz quando se conscientiza de que um profeta está disposto a mentir?

H. Leia I Reis 13:20-22. Eu pergunto novamente: o profeta idoso é um profeta de Deus? (Deus está falando através dele e fazendo uma profecia! Veremos se esta profecia se realiza.)

1. Reveja por um minuto a coragem e a obediência do homem de Deus ao confrontar o rei Jeroboão. Como Deus pode dizer que ele “desafiou” as instruções de Deus? A palavra traduzida por “desafiou” também pode ser traduzida por “rebelar-se contra”. Esta é uma palavra forte!

I. Leia I Reis 13:23-28. Quais são as chances de ser morto por um leão e não ser comido?

1. Quais são as chances de ser morto por um leão quando um jumento gordo está por perto?

2. O que você pode deduzir, de forma razoável, a partir destes aspectos? (De acordo com a palavra de profecia de Deus ao profeta idoso, Deus enviou um leão para matar o homem de Deus.)

3. Leia I Pedro 5:8. Este é um problema atual para nós?

J. Qual é a importância de ouvir a mensagem correta de Deus?

1. Deveríamos acreditar no nosso pastor?

2. Você deveria acreditar em mim?

3. Você deveria acreditar em um profeta?

a. Se você diz que “não” às perguntas acima, em quem ou no que você deveria acreditar? (Você já se perguntou por que cada um dos debates nestas lições se inicia com uma leitura da Bíblia? Nós começamos com a palavra de Deus. Tudo tem que ser testado contra a palavra de Deus. Você acha que Deus está te impressionando a fazer alguma coisa? Teste esta impressão contra a palavra de Deus.)

4. O homem de Deus se portou de maneira brilhante e corajosa na maior parte do dia. Que lição encontramos nisto? (Não importa o que você já fez para o avançamento do reino de Deus, você nunca pode abaixar a guarda. Um lapso pode arruinar a tua vida.)

K. Leia I Reis 13:29-32. Que nível de confiança o profeta idoso tem no homem de Deus? (Ele tem certeza de que suas predições se confirmarão como verdadeiras.)

1. O que deveríamos aprender através do profeta idoso e do homem de Deus? (Nenhum dos dois era perfeito. Mas, ambos falaram corretamente (pelo menos por algum tempo) as palavras de Deus.)

L. Leia II Reis 23:15-19. O que acontece 300 anos mais tarde? (As palavras do homem de Deus e do profeta idoso se confirmam.)

M. Amigo, a nossa lição mostra que mesmo pessoas que Deus usa, mentirão, às vezes. Você vai decidir hoje, quando estiver tentando ouvir a Deus e segui-Lo, a não acreditar em coisa alguma que não possa ser apoiado pela Bíblia, a palavra de Deus?

IV. Próxima Semana: A Viúva de Sarepta – O Salto de Fé

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: