terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Redenção em Romanos - Lição 09

Liberdade em Cristo
(Romanos 8:1-17)

Introdução: Na semana passada, Paulo chegou a ser brutalmente honesto acerca da vida. A sua mente era escrava de Deus, mas, ele admitia, sua natureza pecaminosa era escrava do pecado (Romanos 7:25). Fiquei feliz ao ouvir que eu não era o único lutando com o pecado! Aposto que isto fez você se sentir muito melhor a respeito da tua própria luta com o pecado. Mas a má notícia para você e para mim é que ainda temos um problema com o pecado. Não queremos ser escravos do pecado. Paulo descreve nossa situação coletiva como sendo “miserável” (Romanos 7:24). O que podemos fazer? Vamos mergulhar na continuação da discussão de Paulo acerca do pecado e da salvação e ver o que podemos aprender!

I. Sem Condenação!

A. Leia Romanos 8:1-2. Qual é a boa notícia absoluta para nós, miseráveis pecadores que estão lutando? (Não estamos condenados!)

1. Isto quer dizer que o pecado desapareceu da minha vida? (Não. Se houvéssemos obedecido a lei, Paulo não usaria a frase “não há condenação”. Ele diria que “vocês merecem a vida eterna”. Os cristãos que desejam obedecer a Jesus identificam-se apropriadamente com Romanos 7:24-25. Nós merecemos a morte. Mas, apesar da nossa situação, não somos condenados.)

a. Isto é tudo o que você quer – ser livre da condenação? (Eu aceitaria isto de forma agradecida. Mas também quero ficar livre do pecado. Isto é consistente com nossas mentes serem escravas da “lei de Deus”. Evitar a condenação é o mínimo crítico aceitável.)

2. Como eu me livrei da condenação? (Foi através de Jesus e alguma coisa chamada de “lei do Espírito de vida”.)

a. Note que temos duas leia aqui. Que coisa, acerca da natureza de uma lei nos ajuda a compreender o que Paulo está falando? (Uma “lei” é uma regra que espera-se que não seja quebrada.)

b. Qual é a lei do pecado e da morte? (Nós entendemos esta lei. Você viola esta lei e vai morrer.)

c. O que é a lei do Espírito de vida? (Vamos continuar lendo.)

B. Leia Romanos 8:3-4. Como as justas exigências são cumpridas em nossa vida? (Esta é a resposta para a “lei do Espírito de vida”. Jesus veio “à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado”.)

1. Como o que Jesus fez é uma lei – uma lei mais poderosa do que os Dez Mandamentos?

2. Qual era o propósito da oferta pelo pecado no sistema do santuário do Antigo Testamento? (Era a maneira pela qual eram tirados os pecados da pessoa que fazia a oferta. Isto nos ajuda a compreender o aspecto de “lei” deste ato. Parte do sistema legal estabelecido no Antigo Testamento era que uma oferta pelo pecado absolvia o pecador da morte. A lei do Espírito de vida é que Jesus morreu em nosso lugar. Podemos reclamar os benefícios desta lei tão generosa!)

3. Note que o verso 3 diz que Jesus “condenou o pecado na carne”. De que maneira Jesus condenou o pecado em nós? (O próprio fato de que Jesus tenha morrido por nossos pecados mostra que o pecado é uma coisa muito má. Não precisamos deste ácido em nossa vida.)

4. Veja a última frase do verso 4: “nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Devemos viver de acordo com o Espírito, tara recebermos as vantagens da “lei do Espírito da vida”?

a. Se a tua resposta é “sim”, como isto pode ser reconciliado com Romanos 7:25?

II. Nossa Obrigação

A. Leia Romanos 8:5. Como este texto responde à nossa preocupação a respeito da nossa obrigação de “vivermos (...) segundo o Espírito”? (Que resposta clara: Paulo está nos dizendo que a chave para viver Fe maneira justa aos olhos de Deus é focar nossas mentes naquilo que o Espírito deseja. Isto resolve o conflito que Paulo descreve em Romanos 7:21-25. Nossas mentes querem fazer o bem, Mas a nossa natureza pecaminosa não está cooperando. Paulo diz que aqueles cristãos de Romanos 7:25, que desejam fazer a vontade de Deus descobrirão que “já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”!)

B. Leia Romanos 8:6-8. isto é apenas um outro tipo de obra que precisamos fazer para sermos salvos – o trabalho da mente? (Temos que fazer uma escolha. Isto não é uma “obra”, em qualquer sentido tradicional, mas determina os resultados da nossa vida. Se escolhemos focalizar nossas mentes naquilo que a nossa natureza pecaminosa deseja, somos hostis para com Deus e estamos eternamente perdidos.)

C. Leia Romanos 8:9-11. O que acontece se escolhemos focalizar a nossa mente naquilo que o Espírito de Deus deseja? (O Espírito de Deus habita em nós. Nosso espírito revive e nós seremos ressuscitados dentre os mortos assim como Jesus ressuscitou da morte!)

1. O pecado está saindo de nossa vida? (Romanos 10 diz que nosso “corpo está morto por causa do pecado”. Este texto sugere que a questão não é se as nossas vidas estão livres de pecado, mas se nossas vidas são “controladas” pelo Espírito ou pela nossa natureza pecaminosa.)

D. Leia Romanos 8:12-14. Na semana passada aprendemos que a lei não tem mais autoridade sobre nós. Por que? Porque a penalidade pelo pecado é a morte e nós já pagamos esta penalidade em Jesus. Este é o final de nossas preocupações acerca da lei e o pecado? Que obrigações temos em nossa vida diária? (Temos a obrigação de fazer morrer nossas ações erradas. O fato de termos descoberto que não estamos livres do pecado não significa que deveríamos tolerar o pecado em nossa vida.)

1. Como podemos fazer morrer e, portanto, derrotar o pecado em nossa vida? (Pelo Espírito Santo.)

a. Por que Romanos 8:13 diz que “se pelo Espírito fizerem morrer [o pecado]”? A maneira pela qual derrotamos o pecado é importante? (Sim. Isto não é possível de qualquer outra maneira. Temos uma obrigação contínua, pelo poder do Espírito Santo, de fazer morrer os atos errados do corpo.)

2. Se já morremos para a lei, isso quer dizer que estou salvo para sempre? (Paulo está escrevendo para outros cristãos, porque ele diz “irmãos”. Ele fala a esses irmãos (Romanos 8:13) que “se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão”.)

E. Leia Romanos 8:15. Sobre qual medo Paulo está falando? (Penso que é o medo de morrer por causa dos pecados.)

1. O que lança fora o medo? Se eu sei que posso me perder por viver de acorro com a minha natureza pecaminosa, Deveria estar apreensivo, certo? (Meu pai terrestre me amava. Ele queria que eu fosse bem sucedido. Ele me apoiava. Nunca tentou bloquear o meu sucesso, só trabalhou para o meu sucesso. Esta é a atitude de Deus com relação à nossa salvação. Nosso Deus é o nosso Pai e Ele está operando para o nosso sucesso.)

F. Leia Romanos 8:16-17. Como podemos ter certeza da salvação? (O Espírito Santo testifica para o nosso espírito que somos filhos de Deus. Nós sabemos quando buscamos viver uma vida dirigida pelo Espírito. Sabemos quando o motivo é o eu e não o reino de Deus.)

1. Note que somos chamados de “herdeiros”. O que é isso? (Herdeiros tem um direito legal à sua herança. Nós começamos falando sobre a “lei do Espírito da vida”. Não estamos contra a lei. Estamos reclamando as leis do Espírito da vida e da herança.)

G. Amigo, e você? Já fez a escolha de viver uma vida dirigida pelo Espírito? Ou está levando uma vida dirigida pela tua natureza pecaminosa? É esta escolha da lei que faz a diferença entre a vida eterna e a morte eterna. Por que não escolher hoje uma vida dirigida pelo Espírito?

III. Próxima Semana: Redenção para Judeus e Gentios

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: