segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 04

Paz (Romanos 5; Efésios 2; Mateus 11)

Introdução: Gálatas 5:22 nos diz que outro fruto do Espírito Santo é a paz. Você tem paz na tua vida? Está em paz com o teu cônjuge? Em paz com teus filhos? Em paz com o teu chefe? Que valor você dá para a paz? Quanto pagaria por ela? O que você acha que seria necessário para trazer paz para a tua vida? Vamos pular para o nosso estudo da Bíblia e descobrir o que ela nos ensina acerca de obter a paz!

I. Paz com Deus

A. Leia Romanos 5:1-2. Algumas pessoas estão em guerra com Deus? Por que você iria preferir não estar em guerra com Deus? (Lembro-me de dois comediantes, já falecidos, que desafiavam abertamente a Deus como parte de seu número de comédia. Isto me dava calafrios – que comportamento tolo e perigoso.)

1. Esses dois palhaços que estou lembrando estavam desafiando deliberadamente a Deus. Todos nós temos desafiado a Deus de alguma maneira? (Leia Romanos 5:9-11. Por causa de nossa natureza pecaminosa e nossos pecados pessoais, somos inimigos de um Deus perfeito e sem pecado. Através da fé no sacrifício de Jesus em nosso favor, podemos ter paz com Deus.)

B. Leia Efésios 2:13-18. Você pode desejar ler todo o capítulo para captar o pleno significado deste texto, mas o que você acha que ele quer dizer com (verso 17) os “que estavam longe”e “os que estavam perto”? (Os que estavam perto eram o povo especial de Deus (os judeus que estavam procurando obedecer) e os que estavam longe eram os gentios, que nem mesmo conheciam a Deus.)

1. Importa se estamos perto ou longe de Deus, ainda somos “inimigos”? (Se estivermos perto ou longe de Deus com base em nossas próprias obras, ainda estamos em um estado de guerra contra Deus. A guarda dos mandamentos não pode nos tornar bons o bastante diante de um Deus santo. Jesus pode trazer a paz.)

2. O que quer dizer (verso 18) termos agora “acesso ao Pai, por um só Espírito”? (Quer dizer que Jesus não apenas nos reconcilia com Deus, mas também que o Espírito Santo abre uma linha de comunicação com Deus para nós.)

C. Você se recorda, nos tempos de criança, de haver se comportado mal e tua mãe te dizer que quando teu pai chegasse em casa ele te aplicaria um castigo? Como você se sentiu, aguardando com temor o momento da chegada do teu pai em casa?

1. Você consegue imaginar um mundo no qual estamos aguardando que Deus venha nos castigar pelos nossos pecados? (Esta é uma maneira pela qual podemos ficar em paz – sabendo que Deus não está vindo para nos castigar.)

II. Paz na Vida

A. Quando eu era um pouco mais velho, tinha que me preocupar com {a possibilidade de} os soviéticos lançarem mísseis nucleares e nos explodirem a todos. (Se você é um leitor da antiga União Soviética, provavelmente se preocupava com os mísseis americanos.) Se você se identifica com este cenário, quão grande era essa preocupação para você?

1. Esta preocupação seria comparável ao tipo de preocupação que teria se Jesus não houvesse morrido pelos nossos pecados? (Nosso mundo seria muito pior se Jesus não houvesse vencido a batalha sobre o pecado, mas alguns podem estar dizendo “Meu destino final não á algo que cria uma preocupação no dia-a-dia”.)

B. Vamos ler Romanos 5:3-5. O sofrimento te causa preocupação? Se você tende a desprezar os problemas de longo prazo, o que acha dos problemas diários que te causam sofrimento?

1. Vamos ler novamente Romanos 5:2-5. O que este texto fala que é a cura para os problemas de cada dia? (Temos esperança na “glória de Deus.” Não apenas podemos ter a certeza de que não seremos castigados pelos nossos pecados perdoados, mas temos a certeza de que Deus nos receberá em Seu amor e glória. Esta esperança nos dá paz.)

III. Paz e Orgulho

A. Leia Mateus 11:28. Para quem Jesus está falando? (Se você der uma olhada no capítulo inteiro, {verá que} Jesus está ensinando e pregando para pessoas comuns na Galiléia.)

1. Sobre que tipo de cansaço e sobrecarga Jesus está falando? (Estes seriam os fardos e cargas das pessoas a cada dia. Os problemas enfrentados pela “pessoa comum”, tais como cônjuge, filhos, trabalho ou saúde.)

B. Leia Mateus 11:29-30. Se eu já me sinto cansado e sobrecarregado, como poder ser uma ajuda para mim se alguém acrescentar um outra carga sobre mim – um jugo? (A carga já existe. O jugo é uma forma de mover a carga com a ajuda de mais alguém. Jesus está se oferecendo para compartilhar as nossas cargas.)

1. O que Mateus 11:30 sugere como sendo o resultado de compartilharmos as nossas cargas com Jesus? (As coisas vão ficar muito mais fáceis.)

2. Vamos explorar como isto acontece. Jesus está se oferecendo para levar parte da nossa carga? Ou existem mais coisas aí? (Note que Mateus 11:29 nos fala que parte do compartilhamento da carga com Jesus é aprender dEle.)

3. Por que Jesus nos fala que Ele é manso e humilde de coração? O que isso tem a ver com a sua capacidade para levar parte da nossa carga?

a. Quanto da tua carga vem de tentar impressionar as outras pessoas?

(1) Como a tua vida seria diferente se o teu único objetivo fosse promover o Reino de Deus?

b. Quanto da tua carga vem por causa de ser rude com os outros?

(1) Como a tua vida seria diferente se você decidisse ser gentil com os outros?

4. Jesus sugere que a humildade e a mansidão traz paz à nossa vida. Isto parece certo para você?

a. Certa vez eu ouvi um pastor contar uma estória sobre como ele manteve as janelas do carro fechadas em um dia quente somente para que parecesse aos outros motoristas que ele tinha ar condicionado. Tenho que admitir que em mesmo já fiz isso pelo menos em umas duas ocasiões, quando eu estava dirigindo um carro bom, mas que estava com o ar condicionado quebrado. Que tipo de orgulho tolo quer impressionar pessoas que nem mesmo conhecemos? Existem exemplos assim na tua vida?

IV. Paz com Pessoas Difíceis

A. Leia Romanos 12:14-16. Eu deveria abandonar meu trabalho atual? Sou um “brigador” profissional (advogado) que ensina a outras pessoas (estudantes de Direito) a se tornarem “brigadoras” profissionais.

1. Há muitos anos atrás notei um promotor cristão que encerrava seus emails com a palavra “bênçãos”. Pensei sobre isso e decidi que seguiria seu exemplo. Desde que comecei {a fazer} isso, tenho notado que novos oponentes parecem ser mais amigáveis. Será que isso compensa a ameaça de processar o seu cliente?

2. Você pode viver em harmonia e ainda fazer valer o que é certo? (Todos os meus casos envolvem a defesa da liberdade religiosa ou política. Faço o melhor que posso para “viver em harmonia” com o advogado da parte contrária, enquanto estamos usando os procedimentos autorizados pelo Estado para resolver nossas diferenças.)

B. Leia Romanos 12:17-19. Essas instruções se aplicam a um casamento? Elas se aplicam ao nosso trato com nossos filhos?

1. Como você equilibra o fazer valer o que é certo e viver em paz? Você deveria equilibrá-los? (Como professor, eu teria “paz” com os alunos se tivesse padrões baixos para o seu desempenho. Mas, padrões baixos seriam nocivos para o seu sucesso no futuro. Temos que fazer as duas coisas: tentar fazer o melhor possível para viver em paz enquanto fazemos o que é certo.)

a. Por que Romanos 12:17 diz “o que é correto aos olhos de todos”? Fazer o que é certo é uma questão de fazer uma enquete ou achar um consenso? (Isto é um conselho prático. Se você acha que alguma coisa é apropriada e todas as outras pessoas na igreja discordam, então isto é uma bandeira de alerta que alguma coisa está errada com o teu julgamento.)

2. Tenho ouvido cristãos dizerem que, se você é obediente a Deus, terá problemas com o mundo. Isto é verdade? (Esses textos nos dizem que o objetivo é harmonia e paz. Minha impressão geral é que as pessoas em guerra com o mundo também estão em guerra com seus companheiros cristãos.)

3. Por que não se vingar? Os “malvados” não merecem ser castigados? (Deus diz que esta tarefa não é designada para nós. Ele castigará o mal.)

C. Amigo, a Bíblia nos dá um caminho para a paz. Você vai decidir, pelo poder do Espírito Santo, andar nele hoje?

V. Próxima Semana: Paciência

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: