quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 05

Abigail: Senhora das Circunstâncias
(I Samuel 25)

Introdução: Pense nas pessoas que parecem conseguir se socializar com todo mundo. O que lhes permite se socializar assim? É algo que você pode ter? O que eles possuem é chamado de “inteligência emocional” e você pode aprender como tê-la. Nossa lição desta semana é sobre uma mulher esperta, bonita, prática e emocionalmente inteligente chamada Abigail. Sua história nos apresenta as regras para a inteligência emocional baseadas na Bíblia. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Os Personagens Principais

A. Leia I Samuel 25:1-3. O que sabemos sobre Davi, Nabal e Abigail? (Samuel era a testemunha primária de que Davi havia sido ungido para ser o rei de Israel. Agora, Samuel havia morrido. Depois da morte de Samuel, Davi imigra para Maom, onde Nabal vive. Nabal é rico. Ele também é maldoso e rude em seus assuntos de negócios. Abigail, a esposa de Nabal, também vive em Maom. Ela é inteligente e bela.)

B. Você conhece mulheres inteligentes e bonitas que são casadas com homens brutos?

1. Como este casamento funciona?

II. A Disputa de Negócios

A. Leia I Samuel 25:4-6. Assuma que alguns jovens chegam à tua porta e dizem “Vida longa para você! Bom dia e boa saúde para você e para a tua família!” Qual seria a tua reação? (Eu pensaria, “O que será que eles estão vendendo?”)

B. Leia I Samuel 25:7-9. Vamos considerar esta mensagem. Assuma que alguns imigrantes chegam à tua casa e dizem, “Nós não tratamos mal os teus empregados nem roubamos as tuas coisas. Que tal você nos dar algum dinheiro por causa disso, porque estamos vendo que você está recebendo os lucros do teu negócio e sem dúvida está com um humor bondoso e generoso?”

1. Você pensaria que está sendo visitado pela Máfia?

2. Davi tem algum direito legal sobre os lucros de Nabal? (Não.)

3. Davi tem algum direito moral sobre os lucros de Nabal? (Não.)

4. Davi tem algum direito do tipo “você está bem” sobre os lucros de Nabal? (Não.)

C. Vamos pular um pouco à frente e recolher um pouco mais de informações sobre se Davi e seus homens tem um direito moral. Leia I Samuel 25:14-16. O que você acha que “um muro ao nosso redor” quer dizer? (Os pastores de Nabal estavam no deserto, onde poderiam naturalmente sofrer algumas perdas, devido ao ambiente hostil. Os homens de Davi os protegeram. Isto dá a Davi o argumento moral de que, se seus homens não houvessem protegido os animais de Nabal, ele teria lucros menores.)

1. Se os homens de Davi podem fazer a viagem para coletar os seus direitos, por que Davi não se apresentou meses antes para entrar em acordo com Nabal, para proteger seus animais em troca de uma parte do lucro?

D. Leia I Samuel 25:10-11. Qual é a resposta de Nabal à solicitação de Davi sobre parte dos lucros? (Não.)

1. Vamos explorar isto um pouco mais. Leia novamente I Samuel 25:8. Davi pede a Nabal para que ele fale com seus pastores, de forma a conseguir informações mais precisas sobre o seu pedido. Nabal fez isso? (Não. Note que quando avançamos no texto, vimos que Abigail faz isso mais tarde.)

a. Leia Provérbios 13:16. Que conselho encontramos sobre a tomada de decisões?

2. Sem ter qualquer informação de primeira mão, sobre qual base Nabal toma a sua decisão? (Este é uma forma de pensar muito estranha no mundo dos negócios de hoje. Nabal decide não dar coisa alguma a Davi, porque ele é um ninguém. Ele não discute a questão principal – Davi executou algum serviço que mereça um pagamento?)

a. Por que você acha que Nabal deixa de perceber a questão principal? (Poderia ser porque ele assume que Davi pode ter ajudado a proteger seus rebanhos, mas Davi não tem autoridade para exigir seus direitos. Ou, pode ser que Nabal não seja apenas brutal e maldoso, ele também é tão estúpido que não consegue perceber a questão principal. Estupidez, maldade e brutalidade às vezes vêm como um pacote, em algumas pessoas.)

b. Se Nabal soubesse de onde Davi havia imigrado, isto teria feito alguma diferença?

E. Você sabia que a maioria dos empregados são mandados embora por que não conseguem se socializar, e não porque sejam incompetentes para realizar o seu trabalho?

1. A habilidade para se socializar com os outros, conforme mencionamos na introdução, é chamada de “inteligência emocional”. Como você avaliaria Nabal por sua inteligência emocional?

a. O que, especificamente, Nabal está fazendo, que seja emocionalmente estúpido? (A maior parte do que ele fala são simplesmente insultos a Davi. Não haveria necessidade de insultar Davi para tomar uma decisão de negócios ou dar uma resposta.)

2. Vamos ler alguns princípios sobre a inteligência emocional baseados na Bíblia.

a. Leia Provérbios 18:19, Provérbios 20:30 e Provérbios 11:17. Até que ponto Nabal está cumprindo as regras para a inteligência emocional baseadas na Bíblia?

III. A Resposta de Davi

A. Leia I Samuel 25:12-13. Davi é realmente como a Máfia?

1. Por que você acha que ele teve esta reação? (Devido ao que sabemos sobre Davi, de maneira geral, e pelo fato de que Deus o havia escolhido para ser o futuro rei de Israel, estou assumindo que ele não está fazendo algum tipo de extorsão com Nabal. Ao contrário, penso que Davi está reagindo aos insultos.)

B. Davi está demonstrando inteligência emocional?

1. Leia Provérbios 12:16, Provérbios 24:19 e Provérbios 19:11. O que a Bíblia diz sobre a inteligência emocional de Davi?

IV. A Resposta de Abigail

A. Leia I Samuel 25:14-17. Por que você acha que o servo veio a Abigail? (Sem dúvida, porque ele tinha algum bom senso.)

1. Considere que o servo está dizendo a Abigail o que fazer. Ela deveria se sentir insultada?

2. O que você acha sobre o fato de que Nabal não aceitar conselhos, e Abigail os aceitar? (Leia Provérbios 12:15, Provérbios 13:10 e Provérbios 19:20. Abigail poderia ter se sentido insultada. Em vez disso, ela demonstrou inteligência emocional por ter aceitado conselho. Ela demonstrou ainda mais inteligência emocional (Provérbios 13:10) por ter buscado agir com base no que sabia. O fato de que Nabal nunca aceitava conselhos é mais evidência de que ele não possuía inteligência emocional.)

B. Leia I Samuel 25:18-19. Qual é o ponto em Abigail ajuntar toda esta comida?

1. Por que ela cavalga mais atrás? Ela está preocupada com a sua segurança, e não com segurança dos servos? (Nabal havia insultado Davi, não lhe dando comida alguma. Abigail está demonstrando a importância de Davi, dando-lhe muitos presentes de comida. Ela cavalga mais atrás, para que Davi veja os presentes primeiro.)

a. Se você fosse Abigail, cavalgaria em direção a Davi ou ajuntaria o máximo de bens que pudesse e cavalgaria na direção oposta?

2. É uma coisa boa ou uma coisa ruim não contar ao esposo o que ela está fazendo? (Leia Provérbios 18:1, Provérbios 21:24 e Provérbios 9:7-8. Nabal não teria aceitado o conselho de Abigail. Sendo um “zombador”, ele teria simplesmente abusado dela por suas ações.)

C. Leia I Samuel 25:23-28. O que Abigail compreende, e Nabal não? (Que os insultos para com Davi são um problema. Ela está fazendo tudo o que pode para mostrar que Davi é digno de homenagens e honra.)

1. Abigail poderia ter dito, com razão, “Rapazes, o que vocês são, a Máfia? Aqueles rebanhos eram nossos e estou disposta a pagar pela ajuda de vocês. Mas o que vocês têm em mente é simplesmente criminoso!” (Leia Provérbios 11:2 e Eclesiastes 10:20. O argumento anterior teria expressado orgulho. Davi deveria ser o próximo rei. Desprezá-lo seria um grande erro. Abigail demonstrou inteligência emocional sendo humilde e evitando insultar aqueles que possuíam autoridade.)

D. Leia I Samuel 25:32-35. Quais benefícios a inteligência emocional de Abigail lhe trouxe? (Ela controlou a ira de Davi e trouxe à tona a inteligência emocional dele.)

E. Leia I Samuel 25:36-40. Como a história termina para esta esposa emocionalmente inteligente e para o seu marido emocionalmente estúpido? (Abigail troca um marido maldoso e bruto pelo próximo rei. Parece ser uma troca bastante boa.)

F. Amigo, você já considerou se está agindo de uma maneira emocionalmente inteligente? Se não está, por que não estudar o livro de Provérbios para aumentar a tua inteligência emocional e melhorar o teu sucesso na vida?

V. Próxima Semana: Urias: Um Estrangeiro de Fé

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: