segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Redenção em Romanos - Lição 02

Judeus e Gentios
(Romanos 1 e 2)

Introdução: Hoje eu estava na Península Superior do Michigan fazendo caminhadas por algumas cachoeiras magníficas. Houve bastante chuva e a água caindo da cachoeira estava bem forte. O poder do rio era impressionante. Contemplar este lindo cenário e o incrível poder do rio me fez pensar acerca do nosso Deus Criador. Paulo fala sobre isso nos dois primeiros capítulos de Romanos. O que Romanos diz acerca do relacionamento da natureza a Deus nos leva naturalmente ao assunto do relacionamento entre os seres humanos e a lei de Deus. Uma das questões polêmicas no tempo de Paulo era se certas leis guardadas pelos judeus se aplicavam aos gentios conversos. Vamos pular para o nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender acerca da natureza, lei e graça!

I. A Natureza e Deus

A. Leia Romanos 1:18. Se você é ímpio, deveria estar com medo? (Sim.)

1. Por que? (A ira de Deus parece estar descendo dos céus contra as pessoas ímpias (ou, pelo menos, contra suas ações ímpias).)

2. O que incitou esta demonstração da ira de Deus? (A impiedade das pessoas suprimiu a verdade de Deus.)

a. Considere esta declaração por um momento. Como o comportamento ímpio pode, de alguma forma, impedir a verdade de Deus de ser vista? Na minha experiência, o comportamento ímpio revela razões para guardar a lei de Deus.

b. Pessoas ímpias podem causar dano à lei verdade de Deus? (Parece que sim. A cultura popular exerce influência contra Deus e Sua lei. A conclusão lógica a partir do que Paulo escreve é que o mau comportamento interfere com o avançamento do evangelho.)

c. Já ouvi cristãos me dizerem que como eles são salvos pela fé, as ações não importam. Como isto pode ser verdade? (A Bíblia nos diz que o mau comportamento suprime a verdade a respeito de Deus a tal ponto que um Deus justo é convocado a fazer alguma coisa, direcionando Seu poder contra os ímpios.)

B. Leia Romanos 1:19-20. Duas perguntas: Por que os ímpios ficam sem desculpas? Que desculpas os ímpios estão procurando?

1. Quando está com problemas, qual é a primeira coisa que você faz? (Vem com uma desculpa para explicar o teu mau comportamento.)

a. Que desculpa estes versos sugerem que os ímpios estão dando? (Sinto muito, mas ninguém nos disse que existe um Deus que governa sobre as nossas ações.)

2. Por que os ímpios estão sem esta desculpa, “Sinto muito, eu não sabia”? (A criação demonstra que existe um Deus. Assim como eu estava me maravilhando com um Deus que criou o poderoso rio e os cenários espetaculares, assim também qualquer ser humano deveria ter consciência de que Deus existe simplesmente por causa da ordem e beleza daquilo que foi criado.)

3. À luz disso, o que deveríamos concluir acerca do nosso comportamento? (Que Deus está preocupado com ele. Que se as pessoas sem uma Bíblia são responsáveis pelo seu comportamento, obviamente os cristãos são responsáveis.)

C. Leia Romanos 1:21-23. Que comportamento específico deixou Deus irado? (Que os seres humanos estão adorando aquilo que foi feito por Deus (ou feito por seres humanos para se parecer com algo feito por Deus) em vez de adorar ao Deus Criador.)

1. Você concorda que isto é obviamente tolo? Adorar alguma coisa feita por seres humanos, em vez de adorar a Deus, que criou os seres humanos?

D. Leia Romanos 1:24. Qual é o resultado natural de ignorar a Deus? (Mau comportamento. É este mau comportamento que, como discutimos anteriormente, tende a suprimir a verdade de Deus.)

E. Leia Romanos 1:29-32. Sobre qual “justo decreto” de Deus Paulo está escrevendo? (A lei de Deus.)

1. Olhando para esta série de pecados, qual lei de Deus nos vem à mente? (Os Dez Mandamentos.)

II. A Graça e a Lei

A. Leia João 1:17 e Romanos 3:21-24. Como somos salvos? (Temos uma justiça independente da lei. Esta justiça vem através da fé em Jesus.)

1. A lei é parte de nossa salvação? (Romanos 3:21 diz que a justiça é “independente” da lei. Isto quer dizer que a nossa justificação não provem da lei.)

2. O que devemos concluir a respeito da outra parte de Romanos 3:21 que diz que a lei “testemunha” desta outra fonte de justiça? (A lei promove e apóia a justificação pela fé em Jesus – embora ela não seja parte desta justificação.)

3. Vamos voltar e considerar novamente Romanos 1:18, que diz que os ímpios estão sofrendo a ira de Deus porque suprimiram a verdade através de sua impiedade. Este texto nos ensina que a lei promove o reino de Deus e que a desobediência à lei suprime a verdade do reino de Deus? (Sim!)

4. Quem seria mais eficiente na supressão da verdade – alguém que não acredita de forma alguma em Deus, ou alguém que afirma crer em Deus, mas faz coisas más? (Alguém que declara crer em Deus seria um problema muito maior porque você iria assumir que ele estaria promovendo os interesses de Deus.)

a. Isto nos leva à conclusão lógica que Deus revela a Sua ira com relação àqueles que declaram ser Seus seguidores, mas desmoralizam a Sua lei?

(1) O que isto sugere sobre o relacionamento entre a lei e a graça?

B. Leia Atos 15:1 e Gênesis 17:9-11. Você gostaria de estar em um relacionamento de aliança com Deus?

1. Como você responderia à acusação levantada em Atos 15:1? Ou você concordaria com ela?

C. Leia Atos 15:2. Como Paulo e Barnabé respondem a esta pergunta? (Eles decidiram submetê-la à igreja.)

D. Leia Atos 15:6,11-20. O que era exigido dos gentios? (Não {era exigida a} circuncisão.)

1. Isto é tudo que é exigido daqueles que são salvos pela fé?

a. Se você diz que “sim”, me diga por que abster-se de comer carne com sangue seria uma condição para a salvação, mas você pode se salvar mesmo se matar outras pessoas?

b. Se você afirmasse ser um cristão, mas declarasse que poderia ser salvo ao mesmo tempo que defende assassinato, roubo e a violação do resto dos Dez Mandamentos, estaria obscurecendo a verdade? (Precisamos considerar o contexto e usar algum bom senso. O contexto era a questão da circuncisão e a resolução logicamente não tinha coisa alguma a ver com os Dez Mandamentos. Tiago não estava anunciando que os gentios podiam matar, roubar ou ignorar qualquer outro dos Dez Mandamentos.)

c. Em Atos 15:1-2 vemos que Paulo não concordava com aqueles que afirmavam que a circuncisão era exigida para a salvação. Se o ponto de vista de Paulo era que a obediência aos Dez Mandamentos não importava mais, como explicamos Romanos 1:28-32? Paulo diz que as pessoas que fazem essas coisas merecem morrer!

E. Leia Romanos 2:12-13. Se você acredita que Paulo nos ensina a justificação pela fé, como explica esta afirmação de que “os que obedecem à Lei” serão justificados?

F. Leia Romanos 3:10-11. O que você diz agora? Se somente aqueles que cumprem a lei são justificados, e ninguém entende a lei nem busca a Deus, estamos todos perdidos?

G. Amigo, começamos agora a nossa jornada pelos ensinamentos do livro de Romanos acerca da lei e a graça. A lei é importante. Ela é a chave na batalha entre o bem e o mal. Ela, juntamente com a natureza, testifica a verdade de Deus. Mas qual, exatamente, é o relacionamento entre a lei e a salvação? Você concorda em continuar a nossa busca neste assunto?

III. Próxima Semana: Todos Pecaram

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: