terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 08

Sacerdotes e Levitas (Números 18 e 19)

Introdução: Depois das últimas semanas, quais são os teus pontos de vista acerca de rebelião contra Deus? E contra Seus líderes? Estou assumindo que a tua resposta seja: “Eu não quero ser um rebelde!” A rebelião pode existir em algo que não seja óbvio? Por exemplo, e se eu me recusar a apoiar financeiramente os líderes de Deus? E se eu sou crítico de seus estilos de vida? E se alguém nos corrige e ficamos ressentidos com esta pessoa por causa disso? Quais responsabilidades os líderes assumem pela natureza rebelde do “rebanho”? Com estas questões em mente, vamos mergulhar no nosso estudo de Números!

I. Assumir Responsabilidade

A. Leia Números 18:1. Revise mentalmente a lição da semana passada: aquela sobre a terra se abrir e engolir os rebeldes, aquela sobre o fogo descer do céu e consumir os que estavam segurando incensários. Então releia nosso último verso da semana passada: Números 17:12-13. Agora que você está com o contexto mental correto, considere Números 18:1. O que você diria se fosse Arão? (Ou um temeroso “Sim, Deus!”, ou (“Me acerte agora mesmo.”)

1. O que você acha que Deus queria dizer? Afinal de contas, Ele somente interveio para salvar e vindicar Moisés e Arão quando a “família” estava se rebelando.

2. Você acha que Arão poderia ter sido parcialmente responsável pela rebelião que estudamos na semana passada?

3. Ou está acontecendo alguma outra coisa? (O presidente atual dos EUA se refere a “momentos de ensino”. Penso que temos um momento de ensino aqui. Deus é santo e Ele exige padrões muito altos de seus representantes quando se trata do santuário. Esta é parte da explicação para o tratamento dramático dado a Corá, que era, afinal de contas, um coatita – parte do grupo que está sendo referido aqui. Com grande autoridade vem uma grande responsabilidade.)

B. Leia Números 18:2-4. Por que tanto o supervisor quanto o supervisionado morrem no caso de uma infração?

C. Há cerca de dois meses atrás, preguei um sermão que foi gravado profissionalmente em vídeo. Assim que comecei o sermão, um garotinho veio subindo os degraus da plataforma. Imediatamente eu pensei, “O que devo fazer?” Eu me virei e comecei a andar para o outro lado, para que a câmera me seguisse e não gravasse aquela distração. Isso me distraiu tanto do que eu estava dizendo que falei uma palavra errada – qual, então, tive que corrigir. Isto me fez ter um começo ruim. Eu tinha alguma obrigação de dizer às pessoas acerca de suas obrigações na gravação? Eu não havia dito nada sobre isso. (Isto foi parcialmente minha culpa.)

II. Colher os Benefícios

A. Leia Números 18:8-9. Leia Números 18:11-12. Lembre-se de que somente animais perfeitos (Levítico 22:19) deviam ser oferecidos. Arão e os levitas tinham responsabilidades muito grandes, mas também tinham boas recompensas. Isto deveria se aplicar aos representantes de Deus hoje?

1. Um artigo da edição mais recente {da revista} Christianity Today fala sobre a polêmica entre algumas igrejas acerca da riqueza de seus líderes. Este texto fala sobre os nossos líderes espirituais terem as coisas “mais finas” (melhores)?

a. Eu não ganho um centavo por escrever esses comentários, nem nunca ganhei. Todos os tradutores são voluntários. Isto é errado? (Se isso fosse a única coisa que eu estivesse fazendo, provavelmente seria errado. Mas sou pago por meu trabalho legal e não preciso ser pago por este trabalho.) (N.T. – O Dr. Bruce Cameron é advogado especializado em assuntos de liberdade religiosa e professor universitário de Direito.)

B. Leia Números 18:20. Se você é membro de outra tribo, poderia ganhar todo o dinheiro que quisesse. Isto é verdade com relação aos levitas? (Deus proibiu que eles possuíssem terras e regulamentou o valor de seus ganhos.)

1. Que aplicação isto teria para o apoio dos ministros hoje em dia?

C. Leia Números 18:21. Quais duas fontes de renda nós descobrimos? (Os sacerdotes tomavam posse de todos os sacrifícios e ofertas que não eram queimados. Os levitas tinham como renda os dízimos dados pelo povo.)

D. Leia Números 18:25-32. Certa vez ouvi um ministro dizer para mim que “Os levitas nunca receberam ordem para dar o dízimo”. Ele não leu cuidadosamente a sua Bíblia. Por que os levitas deveriam dar o dízimo? Eles recebiam o dízimo por causa de seu trabalho na causa de Deus. Que obra o seus dízimos apoiavam? (Este texto nos ensina que dizimar não é somente uma questão de apoiar os trabalhadores na obra de Deus, mas é sobre agradecermos a Deus por Suas bênçãos.)

1. Leia II Coríntios 9:7. Compare com Números 18:32. Podemos dizer que você evita morrer “com alegria”?

a. Esses dois versos cabem na mesma sala? (Uma distinção que eu vejo é que os levitas eram pagos daquilo que era dado a Deus pela Sua obra. Para eles, usar mal {este recurso} ou apropriar-se indevidamente dele era uma questão muito séria.)

E. O que você acha do sistema de Deus para apoiar os sacerdotes e os levitas? É justo? Quanto você pagaria pelo perdão de pecados? Pela provisão de comida? Pela direção de Deus? (Parece que 10% mais as ofertas variadas é uma verdadeira pechincha. O valor {dessas coisas} parece ser “sem preço” para mim.)

1. Alguma nação segue um programa assim, no que diz respeito aos impostos? (Os Estados Unidos não seguem. No sistema de apoio de Deus, aqueles que produziam mais, pagavam mais, mas eles pagavam a mesma porcentagem, independentemente da renda. Nos Estados Unidos aqueles que ganham mais pagam uma porcentagem maior de sua renda em impostos. Os que estão no limite inferior da escala não pagam coisa alguma em impostos. Os que não pagam coisa alguma não tem incentivos para reduzir impostos e aqueles que pagam mais tem menos incentivos para ganhar mais. O sistema de Deus é mais lógico.)

III. A Novilha Vermelha

A. Se você der uma olhada em Números 19, verá que contém muitos trechos que discutem sobre cadáveres e estar impuro por tocar um cadáver. Por que você acha que estas instruções aparecem aqui? (Leia Números 16:49. Eles tinham muitos cadáveres com os quais deviam lidar.)

B. Leia Números 19:1-5. Eles tinham o sistema sacrifical. Eles tinham um altar. Eles tinham o método para o perdão dos pecados. Por que Deus exigiria alguma coisa que parece ser semelhante, mas é diferente?

1. Havia alguma coisa errada com o sistema atual? (Pense acerca do que estivemos estudando. Um grande número de levitas estavam em revolta. Muitas pessoas haviam morrido por causa dos juízos de Deus. O sistema não estava operando com a “fluidez” costumeira. Como resultado, Deus fez uma coisa um pouco diferente.)

2. Por que a novilha tinha que ser “vermelha”, sem defeito, nunca ter sido usada como animal de carga e sacrificada fora do acampamento? (Todas essas coisas podem representar Jesus. Ele derramou Seu sangue por nós. Ele viveu uma vida perfeita. Ele deu a sua vida voluntariamente. Ele foi morto do lado de fora dos portões de Jerusalém.)

a. Como esta idéia de um sacrifício semelhante, mas deferente, se encaixa com a nossa comparação com Jesus? (O sistema sacrifical estabeleceu o exemplo de como o pecado é tratado, mas Jesus é muito mais do que o sistema sacrifical. Quando as coisas não estavam andando bem com o sistema sacrifical, quando a morte estava em toda a volta, Deus dá uma instrução que mostra que Ele tem um plano para lidar com todos esses problemas.)

C. Leia Números 19:9. As cinzas da novilha vermelha são utilizadas para a “água da purificação”. Você consegue relacionar isso com Jesus? Jesus nos dá a “água da vida”. Ele nos dá a vida eterna.)

D. Leia Hebreus 9:13-14. Onde você ouviu falar de pecado ser tirado por cinzas sendo “espalhadas”? (A “novilha” à qual este verso se refere é muito provavelmente a novilha vermelha. O “sangue de bodes e touros” se refere ao sistema do santuário. Mas a novilha e o espalhamento {das cinzas} parecem ser uma referência a Números 19, especificamente a Números 19:17-21.)

1. Como a novilha vermelha está vinculada a Jesus? (Jesus cumpriu a profecia da novilha vermelha.)

E. Como as cinzas da novilha vermelha eram utilizadas para purificar, alguns acreditam que uma “novilha vermelha” nascerá em Jerusalém nos tempos modernos, que suas cinzas serão utilizadas para purificar o local histórico do tempo, e que um novo templo será construído pelos judeus em Jerusalém. O que você tem a dizer sobre as bases bíblicas para esta afirmação? (Hebreus 9 nos diz que Jesus nos dá um sacrifício melhor e eterno. Por que iríamos querer voltar ao sistema do santuário na terra?)

F. Amigo, parece que cobrimos vários assuntos nesta semana. O fio condutor entre todos eles é levar a lei de Deus a sério. Devemos respeitar a vontade de Deus e a Sua lei. Não podemos levar a lei de Deus a sério se não estudamos a Sua palavra. Estudar a Sua palavra nos dá acesso hoje à “água da vida” e nos dá uma visão com relação às dificuldades das teorias da “novilha vermelha”. Hoje, você vai se comprometer a estudar a palavra de Deus?

IV. Próxima Semana: O Pecado de Moisés e Arão

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: