terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Fruto do Espírito - Lição 03

Alegria (Filipenses 4; Lucas 15; João 15 e 16)

Introdução: A vida é um pouco desanimadora? A cada dia você se levanta e passa pela mesma rotina. Então, vai para a cama. No dia seguinte faz tudo de novo. Igual a um camundongo na roda de exercícios. Você gostaria de ter um pouco mais de alegria? Nossa lição desta semana revela como um cristão pode ter alegria não apenas na vida diária, mas também em tempos difíceis. Vamos pular direto para o nosso estudo e descobrir o segredo da Bíblia para a alegria!

I. Alegria no Conflito?

A. Leia Filipenses 4:2-3. O que este texto sugere que está acontecendo entre essas duas mulheres? Elas são pessoas boas? (Elas são boas cristãs, que simplesmente discordavam uma da outra. Paulo quer que elas parem de brigar.)

B. Leia Filipenses 4:4-5. Existe alguma ligação entre esta disputa e a próxima declaração de Paulo acerca de alegrar-se?

1. Se você disse que “sim”, como uma pessoa pode estar em uma disputa e ainda assim alegrar-se? (Algumas pessoas possuem uma atitude maligna, que se alegra no conflito, mas pessoas normais não gostam de estar em uma disputa. Alguma coisa diferente está acontecendo aqui.)

2. Se você disse que “não”, então esta disputa pelo menos ilustra o fato de que você não consegue se alegrar “sempre”? Paulo está sugerindo uma coisa impossível?

3. Na semana passada estudamos sobre o amor e decidimos que precisávamos de muita ajuda para amar certas pessoas da forma como Deus sugere que deveríamos fazer. Com a alegria ou o regozijo é a mesma coisa – precisamos de muita ajuda?

4. O que a instrução de Paulo para alegrar-se “no Senhor” quer dizer? O que isto sugere a respeito de alegrar-se em circunstâncias difíceis? (Quando a nossa alegria depende de seres humanos, temos um problema com as mudanças de humor. Quando a nossa alegria vem de Deus, temos um Pai imutável, que nos ama e cuida de nós continuamente. Aquelas duas mulheres tinham uma razão em comum para alegrarem-se – seu relacionamento com Deus. Da mesma forma nós.)

C. Alegria de Ovelha

D. Leia Lucas 15:3-6. A ovelha está pedindo uma festa?

E. Leia Lucas 15:7. O quadro é que Deus e Seus anjos experimentam alegria quando aceitamos a Jesus. Se você fosse a ovelha perdida, como se sentiria acerca de haver sido encontrada?

1. Compare a felicidade da ovelha com a felicidade do pastor. Qual dos dois estaria mais feliz? (O pastor tem outras 99 ovelhas. Para ele, a ovelha perdida representa 1% de suas preocupações. Para a própria ovelha, seu bem estar é 100% de sua preocupação. A ovelha deveria estar cem vezes mais feliz do que o pastor.)

2. Como este pensamento deveria afetar a nossa alegria no Senhor? (O mero fato de que Deus nos salvou da morte eterna e nos perdoou de nossos horríveis pecados deveria ser uma fonte de grande alegria!)

II. Alegria da Obediência

A. Leia João 15:9-10. Se desobedecermos a Deus, Ele para de nos amar?

1. Se você disse que “Deus sempre nos ama, independentemente de nossos atos”, o que Ele quer dizer quando fala “Se” vocês obedecerem, permanecerão no Meu amor (João 15:10)? Isto não é claramente condicional?

B. Leia Mateus 7:21. A obediência é a chave não apenas para o amor de Deus, mas a chave para o reino dos céus?

C. Leia Salmos 19:8. Os preceitos de Deus (Seus mandamentos) nos dão alegria mesmo quando não os obedecemos?

1. Se não, isso quer dizer que a alegria, assim como o amor de Deus, é condicional à obediência?

D. Vamos voltar para João 15. Leia João 15:10-11. Parece que Deus se alegra com a nossa obediência a Ele. Como temos alegria completa na obediência? O que nos dá alegria na obediência? (Estou chegando à conclusão de que a Bíblia não é tanto um livro acerca de recompensas pela obediência, mas é mais um livro que revela as leis secretas do universo. Quando Salmos 19:8 se refere a “trazem luz aos olhos”, isso quer dizer que vemos algo acerca de como o universo opera, e que não víamos antes. Deus nos ama, mesmo quando éramos pecadores (Romanos 5:8). Mas, em Seu grande amor, Deus nos revelou as regras para vivermos melhor. Se obedecemos essas regras, estamos nos beneficiando da sabedoria de Deus. Viver melhor nos dá alegria. Se nos desviamos das regras, sofremos, e isso tira a nossa alegria.)

E. Vamos continuar lendo o que Jesus diz acerca do relacionamento entre a obediência e o céu. Leia Mateus 7:21-23. Quando acrescentamos esses dois versos, parece que as pessoas que estão perdidas também possuem obras. Se a obediência e as obras não são a chave para o reino do céu, então o que é?

F. Vamos continuar com o discurso de Jesus, lendo Mateus 7:24-27. Que relacionamento encontramos entre a obediência e uma vida melhor? (Este é outro exemplo da minha teoria sobre o livro das regras secretas. Se as obras podem nos salvar, aqueles que executam milagres e expulsam demônios deveriam ser salvos. Em vez disso, a pessoa que sobrevive e se desenvolve é aquela que compreende os princípios de construir sobre um alicerce adequado. A pessoa que conhecia o segredo, e utilizou este conhecimento, foi capaz de resistir às tempestades da vida.)

III. Alegria do Destino

A. Leia João 16:16-18. Você compreende o que os discípulos de Jesus não compreendiam? (Que Jesus iria deixá-los, mas que Ele voltaria a vê-los depois de Sua crucifixão.)

B. Leia João 16:19-24. Jesus menciona a alegria diversas vezes nestes versos. Considerando o contexto, qual é fonte da tua alegria hoje? (Assim como os discípulos teriam alegria na ressurreição de Jesus, também podemos ter alegria no fato de que Jesus derrotou o pecado por nós.)

C. Leia João 16:33. Na seção anterior, sugeri que a obediência ao livro de regras secretas de Deus nos dá uma vida melhor. Este texto mostra que estou errado? (Os discípulos estavam em direção a problemas que não podiam ser evitados e nós teremos problemas em nossas vidas. Seguirmos as regras de Deus não apenas ajuda a nos mantermos longe de problemas desnecessários, mas quando entramos em problemas inevitáveis, o conhecimento que Jesus derrotou o pecado é a fonte tanto de alegria quanto de esperança.)

IV. Alegria do Espírito

A. Nossa série {de estudos} é acerca do Fruto do Espírito. Não dissemos uma palavra acerca do relacionamento do Espírito Santo com a alegria. Vamos explorar isso. Leia Gálatas 5:22-25. A natureza pecaminosa é oposta à alegria? Como o Espírito nos ajuda a ter alegria? (A sugestão {deste texto} é que paixões e desejos pecaminosos são contrários a uma vida dirigida pelo Espírito. Eles levam a problemas.)

1. É assim que experimentamos alegria no Espírito Santo – porque somos libertos de paixões e desejos pecaminosos?

B. Leia Atos 2:28. Lemos uma referência aqui ao livro de regras secretas de Deus para a vida, mas o texto também nos diz que a presença de Deus nos traz alegria. Como podemos ir à presença de Deus? (Este é o Espírito Santo. O Espírito de Deus pode estar em todos os lugares – o que nos permite viver na presença de Deus. Este texto (citando Davi) faz uma ligação entre a presença de Deus e conhecer e seguir os “caminhos da vida” - o livro de regras secretas de Deus.)

C. Leia Atos 8:6-8. Pelo poder de quem as pessoas eram curadas? Como esta alegria está conectada com a presença de Deus? (Filipe curava através do poder do Espírito Santo. O poder do Espírito para nos ajudar com os problemas da vida traz alegria.)

D. Leia Atos 13:49-52. Alguma vez já te pediram para sair? Você já foi expulso de uma cidade, igreja ou casa?

1. Você diria que ficou alegre por causa disso?

2. O texto diz que os discípulos estavam cheios de alegria “e” do Espírito Santo. Por que eles estavam cheios de alegria por haverem sido expulsos? O que isso tem a ver com o Espírito Santo? (Normalmente não ficamos alegres com a rejeição. Porém, a presença de Deus assegurava aos discípulos que eles estavam fazendo a coisa certa. Isso lhes deu alegria.)

E. Amigo, você gostaria de ter mais alegria na tua vida? Tenho certeza que sim. Por que não aumentar a tua alegria pedindo ao Espírito Santo que entre na tua vida e dirija os teus pensamentos e ações na obediência a Deus?

V. Próxima Semana: Paz

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: