terça-feira, 16 de março de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 12

Verdade (João 14 e 16; I Coríntios 9: Romanos 14)

Introdução: Toby Keith canta uma canção cuja letra possui um verso assim: “Gostaria que eu não soubesse agora o que eu não sabia naquele tempo.” Esta é a tua visão da vida? Algo desagradável aconteceu e você gostaria de nunca ter ouvido falar nisso? Ou conhecer a verdade é cada vez melhor? A Bíblia apresenta um relato maravilhosamente verdadeiro de seus heróis do Antigo Testamento. Isto sugere que é sempre melhor conhecer. Por outro lado, Paulo parece sugerir que ser completamente aberto nem sempre é a melhor abordagem. Na minha vida, a verdade vem em dois pacotes. Um é a verdade acerca de Deus, da salvação e da operação do universo. O outro é a verdade acerca da minha vida e a verdade acerca das vidas de outras pessoas. Tenho certeza que quero conhecer a verdade acerca de Deus. Com relação à verdade acerca de mim.... Vamos pular direto para dentro e explorar o que a Bíblia tem a nos ensinar acerca da verdade!

I. A Verdade Acerca de Deus

A. Leia João 14:1-4. Quão importante é para você a declaração de Jesus? (Nada é mais importante. A Bíblia diz em I Coríntios 15:19: “Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão.”)

1. Qual é o relacionamento entre verdade e confiança? Jesus nos chama a confiarmos nEle antes de fazer uma declaração importante. (Nós não sabemos se podemos acreditar as pessoas se não pudermos confiar nelas.)

B. Leia João 14:5-7. Como Jesus responde a pergunta de Tomé? (Jesus diz que Ele é o caminho.)

1. Vamos explorar um pouco mais a declaração de Jesus. O que Jesus quer dizer quando fala que Ele é “o caminho, a verdade e a vida”?

a. Qual “caminho” está sendo discutido aqui? (O caminho para o céu. A rota para a vida eterna.)

b. Sobre qual “verdade” Jesus está falando? (Todo o assunto da conversa é acerca da verdade sobre a vida eterna.)

c. Como Jesus é a “vida”? (A vida eterna vem de conhecermos e aceitarmos a Deus. Nós vamos ao Pai através de Jesus.)

2. Li os ensinamentos do Dalai Lama. Li grandes trechos do Corão. Me parece que os ensinamentos budistas acerca de como viver a vida são muito próximos do que Jesus nos ensinou no Sermão do Monte. O Islamismo, incrivelmente, aceita várias seções do Antigo Testamento como verdade. O Judaísmo aceita a verdade de todo o Antigo Testamento, e Jesus era judeu! Por causa dessas semelhanças, já conjecturei anteriormente se todas essas religiões principais do mundo não seriam apenas outras abordagens à verdade acerca de Deus. O que Jesus diz acerca disso? (Não. “Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”)

a. Você compreende a lógica por trás da declaração de Jesus? Ou ela é algo que está além da razão e deve ser aceita através da fé, se é que podemos aceitá-la? (Não sou um especialista em religiões mundiais, mas o que sei sobre elas é que todas são baseadas em obras humanas. A obediência te leva para o céu ou para o próximo nível. Romanos 3 nos fala do que observo ser verdade – todos nós somos maus. Somente o cristianismo ensina que Deus obedeceu em nosso lugar, Deus morreu pelo pecado em nosso lugar e Deus venceu o pecado e a morte em nosso lugar. Não podemos alcançar o céu. É apenas Deus. Certamente, “ninguém vem ao Pai, a não ser por [Jesus]”!)

C. Em João 16, Jesus entra mais uma vez em debate com Seus discípulos acerca do fato que Ele está indo para o céu. Leia João 16:12. O que este texto sugere acerca de Deus nos dizer a verdade? (Ele nem sempre nos conta toda a história.)

1. Você está ouvindo as palavras de Toby Keith? É honesto não contar toda a história?

a. Faz alguma diferença Deus estar sendo responsável por esta decisão, em vez de ser você?

b. Temos agora dois mil anos de perspectiva. Você concorda com Jesus que a história completa teria sido demais para os discípulos suportarem?

II. O Espírito Santo e a Verdade

A. Leia João 16:13-15. Qual é o papel do Espírito Santo em ajudar-nos a compreender a verdade? (Ele nos guia.)

1. O que a ilustração de um guia sugere acerca do nosso papel? (Leia Jeremias 29:13. Os exploradores buscam guias. A referência a um guia sugere que precisamos buscar a verdade. Deus nos diz que devemos buscá-Lo “com todo [nosso] coração”.)

B. Leia João 16:7-11. Parte da obra do Espírito Santo é convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” Quando você pensa em aprender a verdade, isto só tem a ver com ouvir a informação correta? (Parte da verdade é conhecer os fatos. Uma parte mais importante da verdade é compreender os fatos e levá-los a sério. As pessoas sabem que fumar faz mal. As pessoas sabem que estar acima do peso faz mal. A questão real é se você leva a informação a sério.)

1. Que papel o Espírito santo desempenha em ajudar-nos a levar a verdade a sério? (Somente o Espírito Santo pode nos convencer.)

2. Que papel o Espírito Santo desempenha em nossos esforços para levar a verdade do evangelho a outros? (Novamente, é o Espírito Santo que traz a convicção da verdade.)

C. Acabamos de discutir a questão da “verdade parcial”. O que João 16:13 nos diz acerca de Deus e a verdade completa? (O Espírito Santo nos guiará a “toda a verdade”.)

1. Se você soubesse que toda a verdade seria revelada a você, mas que para o teu benefício Deus escalonou a revelação completa, isto seria satisfatório?

2. Deveríamos ter esta mesma abordagem com as outras pessoas? Contar-lhes toda a verdade – mas não de uma vez?

III. Nossa Verdade

A. Leia I Coríntios 9:19. Qual é a atitude de Paulo acerca de converter outros? (Que ele abre mão de seu próprio direito de trazer outros a Jesus.)

B. Leia I Coríntios 9:20-22. O que você acha dos métodos de Paulo e a verdade?

1. Esta é uma abordagem “dar a eles uma parte da verdade de cada vez”?

a. Este texto nos fornece informação suficiente para fazermos um juízo dos métodos de Paulo com base em informações sólidas?

C. Leia Romanos 14:13-18. Existe uma verdade absoluta no que diz respeito à dieta? (Aparentemente não. Paulo diz que ele tem um ponto de vista, mas se alguém tem algum outro ponto de vista diferente, esta pessoa está comprometida com este ponto de vista.)

1. Quando Paulo nos instrui em Romanos 14:15 “Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu”, o que ele está sugerindo?

a. Ele está sugerindo que está tudo bem comer qualquer coisa que esteja em debate, mas não na frente do teu “irmão”?

(1) Isto quer dizer que você está enganando o teu irmão acerca do que você acha que seja correto comer?

D. Leia Romanos 14:22-23. O que este texto sugere acerca da verdade? (Devemos prestar contas a Deus. Não precisamos ser completamente transparentes com nossos companheiros de crença se acreditamos que isto poderia prejudicá-los.)

1. Este verso é uma autorização para ser hipócrita?

2. Este verso é uma autorização para ocultar o pecado de seus companheiros de crença? (Leia Romanos 14:1. O tópico aqui é “assuntos controvertidos”. Mentir para ocultar o pecado é simplesmente acrescentar pecado a pecado. Mas existe uma categoria de assuntos controvertidos, no qual um ato pode ser pecado para uma pessoa e não ser pecado para outra. Nesta área estreita, a verdade se transforma em consideração pelo bem estar de outros.)

a. Quando você mente, com quem você está preocupado? (Mentiras geralmente são para proteger a nós mesmos. Paulo não está sugerindo mentiras, ele está apenas sugerindo que você mantenha a boca fechada acerca de certos assuntos controvertidos.)

E. Amigo, como você está com relação à verdade? Você vai se comprometer hoje a buscar a verdade de Deus com todo o teu coração? Vai se comprometer a forma uma parceria com o Espírito Santo para aprender mais sobre a verdade e compartilhá-la com outros? Vai se comprometer a ser sensível acerca do impacto da tua forma de ver a verdade sobre teus companheiros de fé?

IV. Próxima Semana: A Essência do Caráter Cristão

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: