segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saúde e Cura - Lição 13

Apoio Social: Laços de Amor
(Gênesis 1 e 2; Eclesiastes 4; Gálatas 6; Efésios 4)

Introdução: Cada vez mais pessoas nos Estados Unidos são solteiras. A maioria das pessoas encontra seu entretenimento na Internet, na televisão ou nos videogames. Agora mesmo, você está usando a Internet para estudar a Bíblia! Somos todos solitários? Tenho um tio, que morreu há muitos anos atrás, que era ministro do Exército da Salvação. Ele costumava me falar dos “velhos tempos”, quando a igreja era o centro social da comunidade. Esta tendência de se afastar da comunidade, especialmente da comunidade da igreja, uma coisa boa ou ruim? Isto tem algum impacto sobre a nossa saúde, nossa espiritualidade, ou outros? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir o que ela diz acerca da comunidade!

I. Auxiliares e Parceiros

A. Leia Gênesis 2:18. Por que isto é verdade? Deus não era toda a companhia de que Adão precisava?

1. Sabendo o final da história, este foi um bom conselho de Deus? Adão não teria sido poupado de muitas tristezas se tivesse respondido, “Senhor, tu és tudo o que eu preciso”?

a. Há uma lição nisto para nós hoje? (Um casamento imperfeito geralmente é melhor do que casamento nenhum. Uma vez que somos pessoas imperfeitas, isto é um alívio real!)

(1) Ou será que essas são duas questões separadas – o ideal para Adão e os fatos que se seguiram a decisões erradas?

B. Leia Gênesis 2:19-20. Me fale sobre parceiros imperfeitos! Onde Deus e Adão foram procurar primeiro um parceiro para Adão? (O texto faz parecer que Adão estava olhando todos os animais em busca de um parceiro. “Elefante? Não, é difícil olhar nos olhos.”)

1. Que tipo de sucesso Adão teve? (Nenhum. Um animal não era um parceiro “correspondente” para Adão.)

2. Leia Gênesis 1:27. O que este texto sugere que seria o problema? (Adão e Eva foram criados à imagem de Deus. Os animais não foram.)

a. Há uma lição nisto para a comunidade? (Televisão, Internet, videogames e mesmo animais de estimação não fornecem o ideal de comunidade que Deus recomenda.)

b. Existe uma lição para nós enquanto cônjuges? (Imperfeito está OK. Não correspondente não está OK.)

C. Leia Eclesiastes 4:9-10. Que razão prática temos para a {vida em} comunidade?

1. Eu não preciso que ninguém me levante quando eu caio. Aposto que você consegue se levantar quando cai. Como deveríamos compreender este texto? (Penso que ele quer dizer mais do que simplesmente tropeçar. Ele sugere que quando “caímos” na vida, sempre que precisarmos de ajuda, um parceiro pode nos ajudar.)

D. Leia Eclesiastes 4:11. Se for verão, ou se você mora em um país de clima quente, é isso o que você quer?

1. Este texto está limitado a um conselho para o clima frio? (Parece ter um significado mais profundo. A energia individual de cada pessoa é multiplicada, de forma que o total é mais do que a soma das partes.)

E. Leia Eclesiastes 4:12. Espere um pouco, três dobras?! Estamos falando acerca do casamento? (Quando estávamos discutindo sobre Adão e Eva, estávamos falando sobre casamento. Note que Gênesis 2:24 e Eclesiastes 4:12 estão falando sobre uma comunidade maior do que o casamento.)

1. Os amigos são como as dobras de uma corda – quanto mais você tem, melhor o resultado? (Eclesiastes 4:12 refere-se a tempos de problemas. As expressões “vencido” e “romper-se” sugerem uma luta. Em tempos de problemas amigos podem te ajudar a passar a dificuldade. Passar por um problema sozinho é difícil.)

a. O que dizer do ditado “Um amigo em necessidade é uma dor de cabeça” (O ditado original era “Um amigo na necessidade é um amigo de verdade”.)

F. Leia Gálatas 6:1-2. Que tipo de fardo devemos ajudar a carregar? (Este texto se refere a fardos que surgem do pecado. Isto sugere que verdadeiros amigos não apenas nos ajudam nas dificuldades imprevistas da vida, mas também nos ajudam quando cometemos erros sérios.)

1. Que lição prática isto nos ensina sobre escolhermos nossos amigos? (Você deveria escolher amigos com base no relacionamento deles com Deus.)

2. Leia I Tessalonicenses 4:18. Qual é a razão pela qual amigos cristãos nos dão melhores conselhos? (A expressão “palavras” colocada aqui refere-se às palavras inspiradas de Deus. Existem muitos conselhos flutuando por aí. A maior parte deles são maus conselhos, que entram em conflito com os ensinamentos da Bíblia.)

G. Leia I Pedro 3:8-9. Pedro coloca, em seguida ao seu conselho acerca do casamento, este conselho para a comunidade espiritual. Esta é a tua abordagem ao lidar com os outros membros da tua igreja?

1. O que está em jogo aqui? (Ser abençoado! Este tipo de atitude, este tipo de prática, tem como conseqüência ser abençoado.)

H. Leia I Pedro 3:10-11. Este conselho é para lidar com os outros membros da tua igreja? (O texto começa com “quem quiser amar a vida e ver dias felizes”. Este é um conselho para a vida.)

1. Este conselho nos ajudaria em nossos relacionamentos sociais? (Este texto sugere duas coisas. Primeiro, que se seguirmos estas práticas, nossas vidas serão melhores. Segundo, sugere um benefício para a saúde, quando diz “amar a vida” e “dias felizes”.)

a. Quantas pessoas você conhece que tem uma vida terrível porque parece que estão constantemente procurando criar problemas?

I. Leia I Coríntios 7:1; I Coríntios 7:27-28 e I Coríntios 7:32-35. Depois de toda a nossa discussão acerca dos benefícios do casamento, como deveríamos compreender estes conselhos? (Se você olhar o capítulo inteiro, {verá que} o tema geral é que as circunstâncias podem alterar o conselho que diz que geralmente é útil ser casado.)

1. Leia I Timóteo 4:1-3. Qual é o ensino fundamental deste texto com elação ao casamento? (Que é errado ensinar as pessoas que elas nunca deveriam se casar.)

II. A Igreja

A. Leia Efésios 4:11-13. Por que os membros da igreja têm cargos diferentes, se é esperado deles que “alcancem a unidade”? (Em I Coríntios 12, a Bíblia compara a igreja a um corpo. A igreja precisa que as pessoas tenham papéis diferentes de forma a haver verdadeira unidade – para fazer com que tudo funcione de maneira eficiente.)

1. Que tipo de unidade é o objetivo da igreja? (Efésios 4:13 nos fala da unidade da fé. Uma unidade na compreensão de Jesus.)

B. Leia Efésios 4:14. Qual é o perigo de não fazer parte de uma comunidade espiritual? (Você pode ter idéias estranhas. Está aberto a ser enganado. Posso atestar isso veementemente em meus casos de liberdade religiosa. Em qualquer caso onde a sinceridade da crença religiosa está em questão, tenho uma regra áurea de recusar representar aqueles que não fazem parte da comunidade de alguma igreja local. Esta regra está baseada em minhas experiências com aqueles que não fazem parte de uma comunidade espiritual.)

C. Leia Gálatas 5:13-15. Você quer servir? Ou quer ser servido? (Parte da comunidade cristã é servir uns aos outros. Alguns membros da igreja (assim como alguns amigos) pensam que a idéia de serviço é que eles deveriam ser servidos. Se você é alguém que serve aos outros mais do que é servido, considere as bênçãos que você recebeu deste serviço.)

D. Amigo, você faz da comunidade uma prioridade? Se não, por que não decidir fazer isso hoje? Isto vai melhorar a tua vida espiritual e provavelmente vai melhorar a tua saúde.

Próxima Semana: Iniciaremos um novo estudo sobre Romanos.

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: