quarta-feira, 24 de março de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 13

A Essência do Caráter Cristão (Mateus 6; II Coríntios 3; João 15) Introdução: Você já ouviu falar da “síndrome da pressa”? Nos Estados Unidos temos todo o tipo de doenças, que não são consideradas como doenças tradicionais. A síndrome da pressa é uma dessas doenças, e eu sofro dela. Sempre estou com pressa para terminar o que quer que esteja fazendo. Tendo completado uma tarefa, começo outra. Sempre que estou dirigindo, estou com pressa. Se vamos até o aeroporto buscar alguém, minha esposa me diz para ir mais devagar, porque senão chegaremos muito cedo. Sei que isso é verdade, mas acho difícil seguir este conselho. Esta é a última das lições de nossa série sobre o fruto do Espírito. Nosso estudo da Bíblia desta semana sugere que a qualidade da nossa jornada é o que deveria nos preocupar mais, em vez de nos apressarmos para chegar ao céu. Vamos mergulhar no nosso estudo e encontrar a cura para a síndrome da pressa espiritual!

I. Primeiro as Coisas Mais Importantes

A. Leia Mateus 6:31-33. Os pagãos têm síndrome da pressa? (Sim! Eles correm atrás das coisas dessa terra.)

1. De acordo com este verso, o que os cristãos devem fazer e o que eles não devem fazer? (Não se preocupar com as necessidades. Em vez disso, devem se preocupar com “o reino de Deus e a Sua justiça”.)

a. Essas duas coisas (o reino de Deus e a Sua justiça) estão relacionadas?

(1) A ordem da busca é importante? Em caso afirmativo, o que quer dizer buscar primeiro o reino de Deus, em vez da justiça de Deus? (Isto reflete a idéia da salvação pela fé em primeiro lugar, e depois estabelecer objetivos para viver uma vida de justiça.)

b. Volte um pouco e observe esses versos. O que está sendo prometido aqui? (Que se aceitarmos a salvação pela fé, e perseguirmos a justiça, não precisaremos perseguir mais nada.)

c. De vez em quando leio os escritos de um ministro cuja teologia eu acho suspeita. Certo dia ele escreveu que iria suspender sua obra bíblica dar uma pausa para ganhar algum dinheiro para ajudar a assegurar a sua aposentadoria. Como não gosto da teologia dele, achei que esta era uma idéia esplêndida! Como esta idéia se encaixa com Mateus 6? (É o contrário.)

B. Você já pensou que se colocar como teu objetivo primário o avançamento da causa de Deus, isto não apenas produzirá frutos do Espírito, mas também fornecerá aquelas coisas que os pagãos estão correndo para obter?

II. No Caminho da Glória

A. Leia II Coríntios 3:7-8. As letras gravadas na pedra são os Dez Mandamentos. Que glória, vista na face de Moisés, veio com os Dez Mandamentos? (Leia Êxodo 34:29-30. Ter estado na presença de Deus fez com que a face de Moisés brilhasse com a glória de Deus.)

B. Leia II Coríntios 3:13-18. Você tem a possibilidade de refletir a glória de Deus na tua face? (Sim!)

1. Por que Moisés precisava que usar um véu e você não precisa? (A lei não levava as pessoas ao redor de Moisés para a justiça. Assim, elas não podiam suportar a glória de Deus. Mas ser salvo pela graça remove a necessidade do véu – porque o teu rosto também reflete a glória de Deus.)

2. Uma vez que vimos que a glória “resplandece” em nossos rostos, será que já alcançamos o nosso objetivo? (De forma alguma! Nós, “segundo a sua imagem, estamos sendo transformados com glória cada vez maior”.)

3. Amigo, você gostaria que as pessoas se admirassem de ver a glória de Deus no teu rosto?

4. Como tal transformação é possível? (Note mais uma vez a última parte de II Coríntios 3:18: “a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” Esta é a obra do Espírito Santo em nossa vida. Talvez o título desta lição devesse ser: O Fruto do Espírito é um Rosto Brilhante.)

C. Na nossa jornada da vida, não somos chamados a ir atrás de coisas, mas somos chamados a resplandecer!

III. Vigilante de Faixa

A. Alguns carros modernos são equipados com aparelhos que fazem soar um alarme se você começa a desviar da tua faixa. Leia II Coríntios 13:5-6. Será que deveríamos ter um aparelho assim monitorando as nossas atividades diárias? (A Bíblia diz que devemos “provar-nos a nós mesmos” para ver se estamos na fé.)

1. Qual é a posição inicial? Ou seja, nós começamos {a jornada} na fé ou fora da fé? (O texto refere-se a cristãos, então a Bíblia diz que a posição inicial é que “Cristo Jesus está em vocês”. A menos, é claro, que vocês “tenham sido reprovados”.)

2. O que acontece se somos reprovados? (Estes versos sugerem que não estamos “na fé”.)

B. Leia II Coríntios 13:7-9. O que Paulo fala acerca de seu próprio exemplo? (Ele diz que não pode fazer coisa alguma contra a verdade, mas as pessoas podem pensar que ele falhou na prova.)

1. Isso quer dizer que Paulo não está na fé? (Provavelmente Paulo está dizendo “Ninguém é perfeito, inclusive eu, mas o objetivo é a perfeição.”)

C. Leia II Coríntios 13:11. Qual é o objetivo para a nossa vida? (“Procurem aperfeiçoar-se”. Busquem viver uma vida que irradie a glória de Deus.)

1. Quais conceitos importantes estão incluídos no termo “procurem”? (Procurar {ou buscar} é uma ação intencional. Procurar quer dizer também que ainda não alcançamos.)

D. Leia João 15:1-4. Podemos nos perder se estivermos, de forma geral, no caminho da perfeição? (Se não estamos “dando frutos” (os frutos espirituais que estivemos discutindo), então estamos sujeitos a sermos cortados.)

1. Qual é a chave para dar frutos? (Permanecer em Jesus. Da maneira que Jesus declara isto, parece ser muito simples. Como uma parte da planta pode dar fruto a menos que permaneça ligada ao tronco principal?)

E. Leia João 15:9-10. Que tipo de teste encontramos aqui? Quando o alarme do nosso aparelho que vigia a faixa vai disparar? Quando saberemos se paramos de irradiar e começamos a nos correr atrás das coisas? (Quando paramos de obedecer aos mandamentos de Deus.)

1. Discutimos anteriormente (II Coríntios 3:14) sobre como os Dez Mandamentos tornaram a mente das pessoas “fechada”. Jesus discorda de Paulo?

F. Leia João 15:12-17. Jesus está sugerindo uma nova abordagem para a guarda dos mandamentos? (Não tenho certeza se é nova, mas é uma abordagem diferente daquela do Monte Sinai. Se simplesmente apertarmos os dentes e {fizermos esforços para} obedecer aos Dez Mandamentos, estamos tomando a abordagem da “mente fechada”. Não entendemos realmente o que está acontecendo. Por outro lado, se meditarmos sobre como Jesus nos amou, a ponto de morrer uma morte dolorosa em nosso lugar, e que Ele sofreu esta morte para satisfazer as exigências da lei, as quais não podíamos satisfazer, então isto faz brotar em nosso coração um amorável desejo de demonstrar amor aos outros através da obediência aos mandamentos de Deus.)

1. Você consegue ver uma diferença prática entre as duas abordagens?

2. O que a argumentação de Jesus acerca de servos e amigos nos revela? (Um servo é como uma criança pequena – você simplesmente diz a ele o que fazer. Não são necessárias explicações. Você não pode simplesmente dizer a um amigo ou a um parceiro o que fazer. É preciso explicar, para que eles possam compartilhar do mesmo objetivo. Não devemos tratar os Dez Mandamentos como um monte de regras a serem seguidas para conseguirmos uma recompensa no céu. Em vez disso, deveríamos tratá-los como um guia interior para um relacionamento de amor com Deus e com os outros.)

G. Amigo, nossa ligação atual com Deus é através do Seu Espírito. Você vai, hoje, começar a orar para que o Espírito Santo venha a você com poder, para te dar a atitude correta, de forma que os frutos sobre os quais discutimos nesta série de lições sejam demonstrados na tua vida? Vai orar para que a tua vida siga adiante no caminho da perfeição? Vai procurar irradiar a glória de Deus, em vez de simplesmente correr ao longo da jornada da vida?

IV. Próxima Semana: Iniciaremos uma nova série de lições sobre saúde.

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: