quarta-feira, 5 de maio de 2010

Saúde e Cura - Lição 06

Fé e Cura
(Provérbios 17 e 18; Romanos 5; Marcos 8 e 9)

Introdução: A Bíblia relata de muitas pessoas, tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos, que foram curadas de forma miraculosa. O que a Bíblia não explica é o mecanismo através do qual isto aconteceu. Algumas vezes Jesus usou lama, outras vezes cuspiu, às vezes Jesus curou à distância. O que deveríamos concluir a partir disto? A conclusão lógica é que a lama ou a saliva não tinham coisa alguma a ver com isso. Então, por que Jesus os utilizou?

Considere uma outra coisa: Médicos não curam realmente as doenças, eles simplesmente melhoram as condições para que o corpo cure a si mesmo. O que deveríamos concluir a partir disto? A conclusão lógica é que Deus criou os nossos corpos para que curassem a si mesmos. Portanto, a questão acerca da fé e cura é esta: Qual parte do processo de cura está ligada à mente? Recentemente li um livro sobre operações no cérebro e ele citava vários estudos científicos os quais demonstravam que placebos (pílulas de açúcar) eram eficazes em curar, porque as pessoas acreditavam que as pílulas eram remédio, e não açúcar. Será que Deus projetou os nossos cérebros para aumentar a cura quando acreditamos na cura? Vamos pular para dentro da Bíblia e ver o que ela nos ensina!

I. Mente e Corpo

A. Leia Provérbios 17:22. Você acha que este conselho é sobre saúde? (Ele utiliza expressões relacionadas com a saúde: “remédio” e “resseca os ossos”.)

1. Quando a Bíblia fala de “coração bem disposto”, está realmente se referindo ao coração? (Não. A idéia é que o coração é o centro das emoções. Nós compreendemos que as emoções estão conectadas com a mente. Quando alguém diz “meu coração está quebrantado”, compreendemos que a pessoa está falando acerca de emoções.)

2. Se estamos falando sobre mente e saúde neste texto, o que ele nos ensina acerca do relacionamento entre as nossas emoções e a saúde? (Que a nossa mente tem um impacto sobre a nossa saúde.)

B. Leia Provérbios 18:14. O que este texto sugere acerca da atitude e a doença? (Que a nossa mente nos ajuda a superar a doença.)

1. Como pode ser isso? (A Bíblia nos ensina que existe uma ligação entre os nossos pensamentos e a nossa saúde.)

2. Quando Provérbios 18:14 diz, “mas o espírito deprimido, quem o levantará?”, o que isto quer dizer? (Se a mente está ferida, que chances o corpo tem?)

3. Provérbios 18:14 não responde a pergunta. Provavelmente a resposta seja “você não pode suportar a doença com um espírito deprimido.” Então, qual é a solução para um espírito deprimido?

C. Leia Romanos 5:1-5. Lemos neste texto vários termos relacionados com “mente”: fé, paz, regozijo, esperança. O que “regozijo” e “esperança” tem a ver com nosso espírito? (Eles são exatamente o oposto de um espírito deprimido.)

1. Como alcançamos o regozijo e a esperança? (Começamos com a fé em Jesus. O caminho para um espírito positivo, o qual tem um impacto decisivo sobre a nossa saúde, é a fé em Jesus.)

II. Fé em Jesus

A. Leia Mateus 9:27-30. Se estivéssemos apenas observando este milagre, quais você diria que foram os elementos do milagre? (Uma convicção mental de que Jesus poderia curar sai cegueira e o toque de Jesus nos olhos deles.)

B. Leia Marcos 9:17-19. Um milagre foi realizado aqui? (Não.)

1. Por que os discípulos não foram capazes de curar o filho do homem? (Jesus devia esta falando aos Seus discípulos quando disse “Ó geração incrédula”. Portanto, os discípulos não tiveram convicção mental suficiente.)

C. Leia Marcos 9:20-24. O que Jesus disse que é a chave para a cura? (Uma convicção mental: “Tudo é possível àquele que crê.”)

1. O que o pai pensava que seria a solução se ele estivesse um pouco aquém do padrão desta convicção mental? (Que Jesus poderia ajudá-lo a superar a falta de fé.)

a. O pai estava certo? (Leia Marcos 9:25-27. Jesus curou o filho. Isto obviamente fortaleceu a crença do pai.)

D. Leia Marcos 9:28-29. Esta é uma passagem muito interessante. Os discípulos queriam saber mais acerca do mecanismo da cura – por que eles não curaram este garoto. O que Jesus disse que é o mecanismo para a cura? (Oração.)

1. Isto faz algum sentido? Até aqui, aprendemos que uma convicção mental é a parte importante. O que a oração tem a ver com a convicção mental? (isto abre uma nova visão desta convicção mental. A convicção mental vem como resultado de passar tempo com Deus.)

a. Como isto pode ser verdade, uma vez que foi pedido ao pai que acreditasse instantaneamente? (A única conclusão lógica é que é necessário um grau maior de fé (compreensão, convicção mental) por parte daquele que realiza o milagre do que por parte daquele que solicita o milagre.)

b. Agora a pergunta importante: Se Deus criou nossas mentes para ajudar a curar o nosso corpo através da fé, como a convicção mental da pessoa que realiza a cura tem algo a ver com a cura? (Isto nos diz que existe um elemento sobrenatural, além da conexão lógica/científica entre a mente e o corpo.)

E. Leia Marcos 8:22. O que você acha que as pessoas queriam dizer quando pediram a Jesus que “tocasse” neste homem? (Eles queriam que Jesus o curasse através da imposição das mãos sobre ele.)

1. Quais mentes estão envolvidas em primeiro lugar nesta cura em potencial? (As dos amigos do cego. Eles acreditavam que o toque seria necessário.)

F. Leia Marcos 8:23-24. Jesus tocou o cego e colocou saliva em seus olhos. Na cura de dois cegos relatada em Mateus 9, Jesus apenas tocou neles. De acordo com o relato, nenhuma saliva estava envolvida. Os amigos no milagre de Marcos 8 esperavam apenas um toque. Por que Jesus acrescentou a saliva?

1. O comentário Barnes’ Notes sobre João 9:6 (envolvendo outro milagre que utilizou saliva e lama) revela que os judeus “consideravam a saliva como sendo medicinal para os olhos quando estavam doentes.” Algum dos observadores acreditaria que a saliva curaria imediatamente os olhos cegos? (Não. Mas era uma coisa lógica para ser usada.)

2. Quando o homem disse que via árvores andando, o que ele queria dizer? (Depois de décadas de leitura intensa no colégio, na faculdade de Direito e na prática da advocacia, minha visão a longa distância era terrível antes de eu fazer uma cirurgia. Eu sei o que significa dizer que as pessoas “parecem árvores andando”. Isto quer dizer que o milagre não funcionou de maneira apropriada. A vista do cego melhorou, mas não ficou perfeita.)

G. Leia marcos 8:25. Colocar as mãos sobre alguém pela segunda vez (sem saliva desta vez) é o “conserto” de um milagre mal sucedido?

1. Neste ponto, você deve estar muito perturbado com este milagre da fé. Por que Jesus teve que usar saliva uma vez, tocar duas vezes, e por que Jesus não conseguiu acertar da primeira vez?

a. De fato, por que Jesus perguntou ao homem “Você está vendo alguma coisa” – como se o resultado estivesse em questão? Jesus não é o poder do Universo?

H. Se você começa com dois pressupostos, que Jesus tinha o poder para curar este homem apenas com a fala e que Deus opera através da mente para curar, como pode explicar todos estes fatos estranhos? (No princípio, foi a fé de outros que trouxe este homem a Jesus. Quando Jesus aplicou os remédios “tradicionais”, o toque e a saliva, Seu propósito era ajudar a implantar a fé no homem cego. Quando o cego viu de maneira imperfeita apela primeira vez, ele foi fortalecido em sua fé em que Jesus poderia fazer algo por ele. A saliva, o toque e o milagre em dois estágios não tinham nada a ver com Jesus, e tudo a ver com a fé daquele homem cego.)

I. Que lições encontramos nisto para nós e para a cura pela fé? (1. Que quando parece que Deus não resolveu perfeitamente os nossos problemas, talvez seja para fortalecer a nossa fé. 2. Técnicas tradicionais de cura podem criar uma parceria de fé com Deis para curar os nossos corpos.)

J. A cura pela fé é possível hoje? As nossas mentes podem curar nossos corpos quando acreditamos em Jesus? Ou também precisamos que Jesus esteja aqui? (Leia I Coríntios 12:7-10. Qualquer que seja o grau em que Deus criou nossas mentes para curar os nossos corpos, somos ensinados que o poder de Deus (na forma do Espírito Santo) ainda está presente para realizar a cura. Não precisamos duvidar disso.)

K. Amigo, Deus criou o teu corpo para curar a si mesmo. Deus criou a nossa mente para trabalhar em parceria com o poder de Deus, para curar através da fé. Você tem negligenciado tamanha arma contra a doença e a enfermidade? Por que não comprometer a tua mente, agora mesmo, a confiar que Deus realiza milagres na tua vida?

Próxima Semana: Descanso e Restauração

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: