quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Redenção em Romanos - Lição 01

Paulo e Roma
(Romanos 1:1-17)

Introdução: Ótimas notícias! Estamos começando uma nova série de lições sobre um dos livros mais importantes da Bíblia – a carta de Paulo para a igreja de Roma. Você se lembra de começar em um novo emprego, no qual quer causar boa impressão? Se você fosse o chefe, seria importante causar a impressão correta para que os teus subordinados na empresa te ajudassem a fazer do negócio um sucesso. A carta de Paulo aos Romanos é algo assim. Ele nunca havia estado naquela igreja. Ele pretende ir, e quer que o seu relacionamento comece com a nota certa. Como ele começaria? Vamos pular para o nosso estudo e ver como Paulo faz isso!

I. A Apresentação de Paulo

A. Imagine duas situações:

1. Na primeira, você é domo de uma empresa que pretende ganhar um contrato com uma empresa muito maior. Você está na reunião com os líderes desta empresa, a fim de convencê-los a dar o trabalho para a tua empresa.

2. Na segunda, você tem a oportunidade de compartilhar o evangelho com uma pessoa muito importante, a qual você nunca encontrou antes.

3. O que você acha que deve fazer na primeira situação? O que você acha que precisa fazer na segunda situação?

a. Agora, vamos voltar a nossa atenção para a apresentação de Paulo aos romanos.

B. Leia Romanos 1:1. Quão importante era a cidade de Roma? (Era a capital do império romano!)

1. Você acha que isto se refletia na atitude dos cidadãos? (Provavelmente sim.)

2. Como você avaliaria a apresentação de Paulo à igreja em Roma?

a. O que você acha sobe Paulo começar dizendo que ele é um “servo” de Jesus?

b. Você se apresentaria a pessoas importantes dizendo que é um “servo”?

C. Leia Josué 1:2; Amós 3:7 e Jeremias 7:25. Você mudou de opinião acerca da natureza da apresentação de Paulo? (Uma maneira típica de descrever os grandes homens de Deus é dizer que eles eram “servos” de Deus. Desta forma, Paulo está estabelecendo a si mesmo na sucessão dos profetas. Por outro lado, Paulo pode ter tido em mente um significado mais amplo, menos de importância de si mesmo. Veja I Coríntios 7:21-23.)

D. Vamos voltar para Romanos 1:1. Paulo diz que foi “chamado para ser apóstolo”. Quando você pensa nos apóstolos, o que vem à tua mente? (Os doze discípulos.)

1. Deveríamos nos preocupar se Paulo não estaria exagerando? Ele está escrevendo para os residentes da cidade mais importante do mundo e lhes diz que é como Moisés e os doze discípulos! Isto é verdade?

2. Leia Gálatas 1:1. Paulo inicia outra carta com esta mesma grande declaração. Desta vez ele dá uma pequena explicação para suas prerrogativas. Diz que foi enviado por Jesus. Esta afirmação é verdadeira? (Pule para Atos capítulo 9 e leia Atos 9:15. Paulo diz que o que aconteceu na estrada para Damasco mostra que Deus o chamou para uma missão especial. Paulo era o “instrumento escolhido [de Deus] para levar o [Seu] nome perante os gentios” Portanto, Paulo foi escolhido por Jesus, assim como os doze discípulos, e era um mensageiro especial de Deus, assim como os profetas antes dele.)

E. Leia Romanos 1:2. Paulo acaba de nos dizer quem ele é, e agora nos fala o que pretende. Qual é a sua missão? (Foi “separado para o evangelho de Deus”.)

1. Alguma idéia sobre por que Paulo se refere às “Escrituras Sagradas”? (Paulo está falando sobre o Antigo Testamento.)

F. Assuma que Paulo tenha acabado de se apresentar para você desta maneira. O que você concluiria?

1. O que Paulo quer que você conclua? (Paulo quer que você chegue a duas conclusões: Primeira, que ele foi escolhido por Deus para dar uma mensagem importante. Segunda, sua mensagem é sólida, histórica e digna de confiança. Suspeito que este é o mesmo tipo de impressão que você iria querer criar nas duas primeiras situações que pedi para você imaginar.)

II. A Mensagem do Evangelho Resumida

A. Em seguida, Paulo descreve a sua mensagem. Leia Romanos 1:3. Quem Paulo está apresentando aqui? (Jesus.)

1. Note a maneira interessante que Paulo apresenta a Jesus. Que duas coisas ele diz? (Que Jesus era o Filho de Deus. Ele também era filho do rei Davi.)

a. Jesus era metade uma coisa e metade outra? (Não. Paulo diz que Jesus começou como Deus, um Deus que também tinha uma “natureza humana”. Portanto, Jesus é completamente Deus e completamente homem. Jesus era um cm aqueles a quem veio salvar.)

B. Leia Romanos 1:4. O que mais Paulo tem a dizer acerca de Jesus? (Temos duas frases difíceis de compreender aqui: “o Espírito de santidade” e “declarado Filho de Deus com poder”.)

1. Como você entende “o Espírito de santidade”? (Parece se referir ao Espírito Santo. Deus, de alguma forma, deu poder (“declarou (...) com poder”) à prova da divindade de Jesus.)

2. Se Jesus começou sendo Deus, por que temos que provar a Sua divindade?

a. Qual é a prova que Jesus é Deus? (Sua ressurreição dentre os mortos.)

b. Alguns cristãos não acreditam que Jesus era completamente Deus  alguns não acreditam que Ele ressuscitou dentre os mortos. Se você não compreende corretamente esses dois conceitos, você compreende o evangelho? (Não. Estas crenças são o coração do evangelho. Elas são parte do resumo que Paulo faz do evangelho.)

C. Vamos fazer uma revisão. Como você declararia a versão abreviada de Paulo para o evangelho? (Jesus era o filho de Deus desde o princípio. Jesus entrou em um relacionamento especial com os seres humanos. Ele provou poderosamente que era Deus através de Sua ressurreição dentre os mortos.)

III. A Missão

A. Leia Romanos 1:5-6. Paulo escreveu anteriormente que havia sido separado para o evangelho. Qual é a missão evangelística específica de Paulo? (Chamar os gentios a obedecer a Jesus.)

1. Quando pensamos acerca de Paulo e sua carta aos Romanos, pensamos em justificação pela fé. Por que ele declara que sua missão é um chamado à obediência? (Paulo diz que a obediência vem pela fé. Um objetivo da justificação pela fé é criar um povo que seja obediente à vontade de Deus.)

IV. A Saudação

A. Leia Romanos 1:7-8. Tínhamos uma irmã em nossa igreja que insultava com freqüência os outros membros. Quando eu falava com ela sobre isso, ela dizia, “É exatamente assim que eu sou. Eu digo as coisas da maneira que as vejo.” Você acha que Paulo concordaria com ela? (Paulo diz muitas coisas bastante positivas acerca dos romanos. Ele fala que eles eram amados por Deus, os chama de “santos” e os elogia por sua fé. Se você quer persuadir as pessoas, não começa insultando-os.)

B. Leia Romanos 1:9-12. Por que você acha que Paulo disse aos romanos que orava por eles? (Isto os informava que Paulo se preocupava com eles. Considere como você reagiria à crítica por parte daqueles que se importam com você, comparado com aqueles que não se importam com você – exceto para fazer críticas.

C. Leia Romanos 1:11-13. Paulo havia viajado muito, mas não conseguira ainda ver os romanos. Eles deveriam se sentir insultados por ele os haver preterido? (Ele explica que havia planejado visitá-los, mas foi “impedido”

1. Isto é apenas uma desculpa? O que estava impedindo Paulo? (Leia Romanos 15:20-22. A obra de Paulo era espalhar o evangelho onde não havia crentes. Os romanos conheciam o evangelho. Paulo está dizendo “eu me importo”, mas somente tinha prioridades mais urgentes.)

V. Justificação Pala Fé

A. Leia Romanos 1:16. Às vezes você tem vergonha de ser um cristão?

1. Por que? (Sem dúvida é porque você acha que alguém poderá te menosprezar por isso.)

2. Por que Paulo não se envergonha do evangelho? (Ele é poder. As pessoas normalmente não se envergonham do poder. Elas se envergonham se não possuem poder.)

3. Que tipo de poder é esse? (É o poder para dar a vida eterna. Geralmente, quando os seres humanos falam sobre poder, estão falando sobre poder para afetar a vida de outros seres humanos. Paulo diz que o poder do evangelho pode afetar vidas eternamente.)

B. Leia Romanos 1:17. Qual é o objetivo do evangelho? (Justificar os seres humanos.)

1. Como isto acontece? (Do começo ao fim isto acontece pela fé.)

C. Amigo, Paulo fala a você assim como falou aos romanos. Você vai levar a ele e à sua mensagem a sério? Você Val, pela fé, decidir obedecer a Jesus?

VI. Próxima Semana: Judeus e Gentios

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: