terça-feira, 23 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 09

Rispa: A Influência da Fidelidade
(II Samuel 3 e 21)

Introdução: Você sabia que a tua vida tem uma influência sobre os outros? Eu me lembro claramente do momento em minha vida quando compreendi a natureza da minha influência. A minha influência não era aquela que eu desejava, e então comecei a fazer mudanças. Às vezes coisas aparentemente pequenas influenciam os outros. Há muitos anos atrás, uma funcionária me ligou pedindo ajuda para conseguir um acerto por motivos religiosos. Quando eu perguntei por que ela tinha aquela crença, ela disse: “Eu temo a Deus”. Isto causou uma grande impressão em mim. Embora tenha me esquecido dos detalhes do caso daquela senhora, nunca me esqueci de suas palavras tocantes ou a impressão positiva que tiveram sobre mim. Vamos pular para o nossa Bíblia e estudas como uma mulher, com muito pouca autoridade nesta vida, exerceu uma grande influência!

I. O Peão que Destronou o Rei

A. Leia II Samuel 3:1. Você se lembra da semana passada que durante esta guerra Abner, o general comandante de Israel, se aproximou do rei Davi de Judá e lhe disse que queria mudar de lado?

1. Você se lembra dos principais personagens envolvidos nesta guerra? (Joabe era o general comandante do rei Davi de Judá. Abner era o general comandante do rei Is-Bosete de Israel. Is-Bosete era filho do rei Saul.)

B. Leia II Samuel 3:6-7. Saul está morto. Se as acusações contra Abner são verdadeiras, isto seria apenas uma questão de luxúria?

1. Leia II Samuel 16:21-22, I Reis 2:21-22 e I Reis 1:1-3. Qual é o significado de dormir com as concubinas do rei Davi? (Este ato sugere que você tomou o poder do rei.)

2. Lembre que II Samuel 3:6 disse que Abner “foi se tornando poderoso na família de Saul.” Você acha que o rei Is-Bosete acreditava que Abner pretendia tomar o seu emprego? (Esta parece ser a acusação.)

C. Leia II Samuel 3:8. Você acha que a acusação contra Abner é verdadeira? (Abner está ofendido. Ele diz que Is-Bosete está acusando-o de agir como um cão. Abner insiste que ele é leal à família de Saul e que foi acusado falsamente.)

D. Leia II Samuel 3:9-11. O que Abner diz que pretende fazer por causa deste insulto? (Já que não confiam nele, ele diz que será desleal e entregará Israel ao rei Davi.)

1. Se Abner fosse culpado de planejar para derrubar Is-Bosete, ele teria esta reação? (Não sabemos com certeza se Rispa, por causa de sua beleza, havia sido possuída por Abner. Mas não faz sentido lógico para ele tomá-la, como uma manobra pelo poder em Israel. Se a questão é o poder, Abner poderia simplesmente declarar que agora ele seria o rei de Israel.)

E. Rispa alterou o rumo da História? (Indiretamente, sim.)

II. Justiça?

A. Leia II Samuel 21:1. Qual é a primeira coisa que o rei Davi faz quando enfrenta um problema difícil? (A nação estava passando por uma fome de três anos seguidos, então Davi se volta para Deus.)

1. Que razão Deus dá para esta fome? (O rei Saul havia matado os gibeonitas.)

B. Leia II Samuel 21:2. Qual, exatamente foi o problema entre Saul e os gibeonitas? Embora Israel houvesse jurado não matar os gibeonitas, Saul havia tentado exterminá-los.)

1. Por que isto perturbaria a Deus, a ponto de trazer uma fome? (Deus não apenas nos ama, mas Ele também é o nosso juiz. Ser nosso juiz é um aspecto de Seu amor.)

C. Leia II Samuel 21:3. Considere isto por um momento. A quem Davi deveria ter perguntado sobre o que fazer? (Se Davi podia perguntar a Deus a respeito da natureza do problema, certamente poderia perguntar a Deus sobre a resolução apropriada.)

D. Leia II Samuel 21:4. Os gibeonitas dizem que eles não têm autoridade para impor uma penalidade. Quais possíveis penalidades eles sugerem? (Dinheiro ou matar alguém.)

1. Note que Davi pergunta novamente aos gibeonitas sobre instruções com respeito a qual penalidade deveria ser aplicada. Sabemos, com base em seu tratamento para com Amnom e Absalão {veja II Samuel 13}, que Davi tem um histórico de ser fraco no que diz respeito a impor penalidades na família. Davi está sendo fraco? Ou está seno um juiz razoável, ao perguntar à parte prejudicada o que ela que como compensação?

E. Leia II Samuel 21:5-6. O rei Saul está morto. O que você acha da sentença do rei Davi sobre este assunto?

1. Isto reflete a justiça de Deus? Ou Davi está simplesmente sendo fraco e cedendo às injustas exigências dos gibeonitas, porque quer que a fome termine?

2. Lembre-se que toda esta seqüência de eventos começou por causa das preocupações de Deus com respeito ao amor e a justiça? Deus não deveria ter sido consultado acerca do que a justiça exige?

3. Vamos ler Números 35:30-33 para descobrir as regras de Deus acerca de assassinato e a punição para o assassinato. Que ponto apóia o que os gibeonitas exigiram de Davi e que Davi concedeu? (O derramamento de sangue inocente por Saul poluiu a terra. Apenas o derramamento do sangue do assassino pode fazer a expiação pela terra.)

a. E o fato de Saul estar morto? Isto não torna este assunto ambíguo?

F. Leia II Samuel 21:7-9. Um filho vivo de Saul é poupado, mas seus filhos com Rispa são mortos, juntamente com cinco netos de Saul. Isto está de acordo com a lei de Deus?

1. Se esta é uma penalidade justa, sobre qual base um neto de Saul seria poupado e outros netos seriam mortos? (Este fato mostra que o rei Davi acredita que pode alterar qualquer coisa que a lei diga, por causa de uma promessa pessoal que ele havia feito a Jônatas. Davi não está seguindo a regra da lei, está seguindo aquilo que ele, o rei, acha que deve ser a regra.)

G. O que o nosso debate precisa é de mais informações a respeito das regras que Deus havia estabelecido, e que poderiam abranger tal situação. Vamos explorar algumas delas:

1. Leia Êxodo 34:6-7. Este texto permitiria que os filhos de Rispa fossem mortos sob essas regras? (Sim!)

2. Leia Deuteronômio 24:16. Os filhos de Rispa morreriam sob estas regras? (Não!)

a. Vamos transformar você em juiz. Você consegue explicar ou conciliar estas regras aparentemente conflitantes? (Se você olhar o contexto da regra de Deuteronômio, trata-se de uma série de leis para governar o comportamento humano. Por outro lado, a declaração de Êxodo 34 não é uma lei. O texto diz simplesmente que quando Deus pune o pecado, a punição se estende aos netos dos pecadores.)

(1) Isto te ajudaria a resolver esta questão, se você fosse o rei Davi e tivesse que fazer este julgamento?

H. O rei Davi não tinha disponível o livro de Ezequiel. Contudo, nós temos. Ezequiel 18 traz um extenso debate acerca de impor uma penalidade sobre uma geração pelos pecados de outra. Um exemplo dado é o de um homem justo que tem um filho mau, o qual, por sua vez, tem um filho bom (o neto do homem justo). A questão colocada é se este neto deveria sofrer pelos pecados de seu pai. Leia Ezequiel 18:17-20. Os filhos de Rispa deveriam morrer sob esta regra? (Não!)

I. Vamos nos adiantar no fluxo da história dos reis de Israel. Leia II Reis 14:5-6 para ver como o rei Amazias lidou com uma situação semelhante. Ele teria concordado em matar os filhos de Rispa? (Não!)

J. Você acha que o rei Davi, ao impor a penalidade sugerida pelos gibeonitas, estava fazendo a vontade de Deus? (Eu não creio. Creio que a fraqueza de Davi para tomar decisões e sua determinação em receber instruções dos gibeonitas e não de Deus, resultou em uma injustiça.)

K. Para aqueles que discordam, e pensam que Deus teria sancionado esta penalidade, leiam Jeremias 31:27-30. O que este texto sugere que seja o plano mais perfeito de Deus? (Que as pessoas morram pelos seus próprios pecados, não pelos pecados de outras pessoas.)

L. Do ponto de vista prático, você acha que você (ou qualquer outra pessoa) é punido pelos pecados dos teus pais? (Sim. Somos abençoados ou prejudicados pelas vidas vividas pelos nossos pais! Tive grandes pais, os quais foram uma grande benção para a minha vida. Se você é um pai, preste atenção na tua influência!)

1. Leia Jeremias 31:31-32. Qual é a resposta de Deus para este problema? (Jeremias aponta para o tempo de uma “nova aliança”. Qualquer que tenha sido a regra para Israel e Judá, qualquer que possa ser a realidade prática da vida, Deus nos promete que, quando se trata de salvação, vida eterna e a justiça final de Deus, cada pessoa vive ou morre com base em sua própria vida.)

III. O Exemplo de Uma Mãe

A. Tristemente, Rispa perde seus dois filhos pelo pecado do rei Saul. Vamos ler II Samuel 21:10. Quanto Rispa amava seus filhos?

1. Por que ela não os enterrou? (Ela não podia. Lembre-se de que em II Samuel 21:6 o rei Davi ordenou que eles fossem mortos e “expostos” {N.T. – O termo “expostos” só aparece na versão em Inglês da NVI. Porém, este significado está implícito pela palavra hebraica original, “yaqa”, que tem o significado primário de “pendurar” ou “enforcar”. Desta maneira, os corpos pendurados ficariam “expostos”. Outro ponto importante é que quem disse essas palavras foram os gibeonitas, e não o rei Davi.}).

2. Você consegue imaginar que provação terrível este fato foi para ela?

B. Leia II Samuel 21:11-14. Como Rispa, este mulher triste, influenciou o rei? (Ele foi lembrado de seus deveres para com os restos mortais de Saul e Jônatas. Ele lhes dá um enterro digno. O texto também indica que os {corpos dos} filhos de Rispa também foram tratados de maneira apropriada.)

C. Os gibeonitas iriam gostar disto? (O amor e exemplo de Rispa tem um peso maior do que sua solicitação de uma penalidade a ser imposta sobre Saul e sua casa.)

D. Amigo, neste mundo nós encontramos injustiças. Muitos culpam a Deus por isto. Mas Jeremias nos mostra que, no que diz respeito à justiça final, o Deus que morreu pelos nossos pecados, só responsabilizará (se o fizer) a nós mesmos pelos nossos erros. Você vai decidir hoje não questionar o a or e a justiça de Deus?

IV. Próxima Semana: O Homem de Deus – A Obediência Não é Opcional

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: