segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Redenção em Romanos - Lição 05

Justificação e a Lei
(Romanos 4)

Introdução: Depois de havermos aprendido na semana passada que a guarda da lei não tem coisa alguma a ver com a nossa salvação, Paulo anunciou que esta doutrina não “anula a lei”. Ao contrário, lemos que por esta doutrina “confirmamos a Lei” (Romanos 3:31). À primeira vista, isso parece estar completamente errado. Se a lei não tem coisa alguma a ver com a salvação como a salvação pode confirmá-la? Uma mãe diz: “Filho, o teu pai não teve coisa alguma a ver com o teu nascimento ou tua criação.” Se você fosse o pai, pensaria que esta afirmação te “confirma”? É claro que não! E ainda assim Paulo nos ensina que a graça confirma a lei. Vamos mergulhar em nosso estudo de Romanos para ver se podemos seguir a continuação da linha de argumentação de Paulo acerca da graça e da lei!

I. O Exemplo de Abraão

A. Leia Romanos 4:1-3. De todos os heróis do Antigo Testamento, quem você acha que foi o maior?

1. Quem você acha que os judeus do tempo de Jesus considerariam como sendo o maior? (Abraão era considerado como o pai da nação judaica. Nós dizemos “Ser como Jesus”. Sem dúvida eles diziam “Ser como Abraão.”)

2. Paulo deixa aberta a possibilidade de que Abraão fosse justificado por suas obras? (Sim. Paulo diz “Se... Abraão foi justificado pelas obras”.)

3. Vamos considerar a vida de Abraão por um minuto. A primeira vez que vemos Abraão é quando Deus o chama para deixar a sua casa e sua família para ir a algum lugar. Abraão faz isso (Gênesis 12:1-4; Hebreus 11:8). Mais tarde, Deus pede a Abraão que mate seu filho e Abraão obedece (Gênesis 22). A vida de Abraão é um exemplo de fé, ou apenas a boa e velha obediência?

B. Veja novamente Romanos 4:3. Foi a força da fé de Abraão que o fez merecer a justiça?

1. A fé é um outro tipo de obra?

a. Por exemplo, I Macabeus 2:52 diz “Porventura não foi na prova que Abraão foi achado fiel? E não lhe foi isto imputado em justiça?” Será que estamos nos concentrando no tipo errado de obras? Paulo está nos ensinando que a obra da fé é mais importante? (Talvez seja por isso que a maioria das Bíblias não inclui o livro de Macabeus.)

C. O que Paulo quer dizer em Romanos 4:2 quando diz que Abraão não tinha do que se gloriar diante de Deus? (Abraão pode ter sido muito mais justo do que eu sou, mas não era tão bom quanto Deus.)

1. Temos que ser tão bons quanto Deus? (Lembre-se de nossa lição há duas semanas atrás, quando aprendemos a partir de Romanos 3:10-18 que todos estamos perdidos. Paulo está argumentando que qualquer que seja o padrão, mesmo um grande santo como Abraão não pode alcançá-lo. Nenhum ser humano pode alcançar o padrão perfeito de Deus.)

2. O que isto sugere acerca da idéia as fé como sendo outro tipo de obra? (Qualquer que seja o tipo de obras que possam ser exigidas de nós, ninguém pode alcançar o padrão perfeito – nem mesmo Abraão.)

D. Leia Romanos 4:4-8. O que este texto sugere a respeito do nosso nível de fé nos fazer merecer a salvação? (Paulo escreve acerca do homem que “confia em Deus” e diz que ele é o oposto do homem que ganha seu salário. Isto parece eliminar a idéia de que a fé é um tipo de coisa a ser feita. A frase “aqueles que têm suas transgressões perdoadas” sugere uma pessoa que precisa de ajuda, não alguém que merece alguma coisa.)

1. Amigo, você gostaria que teus pecados fossem perdoados?

II. Fé e Lei

A. Apenas por um momento, vamos para outra carta de Paulo. Leia Gálatas 3:21-22. A lei pode nos dar vida? (Não.)

1. No que a lei nos torna? (Prisioneiros do pecado.)

B. Leia Gálatas 3:23-25. Se Paulo está certo em dizer que a lei não foi anulada, mas que ela é confirmada pela fé, qual papel a lei tem? (Ela nos leva a Jesus.)

1. Como você explica isso?

2. Enquanto eu estava escrevendo a seção anterior desta lição, um membro da Universidade falou comigo acerca de meus comentários sobre como eu dirijo meu carro. Ele me disse que minhas histórias mostraram que eu não estou “dando a outra face”, pela maneira como dirijo. Ele me confrontou e eu fui convencido dos meus pecados! Este é o papel da lei.

3. Veja novamente Gálatas 3:25. Se o papel da lei é nos confrontar, o que Paulo quer dizer quando fala que “já não estamos mais sob o controle do tutor (a lei).”? (Um tutor recompensa ou pune aqueles que estão sob sua tutela. Para os crentes, a lei não determina a pena pelos nossos pecados. Temos uma maneira pela qual nossos pecados são cobertos e então perdoados independentemente da lei. Esta maneira é através da fé em Jesus.)

III. A Fé Antes do Sinai

A. Leia Romanos 4:13-15. Quando foram dados os Dez Mandamentos? (Êxodo 19 e 20 mostram que eles foram dados durante o Êxodo do Egito, no Monte Sinai.)

1. Quando Abraão viveu? (Centenas de anos antes do Êxodo.)

2. Leia Gênesis 12:1-2. Os Dez Mandamentos existiam naquele tempo? (Não.)

3. Qual é o ponto de Paulo acerca do tempo dos Dez Mandamentos e da promessa de Deus a Abraão? (A promessa de Deus a Abraão não era dependente de Abraão guardar os Dez Mandamentos. A promessa de Deus era simplesmente isso – uma promessa. Abraão creu na promessa de Deus.)

4. Isto está bem para Abraão. Mas nós vivemos depois dos Dez Mandamentos terem sido dados. Deus nos promete salvação quer guardemos ou não os Dez Mandamentos?

B. Leia Romanos 4:16-17. Somos a descendência de Abraão? (Sim. Podemos dizer, em certo sentido, que somos a geração da “lei”, embora Paulo estivesse se referindo aos judeus como sendo descendentes de Abraão na lei.)

1. Que impacto isto tem sobre nós, no que diz respeito à graça? (A promessa de Deus veio a Abraão pela fé e vem a nós, filhos de Abraão, da mesma maneira. O fato de que vivemos depois que os Dez Mandamentos foram dados não altera o fato de que somos salvos pela fé.)

C. Leia Romanos 4:18-21. Você diria que Abraão não enfraqueceu em sua fé acerca da promessa de um filho? (Releia Gênesis 17:15-18. Paulo nos dá uma avaliação mais positiva do que eu daria com base no relato do Gênesis.)

D. Leia Romanos 4:22-25. O que Paulo fala que a experiência de Abraão tem a nos ensinar? (A justificação vem a nós da mesma forma como veio para Abraão – pela fé. Se cremos que Deus ressuscitou Jesus dos mortos, e que Jesus morreu pelos nossos pecados, então estamos justificados.)

1. O que deveríamos concluir acerca das falhas que vemos na fé de Abraão? (Que bênção é isto. Se Deus vê a minha fé vacilante com a mesma visão otimista que viu a fé de Abraão, então estou abençoado!)

E. Amigo, a lei nos condena. A lei nos dá a morte. Jesus morreu por causa daquilo que a lei exige de nós. Portanto, a coisa boa acerca da lei é que ela nos leva para Deus. O grande abismo entre o que a lei exige e meu eu pecaminoso me convence que a minha única esperança é a graça. Se você também está convencido, por que não se arrepender dos teus pecados agora mesmo e pedir a Jesus que te dê a graça?

IV. Próxima Semana: Expondo a Fé

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: