terça-feira, 9 de março de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 11

Justiça (Efésios 5; Romanos 3 e 5; I João 2) Introdução: A cada semana estivemos estudando a lista dos frutos do Espírito, que se encontra em Gálatas 5:22. Na semana passada chegamos ao final da lista de Gálatas, e você pode estar se perguntando, onde encontramos mais um fruto do Espírito? Nós o encontramos na “árvore da luz”! Efésios 5:9 diz: “pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade.”. No supermercado a moda há algum tempo é a comida “light” {N.T.- o autor faz um trocadilho com a palavra “light”, que pode ser traduzida como “luz” ou como “leve”}. Supõe-se que esta comida seja mais saudável para nós. Vamos pular para o nosso estudo da Bíblia mais uma vez para descobrir o que significa ter um fruto espiritual “light”, o fruto chamado justiça!

I. Encontrando a Justiça

A. Leia Romanos 3:21-24. Como nos tornamos justos? (Isto vem de Deus, é de graça e exige fé em Jesus.)

B. Leia Romanos 3:25-28. Podemos nos tornar justos obedecendo aos Dez Mandamentos? (Não. Se pudéssemos guardar a lei, teríamos alguma coisa do que nos vangloriarmos. Mas a justiça vem da fé – e não podemos nos vangloriar pelos feitos de outra pessoa (Jesus). O texto nos diz (duas vezes) que esta justiça é “independente da obediência à Lei.”)

C. Leia Romanos 5:17-19. De quem é o ato de obediência que o texto está citando? (É o ato de obediência de Jesus.)

1. Este texto sugere que só preciso me preocupar com o ato de obediência de Jesus e não com o meu próprio?

a. Se isto é verdade, então a justiça é, verdadeiramente, um fruto “light”! O que poderia ser mais fácil – deixar que outra pessoa faça o trabalho pesado!

II. Fazendo a Sua Parte

A. Leia Romanos 3:29-31. Como esta conclusão (que “confirmamos a Lei”) pode ser uma conclusão lógica? Se ensinamos que não podemos nos tornar justos guardando a lei, como isto a confirma? Isto não torna a lei irrelevante?

1. Foi outra pessoa que assumiu o desafio de guardar a lei e esta vitória se aplica a mim! Portanto, essa coisa de guardar a lei é uma história antiga, certo?

B. Leia Efésios 5:1-3. Uma pessoa “santa” pode ser avarenta, sexualmente imoral, e impura?

1. Se você diz que “não”, então devemos nos livrar da avareza, imoralidade sexual e impureza para nos tornarmos santos?

a. Se você disse “sim”, então releia Romanos 3:21-24 e Romanos 3:28!

C. Veja novamente Efésios 5:1. O que Deus está nos dizendo quando fala para sermos Seus “imitadores”? (Romanos 3 nos ensina que somos maus e o nosso único caminho para a justiça vem pela fé em Jesus. Sua vida santa e morte em nosso favor nos tornam santos. Porém, supõe-se que pessoas santas ajam como se fossem santos. Assim, somos chamados a sermos “imitadores” de nosso Santo Deus.)

1. Uma imitação é a coisa real? (Não.)

a. Então, o que isto significa para nós? Deus é a manteiga e nós somos a margarina? Deus é a madeira e nós somos plástico pintado? Isto não soa muito encorajador; então vamos olhar mais profundamente para Efésios 5.

D. Leia Efésios 5:3-7. O que aconteceu com a minha justificação pela fé? (Como o mesmo homem (Paulo) pode ser inspirado pelo Espírito Santo a escrever estes versos e Romanos 3 e 5? (Esta instrução para sermos “imitadores” é séria. Temos uma reputação a zelar. Uma vez que Jesus nos tornou santos, devemos agir de acordo. É por isso que os Dez Mandamentos não são um texto antigo, irrelevante. Eles são o coração da nossa “imitação”.)

1. Alguns cristãos estão nos enganando, dizendo que nossas ações (e a lei) não importam? (Paulo nos adverte no verso 6 acerca de enganos exatamente sobre este ponto.)

E. Como você resumiria a lição de Romanos 3 e Efésios 5:3-7? (Não podemos ganhar a justificação pela obediência à lei. Jesus fez isso por nós. Mas podemos perder a nossa salvação pelas nossas obras más.)

1. Isto não é apenas uma maneira de dizer “ao contrário” que nossas obras nos ganham a salvação? Algo como o teu empregador dizendo “O teu salário é um presente de graça enquanto você estiver empregado aqui. Mas, se você não trabalhar, então está despedido.” Você pode, com razão, concluir que o trabalho é importante. (Veja novamente Efésios 5:5. Paulo chama as pessoas que estão envolvidas nessas obras más de “idólatras”. Isto quer dizer que elas confiam em alguma outra coisa além de Jesus. Nossas obras são a indicação do nosso processo mental. As obras refletem as decisões de nossa mente. Elas revelam se temos fé em Jesus ou não. Penso nelas como o indicador de combustível do carro – não é ele que dá potência carro, mas ele revela quanta potência está disponível.)

III. O Fruto da Luz

A. Leia Efésios 5: 8-10. Agora chegamos ao fruto da luz. Se alguém te dissesse para ser “luz” o que você faria? Daria um pulo? Mudaria para a lua? {N.T. – mais uma vez, o trocadilho entre “luz” e “leve”} Mudaria teu nome para Edison {o inventor da lâmpada}?

1. Paulo explica o que ele quer dizer com “Vivam como filhos da luz”? (Sim. Ele nos diz que o resultado de um viver na luz é “bondade, justiça e verdade”.)

a. Isto é uma escolha? Ou isto é automático quando nos tornamos justos pela fé? (Uma vez que Paulo nos diz em Efésios 5:8 para “vivermos como filhos da luz”, isto nos diz que temos uma escolha. Precisamos escolher viver vidas justas.)

2. Como podemos fazer esta escolha? Diga-me como fazer isto, do ponto de vista prático. (Note mais uma vez Efésios 5:10: “aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor”. Esta é uma instrução para lermos as nossas Bíblias, descobrir como Deus quer que vivamos e então viver a vida daquela maneira.)

B. Leia Efésios 5:11-14. Note que temos uma comissão, como “frutos da luz”, de “expor” as obras das trevas. Isso quer dizer que devíamos gravar em vídeo os pecados da nossa comunidade? Deveríamos estar nos jornais identificando os pecadores?

1. O que a Bíblia quer dizer quando fala que “a luz torna visíveis todas as coisas”? (A maneira primária pela qual podemos “expor” as trevas é sendo um exemplo de um viver justo. Não acredito que deveríamos ser tímidos para chamar o pecado pelo seu nome correto, mas não creio que seja acerca disso que a Bíblia está falando aqui.)

2. Em que direção Efésios 5:14 diz que Jesus fará brilhar a Sua luz? (Sobre nós! Este texto reforça a idéia de que a nossa “luz” tem a ver com nossas boas ações – e não o apontar diretamente as más ações dos outros.)

3. Qual é a reação do mundo a cristãos que não são “frutos da luz”? (O mundo os considera (e à cristandade) como ridículos. Somos salvos somente pela graça, mas estamos em uma batalha entre a luz e as trevas. A maneira como vivemos não apenas revela nossa lealdade para com o lado da luz, mas ajuda o lado da luz a vencer a batalha contra as trevas.)

IV. Conhecendo a Deus

A. Descobrimos que nossas obras de justiça, nossa “luz” é uma tentativa de imitar a Deus e é importante no conflito entre o bem e o mal. Mas isto parece omitir uma questão importante: o que nos motiva a fazer isto? É a batalha? É um desejo de conformidade com nosso Deus?

B. Leia I João 2:1-3. O que a Bíblia sugere como sendo o motivo para um viver justo? (Conhecer a Deus. Além disso, é bastante difícil imitar alguém se você não conhece a pessoa.)

1. Qual é a primeira coisa que a Bíblia sugere como importante acerca de conhecer a Deus? (Jesus morreu pelos nossos pecados, e atualmente está nos defendendo no céu.)

C. Leia I João 2:4-6. Como o conhecimento de Deus pode nos motivar a fazer o que é justo, a caminhar na luz? (O amor de Deus por nós O motivou a viver e morrer em nosso favor. Isto me dá alegria! Minha sentença de morte foi anulada! Saber que Jesus morreu para satisfazer às exigências da lei, saber que a luz da minha vida ajuda a expor as trevas do pecado, essas coisas me motivam a obedecer a Deus. Isto dá início ao processo no qual (verso 5) o amor de Deus se aperfeiçoa em mim.)

D. Amigo, se você escolher, pode ser salvo somente pela graça. Se você já fez esta escolha, então tem uma obrigação de agir de acordo com ela. Você gostaria que o amor de Deus fosse aperfeiçoado em você? Em caso afirmativo, aprenda acerca de Deus, para que possa conhecê-Lo. Neste processo maravilhoso, você vai assumir teu lugar nas fileiras dos “frutos da luz”, aqueles que caminham na luz, aqueles que caminham na justiça.

V. Próxima Semana: Verdade

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: