quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 05

Amabilidade (II Samuel 9; Mateus 5 e 11)

Introdução: Gálatas 5:22 nos diz que o fruto do Espírito é amabilidade. Você gosta quando as pessoas são amáveis com você? Em meio às asperezas da vida, eu noto e aprecio pessoas amáveis. Se você continuar lendo depois da lista dos frutos do Espírito em Gálatas, chegará a Gálatas 6:7. Este verso nos fala que colhemos aquilo que plantamos. Ao sermos amáveis para com os outros cultivamos a amabilidade para conosco. A questão é, como nos tornamos amáveis? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender a respeito do dom divino da amabilidade!

I. Amabilidade Merecida

A. Leia II Samuel 9:1. Qual era a motivação de Davi para demonstrar amabilidade? (Leia I Samuel 20:12-15. Jônatas protege Davi de seu pai, o rei. Jônatas compreende que Davi eventualmente se tornará rei (em vez dele próprio) e assim pede que Davi mostre amabilidade para com sua família. Davi está se lembrando deste acordo.)

1. Leia I Samuel 20:16-17. Qual era a motivação por esta preocupação com Davi? (O texto diz que Jônatas amava Davi como a si mesmo. Esta é a atitude que Deus requer de nós. Mateus 22:39.)

B. Leia II Samuel 9:2-3. Que tipo de poder ou influência este filho de Jônatas possuía? (Nenhuma. Ele não possuía força física nem influência política. Parecia que ele havia sido esquecido.)

C. Davi mandou buscar este filho, cujo nome era Mefibosete. Leia II Samuel 9:6-8. Mefibosete estava com medo de Davi? Em caso afirmativo, por que? (Seu avô era o rei Saul. Davi poderia ter achado que seria importante matar todos os descendentes de Saul, para que eles não fossem capazes de reclamar o trono.)

1. Qual é a tua resposta para a pergunta de Mefibosete acerca de preocupar-se com um cão morto? (É por causa do amor de Jônatas. Aliás, Jônatas havia sido morto em combate, muito tempo antes disso.)

D. Davi mostra amabilidade para com o filho de um homem morto. Davi não tem nada a ganhar com esta amabilidade e, como aconteceu, pode ter muito a perder (Veja II Samuel 16:3-4). Que lições sobre a amabilidade podemos aprender desta história? (A história começou com Jônatas demonstrando amor desinteressado por Davi. Nosso primeiro passo em demonstrar e receber amabilidade é demonstrar amor desinteressado para com os outros.)

II. Amabilidade Imerecida

A. Leia Mateus 5:3-4. Como a história de Davi e Mefibosete se encaixa neste ensinamento de Jesus? (Não se encaixa muito bem. Davi não estava esperando nada de Mefibosete, mas a amabilidade de Davi refletia a amabilidade de Jônatas.)

1. O que Jesus está ensinando neste texto acerca do amor (e da amabilidade)? (Davi estava fazendo o que se poderia esperar dele. Jesus está nos ensinando a fazermos mais do que é esperado. Seja amável com aqueles que não são amáveis com você.)

2. Este ensinamento se aplica ao teu casamento? (Se alguém que eu amo me insulta, minha reação natural é me afastar. Acho que “retrair-se” é uma descrição melhor. Jesus diz para não se retrair, mas “receber” aqueles que estão te ferindo.)

a. Isso é fácil? (Note que Jesus diz que o objetivo é a perfeição: “sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.” A perfeição nunca é fácil.)

B. O que aprendemos até agora acerca da amabilidade? (Que precisamos demonstrá-la para com todos. Demonstrar amabilidade deve resultar em uma resposta de amabilidade para com você e a tua família.)

III. Humildade e Amabilidade

A. Você consegue se lembrar de alguma ocasião na qual deliberadamente deixou de ser amável para com alguém?

1. Em caso afirmativo, tome um momento e tente descobrir por que.

B. Leia Mateus 11:28-30. Nós estudamos este texto há duas semanas atrás, mas quero voltar a ele. Você acha que ser “manso” é o mesmo que ser amável?

1. Você acha que a humildade está relacionada com ser amável?

2. Se não está, volte para a ocasião em que você deliberadamente deixou de ser amável com alguém. Foi por que você estava zangado e infeliz com aquela pessoa? Foi porque você pensou que ajudar aquela pessoa estava “abaixo” de você?

3. Se a tua resposta para qualquer uma dessas perguntas é “sim”, será que humildade (da tua parte) teria resolvido o problema? (Sim!)

a. Por exemplo, quantas vezes você já ficou zangado ou infeliz porque alguém te humilhou?

b. Se você fosse humilde, ainda pensaria que está “acima” de outra pessoa?

C. Você pode estar chegando à conclusão de que a humildade é uma das chaves para ser amável. Uma vez que Jesus está nos ensinando a sermos “mansos e humildes de coração” (Mateus 11:29), como você poderia aprender a ser humilde? Afinal de contas, de acordo com Jesus, esta é uma característica a ser aprendida! (Uma forma de se tornar humilde é ser humilhado.)

1. Vamos revisar a nossa discussão até aqui. Davi demonstrou amabilidade para com o filho de Jônatas, porque Jônatas demonstrou amabilidade primeiro para com Davi. Mas Jesus nos ensina a demonstrarmos amabilidade para com todos – inclusive aqueles que nos insultam (Mateus 5:43-46.)

a. Qual é o benefício de ser insultado? (Geralmente, quando penso a respeito das vezes em que me senti realmente insultado, foi porque fui humilhado. Ser humilhado me ensina a ser humilde.)

b. Você consegue ver agora por que Jesus nos disse para aprendermos a sermos mansos e humildes? (Aprender a ser humilde é o caminho para aprender a ser amável!)

IV. Línguas Brandas

A. Leia Provérbios 15:1 e Provérbios 25:15. Na semana passada estudamos sobre a paciência e agora estamos estudando sobre sermos amáveis. Você consegue quebrar ossos com a tua língua?

1. O que seria uma “língua branda”? (Aquela que fala de uma maneira amável.)

2. Na tua experiência, uma resposta calma evita que a outra pessoa fique zangada?

B. Em Mateus 12 encontramos que os líderes religiosos acusaram Jesus se usar o poder de Satanás para realizar Seus milagres. Leia Mateus 12:34 e Mateus 23:33. Jesus esqueceu o provérbio da resposta calma? É isso que Jesus tinha em mente quando disse para “receber” nossos inimigos? “Olá víboras! Queimem no inferno.”

1. Os comentários da lição que escrevo a cada semana geram muitos e-mails. Alguns querem saber por que a lição enviada por e-mail não chegou. (Resposta, cadastre-se novamente {na lista de distribuição. Instruções no final do comentário}) Alguns me escrevem para agradecer pelo comentário. Alguns têm perguntas. E alguns me enviam bombas verbais. Na semana passada uma pessoa leu um de meus comentários acerca de princípios para a compreensão de profecias bíblicas me escreveu dizendo que eu estava mentindo. Respondi que ele precisava estudar mais a sua Bíblia e amadurecer mais. Ele retrucou que eu era um ignorante. Claramente, eu estava fazendo progressos. “Olá víboras” é sempre a resposta certa para nós?

2. Como a idéia de tornar-se humilde se encaixa na resposta “Olá víboras”?

C. Quantas vezes você usou palavras ásperas, ou uma resposta ríspida e dura, para mostrar que é mais inteligente que o teu oponente?

1. Como isso se encaixa na humildade? (“Estou ajudando a outra pessoa a aprender a humildade” não é uma resposta aceitável!)

D. Quando Jesus nos diz “apreendei de Mim” (Mateus 11:29), isso quer dizer que podemos fazer exatamente como Ele fez? (O que me preocupa é que Jesus conhecia o coração das “víboras”, mas eu não conheço. Enquanto ainda estou lutando com esta questão, me parece que é o orgulho, acima de qualquer outra coisa, que me motiva a fazer comentários {do tipo} “víboras”. Por que não examinar os teus motivos para os comentários {do tipo} “víboras”?)

E. Amigo, ser amável á algo que podemos aprender através do poder do Espírito Santo. O caminho para o aprendizado da amabilidade envolve o amor e a humildade. Você vai, agora mesmo, convidar o Espírito Santo para desenvolver o amor, a humildade e a amabilidade no teu coração?

V. Próxima Semana: Bondade

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: