segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Redenção em Romanos - Lição 07

Vitória Sobre o Pecado
(Romanos 6)

Introdução: A lei tomou uma surra nos nossos últimos estudos. Não apenas ela não é a chave para a salvação, mas não é nem mesmo uma descrição de todos os pecados. A lei pode estar abatida e sangrando, mas não está fora, porque o pecado ainda faz parte do quadro. Esta semana começamos com o argumento de Paulo acerca da importância de um comportamento correto. Isto envolve a lei? Em caso negativo, o que envolve? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir!

I. Pecando?

A. Leia Romanos 6:1. Por que Paulo está fazendo essa pergunta? Depois de estudar os dois últimos capítulos, não é razoável concluir que o pecado é irrelevante? (Sim. Se somos salvos por aquilo que Jesus fez, se nossas ações não podem nos salvar, então devemos concluir que podemos continuar pecando e não nos preocuparmos com isso, porque a graça de Jesus irá cobrir tudo.)

B. Leia Romanos 6:2. A resposta de Paulo é clara? (Não existe ambigüidade aqui. Paulo diz que “de maneira nenhuma” deveríamos continuar em pecado.)

1. Por que deveríamos evitar o pecado? (Nós morremos para o pecado.)

a. Você notou quando isso aconteceu na tua vida? Se não, sobre o que Paulo está falando?

C. Leia Romanos 6:3-4. O que Paulo quer dizer quando fala que nós morremos para o pecado? (Agora estamos vendo o momento exato em que morremos para o pecado. Quando somos batizados, morremos a morte para o pecado que Jesus morreu. Quando nos levantamos da água depois do batismo, somos levantados para uma nova vida.)

1. À vezes eu sinto que outro batismo (ou dois) seria útil para mim. E você? Você sente que uma limpeza de verdade seria útil para a tua natureza espiritual? (Leia I Coríntios 10:16-17. Penso que esta é a maneira pela qual podemos manter a nossa experiência do batismo. Para usar uma analogia automotiva, a Comunhão é a “revisão” periódica do batismo para o nosso ser interior.)

II. Nova Vida, Passado Morto?

A. Leia Romanos 6:5-7. Por que Paulo escreve acerca da ressurreição de Jesus quando está se referindo à nossa atitude com relação ao pecado? (Jesus foi ressuscitado para a vida no céu. Ele foi ressuscitado para um lugar onde o pecado não está presente. Esta deveria ser a nossa atitude com relação ao pecado. Desejamos progredir para um lugar onde o pecado não reine mais em nossa vida.)

1. O pecado leva à morte. Nós morremos para o pecado? (Quando Jesus morreu na cruz, nós morremos.)

a. Como isso é consistente com a idéia de que morremos para o pecado em nosso batismo? (A conclusão lógica é que nós abraçamos a nossa morte com Jesus quando somos batizados.)

B. Leia Romanos 6:8-10. A nossa morte para o pecado é automática? Se tivermos um batismo bom e apropriado, não temos mais desejo de pecar?

1. Depois do batismo, a morte não tem mais domínio sobre nós? (Paulo não diz isso especificamente. Neste ponto ele está apenas escrevendo claramente acerca de Jesus. Mas vamos continuar lendo.)

C. Leia Romanos 6:11-12. Quando Paulo escreve “da mesma forma”, está dizendo que a nossa experiência é a mesma que Jesus teve: crucificado uma vez para o pecado e pronto?

1. O que isso nos ensina acerca do pecado pós batismo em nossa vida? É uma questão de escolha? (Sim, é uma questão de escolha. Não é automático e não é “uma vez só e não preciso mais me preocupar com isso”. Paulo diz “não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais”. Não “obedeçam aos seus desejos [maus]”. Isto me diz que, “da mesma forma”, é uma questão de objetivos – é o alvo que estabelecemos diante de nós. O pecado ainda está presente, mas precisamos fazer a escolha de não permitir que ele me domine.)

2. Quando Paulo escreve acerca de “aos seus desejos [maus]”, está falando dos desejos maus do meu corpo depois do batismo ou dos desejos maus do pecado? (Isto não importa, porque quaisquer que sejam, temos que lidar com eles.)

3. Quando Paulo escreve acerca do meu corpo “mortal”, isto é diferente do corpo “ressuscitado” que tenho em Jesus depois do meu batismo? (Aparentemente, ainda temos um corpo “mortal” conosco depois do nosso batismo. Paulo está, no mínimo, ensinando que ainda temos que lidar com o problema do pecado depois que somos batizados. {Se participamos da morte e ressurreição de Jesus através do batismo, estamos salvos, fomos purificados com Ele. Portanto, devemos viver como Ele viveu. Assim como Ele obedeceu,} temos uma obrigação de obedecer a lei de Deus. “Não podeis mudar vosso coração, não podeis por vós mesmos consagrar a Deus as vossas afeições; mas podeis escolher servi-Lo.” (E. White, Caminho a Cristo, p. 47.)

III. Conselhos Práticos para a Vida e a Lei

A. Leia Romanos 6:13. Que conselho prático Paulo nos dá para evitarmos permitir que o pecado seja o nosso mestre?

1. Como você pode seguir este conselho, do ponto de vista prático? Por exemplo, o que quer dizer “oferecer” os membros do teu corpo? E sobre quais “membros” estamos falando? (Se decidimos fazer alguma coisa, primeiro usamos os nossos cérebros para decidir como fazer. Depois, usamos as nossas mãos, pés e costas para executar. É sobre isso que Paulo está escrevendo. Faça um esforço consciente para não planejar e executar o pecado. Ao contrário, planeje e execute coisas que contribuem para o avançamento do Reino de Deus.)

a. Pense apenas por um momento sobre os planos nos quais você está trabalhando hoje ou nesta semana. Eles estão contribuindo para o avançamento do Reino de Deus, para o avançamento do teu reino ou para o avançamento do pecado?

B. Leia Romanos 6:14. Este texto está dizendo que a lei está morta? Ou, pelo menos, morta no que diz respeito à tua vida?

1. Como a lei pode estar morta se o pecado ainda está vivo?

2. Leia Romanos 3:19-21. Como este texto explica aquela idéia de que não estamos “debaixo da lei”? (Tudo o que a lei faz (e esta é uma obra importante) é nos tornar conscientes do pecado. Ela não pode nos salvar. Portanto, no que diz respeito à nossa salvação, não estamos “debaixo da lei”, mas “debaixo da graça”! A lei está bastante viva e, como um professor, está nos instruindo sobre o nosso problema com o pecado. Ela simplesmente não é o meio pelo qual somos salvos.)

C. Leia Romanos 6:15-16. O que este texto diz a respeito da saúde relativa da lei? (Esta é a segunda vez que Paulo nos fala neste capítulo que ainda precisamos estar engajados na batalha contra o pecado. Acabamos de aprender que lei nos torna conscientes do pecado. Paulo nos diz que a despeito da graça (ou por causa da graça) não deveríamos ainda continuar pecando. Portanto, a lei é uma ferramenta importante para identificar o(s) problema(s) com o pecado na nossa vida que precisa(m) ser evitado(s).)

1. Vamos ser práticos. O pecado normalmente é agradável. Por que preocupar com o pecado? Se somos salvos pela graça, qual é a vantagem que eu tenho em evitar o pecado?

2. Certa vez ouvi um cristão dizer, acerca de um pecado planejado, “Deus vai me perdoar”. É este o ponto – se Deus vai nos perdoar dos pecados intencionais? (O pecado é progressivo. O pecado nos escraviza. Esta escravidão traz a morte.)

D. Leia Romanos 6:17-18. Você se sente “liberto” do pecado?

1. Uma vez que eu ainda luto com o pecado, isso quer dizer que em algum lugar eu fiz uma curva para o lado errado?

E. Leia Romanos 6:19. Por que Paulo me chama de limitado? Que diferença faz se eu sou limitado ou não, uma vez que sou um escravo? Que escolhas um escravo tem? (Esta é a resposta às nossas últimas perguntas. Nós ainda lutamos com o pecado porque somos limitados. Paulo nos ensina que o pecado e a justificação são progressivos. Se você continua escolhendo o pecado, vai se aprofundar no pecado e se tornará mais firmemente ligado a ele. Se você continua escolhendo a justificação, vai se tornar consistentemente mais justo até que o impulso para o pecado se torne pequeno. Não deveríamos sentir que há algo errado conosco se ainda lutamos com o pecado.)

F. Leia Romanos 6:20-23. A nossa escolha entre o mal e o bem é uma escolha fácil? (Penso que este conselho é para adultos. Paulo diz para olharmos para trás e vermos como a obediência e a desobediência afetaram a nossa vida. Paulo nos ensina que a obediência traz benefícios práticos durante a nossa vida e a vida eterna depois da morte.)

G. Amigo, o que a tua história pessoal te ensina? Todos nós continuamos a ter que fazer escolhas. Ou nós escolhemos seguir a Deus e andar na senda da justificação progressiva ou escolhemos seguir a Satanás e andar na senda do pecado progressivo. A tua senda até pode ser um ziguezague. Mas se você usa a lei de Deus e a tua consciência como guias para as escolhas que faz, o teu ziguezague será em direção à justificação! Por que não decidir hoje escolher a senda em direção à santidade?

IV. Próxima Semana: O Homem de Romanos 7

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: