terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 12

A Segunda Geração: Advertências (Números 26-32)

Introdução: Como as vidas dos teus pais afetam a tua vida? Alguns filhos culpam seus pais por suas falhas e repetem os erros dos pais. Outros vêem o que os pais têm de bom e de ruim e decidem fazer o melhor possível com relação ao que é ruim. Moisés se coloca como uma figura paterna, tanto para a primeira quanto para a segunda geração. O que Israel fez, no que se refere à segunda geração? O que Moisés fez com relação aos seus erros e aos erros dos outros? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Nova Geração, Novas Oportunidades

A. Números 26 relata o recenseamento feito por Moisés e Eleazar. Leia Números 26:63-65. Quem não foi contado? (Aqueles que eram adultos e que haviam se recusado a entrar em Canaã pela primeira vez.)

1. Isto é triste? Temos apenas uma chance na vida para sermos bem sucedidos? (Apenas para ser claro, não estamos falando sobre salvação. Contudo, decisões importantes, que alteram a tua vida, normalmente são tomadas quando se é jovem. Estas decisões podem afetar todo o curso da nossa vida.)

B. Leia Números 26:51-56. O sorteio é uma forma apropriada para dividir a terra? Por que não dar a melhor terra para os melhores guerreiros? Por que não dar o melhor para aqueles que são corajosos?

1. Como você descreveria o sistema utilizado? (É pragmático. Ele mantém as famílias juntas e atende o número de pessoas que precisam de terras.)

2. Leia Atos 1:23-26. Você acha que isto é puro acaso?

3. Leia Josué 15:13-17. A parte de Calebe é resultado do acaso? Que tipo de método Calebe usou para incentivar a coragem? (Foi prometida a Calebe a terra ocupada por gigantes porque ele queria aquela terra. Ele escolheu seus genros por sua coragem. A alocação não foi por puro acaso.)

C. Que lição espiritual encontramos no sistema de Deus para a distribuição da terra? (Em algumas situações vemos um sistema de méritos, em outras um sistema pragmático.)

D. Que fato importante esta decisão da divisão assume? (Que a segunda geração seria bem sucedida onde a primeira geração não foi.)

II. Deus de Oportunidades Iguais

A. Leia Números 27:1-4. Qual é a resposta histórica para a pergunta colocada em Números 27:4? (Você vai ficar surpreso. Leia I Crônicas 2:34-36. Vemos aqui que a herança passava através da filha. Isto aconteceu antes do tempo de Moisés. Infelizmente, mesmo nos tempos modernos, existem países que negam às mulheres o direito a possuir propriedades.)

1. Essas eram as primeiras defensoras da liberação das mulheres? De onde elas tiveram essas idéias? (O Comentário Bíblico Wycliffe nos informa que no Egito a Herança passava através das mães.)

B. Leia Números 27:5-7. Qual é a resposta de Deus? (Deus concorda com as mulheres. Elas deveriam ter a possibilidade de herdar a terra do seu pai.)

C. Leia Números 27:8-11. Como resultado de essas mulheres terem reivindicado seus direitos à propriedade, o que aconteceu? (Elas estabeleceram um precedente! Deste ponto em diante as filhas herdariam antes de qualquer outro parente distante.)

III. Começando a Transição

A. Leia Números 27:12-14. Como você reagiria a isso se fosse Moisés? Deus te mostra o objetivo de toda a tua vida e então diz, “Você não pode entrar por causa do teu pecado.”

1. Você tem desculpas? Tem argumentos {para dizer que} Deus não deveria ser tão severo?

2. Que lições espirituais encontramos aqui? Deus está sendo severo demais? (Sabemos que Moisés foi para o céu (Mateus 17:3), então Deus deu a ele a terra prometida final. Mas, não deveríamos nos esquecer que Deus é tanto nosso Pai quanto nosso Juiz. Ele tem um padrão muito alto para nós.)

B. Leia Números 27:15-17. Que tipo de reação Moisés teve? (Ele estava simplesmente cuidando do povo. Note que este era o mesmo povo que o havia provocado e o levado a cometer o pecado que agora o impedia de entrar na terra prometida.)

1. Que tipo de grande homem é Moisés?

C. Leia Números 27:18-20. Por que Josué foi escolhido? (Um “homem em quem está o Espírito”. Mesmo nos tempos do Antigo Testamento, ser cheio do Espírito Santo é essencial para a liderança.)

D. Leia Números 27:21-23. Josué tem o mesmo status de Moisés? Que diferença você pode notar? (Deus fala diretamente com Moisés. Mas Josué deve conhecer a opinião de Deus através de Eleazar, o sumo sacerdote, que deverá obtê-la através do Urim.)

1. O que é o “Urim”? (Leia Levítico 8:8. A Bíblia nunca nos diz claramente o que são o Urim e o Tumim. Comumente acredita-se que eram duas pedras no peitoral do sumo sacerdote, as quais sinalizavam, de alguma forma, a decisão de Deus sobre um assunto. Embora elas funcionassem, ninguém mais estava conversando com Deus.)

IV. Votos

A. Leia Números 30:1-2. Quantas vezes o líder da tua igreja pediu que você assumisse um compromisso por alguma coisa diante de Deus? Já pediram que você levantasse a mão ou ficasse em pé, juntamente com todos os outros?

1. Em caso afirmativo, quão sério é este voto? Ele depende de como o pedido foi formulado? (Lembro-me do meu pastor pedindo às pessoas que se comprometessem a ler toda a Bíblia no próximo ano. Se você nunca leu a Bíblia {toda}, certamente deveria fazê-lo.)

2. Por que alguém seria tentado a quebrar um voto a Deus? (Deus não vai te processar? De alguma forma, pensamos em nossas obrigações para com Deus e a igreja como sendo menos impositivas do que as nossas obrigações para pagar as prestações da casa ou do carro.)

V. Ainda Relutante?

A. Leia Números 32:1-5. O que motivou essas duas tribos a ficarem no lado do deserto, {antes de atravessar} o Jordão? (A terra era apropriada para a criação de gado e eles não queriam levar {o gado} para o outro lado do rio.)

1. Você consegue pensar em alguma outra razão pela qual eles poderiam não querer atravessar o rio? (Eles haviam conquistado os povos deste lado do Jordão, mas não os do outro lado!)

B. Leia Números 32:6-8. Como Moisés reagiu a este plano?

1. Qual é a sua preocupação histórica? (Que há quarenta anos atrás seus ancestrais não quiseram cruzar o Jordão e isto os levou a quarenta anos de peregrinações! Eles não deveriam cometer o mesmo erro.)

2. Esta segunda geração é como aquela que se recusou a entrar em Canaã? (Vários comentaristas bíblicos relatam que esta terra era muito boa – melhor do que algumas partes do outro lado do Jordão.

C. Leia Números 32:14-15. Parece ser inconsistente que Moisés esteja falando isso para estas pessoas, quando ele sabia que não entraria em Canaã? (Note que Moisés está falando não apenas acerca do seu bem estar, mas do bem estar de todos. Como um líder, este é o seu trabalho. Ele não está sendo hipócrita.)

D. Leia Números 32:16-19. Esta é uma contra-oferta razoável? Ela resolve as objeções levantadas por Moisés?

1. Você acha que os rubenitas e os gaditas tinham isso em mente quando fizeram a proposta inicial? (Eu suspeito que eles estavam esperando simplesmente ficar do lado deles do Jordão.)

E. Leia Números 32:20-24. E o sistema de seleção de terras por sorteio, que discutimos no início da lição? (Aparentemente ele era sujeito a alterações. Moisés viu que eles não estavam sendo covardes, não estavam desconfiando de Deus e que eles realmente queriam esta terra. Então, ele concordou em permitir que eles ficassem com esta terra, com base nas condições estabelecidas.)

1. Note novamente Números 32:21. Quem está lutando? (“... Até que [o Senhor] tenha expulsado os seus inimigos da frente dele.” É Deus quem está fazendo o trabalho pesado.)

F. Leia Números 32:28-30. Qual é o aspecto mais importante do nosso serviço para Deus? (Apresentar-se pronto para o trabalho. Muitas pessoas falam, mas nem tantos fazem realmente alguma coisa.)

G. Amigo, qualquer que tenha sido a vida que os teus pais levaram, você leva as tuas obrigações para com Deus a sério? Se leva, Deus está disposto a lutar as tuas batalhas e te recompensar generosamente!

VI. Próxima Semana: Cidades de Refúgio

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: