quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 06

Urias: Um Estrangeiro de Fé
(II Samuel 11)

Introdução: Você pode apontar para algum momento no teu passado e dizer, “Cometi um erro muito grande”? Aposto que outras pessoas te ajudaram a cometê-lo. Esta semana vamos olhar para uma grande colisão de erros que, no mínimo, custaram a vida de um homem e criaram um problema infindável para outro. Não é preciso dizer que este é o tipo de erro que queremos evitar. Vamos pular direto para o nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender a respeito de evitar erros que podem alterar nossas vidas!

I. A Tolice do Rei

A. Leia II Samuel 11:1. Esta era a estação do ano “em que os reis saíam para a guerra”. Há alguma coisa errada neste verso? (Sim. O rei em questão não saiu para a guerra. Os “oficiais e todo o exército” haviam saído sem a liderança do rei.)

B. Leia II Samuel 11:2. Qual parece ser o resultado de momentos ociosos para o rei? (Ele está inquieto.)

C. Leia II Samuel 11:3-4. Talvez seja simplesmente porque não encontramos a tentação correta, mas parece que a maior parte de nós não tem fraquezas com relação a todos os pecados. Em vez disso, a maior parte de nós tem uma fraqueza com relação a alguns poucos pecados. Quais tentações encontramos nestes versos?

1. Qual é a tentação para Bate-Seba? (No mínimo, um homem poderoso e importante está interessado nela. O rei a acha que ela é linda.)

a. O que, acerca do nome de Urias, pode ser uma pista com relação ao interesse de Bate-Seba pelo rei? (Ele é um hitita. Ele tinha uma origem estrangeira, portanto sua esposa pode ter acreditado que poderia “fazer melhor”.)

b. Leia Deuteronômio 7:1-4. O casamento com Urias foi um erro? (Como veremos, a despeito de sua origem hitita, Urias é um seguidor de Deus. Ele havia se convertido. Mas pode haver algum preconceito social contra Urias, o que seria uma marca contra Bate-Seba. )

2. Qual é a tentação para Davi? (Uma mulher linda, que está disposta não apenas a permitir que ele a veja tomando banho, mas que está disposta a ter sexo com ele.)

3. Note que Bate-Seba segue as leis que tratam com a impureza (Levítico 15:18). É mais fácil cair em pecado com alguém que compartilha a tua fé religiosa? Os alarmes de advertência na tua cabeça são silenciados?

D. Leia II Samuel 11:5. Qual é o problema com as notícias? (Seu pecado secreto não será mais um segredo.)

1. Deus sabia a respeito do pecado. Como esta notícia mudou as coisas? (por alguma razão, tememos mais aos outros do que a Deus.)

a. Qual é a razão para uma visão tão ilógica das coisas? (Orgulho?)

II. Urias

A. Leia II Samuel 11:6-7. O que você acha que está se passando na cabeça de Urias? (O rei dá tanto valor à opinião dele que lhe pergunta a respeito do general Joabe, da moral dos soldados e do progresso da guerra. Este é um grande elogio para um hitita!)

1. O que Urias pensaria a respeito de seu futuro como militar? (Urias já era considerado um dos “principais guerreiros” de Davi (II Samuel 23). Certamente ele é um homem recomendado para uma promoção futura! Se eu fosse Urias, estaria muito animado com o desenrolar dos acontecimentos.)

B. Leia II Samuel 11:8-11. Qual é o objetivo de Davi?

1. Por que Urias tem tal devoção ao dever? (Ele pode ter sido sempre um homem fiel ao dever. Contudo, depois que viu que o rei o considerava um conselheiro especial na guerra, tenho certeza de que sua devoção ao dever aumentou!)

2. A lógica de Urias faz algum sentido? (Onde Urias dorme não altera a situação dos outros soldados. Apenas o faz parecer mais devotado em frente ao rei.)

3. Urias tem um dever para com a sua esposa?

a. Como você compararia o dever dele para com seus companheiros soldados e o dever dele para com a sua esposa?

b. Urias é um homem que coloca seu trabalho diante de sua família?

c. Como você explicaria que Urias desafiou a ordem do rei (II Samuel 11:8) para ir para sua casa e ver sua esposa? (Urias nem mesmo foi ver Bate-Seba.)

d. Como as ações de Urias fizeram Davi se sentir? (Urias coloca a sua lealdade ao exército de Deus acima da lealdade à sua esposa. Davi coloca o seu interesse pela mulher de outro homem acima de sua lealdade para com o exército de Deus.)

C. Leia II Samuel 11:12-13. Há mais moral em comer e beber com o rei do que comer e beber (II Samuel 11:11) com a tua esposa?

1. Urias distorceu a sua lealdade? (Não sabemos o suficiente para fazer um julgamento preciso, mas para Urias, “integridade” é ser fiel ao seu trabalho acima de qualquer consideração para com a sua esposa. Ele parece ter uma desconsideração total para com a sua esposa.)

a. Urias está obedecendo a Deus? (Leia Provérbios 24:21-22. Penso que Urias está desobedecendo a Deus. Se o rei te manda ir para casa e visitar a tua esposa, então você deveria obedecer. O argumento de Urias no sentido contrário é apenas tolice – a menos que o objetivo seja impressionar o rei.)

2. Você consegue começar a ver por que Bate-Seba pode ter se motivado a tomar um banho onde o rei poderia ver a sua beleza?

a. Se você disse um “sim” de todo coração a esta última pergunta, isto justifica o adultério? (Ninguém é um cônjuge perfeito. Urias pode ter a sua lealdade distorcida, e pode ter sido inflexível e sem romantismo (ou até mesmo insensível), mas isto não justifica o adultério.)

b. Leia Provérbios 30:21-23. A terra está tremendo em nossa história?

III. O Plano de Assassinato

A. Leia II Samuel 11:14-15. O que você acha que Urias pensou que estava na carta? (Um relatório da fidelidade de Urias! Urias permaneceu firme através dos dois testes que o rei lhe deu. Este homem precisa ser promovido!)

1. O que motiva o rei Davi a dar esta ordem? (Ele quer manter o seu pecado em segredo. Ele prefere a sua vida acima da vida de Urias.)

a. Este é o mesmo motivo para o aborto hoje?

2. O que você diria acerca da propriedade da ordem de Davi se ele não houvesse acrescentado a expressão “deixe-o”? (Urias poderia ter concordado com a ordem, se Davi tivesse deixado de fora esta parte. Esta seria mais uma oportunidade de provar o seu valor na batalha. Alguém tem que estar onde o combate é mais violento. Alguém vai ser um herói e alguém vai morrer. Por que não conceder este desafio a alguém cuja morte tornaria a vida do rei mais fácil?)

B. Leia II Samuel 11:16-17. O general Joabe seguiu as ordens do rei? (Não há evidências de que ele tenha se retirado e deixado Urias por conta própria.)

1. Por que? (Sem dúvida, Joabe pensou que isto seria assassinato.)

2. Era errado para Joabe colocar Urias na frente de batalha? (Não. Ele não tinha nada a ganhar com isso. Estava apenas seguindo ordens. Alguns homens estariam na frente de batalha. Seria lógico colocar um dos “principais guerreiros” ali, para inspirar as tropas.)

C. Leia II Samuel 11:18-22. Em vez de abandonar Urias, o que Joabe fez? (Ele mandou que os homens se aproximassem demais do muro.)

1. Por que o rei Davi ficaria indignado com o general Joabe? (Aproximar-se demais do muro era um erro tático óbvio. Em uma manobra exatamente como esta Abimeleque, filho de Gideão (O famoso guerreiro-líder de Israel), tinha sido morto por uma mulher que deixou cair uma pedra na sua cabeça! (Juízes 6:32 e Juízes 9:52-54.) Um general habilidoso não deveria esquecer lições como esta.)

D. Leia II Samuel 11:25. As palavras de Davi a respeito da espada são verdadeiras? (Não. Esta morte não foi ao acaso. Foi uma ordem do rei.)

E. Leia II Samuel 11:26-27. Bate-Seba amava Urias?

1. A morte dele foi útil para ela? (Sim. Duvido que a penalidade por adultério fosse aplicada nesta situação, mas a penalidade era a morte (Levítico 20:10).)

F. Amigo, às vezes entramos em problemas sérios por causa de nossos próprios erros e dos erros dos outros. Uma falta de amor abnegado geralmente está na raiz destes problemas. Davi amava mais a si mesmo do que a Urias. Urias amava mais a si mesmo e a sua carreira do que a Bate-Seba. Bate-Seba amava maias a si mesmo do que a Urias. Você vai se comprometer hoje a amar aos outros pelo menos como ama a si mesmo?

IV. Próxima Semana: O Sacerdote Abiatar

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: