quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O Fruto do Espírito - Lição 01

"Por Seus Frutos..." (João 15 e 16; Atos 2)

Introdução: Você gostaria se fosse possível ligar para Jesus pelo telefone e discutir com Ele qualquer coisa que esteja em tua mente? Não tem certeza sobre como lidar com uma situação? Simplesmente tecle o Seu número! Os cristãos às vezes perdem de vista o fato de que Jesus enviou Seu Espírito para estar conosco depois que Jesus retornou ao céu. Não podemos viver uma vida cristã adequada sem o poder do Espírito Santo. Esta série de lições é acerca do resultado de termos o Espírito em nossa vida. Vamos mergulhar direto em nosso estudo sobre a obra do Espírito Santo!

I. A Promessa

A. Leia João 16:7. Se você não soubesse nada acerca de Jesus e do “Conselheiro”, qual deles você acharia ser mais valioso? (Jesus diz que a razão para que Ele parta é que o Espírito Santo virá. Que declaração espantosa!)

1. Jesus está apenas sendo humilde?

2. Ou é verdade que estamos melhor com o Espírito Santo do que com Jesus? (A vantagem prática é que o Espírito Santo pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas Jesus não podia estar em vários lugares ao mesmo tempo.)

B. Nosso estudo é acerca do fruto do Espírito. Se você não soubesse nada a respeito do Espírito Santo, mas soubesse que Ele era um substituto para Jesus, o que você logicamente esperaria do Espírito? (Que o Espírito continuaria a obra de Jesus, de uma forma melhor.)

C. Leia João 16:8. O que este texto diz que o Espírito Santo produzirá?

1. Alguma coisa disso parece com fruto para você? (“Fruto” é o produto final da planta. Isto parece como o produto final do que Jesus está fazendo.)

D. Vamos ler um pouco mais. Leia João 16:9-11 para ter uma descrição mais detalhada da obra do Espírito Santo.

1. Quando a Bíblia diz que o Espírito “convencerá o mundo do pecado”, isso quer dizer que a culpa do pecado é uma coisa boa?

a. O que isso tem a ver com as pessoas não acreditarem em Jesus? (Podemos ter três reações ao pecado. Podemos abraçá-lo. Podemos tentar ignorá-lo ou podemos lutar contra ele.)

(1) O que acontece se tentarmos lutar contra ele? (Parece {ser uma luta} sem esperanças. É então que nos conscientizamos da necessidade de um Salvador. Alguém que ganhou a vitória e nosso favor. É assim que eu penso que o pecado e a crença em Jesus estão relacionados.)

2. Quando a Bíblia fala que o espírito “convencerá o mundo ... da justiça” porque Jesus está indo para o Pai, como essas duas coisas estão ligadas? (Jesus é a nossa justiça!)

a. Espere um minuto! Por que isso é alguma coisa sobre a qual precisamos ser convencidos? (Aparentemente, algumas pessoas precisam ser convencidas de que não podem fazer isso por si mesmas. O fato de que Jesus não está por perto para nos lembrar é outra razão pela qual o Espírito Santo assume esta obra importante.)

(1) Se você pensa que pode cuidar do pecado por si mesmo, isto é uma indicação de que o Espírito Santo não está fazendo brotar frutos na tua vida?

3. Quando a Bíblia diz que o Espírito “convencerá o mundo ... do juízo” porque “o príncipe deste mundo já está condenado”, como esses dois conceitos estão relacionados? Eu pensei que Satanás (Apocalipse 12:10-12) era o nosso acusador. Jesus está nos acusando agora, porque Ele derrotou Satanás? (Quando Jesus conquistou a vitória, reconquistou o direito de proclamar a justiça de Seu reino. O reino de Deus não apenas nos fornece um caminho de escape do pecado, mas promete destruir o pecado e os pecadores no juízo final.)

4. Considerando este fruto do Espírito, ele é uma continuação dos resultados da obra de Jesus? (Você poderia resumir isto dizendo que o Espírito Santo está combatendo o problema do pecado.)

II. Nossa Ligação

A. Aprendemos que o Espírito Santo continua a obra de Jesus. É possível acreditar apenas em Jesus e não no Espírito Santo? Você conhece cristãos que parecem ignorar o Espírito Santo?

1. É possível ter um foco grande demais no Espírito Santo?

B. Leia João 3:5-6 e II Timóteo 3:1-5. Como estes textos respondem às nossas perguntas acerca da importância relativa do Espírito Santo? (O poder do Espírito Santo é essencial para a vida cristã.)

C. Leia Atos 1:4-5. Quão importante era o Espírito Santo para a obra dos discípulos? (Eles não deviam começar a sua obra sem Ele!)

D. Leia Atos 2:1-4. Como o poder do Espírito Santo se manifestou para os discípulos? (Som, fogo e falar em línguas.)

1. Acabamos de aprender que o Espírito Santo é essencial para a vida de um cristão. Eu nunca tive som, fogo e línguas aparecendo em lugar algum onde eu tenha adorado. Embora não seja carismático, eu adoro regularmente com cristãos carismáticos. Isto significa que todos nós estamos com problemas? Os cristãos não carismáticos têm medo dessas coisas e os cristãos carismáticos ainda estão esperando por elas!

2. Vamos olhar isso por outro ângulo. Qual era o ponto do som, fogo e línguas no Pentecoste (Atos 2)? (Se você ler Atos 2, verá que o som atraiu a multidão e o dom de línguas permitiu que o evangelho fosse pregado de forma eficiente.)

a. Isto se encaixa com o que aprendemos anteriormente sobre a obra do Espírito Santo? (O objetivo é pregar a convicção do pecado, a justificação através de Cristo e o julgamento vindouro. O som e o fogo eram como os milagres de Jesus, no sentido em que eles atraíram a atenção das pessoas, que então foram capazes de ouvir a mensagem.)

b. Qual seria o equivalente disto hoje? (Som e fogo conseguiriam o mesmo resultado hoje – mas o objetivo subjacente é usar um método para chamar a tenção dos descrentes, para que eles possam ouvir o evangelho.) {N.T. – Porém, devemos ter em mente que não foram os discípulos que emitiram o som ou acenderem o fogo. Estes efeitos foram criados diretamente por Deus. O papel dos discípulos era simplesmente pregar o evangelho em sua força e pureza.}

III. Nosso Fruto

A. Leia Lucas 6:43-45. O que Jesus ensina acerca do cristão e o fruto? (Que o produto de nossa vida (o fruto) reflete os pensamentos de nossa mente.)

B. Leia Lucas 6:46-48. Jesus espera que tenhamos um bom fruto? (Ele é essencial para suportar as tempestades da vida.)

C. O contexto é extremamente importante. Sobre o que Jesus está falando em Lucas 6, pouco antes de começar a falar sobre fruto, mentes e tempestades? (Se você der uma olhada em Lucas 6:17-38, encontrará a versão de Lucas para o Sermão do Monte.)

1. O que o Sermão do Monte tem a ver com fruto? (Jesus explica a vida extraordinária que Ele está buscando para Seus seguidores e então diz, essencialmente, “Se a tua mente estiver certa, as tuas ações serão certas.”)

D. Leia João 15:1-4. Qual é a fonte do nosso “fruto”? (Permanecer em Jesus.)

1. O que isso quer dizer, depois do retorno de Jesus ao céu? (Manter uma conexão com o Espírito Santo.)

E. Vamos fazer uma volta e criar uma ligação lógica. Você consegue ver alguma conexão entre o som, o fogo e as línguas de Atos 2 e o fruto de uma vida conectada ao Espírito Santo hoje? (Lembre-se que todo o propósito do som, fogo e línguas foi atrair a atenção das pessoas e compartilhar com elas o evangelho. Uma vida vivida de acordo com o Sermão do Monte vai fazer com que você seja notado! Creio que, de muitas maneiras, isso é equivalente à fúria e glória do Pentecoste. Ainda estou procurando pelo som, fogo e línguas, mas o que parece estar disponível para nós é uma mente cheia do Espírito, que reflete uma vida vivida de acordo com o Sermão do Monte.)

F. Algumas pessoas argumentam que as nossas ações não fazem diferença. A lei está abolida e não precisamos nos preocupar sobre como vivemos, porque somos salvos pela graça. Isto parece estar certo, à luz do que acabamos de estudar? (Nossas ações refletem os nossos pensamentos. Eles mostram se estamos conectados ao Espírito Santo.)

G. Amigo, o Espírito Santo está apresente na tua vida? Se você não vê som, fogo e línguas, consegue ver uma vida vivida de acordo com o Sermão do Monte? Se você não vê os dois, por que não pedir, agora mesmo, que o Espírito Santo entre na tua mente com poder?

IV. Próxima Semana: 02 - Amor

=============================== Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: