segunda-feira, 5 de abril de 2010

Saúde e Cura - Lição 02

O Poder da Escolha
(Gênesis 2-4; Deuteronômio 30; Hebreus 11)

Introdução: Escolhas demais! Você já ouviu alguém dizer isso? Na área onde moro foi aberta uma nova mercearia chamada Wegman’s. Os tipos diferentes e as quantidades de alimentos dentre os quais escolher parecem ser quase pecaminosos. Algumas pessoas no mundo não têm o que comer, e esta loja parece ter não apenas qualquer tipo de comida, como também uma estonteante variedade de cada um deles. Milton Freedman é um economista que escreveu um livro intitulado “Free To Choose” (Livre Para escolher). Ele argumenta que pessoas livres em uma economia livre prosperarão. Portanto a loja Wegman’s, com sua quantidade avassaladora de possibilidades de escolha, é o resultado direto de uma economia livre. Wegman’s parece ser pecaminosa. A idéia de pessoas livres fazendo escolhas livres é pecaminosa? Ou a liberdade de escolha está no centro do Reino de Deus? Vamos pular para dentro do nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. A Primeira Escolha

A. Leia Gênesis 2:15-17. Deus seria processado por um advogado especializado em Direito do Consumidor?

1. Temos um produto {uma árvore frutífera} mortífero, que se parece com muitos outros produtos benéficos. O produto não possui um rótulo de advertência, e Deus deu apenas uma advertência verbal. Ele tem um título enganoso, até atrativo (“conhecimento do bem e do mal”), em vez de “árvore assassina”. O fruto perigoso parece bom (Gênesis 3:6). Ele não está oculto ou cercado, está (Gênesis 3:3) no “meio do jardim”. Deus tem alguma defesa por ter colocado esta árvore de frutos venenosos onde ela poderia facilmente causar dano a alguém?

B. Leia Gênesis 3:9-12. Adão tem uma defesa completa e absoluta contra quaisquer acusações que Deus possa levantar? (Ele não somente pode afirmar as coisas que acabei de mencionar, mas a agente de Deus (a mulher) lhe deu o fruto e o encorajou a comer.)

1. Deveríamos processar a Deus também por danos morais (indenização cujo objetivo é punir um réu irresponsável)?

C. Se Deus fosse um fabricante de motosserras, o propósito da motosserra é cortar madeira, não a sua perna. O fabricante faz tudo, dentro do razoável, para assegurar que a motosserra seja utilizada somente para o propósito planejado. Qual é o propósito planejado desta árvore frutífera no meio do jardim? (Ela só pode ter um propósito, testar a liberdade de escolha do ser humano.)

1. Com todas as possibilidades óbvias que Deus poderia ter escolhido para tornar mais difícil comer da árvore, por que Ele não fez mais {para impedir o ato}? (Deus é a inteligência do universo. Ele, obviamente, decidiu não fazer mais. A única razão que consigo imaginar pela qual Ele faz isso é para dar aos seres humanos uma liberdade de escolha absoluta.)

D. O que Deus valoriza mais do que a liberdade de escolha? (Todas as outras coisas estão incluídas na liberdade de escolha, nada parece ser mais importante do que isso. Deus e os seres humanos sofreram terrivelmente como resultado de terem a liberdade de escolha. Você consegue ouvir Adão e Eva dizendo “Se Tu nos amas, porque permitiste que isto acontecesse”?)

1. Algumas pessoas dizem que a religião não deveria ter coisa alguma a ver com política. Alguns sugerem que o comunismo ou algum tipo de socialismo é mais consistente com o cristianismo. O que o Gênesis nos ensina? (O sistema de governo de Deus maximiza a liberdade individual. Embora Deus houvesse criado um plano de resgate para a nossa liberdade de escolha, não havia qualquer rede de proteção óbvia no Éden que nos impedisse de escolher o pecado.)

II. Escolhas e Conseqüências

A. Leia Gênesis 4:1-2. Caim foi o primeiro ser humano a nascer. Como Eva viu o nascimento de Caim? (Uma iniciativa em cooperação com Deus.)

B. Leia Gênesis 4:3-7. Quais escolhas foram dadas a Caim?

1. Caim possuía o poder para dominar o pecado? (Deus disse “você deve dominá-lo [o pecado].”)

C. Leia Gênesis 4:8. Isto é assassinato premeditado? (Parece que sim, porque Caim chamou Abel para ir ao campo.)

D. Leia Gênesis 4:9. Quais foram os resultados da escolha de Caim? (Seu irmão está morto e a vida de Caim está arruinada.)

1. Por que Deus não protegeu Abel? Lembre-se que Gênesis 4:4 nos diz que Deus o aceitou de bom grado.

2. Quando Adão e Eva ouviram isto, como você acha que eles se sentiram?

a. O que passou pela mente de Eva quando ela se lembrou de como Deus a abençoou com Caim (Gênesis 4:1)?

b. Adão e Eva culparam a si mesmos por esta tragédia? Eles possuem parte da culpa? (Sim. Eles introduziram o pecado no mundo.)

c. Adão e Eva teriam preferido, neste ponto, não ter a livre escolha?

(1) O que a livre escolha lhes custou?

E. Leia Deuteronômio 30:10-14. É possível guardar a lei de Deus? (Este texto diz que a obediência “não é difícil” e “nem está além do [nosso] alcance.”)

1. Leia Romanos 3:10-12 e Romanos 3:19-20. Como você consegue reconciliar Deuteronômio 30 com Romanos 3? Estes parecem se contradizer!

F. Leia Deuteronômio 30:15-19. Este texto nos ajuda a compreender o conflito aparente entre Deuteronômio e Romanos? (Romanos deixa claro que ninguém, através dos esforços humanos, consegue atingir o perfeito padrão de justiça exigido por Deus. Por outro lado, Deuteronômio nos ensina que todos nós temos a livre escolha. Podemos escolher a vida ou podemos escolher a morte. Podemos escolher “caminhar” nos caminhos de Deus ou podemos escolher viver uma vida de desobediência.)

1. Estas escolhas têm conseqüências? (Deuteronômio 30:16 nos fala que a obediência nos ajuda a “ter vida e aumentar em número”. Deuteronômio 30:18 nos fala que se desobedecermos, seremos destruídos.)

2. Note mais uma vez Deuteronômio 30:19-20. Quem mais se beneficia das nossas escolhas? (Nossos filhos! Já observamos anteriormente como as escolhas de Adão e Eva tiveram impacto nas vidas de seus filhos – os quais fizeram escolhas por si mesmos.)

III. A Regra da Escolha

A. A mídia e alguns cristãos zombaram quando um preeminente evangelista televisivo americano apontou que a recente devastação do Haiti pode ter algo a ver com a prática tradicional de vodu por alguns haitianos. Esta é uma afirmação razoável, dado os textos que acabamos de estudar? (Sim.)

1. O que dizer de todos os haitianos que são cristãos devotos? Eles podem sofrer por causa da escolha de outras pessoas? Ou os terremotos não têm coisa alguma a ver com as escolhas de qualquer pessoa?

B. Leia Lucas 13:1-5. O que Jesus diz a respeito do sofrimento e o pecado? (O pecado irá matar o pecador, no final. Porém, coisas ruins que nos acontecem durante nossa vida podem não ser o resultado de nossos pecados.)

1. Como Jesus pode discordar do que Moisés foi inspirado a escrever em Deuteronômio 30? (Penso que isto é como a gramática do Inglês – existem exceções à regra. A regra geral, notada pelo evangelista, é que as nossas escolhas têm conseqüências para o bem ou para o mal. Mas, às vezes coisas ruins acontecem, as quais não têm coisa alguma a ver com as escolhas que fizemos. Jesus nos adverte contra pensar que somos mais justos porque não estamos sofrendo.)

C. Leia Hebreus 11:32-34. Estes são os heróis da fé? (Sim. Este é o “capítulo da fé” da Bíblia e estes são alguns dos heróis.)

1. Como foi a vida para estes heróis? (Ela foi muito boa. Eles venceram!)

D. Leia Hebreus 11:35-38. Estes também são heróis da fé? (Sim. Mas seus nomes não são nem mencionados.)

1. Como foi a vida para estes heróis? (Foi horrível – a pior possível (“serrado ao meio”)!)

E. Leia Hebreus 11:40. Como você explica estes resultados em face do que estudamos acerca de escolhas e seus resultados? (A regra normal é que escolher a Deus torna a nossa vida melhor aqui na terra. Às vezes esta regra não se aplica, e não podemos concluir que alguém é um pecador somente porque está sofrendo. Mas não há exceções à regra no que se refere à vida eterna. Escolher a Deus traz a vida eterna. Escolher o mal traz a morte eterna.)

F. Amigo, você vai escolher a você eterna hoje? Por que não pedir agora mesmo a Jesus para ser o seu Mestre e pedir que o Espírito Santo dirija a tua vida para escolhas corretas?

IV. Próxima Semana: Aptidão Física e Espiritual

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

Nenhum comentário: