terça-feira, 1 de junho de 2010

Saúde e Cura - Lição 10

Integridade: Inteireza e Santidade
(Tito 2; Mateus 4)

Introdução: Quando eu era um rapaz, o pai de um amigo desejou desafiar meu grupo de amigos, sobre se nós estávamos salvos. Foi bom ser forçado a pensar acerca de coisas eternas e meu relacionamento com Deus. Porém, também me lembro de que este mesmo pai não foi honesto – ele sugeriu uma forma de economizar dinheiro enganando o governo. O contraste era marcante – e eu me lembro de sua falta de integridade tão claramente quanto me lembro de seu fervor evangelístico. E você? A tua vida é uma mensagem mista? O que significa viver uma vida de integridade? Vamos pular para o nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. O Exemplo Correto

A. Leia Tito 2:6-7. Qual é a tua obrigação para com os mais jovens? (Encorajá-los, dando um exemplo apropriado.)

1. Por que temos uma obrigação para com eles?

a. Esta obrigação se estende apenas para aqueles que são professores? (Todos nós estamos ensinando alguma coisa, quer tenhamos consciência disso ou não.)

2. Ouvi um jovem ateu reclamar que quando ele começava a compartilhar suas crenças, as pessoas olhavam para ele com um “olhar maldoso”. O adulto, naquela conversa, lhe assegurou que a sociedade estava melhorando e tornando-se mais aberta a todos os pontos de vista. Uma atitude aberta, tolerante é o nosso objetivo pessoal? Ou olhares desaprovadores são parte de dar um exemplo? (A Bíblia nos diz para darmos um exemplo fazendo o que é bom. Quando há muitas pessoas que vivem vidas boas, isto cria uma pressão social para fazer o que é bom. Um exemplo positivo é mais persuasivo do que um olhar negativo.)

B. Leia Tito 2:7-8. Quem mais, além dos jovens, está nos observando? (Aqueles que se opõe a nós. Aliados de Satanás.)

1. Pode não ficar aparente aqui nestes comentários, mas eu uso o humor com regularidade quando ensino a minha classe. Quando me levanto para pregar, a congregação sorri para mim, porque já sabe o que está para vir. Se digo algo engraçado, será que estou violando a instrução bíblica para mostrar “seriedade” no ensino? (A palavra {grega} empregada aqui significa “peso” ou “honestidade”. Se você olhar as três palavras nestes versos, “integridade”, “seriedade “ e “sanidade” – elas pintam um quadro de um ensino de alto nível. Não superficial. Não de última hora. Não de segunda classe. Isto não exclui o humor (eu espero), mas humor demais pode fazer parecer que fosse não leva o assunto a sério.)

a. Você já saiu de um sermão cansativo ou uma lição {chata} e imediatamente se esqueceu do que foi pregado ou ensinado?

(1) Tomas atitudes para ajudar as pessoas a prestar atenção e lembrar do que está sendo pregado é parte de ser “sério” acerca do ensinamento? (Quando prego, passo cerca de um terço do tempo contando o que eu espero que sejam histórias bem humoradas. A razão para isto é prender a atenção e fixar o meu ponto de vista (sério) na memória dos ouvintes.)

2. Pelas tuas próprias observações acerca dos professores do evangelho, qual é a importância da integridade? (Os oponentes do evangelho gostam de apontar a hipocrisia (geralmente na área dos pecados sexuais) dos líderes cristãos. Você pode pensar em vários que caíram. Por outro lado, líderes cristãos como Billy Graham, James Dobson, Pat Robertson e Jerry Falwell permaneceram por décadas sob os holofotes, sem qualquer falha moral.)

II. O Exemplo Correto

A. Leia Mateus 3:16-17. No conflito entre o bem e o mal, o que acaba de acontecer com Jesus? (O conflito começa e, toda sua intensidade. Deus acaba de dizer que Ele “se agrada” com Seu Filho. Satanás deseja acabar com Jesus. Satanás quer destruir Seu exemplo.)

B. Leia Mateus 4:1-3. Coloque-se no lugar de Jesus. Você aceitaria a sugestão de Satanás?

1. Quais questões estão envolvidas na sugestão de Satanás? (Satanás está desafiando a posição e o poder de Jesus como o Filho de Deus.)

2. O que haveria de errado em transformar pedras em pão? Deus havia acabado de dizer que Jesus era Seu Filho. Jesus estava com fome. Por que não? (Satanás está pedindo a Jesus que prove que Deus estava certo. Satanás está pedindo a Jesus para depender de Seu próprio poder, em vez de confiar em Deus.)

C. Leia Mateus 4:4. Como isto responde à tentação de Satanás?

1. Como Jesus entendeu a tentação? (Jesus viu isto como uma questão de confiar naquilo que Deus havia acabado de Lhe dizer – que Ele era o Filho de Deus.)

D. Quando pensamos em ser um bom exemplo para os que estão à nossa volta e para os descrentes, que tipo de coisas temos em mente? (Coisas óbvias. Não roubar, não mentir, não cometer adultério, não falar palavrões.)

1. Por que estamos estudando uma coisa tão obscura como confiar em Deus, em uma lição que trata sobre sermos um bom exemplo? (Todas as coisas óbvias começam como uma questão de confiar em Deus. Pessoas roubam para se manter, pessoas mentem para evitar problemas, pessoas cometem adultério para satisfazer o orgulho, pessoas falam palavrões para parecer fortes. Confiança e dependência em Deus é uma cura para todos estes pecados óbvios.)

E. Leia Mateus 4:5-6. Você seria tentado a se jogar de um prédio alto?

1. Isso nos mostra que Satanás não é muito esperto? “Venha aqui, pule deste penhasco”. (Satanás está seguindo a resposta de Jesus na primeira tentação. Jesus disse que confiaria em Deus e confiaria nas escrituras. Satanás reage citando as escrituras e dizendo, “Vamos ver quanto Você confia em Deus. Joga-Te daqui deste lugar alto para baixo.”)

F. Leia Mateus 4:7. Como você entende a resposta de Jesus? (Satanás está levando Jesus de um extremo para outro. A resposta de Jesus mostra que somos parceiros de Deus na obediência. Não deveríamos nos colocar em {situações ou} lugares perigosos.)

G. Leia Gênesis 3:1-5. Como isto é semelhante à primeira tentação de Jesus? (Este é um desafio sobre se Eva dependeria de si mesma (ou pior, da serpente) ou se ela confiaria em Deus.)

1. A Bíblia não diz explicitamente, mas o que permitiu que Eva fosse confrontada com este teste? (Ela aparentemente está ao lado da árvore proibida! Existe apenas uma árvore que ela deveria evitar em todo o jardim, e ela está ao lado dela! Pior, ela diz que é errado até mesmo tocar nesta árvore, então deveria saber que ficar perto é uma má idéia.)

2. Como isto se compara com a segunda tentação de Jesus? (Ela se colocou no caminho do mal. Jesus se recusa a fazer isto.)

H. Ao dar um exemplo bom e honesto, como você aplicaria o ponto que acabamos de discutir? (Parte de nosso exemplo é evitar envolver-se em atividades que são provas óbvias para a nossa fé. O melhor exemplo não é que fomos provados e vencemos, o melhor exemplo é evitar a prova desnecessária.)

I. De que outras formas você acha que podemos provar a Deus? (A resposta de Jesus em Mateus 4:7 é uma citação de Deuteronômio 6:16. O texto de Deuteronômio se refere a uma história encontrada em Êxodo 17.)

1. Leia Êxodo 17:1-3. Como as pessoas estão colocando Deus à prova? (Ao reclamarem sobre as circunstancias e sobre a direção de Deus.)

J. Como você aplica o ponto que acabamos de discutir ao viver uma vida de integridade? (Precisamos evitar reclamar de Deus. Devemos dar um exemplo de gratidão com relação a Deus.)

K. Leia Mateus 4:8-9. Que questão vemos aqui? (Isaías 14:13-14 sugere que o pecado se originou porque Satanás queria ser como Deus. Aqui, Satanás pede que Jesus o adore. Uma vez que a adoração deveria ser dada somente a Deus, desta maneira Satanás seria “como Deus”.)

1. Por que Satanás acharia que Jesus cairia em uma tentação óbvia como esta? (Satanás oferece a Jesus um “atalho” de Sua missão na terra para conquistar o mundo de volta para Deus. Aceitar a oferta de Satanás evitaria a dor e o sofrimento que estavam à frente de Jesus.)

L. Leia Mateus 4:10. Que resposta Jesus dá a Satanás? (Somente Deus deve ser adorado. Jesus rejeita o atalho oferecido.)

1. Que lição encontramos aqui para uma vida de integridade? (Sem atalhos. O exemplo mais impressionante de uma vida devotada a Deus é servi-Lo quando não é fácil. Quando custa alguma coisa.)

M. Amigo, a tua vida cria uma influência para o bem ou para o mal. Ou você traz glória a Deus ou glória a Satanás. Por que não decidir hoje usar a tua vida para dar glória somente a Deus?

III. Próxima Semana: Otimismo: Felicidade e Cura

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: