quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Redenção em Romanos - Lição 11

A Eleição da Graça
(Romanos 10 e 11)

Introdução: Paulo relata que os judeus tinham “zelo por Deus”, mas seu zelo “não se baseia no conhecimento” (Romanos 10:2). Você já viu cristãos que estavam empolgados sobre serem cristãos, mas que não compreendiam a palavra de Deus? Todos nós já vimos. Contudo, esta parece ser uma acusação improvável contra os judeus. {As pessoas que foram} o alvo dos comentários de Paulo estudavam a palavra escrita de Deus. Mas, de alguma forma, eles ainda não alcançavam o objetivo no que se referia a conhecer a Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo de hoje. Não queremos deixar de alcançar o nosso objetivo no que diz respeito a conhecer e compreender a Deus!

I. O Fim da Lei

A. Leia Romanos 10:1. Na semana passada discutimos a questão da “eleição” e de Deus “endurecer” o coração dos seres humanos. A questão era: todos podiam ser salvos, ou somente aqueles “eleitos” por Deus? O que este verso sugere? (Paulo está orando para que seus companheiros judeus sejam salvos. Se isto não fosse possível por causa da “eleição”, não tenho certeza se Paulo desperdiçaria seu tempo.)

B. Leia Romanos 10:2-3. Eu nunca havia lido antes que os judeus no tempo de Paulo não conheciam suas Bíblias. Exatamente o contrário, eles pareciam ser estudantes diligentes da palavra de Deus. O que eles deixaram de ver? (Eles deixaram de ver a Jesus. Em vez de conhecer “a justiça que vem de Deus” (que é Jesus), eles “procuraram estabelecer a sua própria” (que é guardar a lei para ser salvo).)

1. Paulo usa uma expressão bastante interessante. Ele diz que os judeus “não se submeteram à justiça de Deus.” Se você guarda a lei para ser salvo, é um rebelde? Está recusando se submeter?

C. Leia Romanos 10:4. Os Dez Mandamentos estão mortos? Se não estão, o que quer dizer o texto que diz que a lei encontrou seu “fim” por causa de Jesus? (O contexto mostra que a idéia de guardar a lei como meio de salvação está morta. Este era ao problema que afligia os judeus. Em vez de depender da lei, a fé em Jesus “para a justificação de todo o que crê” é o caminho para a salvação.)

1. Os Dez Mandamentos perderam toda a sua relevância para a vida do cristão? (Leia Romanos 7:12 e Romanos 3:31. A resposta é “não”, a lei não está morta. Ela é “santa, justa e boa”. O problema com esta grande e santa norma é que sem a obediência de Cristo em nosso lugar, a lei somente nos condena. Jesus acabou com todos os argumentos de que a lei provê um meio de salvação.)

II. Nova Salvação

A. Leia Romanos 10:5-8 e Deuteronômio 30:9-14. Guardar a lei de Deus era muito difícil para Seu povo? (Se você ler todo {o capítulo de} Deuteronômio 30, verá que Deus pedia que Seu povo escolhesse a Ele. O povo de Deus não O obedeceu e, quando Jesus veio, eles não escolheram a Jesus; ao contrário, muitos O rejeitaram.)

1. Como Deus pode dizer em Deuteronômio 30:11: “O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance”? Isto não é o oposto da mensagem de Paulo de que não podemos ganhar a salvação através da guarda da lei? (Leia Deuteronômio 30:19-20. este trecho se parece muito com o desafio de Paulo em Romanos 8:12-14, para escolher uma vida dirigida pelo Espírito Santo e não uma vida dirigida pela natureza pecaminosa.)

B. Leia Romanos 10:9. O que isto fala sobre a possibilidade de todos serem salvos? Apenas alguns são eleitos para a salvação? (Não.)

1. É necessária uma viagem ao céu ou ao inferno para ser salvo? (Paulo nos diz que algumas coisas não mudaram. Escolher a Jesus está bem à nossa frente. É uma escolha que cada um de nós pode fazer.)

C. Leia Romanos 10:10. Por que tanto o nosso coração quanto a nossa boca estão envolvidos no processo de salvação? (É uma questão de crença e uma questão de declaração.)

D. Leia Romanos 10:11-13. Deus endurece os corações de alguns, para que não possam ser salvos? (Não. Paulo escreve claramente que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. A discussão sobre “eleição” e “endurecimento de coração” de Romanos 9 foi difícil de seguir. Aqui, Paulo torna a verdade muito clara: Todos os que confessam o nome de Jesus serão salvos.)

III. Fazendo o Chamado

A. Leia Romanos 10:14. Qual é o desafio de Paulo para nós? (Falar a outros a respeito de Jesus, para que eles tenham oportunidade de crer.)

1. O que este texto sugere acerca do que significa invocar o nome de Jesus? (Invocar não é apenas o ato de falar. Significa crer em Jesus.)

B. Leia Romanos 10:15. Falar a outros a respeito de Jesus é a nossa única obrigação? (Precisamos ajudar a mandar outros a levar as boas novas a respeito de Jesus.)

IV. Recebendo o Chamado

A. Leia Romanos 10:16-21. Por que as pessoas rejeitam as boas novas a respeito de Jesus? (Orgulho. Obstinação. Rebelião.)

B. Leia Romanos 11:1-4. O povo escolhido de Deus agora foi rejeitado por Deus? Eles não são mais eleitos para a salvação? (Esta é mais uma confirmação da idéia de que todos podem escolher a salvação. Embora a maioria dos judeus tenha rejeitado a mensagem de Elias, Deus não rejeitou o Seu povo. Ao contrário, Ele conhecia aqueles que ainda O serviam.)

C. Leia Romanos 11:5-6. Se você está obedecendo a lei para assegurar a tua salvação, este é apenas um pequeno problema teológico, que não é tão importante? (Não. Invocar a graça é o meio para a “eleição” para a salvação!)

D. Leia Romanos 11:7-10. Oh, não! Agora lemos que Deus tornou Israel atordoado, cego e surdo no que diz respeito ao evangelho – e se isso não fosse suficiente, endureceu o seu coração. Essas pessoas tem desejo de conhecer a Deus? (Paulo diz que a salvação era uma coisa que eles “tanto buscavam”!)

1. Leia novamente Romanos 10:21. Qual é a única conclusão razoável acerca do livre arbítrio no que diz respeito à salvação?

a. Leia Salmos 69:20-23. De quem é o coração que foi partido? (Esta é uma profecia messiânica. O Salmo nos diz que enquanto Jesus estava sendo crucificado, uma “mesa” foi colocada diante dos judeus. Deus deu à nação judaica a maior demonstração de amor e o mais grandioso dom. Porém, o amor e o sacrifício de Jesus tiveram como resultado o endurecimento do coração deles e o fechamento de seus olhos e ouvidos à verdade. É por isso que Paulo pode escrever “Deus lhes deu [aos ‘estúpidos’]”. Não é isto o que Deus pretendia, mas foi assim que Seu dom foi recebido.)

E. Leia Romanos 11:11-12. Uma vez que o povo de Deus endureceu seus corações e fechou seus olhos e ouvidos, seu destino eterno estava traçado? (Não! Amigo, assim como Israel tinha chance de voltar para Jesus, também nós temos a chance mesmo que O tenhamos rejeitado no passado.)

F. Leia Romanos 11:13-21. Do que deveríamos ter medo? (Não podemos ser arrogantes acerca da nossa salvação pela fé. Assim como aqueles que pensavam que podiam salvar-se pelas obras eram arrogantes, também nós podemos nos tornar arrogantes e perder a nossa fé.)

G. Leia Romanos 11:22. “Uma vez salvo, salvo para sempre” é apoiado {pelo livro de} Romanos? (Como poderíamos ser “cortados” da árvore da salvação se a salvação fosse uma decisão “uma vez para sempre”?)

H. Leia Romanos 11:23. Note como Deus descreve o estado mental do descrente. Qual é a posição natural: crer ou descrer? (Gosto muito deste texto. Os descrentes “continuam” {ou “persistem”} na descrença. Parece que eles fazem um esforço contínuo para resistir à crença em Jesus. Tenho uma idéia mental de tentar puxar um jumento empacado – o jumento persiste em resistir!)

I. Leia Romanos 11:25-27. Este texto é uma profecia?

1. O que quer dizer “até que chegue a plenitude dos gentios”? (Parece que o evangelho vai ser pregado para todo o mundo.)

2. Antes da Segunda Vinda de Jesus, depois que o evangelho for pregado no mundo todo, a nação judaica será convertida?

a. Leia Romanos 11:28-31. O que este texto acrescenta à idéia da conversão da nação judaica? (Os dons e o chamado de Deus são “irrevogáveis”. A oferta para aceitar Jesus como Messias permanece. Vejo este texto como uma profecia, e olho para o futuro, para um reavivamento da cristandade em Israel. O que Paulo quer dizer com “todo Israel” (verso 26), eu não sei.)

J. Leia Romanos 11:33-36. Com que confiança podemos dizer que compreendemos a Deus? (Nossa obra é louvar a Deus e confiar nEle. Embora devêssemos sempre querer conhecer melhor a Deus e tentar aprender tudo o que pudermos, precisamos entender que conhecer e compreender completamente a Deus está além da nossa capacidade!)

K. Amigo, você foi eleito pela graça. Vai aceitar esta eleição? Ou vai persistir em rejeitar a graça e depender de tuas próprias obras para a salvação?

V. Próxima Semana: Amor e Lei

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: