quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Redenção em Romanos - Lição 13

Todo o Resto é Comentário
(Romanos 14-16)

Introdução: Chegamos ao nosso último estudo do livro de Romanos e estou triste. Que grandes discussões tivemos acerca da nossa salvação! Aprendi mais acerca da vontade de Deus, e se você me acompanhou em todas as lições, tenho certeza que você também ampliou seu conhecimento sobre este importante assunto. Nesta semana vamos aprender a importância de ser um hipócrita. Bem, talvez não.Vou deixar que você decida. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia  mais uma vez e ver o que podemos aprender!

I. Comedores de Vegetais e Guardadores do Sábado

A. Leia Romanos 14:1-4. O que comer vegetais tem a ver com a fé? Eu tenho sido vegetariano por décadas! A minha fé se enfraqueceu (mas meu coração ficou mais forte) por causa disso?

1. Leia I Coríntios 10:18-21. Qual é a questão aqui? (Se aqueles que comem carnes oferecidas aos ídolos estão fazendo uma aliança com os demônios.)

2. A primeira resposta de Paulo é encontrada em seguida. Leia I Coríntios 10:23-24. O que você concluiria que Paulo pensa acerca de comer carne oferecida aos ídolos? (Pode ser permitido, mas não é benéfico.)

3. Vamos continuar lendo I Coríntios 10:25-29. Qual é a resposta final de Paulo? (Não se preocupe com isso, e menos que alguém levante a questão.)

B. Agora que temos uma compreensão melhor a respeito da natureza do debate sobre os vegetais, que conselho Paulo dá àqueles que pensam que Deus exige (ou não) o consumo de vegetais para evitar qualquer questão com a adoração de ídolos? (Paulo nos diz que esta é um (provavelmente dentre muitos) “assuntos controvertidos” (Romanos 14:1), e que cristãos não deveriam entrar em discussões acerca disso nem condenar aqueles que discordam.)

C. Leia Romanos 14:5-6. Paulo está falando sobre o dia em que vamos à igreja? Este é um “assunto controvertido”? Isto quer dizer não ir à igreja em qualquer dia especial? Estaria correto nos juntarmos aos nossos amigos muçulmanos e adorar na sexta-feira?

1. Leia Hebreus 10:25. Por que é dito aos cristãos que não negligenciem as reuniões religiosas regulares, se nenhum dia em particular importa? (Muitos dos comentários bíblicos mais antigos, como Barnes’ Notes; Comentário de Adam Clarke; Jamieson, Fausset, e Brown; Comentário de Matthew Henry e outros argumentam (de maneira convincente para mim) que Paulo não está falando sobre o Sábado semanal. Em vez disso, Paulo está falando sobre os dias das festas judaicas. Os judeus cristãos cresceram celebrando essas festas e os gentios cristãos não. Em geral, estes sábados festivais foram cumpridos em Jesus, então continuar a observá-los era puramente opcional.)

2. Leia Isaías 66:22-23. O que isto sugere a respeito do Sábado semanal? (Continuaremos a observar os sábados no céu! Leia o que {o comentário} Barne’s Notes fala a respeito deste verso: “Não pode haver uma adoração permanente a Deus, e nem uma religião permanente na terra, sem um Sábado;... enquanto a observância [dos festivais judaicos] fazia parte da lei cerimonial, a lei com respeito aos Sábados foi incorporada aos Dez Mandamentos como uma obrigação moral e perpétua.” Eu concordo.)

II. Tolerância e Hipócritas

A. Leia Romanos 14:7-12. Qual deveria ser a nossa principal preocupação em nossa caminhada cristã, no que diz respeito à obediência e nossos amigos cristãos? (Nossa salvação! No final, todos seremos julgados por Deus, não uns pelos outros. Portanto, julgar uns aos outros acerca de assuntos controvertidos é perda de tempo – e prejudicial ao corpo de cristãos.)

B. Leia Romanos 14:13-14. Qual deveria ser o nosso objetivo com relação aos nossos amigos cristãos que discordam conosco em assuntos controvertidos? (Não crie problemas que possam desencorajá-los a permanecer na igreja!)

1. É possível que algo que seja pecado para uma pessoa não seja pecado para outra? (Sim. Paulo diz que ele não pensa que comer alguns alimentos seja pecado. Mas se um comedor de vegetais pensa que é pecado, então, para esta pessoa, é pecado.)

C. Leia Romanos 14:15-18. O que Paulo diz a respeito dos hipócritas – pessoas que escondem algumas das coisas que fazem? (Se achamos que alguma coisa é boa (comer carne, por exemplo), e comemos carne diante de um vegetariano (que acha que comer carne não é bom), então não estamos mostrando amor. Paulo nos diz para pararmos com isso.)

D. Vamos listar as regras de Paulo acerca de assuntos controvertidos:

1. Não despreze aquele que discorda de você;

2. Não julgue aqueles que você acha que não mantêm os padrões corretos;

3. O padrão para uma pessoa pode não ser o mesmo para outra; e

4. Se você tem um padrão diferente, não o pratique diante daqueles que ainda não compreenderam as regras 1, 2 e 3!

E. Leia Romanos 14:19-20. Temos alguns objetivos que são mais importantes do que outros? (Sim. A paz e a edificação dos outros membros da igreja são nossos objetivos. Conseguir os padrões corretos com relação à comida é, no máximo, um objetivo menor, que deveria estar submetido aos objetivos maiores.)

F. Leia Romanos 14:21-22. Se você é um comedor de carne e bebedor de vinho justo, o que você pode ser chamado a fazer? (No mínimo, você é chamado a manter isso para si mesmo. Paulo sanciona alguma hipocrisia. Mas, mais do que isto, você pode ser chamado a abandonar completamente tudo isso, se isto leva outro cristão a perder a sua fé.)

G. Leia Romanos 14:23. Qual é a base teológica para aprovar padrões diferentes? (Lembre-se, Paulo começa a sua discussão dizendo que ela é limitada a “assuntos controvertidos”. A chave para reconhecer o pecado em nossa vida é perguntar se estamos vivendo uma vida dirigira pelo Espírito Santo. Nossa vida no Espírito, nossa caminhada cristã, é progressiva. Paulo sugere que o cristão com uma fé mais forte tenha consciência que a carne oferecida aos ídolos não quer dizer coisa alguma. Mas, até que o Espírito o dirija até este patamar mais elevado na fé, você deveria agir com base em seu nível atual de fé.)

III. O Ângulo do Amor

A. Leia Romanos 15:1-3. O que amor e sacrifício próprio têm a ver com nossa tolerância com relação àqueles que têm uma fé mais fraca? (Assim como Jesus abriu mão de Seus próprios direitos, também precisamos ajustar a nossa liberdade na fé para beneficiar os cristãos mais fracos do nosso círculo {de convivência}.)

1. De quais direitos Jesus abriu mão? (O direito de viver como Deus, o direito de estar livre de perseguições, o direito de estar livre de torturas, o direito de estar livre de acusações injustas e de castigos injustos. O direito de estar livre de ser morto por um crime que Ele não cometeu – apenas para citar alguns.)

B. Leia Romanos 15:4. Como o chamado de Paulo para que você provavelmente abra mão de seus direitos no que se refere a assuntos controvertidos se compara com os direitos dos quais Jesus abriu mão? (Paulo nos conta que a história deveria nos ensinar alguma coisa para reforçar nossa fé. O pouco que abrimos mão, comparado com aquilo que o nosso Senhor abriu mão, nos lembra do extraordinário amor que Ele tem por nós.)

C. Leia Romanos 15:5-7. Quando Deus te aceitou, você estava desviado {de Sua vontade} apenas em assuntos controvertidos? (Penso que Paulo agora vai além de SUS discussão sobre coisas que eram meramente controvertidas.)

1. Qual parece ser o objetivo de Paulo para nós agora? (O objetivo final é dar glória a Deus. Não fazemos isso muito bem se estivermos divididos. Um “espírito de unidade” entre Seus seguidores é o melhor veículo para glorificar a Deus.)

D. Podemos, pelo poder de Deus, decidir controlar nossos impulsos divisionistas. O que fazemos a respeito dos outros cristãos que estão criando divisão? (Leia Romanos 16:17-18. Paulo nos diz para nos afastarmos deles.)

1. O que Paulo sugere que motiva a esses que criam divisão? (“Seus próprios apetites”. Paulo não diz exatamente o que podem ser esses apetites, mas orgulho, arrogância e o amor à disputa me passam pela mente.)

E. Leia Romanos 16:25-27. Amigo, aprendemos como, através de Jesus, somos salvos apenas pela graça. Se você ainda não tomou a decisão de confiar apenas em Jesus para a tua salvação, vai tomar esta decisão agora mesmo? Também aprendemos como aqueles que são salvos têm uma obrigação de viver de acordo. Se você já passou para a salvação, vai tomar a decisão, a cada dia, de viver uma vida dirigida pelo Espírito Santo? Uma vida que traga glória a Deus?

IV. Próxima Semana: Iniciaremos uma nova série de lições sobre as vidas de pessoas especiais do Antigo Testamento.

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: