quarta-feira, 16 de junho de 2010

Saúde e Cura - Lição 12

Nutrição na Bíblia
(Daniel 1 e 10; Gênesis 1; Atos 21)

Introdução: Se te perguntassem qual é a chave para uma vida longa e saudável, o que você diria? A maioria diria “exercícios, dieta, ar puro e bom senso.” Bom senso quer dizer evitar práticas perigosas. A Bíblia diz muito acerca da dieta e do bom senso. Uma frase de Jesus que ficou famosa se encontra em Mateus 15:11: “O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’”. Este texto torna a dieta irrelevante? Em caso afirmativo, por que a Bíblia fala tanto acerca da dieta? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. A Dieta de Daniel

A. Leia Daniel 1:8-10. O rei se preocupava com o que Daniel e seus amigos comiam? (Aparentemente sim.)

1. Por que o rei se preocuparia? (O representante do rei pensava que a comida do rei tornaria estes homens saudáveis. Era uma busca pela saúde.)

2. Daniel se preocupava com o que ele comia? (Sim.)

a. Por que ele se preocupava? (Ele não queria tornar-se “impuro”.)

B. Leia Daniel 1:11-14. O que Daniel preferiu comer? (Vegetais – com água para beber.)

1. Esta seria a tua escolha?

C. Leia Daniel 1:15-16. Dez dias. Você acha que o resultado deste teste foi apenas o resultado da dieta, ou algo mais?

D. Leia Daniel 10:1-3. Daniel é agora um homem muito velho. Este texto sugere que em sua idade avançada ele comia carne e bebia vinho. Que conclusão podemos extrair da diferença na sua dieta quando ele era jovem e quando era um homem idoso e importante no reino? Ele se tornou complacente com a idade avançada? Quando você atinge uma certa idade, pode dizer “Acho que não interessa mais o que eu como”? (Uma vez que Deus ainda estava dando revelações a Daniel, não podemos concluir que Daniel havia se tornado complacente e caído em pecado em sua idade avançada. Ao contrário, voltamos à palavra “impuro”. Alguma coisa na carne do rei, mas não na carne de Daniel, era diferente.)

1. O que você acha que era diferente?

2. Leia Atos 21:25 e Gênesis 9:4. O que estes textos sugerem acerca da carne? (Atos nos diz que comer carne que não foi preparada de maneira apropriada é um problema tão grande quanto a imoralidade sexual! Gênesis 9:4 nos mostra que esta era uma preocupação de Deus desde muito cedo na história humana. A conclusão razoável é que a “carne do rei” não era preparada de maneira apropriada e podia ter sido oferecida aos ídolos. Quando Daniel já era velho e influente, ele podia exigir que a carne que ele comia fosse preparada de maneira adequada.)

E. Considere novamente Atos 21:25. Três destas quatro proibições tem a ver com a dieta! Os líderes da igreja apostólica haviam esquecido que Jesus havia dito (Mateus 15:11) que não importa o que entre na tua boca?

1. Como você pode explicar o que parece ser um sério conflito na Bíblia? (Leia Mateus 15:16-20. A questão real é não lavar as mãos, e não a dieta. Embora Jesus estivesse falando em termos gerais, parece que o ponto de vista dEle é que controlar a mente é mais importante do que controlar a dieta. Ele não está dizendo que a dieta é sem importância. Daniel e os líderes da igreja apostólica nos ensinam que a dieta é importante. Em seguida, vamos explorar a história da dieta na Bíblia.)

II. A Dieta de Adão

A. Leia Gênesis 1:29-30. Qual era a dieta de Adão? (Plantas e vegetais.)

1. Qual era a dieta dos animais? (A mesma.) {Nota do tradutor: Uma leitura mais estrita do texto demonstra que a dieta original de Adão era composta de sementes (cereais e nozes) e frutas. Os serem humanos não comiam folhas (verso 29). Apenas os animais comiam folhas (verso 30). As folhas passaram a fazer parte da dieta dos seres humanos somente após o pecado, quando passou a ser necessário cultivar a terra (Gênesis 3:18).}

2. Por que você acha que a dieta original excluía a carne? (a razão mais óbvia é que antes da entrada do pecado no mundo não havia morte. Sem morte = sem carne de animais mortos.) {Nota do tradutor: É interessante notar que, mesmo após o pecado, Deus não introduziu imediatamente a carne na dieta dos seres humanos, embora já houvesse a morte.}

III. A Dieta de Noé

A. Leia Gênesis 9:1-3. Como a dieta de Noé mudou depois do dilúvio? (Ele agora podia comer carne.)

1. Por que a dieta de Noé mudou? Seria por que o dilúvio havia destruído as frutas e os vegetais? (esta parece ser uma razão improvável, uma vez que ele também tinha um número limitado de animais. Se Deus estava preocupado em termos de curto prazo, poderia ter dado a eles o maná, ou limitado a licença para comer animais por alguns meses. Algo mais fundamental havia acontecido.)

2. Vamos revisar nosso pensamento acerca da dieta de Adão. Se a ausência de pecado e de morte era a razão para a dieta de “frutas e vegetais”, por que você acha que Deus esperou centenas de anos depois da entrada do pecado para acrescentar animais à nossa dieta? (Esta demora sugere que a diferença entre a dieta de Adão e a dieta de Noé não estava confinada apenas à questão pecado/morte. Deus deve ter considerado a dieta de Adão como sendo superior, independentemente da questão pecado/morte.)

B. Dê uma olhada em Gênesis capítulos 5-11. O que voe pode notar? (Que a longevidade dos seres humanos cai dramaticamente depois do dilúvio – que é exatamente o ponto onde a dieta de Noé foi introduzida.)

1. Leia Gênesis 6:1-3 e Gênesis 6:5-6. Este texto sugere uma razão para a mudança na dieta? (Parece que Deus pode ter decidido que seria melhor limitar o período de vida dos seres humanos. Creio que a referência aos “cento e vinte anos” está no contexto do período do dilúvio, mas ela sugere que Deus está repensando a longevidade de Sua criação.)

2. Que lição podemos extrair disto? (A dieta original de Deus tinha um impacto na longevidade. Sabemos hoje que uma dieta que exclui a carne tem um impacto claro na longevidade.)

3. A longevidade tem alguma coisa a ver com pecado? (Imagine um mundo sem livros, mas um mundo no qual você podia conversar com seus tataravôs todos os dias. A longevidade aumentaria o aprendizado e a transmissão de conhecimento. Se o conhecimento é a respeito do mal, então podemos começar a ver por que Deus pode ter pensado que um período de vida mais curto seria melhor.)

IV. Espiritualidade e Dieta

A. Leia Gênesis 7:1-3. Sobre qual base Deus faz distinção entra os animais? (Ele faz uma distinção entre animais “puros” e “impuros”.)

1. Isto tem alguma coisa a ver com tomar banho? (Não. Dê uma olhada em Levítico 11 e leia Deuteronômio 14:3-8. Animais puros poderiam ser comidos e animais impuros não poderiam – eles não deveriam nem ser tocados quando estivessem mortos.)

2. Leia Deuteronômio 14:21. Qual é a regra sobre animais mortos por acidente? (Você não poderia comê-lo, mas poderia dá-lo a um estrangeiro.) {Nota do tradutor: O Dr. Cameron esclareceu que a pratica de preparar e comer animais mortos por atropelamento não é incomum nos Estados Unidos, É considerada por muitos uma prática jocosa, praticamente uma brincadeira, realizada por pessoas de sensibilidades menos refinadas.}

a. O que este texto sugere acerca da natureza das regras de Deus acerca da dieta? (As coisas impuras não eram veneno. Em vez disso, elas tem algo a ver com um relacionamento adequado com Deus.)

B. Levítico e Deuteronômio nos lembram o sistema sacrifical. Esta idéia de impuro = profano terminou quando o sistema sacrifical terminou? (Alguns poderiam argumentar que sim. Mas existem problemas muito sérios com esta conclusão. Primeiro, nem todos os animais limpos, como por exemplo, grilos e peixes com escamas e barbatanas, eram sacrificados. Eles não tinham coisa alguma a ver com o sistema sacrifical. Segundo, a distinção entre animais puros e impuros existia antes do dilúvio, antes que o sistema do santuário fosse formalizado e antes que os seres humanos fossem autorizados a comer carne. Terceiro, a proibição de Atos 21:25 com relação a comer sangue com a carne (o que certamente nos lembra do sistema sacrifical) foi importa depois da ressurreição de Jesus.)

1. O que devemos concluir a partir disto? (Não consigo explicar isso, mas Deus tem diferentes níveis recomendados de dieta. A melhor prática de dieta são os frutos e os vegetais. A prática de dieta normal são os animais limpos, sem sangue. Comer animais mortos por acidente é prática de estrangeiros!)

2. As pessoas que estão caminhando no caminho da santidade deveriam se esforçar para ter a melhor prática na dieta?

C. Leia Romanos 14:2-4. Espere um minuto! Se pessoas santas tem uma dieta santa {a qual vemos que consiste de frutos e vegetais}, como Paulo pode descrever essas pessoas como sendo pessoas “cuja fé é fraca”? Como o estrangeiro, aquele que come animais portos por acidente, ser equiparado com os que são fortes na fé? (Este é um quebra-cabeças. Precisamos explorar melhor o pensamento de Paulo.)

D. Leia I Coríntios 10:1-5. O que Paulo sugere acerca da dieta e justificação? (Uma dieta espiritual, entre outras coisas, não quer dizer que estamos agradando a Deus.)

E. Leia I Coríntios 10:18. Qual é a resposta? (Sim! Aqueles que traziam seus sacrifícios ao templo participavam no ritual de remoção do pecado.)

F. Leia I Coríntios 10:19-24. Deveríamos comer carne oferecida a um ídolo pagão? (Do ponto de vista prático, sabemos que um ídolo não significa coisa alguma. Mas seria “benéfico” evitar comer carne sacrificada aos ídolos.)

G. Leia I Coríntios 10:25-33. O que este texto nos ensina a respeito da afirmação de Paulo em Romanos 14 sobre comparar a dieta de animais mortos por acidente com uma fé forte? (Paulo está nos dizendo que o aspecto mais importante da dieta é usá-la para o avançamento do Reino de Deus. Embora um ídolo seja nada, se você sabe que a carne foi oferecida a um ídolo, não há benefício algum e comê-la – especialmente se estiver na presença de alguém que tem reservas a este respeito. Portanto, a pessoa “cuja fé é fraca” de Romanos 14 é alguém que recentemente praticava a adoração a ídolos e não tem fé suficiente para compreender que os ídolos não significam coisa alguma.)

H. Qual deveria ser a nossa conclusão final acerca da fé e a dieta? (Deus deu aos seres humanos, de maneira consistente, instruções acerca da dieta. Há poucas dúvidas que Ele tenha recomendações acerca da dieta as quais seria “benéfico” seguirmos. Porém, a questão mais importante a respeito da dieta é como lidamos com ela em termos da fé dos outros.)

I. Amigo, e você? Vai reconsiderar a tua atitude acerca da dieta e ter certeza de que ela está de acordo com a vontade de Deus?

V. Próxima Semana: Apoio Social: Laços de Amor

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: