terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 05

Paciência (Êxodo 34; Romanos 15; Tiago 1) Introdução: Gálatas 5:22 nos fala que outro fruto do Espírito é a paciência. Tenho muitas coisas para fazer e não gosto de desperdiçar meu tempo, a menos que o objetivo da minha atividade seja relaxar e “desperdiçar” tempo. E você? Você vê o desperdício sem sentido de tempo como um dom de Deus? E se eu te dissesse que “longanimidade” {N.T. - O termo em inglês, “longsuffering” tem uma conotação literal de “sofrer por longo tempo”} é outra forma de traduzir o termo paciência? Você gosta de ficar sofrendo? Fazendo mais pesquisas sobre o que a Bíblia quer dizer com “paciência”, o que encontrei foram textos acerca da perseverança. O Novo Dicionário Bíblico define paciência como “auto-controle em face de oposição ou opressão”. Isto me parece como um cruzamento entre sofrimento e perseverança, em vez de desperdício de tempo. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais a respeito do que Deus tem em mente com o dom da paciência!

I. Deus e a Paciência

A. Leia Êxodo 34:5-7 {em uma versão Almeida}. Ser “tardio em irar-se” é uma forma de paciência? (A Bíblia Interlinear revela que a expressão hebraica significa “longanimidade”. Portanto, o que Deus diz acerca de Si mesmo é muito parecido com a “paciência” descrita como fruto do Espírito em Gálatas 5:22.)

1. Êxodo 34:6 está dizendo uma coisa muito importante. Note que quando Deus descreve a Si mesmo, “tardio em irar-se” é o terceiro termo que Ele usa, e o coloca antes do amor. Ser tardio em irar-se é mais importante do que o amor?

2. Considerando este texto, de que maneiras {podemos dizer que} Deus é tardio em irar-se? De que maneiras Ele é paciente? (Todas essas descrições parecem estar no contexto de lidar com os seres humanos e o problema do pecado. Assim, tardio em irar-se significa tardio em irar-se acerca de nossos pecados.)

a. Que benefício você vê nisto? (Se estamos falando acerca dos meus pecados (em vez dos teus), então aprecio que Deus não esteja me disciplinando (ou me destruindo) agora mesmo. Dar-me uma oportunidade é algo que eu aprecio muito.)

3. Francamente, eu estava menos preocupado acerca de Deus dar a você uma oportunidade com os teus pecados. Se Deus mostra paciência com relação aos teus pecados, Ele também exige que eu mostre paciência com relação aos teus pecados?

a. Eu deveria considerar uma virtude ser longânimo (sofrer por longo tempo!) por causa dos teus pecados contra mim?

4. Todos nós compreendemos por que queremos que Deus demonstre alguma paciência conosco quando pecamos. Mas por que Ele deveria fazer isso? Qual é o ponto em esperar? (Se olharmos o nosso texto de Êxodo, o que se segue ao pecado é o castigo. Portanto, parece que Deus é paciente na esperança que nos arrependeremos dos nossos pecados e escaparemos ao castigo.)

5. Leia Joel 2:13 e II Pedro 3:9. Por que Joel e Pedro sugerem que deveríamos nos arrepender dos nossos pecados? (A idéia é que Deus não está esperando para “cortar a nossa cabeça”. Ele não está esfregando as mãos com um sorriso sinistro esperando para nos destruir. Exatamente ao contrário, Deus nos está dando oportunidade para que nos voltemos para Ele através do arrependimento e escapemos do castigo. Deus está dando um tempo na esperança de que você vai se voltar para Ele.)

II. Você e a Paciência

A. Deus é paciente conosco. Ótimo! Então, que razão nós temos para sermos pacientes com os outros? (Leia Mateus 18:32-33. Se você não conhece essa história, leia Mateus 18:23-25. Em um nível muito básico, Deus demonstra paciência para conosco, para que possamos nos arrepender dos nossos pecados, então temos a obrigação de darmos a mesma oportunidade aos outros.)

1. Pense nisto um minuto. Que tipo de pecados Deus te perdoou? Compare os teus pecados {contra Deus} com os pecados dos outros, que são um teste para a tua paciência.

2. Esta exigência se aplica aos pais no trato com seus filhos? Aos filhos no trato com seus pais?

B. Leia Romanos 15:5. Que razão este texto nos dá para sermos pacientes (demonstrarmos perseverança) com os nossos irmãos em Cristo? (Unidade. Ser longânimo ajuda a promover a unidade.)

1. Você já encontrou alguém que é determinado em apontar os pecados dos outros?

2. Você gosta quando outros irmãos na igreja apontam os teus pecados? (É necessário que exercitemos o nosso julgamento, mas a orientação clara é que Deus mostra paciência (longanimidade) em relação a nós e precisamos demonstrar a mesma paciência para com os nossos irmãos da igreja. Uma atitude de paciência promove a unidade na igreja.)

C. Leia Efésios 4:1-3. Paulo reforça o que acabamos de aprender, que o nosso objetivo de unidade na igreja é promovido por sermos pacientes e “suportando uns aos outros com amor”. Porém, Paulo acrescenta uma nova idéia. Ele escreve sobre sermos humildes e dóceis. O que a humildade e a docilidade têm a ver com paciência?

1. Quantos cristãos “corrigem” outros membros da igreja por causa de orgulho e falta de amabilidade?

2. Pense na última vez que você ouviu um membro (e não o pastor ou um oficial eleito pela igreja) repreender outro membro. Foi sobre algum assunto polêmico, no qual o que fazia a repreensão tinha certeza (devido ao orgulho) que ele ou ela estava certo(a)?

D. Leia Romanos 14:1-4. Que oportunidades encontramos aqui para condenar outros membros da igreja? (Primeiro, os vegetarianos (aqueles que queriam evitar comer carne oferecida aos ídolos pagãos) não deveriam condenar aqueles que não viam a questão da mesma forma. Segundo, aqueles que pensam que os vegetarianos estão sendo tolos, não deveriam condená-los.)

1. O que?! Não existem padrões? O que podemos dizer de manter os padrões? (Note que o assunto é “questões polêmicas”. Porém, assegure-se de que o teu orgulho não transforme uma questão polêmica em um padrão.)

2. Como Paulo sugere que deveríamos tratar este tipo de debates acerca de questões polêmicas? (Leia Romanos 14:22-23. Deveríamos manter essas coisas para nós mesmos. Deveríamos demonstrar paciência, em vez de condenação, com relação àqueles que não acreditam como nós acreditamos. Ao mesmo tempo, se acreditamos que uma coisa é pecado, precisamos seguir a nossa consciência.)

III. Caráter e Paciência

A. Leia Tiago 1:2-4. A Nova Versão Internacional traduz a última palavra do verso 3 como “perseverança”. Outras traduções trazem os termos “paciência”, “persistência” ou “resistência”. Este é outro aspecto da paciência. Olhando o contexto, que tipo de paciência está sendo descrito?

1. Tiago nos diz que {este tipo de paciência} nos torna “maduros e íntegros (completos)”. Como isto pode ser o produto da paciência? (Quando passamos por algo desagradável, se confiarmos em Deus e {vermos que} Ele cuida de nós ao passarmos pela prova, isso nos dá confiança quando a próxima tentação ou prova vem. Olhamos para trás, para o que Deus tem feito no passado e temos confiança de que Ele estará ali para nos ajudar novamente. Este tipo de fé nos dá uma atitude madura.)

B. Vamos ver como aplicaríamos estas lições espirituais às realidades de nossa vida. Quando você está dirigindo o teu caro, você é paciente? Deveria ser? Ou aqueles outros motoristas estão só desperdiçando o teu tempo e não há questões espirituais envolvidas?

1. Quais são as razões pelas quais os outros motoristas estão te impedindo de andar? (Um motorista que fica na faixa de ultrapassagem, mas que não ultrapassa, e fica me impedindo de andar, ou é egoísta, sem consideração ou ignorante das regras da estrada. Isto parece muito com pecado. De fato, estou certo que deve ser pecado!)

a. Que tipo de atitude decidimos que deveríamos ter com relação a outras pessoas que pecam {contra nós}?

C. E no teu emprego? Você está impaciente por uma promoção? Sente que deveriam te dar maiores responsabilidades, mais dinheiro e mais autoridade?

1. Veja novamente Tiago 1:3-4. Este texto fornece algum conselho útil sobre promoções? (O texto sugere que talvez não estejamos prontos neste momento para as promoções, e que a paciência na nossa situação atual aumentará as nossas capacidades e nos ajudará a sermos maduros e completos.)

D. E a paciência para esperar na fila? Esperar na fila é uma pura perda de tempo? (Aqui vai um segredo, para que você nunca mais desperdice tempo em uma fila – use este tempo para orar e contemplar a vontade de Deus para a tua vida. Suspeito que a maior parte das pessoas não passa tempo suficiente em oração. Você pode trocar este tempo que de outra forma seria desperdiçado e frustrante por um tempo produtivo com Deus.)

E. E a paciência na espera de Jesus voltar e nos levar para o céu? (Leia Mateus 24:45-46. Jesus nos diz que deveríamos preencher o tempo de espera por Ele fazendo as obras que Ele nos deu. Se nos concentrarmos na tarefa, em vez da espera, não parecerá que estamos esperando.)

F. Amigo, você se sente impaciente? Por que não resolver isso: preencha o teu tempo de espera com trabalho produtivo. Seja generoso no que diz respeito à vagarosidade dos outros, porque Deus tem sido generoso com você na sua vagarosidade em fazer a Sua vontade. Você vai decidir hoje buscar a ajuda do Espírito Santo para ser mais paciente?

Próxima Semana: Amabilidade

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: