terça-feira, 8 de junho de 2010

Saúde e Cura - Lição 11

Otimismo: Felicidade e Cura
(Eclesiastes 9; II Coríntios 12; Lucas 10)

Introdução: Minha esposa brinca comigo porque sempre sou o otimista. Porém, mesmo eu compreendo como as pessoas podem ficar desanimadas. As razões para o desânimo às vezes são óbvias. Esta semana visitei um colega que acabara de ser transferido para a seção do hospital onde ficam as pessoas que estão em fase terminal. Embora esteja fisicamente em forma, ele chegou a este ponto devido a um tumor no cérebro. Outros ficam desanimados por causa de coisas que a maioria das pessoas consideraria uma coisa pequena. Como podemos manter uma perspectiva positiva e feliz na vida? Como podemos ter alegria na vida? Vamos pular para o nosso estudo e ver o que a Bíblia sugere!

I. Desespero

A. Salomão escreve acerca de alegria e felicidade. É assim que você se sente depois de ler estas palavras? (Dificilmente esta seria uma mensagem de alegria. Ele nos fala que nossas vidas são sem sentido e que depois que morrermos as pessoas se esquecerão de nós. Pior, nenhuma recompensa futura nos aguarda.)

1. É verdade que nossas vidas são sem sentido e que não temos nada a esperar depois da morte? (Leia I Coríntios 15:19. Paulo nos fala que se tivermos apenas esta vida, somos os mais dignos de compaixão neste planeta.)

a. Há alegria em uma vida digna de compaixão?

b. Como podemos explicar as palavras de Salomão em Eclesiastes? (Salomão está deprimido. O homem que tinha tudo decide que a vida é totalmente sem sentido.)

(1) Você consegue se identificar com as palavras de Salomão?

B. Leia II Coríntios 12:9-10. Paulo está passando por tempos difíceis. O que ele diz sobre como deve ser a nossa reação em tempos difíceis? (Ele diz que se regozija em tempos difíceis.)

1. Paulo está falando sério? Quem se regozija com insultos, necessidades e perseguições?

a. O colega com tumor no cérebro sabia que as coisas não estavam indo bem. Sua esposa sofre terrivelmente com esta mudança drástica em suas vidas. Como você pode se alegrar com este tipo de tragédia? (Eu fiquei maravilhado ao ouvir a esposa deste homem dizer que esta experiência terrível foi um tremendo impulso para a sua caminhada cristã. Seus amigos cristãos haviam se unido em torno deles.)

C. Quando saí ao sol, depois de visitar o colega que está morrendo com um tumor no cérebro, estava agradecido por eu não estar no lugar dele – mas pensei que é perfeitamente possível que um ataque cardíaco ou algo assim aconteça comigo no futuro. Deveríamos temer tal futuro? Deus nos guardará deste tipo de coisa? (Meus pensamentos refletiram meu coração egoísta. Não quero que uma coisa dessas aconteça comigo, e duvido que muitos iriam desejar isso. Mas II Coríntios 12:9 nos diz que o poder de Deus “se aperfeiçoa na fraqueza”. Em algum ponto podemos alcançar a atitude madura de que, qualquer coisa que aconteça conosco, descansaremos contentes em Deus.)

D. Leia Salmos 42:11. O que deveríamos fazer quando sentimos desespero e depressão? (Precisamos nos lembrar que Jesus é o nosso Salvador e nosso Deus. Podemos colocar a nossa esperança nEle. Louvá-Lo ajuda a aliviar o nosso desespero.)

1. Note que a “esperança” é a base para o louvor. Qual é a esperança que Salomão deixou de notar em sua depressão? (Apocalipse 21:1-4. Um novo céu e uma nova terra, no qual toda dor, sofrimento e morte “já passaram”)

II. Preocupação

A. Leia Lucas 10:38-40. Se uma pessoa importante estivesse vindo à tua casa você a limparia e aprontaria alguma comida?

1. Por que? (Você não quer dar má impressão. Quer ser um bom anfitrião. Quer que a pessoa importante fale bem de você e volte!)

2. O pedido de ajuda de Marta é razoável?

B. Leia Lucas 10:41-42. Você consegue se identificar com a situação de Marta? Está “preocupada(o) e inquieta(o) com muitas coisas”?

1. O que Jesus sugere que há de errado com isso? (Marta tem um foco errado. Ela está preocupada com coisas que não são importantes.)

2. Considere as coisas que te preocuparam hoje. Elas são realmente importantes? Elas serão importantes daqui a um ano? Daqui a dez anos?

3. Meu filho se formou em Medicina no domingo passado. Nós tínhamos “bons” lugares, mas era difícil ver o palco. Uma enorme tela de televisão nos ajudou a ver. Quando o nome do meu filho foi chamado para receber seu diploma, eu o estava observando pelo monitor. Porém, decidi que deveria tentar tirar uma foto e isto distraiu a minha atenção dele, enquanto caminhava pela plataforma. Finalmente voltei os olhos para o monitor quando ele recebeu seu diploma. Eu havia falhado em concentrar a minha atenção unicamente no que importava – ver meu filho recebendo seu diploma de Medicina. Quantas vezes a tua vida é assim?

4. Você tem ficado lendo jornal ou assistindo televisão quando teu cônjuge ou teus filhos querem falar com você? (Às vezes você só precisa se sentar e decidir o que é importante na vida.)

III. Alegria

A. Leia I Tessalonicenses 5:16-18. Por que a alegria é o objetivo de nossas vidas? (Eu gostaria muito de sentir alegria a cada minuto da vida.)

1. Sentir alegria está ligado a orar continuamente e agradecer sempre? (Considere como as partes da nossa lição estão conectadas. Temos alívio da depressão agradecendo a Deus por nos dar a vida eterna e a esperança de um novo céu e uma nova terra. Evitamos preocupações nos concentrando naquilo que é importante – nosso relacionamento com Deus. Essas duas coisas são aspectos de “orar continuamente” e “dar graças em todas as circunstâncias”.)

B. Leia Provérbios 17:22. Que impacto uma atitude positiva tem sobre a nossa saúde? (A Bíblia nos diz que isto é “remédio eficiente”. Por outro lado, um espírito oprimido é ruim para a nossa saúde.)

C. Leia Provérbios 14:30. O que o fato de evitarmos preocupações faz conosco? (Novamente, vemos que a nossa atitude tem um impacto sobre a nossa saúde. Se estamos tentando acompanhar o sucesso dos outros, prejudicamos a nossa saúde.)

D. Leia Provérbios 15:13-15. Que outros benefícios vêm de termos um coração feliz?

1. Leia Provérbios 15:16. Como isto está ligado com o nosso verso anterior? (A sugestão é que obedecer a Deus, em vez de acumular riquezas, nos ajuda a viver uma vida feliz e contente.)

2. Compare o esforço que você faz para obedecer a Deus com o esforço que você despende para obter riquezas.

E. Leia Provérbios 5:22-23. Que relacionamento existe entre obediência a Deus e alegria? (O pecado nos espreita. Ele nos aprisiona. Cria todo tipo de problemas para nós. Enfrentar esses problemas, problemas que nós mesmos causamos, acabam com a nossa alegria. Um aspecto muito importante de viver uma vida de felicidade é a obediência a Deus.)

F. Amigo, a Bíblia nos dá a chave para viver uma vida, de forma geral, positiva e livre de preocupações. Termos estas atitudes positivas nos dá melhor saúde. Você vai decidir hoje a pedir a Deus que te ajude a obedecer e para te dar uma atitude mais positiva e alegre?

IV. Próxima Semana: Nutrição na Bíblia

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: