quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 07

Luta Pelo Poder (Números 16-17)

Introdução: Você já participou de uma disputa na tua igreja? (Esta é uma pergunta tola, certo?) Como você pode saber quem está certo e quem está errado? Às vezes isso é óbvio, mas às vezes os dois lados possuem bons argumentos. O que acontece se você apoiar o lado que perde? Como você lidaria com isso? Esta semana vamos olhar uma luta pelo poder dentro da comunidade israelita. Vamos mergulhar e ver quais lições podemos aprender para a comunidade da igreja atual!

I. A Disputa

A. Leia Números 16:1-2. Que credenciais Corá tem? (Muito altas. Ele não apenas era bisneto de Levi, mas ainda era neto de Coate. Os coatitas “tinham a responsabilidade de cuidar do santuário” (Números 3:28). Dentre todo o trabalho especial dos levitas, os coatitas tinham um trabalho muito exaltado.)

B. Leia Números 16:3 e Números 16:12-13. Qual é a reclamação contra Moisés e Arão? (Eles se consideravam acima de todos os outros, quando a sua liderança havia trazido resultados obviamente pobres.)

1. Se você fosse alguém que estava olhando e ouvisse as acusações contra Moisés, as evidências fariam você pensar que as acusações eram verdadeiras?

C. Leia Números 16:8-10 e Números 16:15. Qual é a defesa de Moisés contra essas acusações? (As pessoas que estavam fazendo as acusações já tinham grande autoridade, e eles só queriam mais porque tinham sede de poder. Moisés nunca havia tirado nada deles, nem havia agido mal para com eles de forma alguma.)

1. Moisés estava respondendo à altura das acusações deles? (Quando a acusação é de má liderança, a resposta “Eu nunca tirei nada de vocês” não está à altura da acusação. Com relação à autoridade, ambos parecem estar acusando a outra parte de haver excedido sua autoridade legítima.)

D. Vamos rever uma das acusações de Corá. Leia novamente Números 16:3. Você tem a impressão de que toda a comunidade era santa? (Se eu fosse o advogado de Moisés, teria argumentado que a razão pela qual eles estavam nesta triste situação não era por falta de liderança da parte de Moisés, mas sim devido ao fato de que o povo estava muito longe de ser santo!)

E. Leia Números 16:4-7. O que Moisés propôs? (Que Deus resolveria isto.)

1. Este é um argumento? (Em qualquer disputa, deveríamos primeiro nos voltar para Deus. Se eu fosse Moisés, teria me defendido dizendo, “Deus me escolheu. Não estou usurpando nada da autoridade de vocês. Deus fez isso.” Dizer que “o Senhor mostrará quem lhe pertence” é um equivalente prático.)

II. A Demonstração

A. Leia Números 16:16-19. Crie um quadro desta cena em tua mente. Me parece que Moisés e Arão estavam em pé, com um grande grupo que se opunha a eles. Em termos humanos eles estavam em inferioridade numérica!

1. Por que toda a assembléia estava aqui? (Eles devem ter criado excitação no acampamento. Agora vamos ter alguma coisa sobre a qual falar!)

a. Se você fizesse uma pesquisa com o povo, como você acha que eles votariam? Eles apoiariam Moisés ou Corá? (Uma vez que os levitas foram os únicos que ficaram fiéis anteriormente (Êxodo 32:6) e agora eles estavam em revolta, acredito que Corá tinha o apoio da multidão. Especialmente, porque ele estava argumentando que todos eram santos – que mensagem encorajadora! Parece que a multidão veio em apoio a Corá, não apenas por curiosidade.)

B. Leia Números 16:20-22. Quem a assembléia deveria ter apoiado? (Está claro, pela resposta de Deus, que o povo apoiava Corá. Deus iria executar juízos sobre eles, mas Moisés e Arão intercederam por eles. Você não poderia ter uma amigo melhor do que Moisés.)

1. Quantas vezes você já pediu a Deus que não ferisse os teus acusadores? Que não ferisse aqueles que desejam te ferir?

C. Leia Números 16:23-27. Você acha que Corá e seus seguidores ainda estão confiantes do julgamento de Deus a seu favor?

D. Leia Números 16:28-30. É assim que deveríamos resolver as disputas na igreja?

1. E se você estiver do lado errado da discussão?

2. Leia o conselho de Gamaliel em Atos 5:38-39. Este é o equivalente prático ao que Moisés está fazendo?

E. Leia Números 16:31-33. Temos uma resposta clara sobre quem estava certo e quem estava errado?

1. Em Números 16:27 vimos uma referência aos “filhos e [às] crianças pequenas” dos rebeldes. O que você diz acerca da justiça de engoli-los? (Deus fará o julgamento acerca da vida e da morte eternas. Contudo, alguns destes pequeninos simplesmente tinham os pais errados.)

a. Isto é verdade hoje? Se você é um pai, qual é a importância de você ser fiel a Deus? (Podemos confiar que Deus é mais do que justo porque Ele morreu por nós, mas este texto mostra a realidade séria da influência dos pais sobre o bem estar dos seus filhos.)

F. Leia Números 16:34. Por que eles diriam isso? (Este texto deixa claro que eles haviam escolhido o lado de Corá.)

G. Leia Números 16:35 e Números 16:41. Estou certo que alguns de meus leitores estão balançando a cabeça e pensando “Deus é muito severo.” Se esta é a tua opinião, como explicar Números 16:41?

1. O que você teria feito, de fosse Deus, para mostrar ao povo que Moisés e Arão eram os teus líderes estabelecidos? (O povo de alguma forma pensava que Moisés e Arão haviam feito aquilo pelo seu próprio poder. Que eles manipularam um deus para realizar a sua vontade egoísta. Não compreendiam que o grande Deus do céu estava mostrando a eles a sua decisão acerca da liderança. Qualquer coisa menos dramática certamente não teria convencido o povo.)

H. Leia Números 16:42-44. Deus está certo? (Amigos, eu voto a favor de Deus aqui. Como a Sua vontade poderia ser mais clara? Ele precisava de uma nova tripulação.)

I. Leia Números 16:46-48. Arão, o Sumo Sacerdote “se pôs entre os mortos e os vivos.” Do que isto te lembra? (Leia Hebreus 8:1-2. Meu julgamento é que este povo merecia a morte. Meu julgamento é que eu mereço a morte. Louvado seja Deus por Jesus, que pagou a pena de morte por mim e agora está em pé como meu Sumo Sacerdote, para me dar a vida eterna!)

III. O Caso Para o Estúpido

A. Leia Números 17:1-5. O que persistiu, a despeito de todos esses terríveis sinais do poder e do juízo de Deus? (Queixas!)

1. O que Deus acha que resolveria o problema? (Um milagre que não envolvesse a morte de alguém.)

a. O que você acha desta abordagem?

B. Leia Números 17:6-11. Quem Deus escolheu claramente? (Arão.)

1. Por que Deus fez com que a vara fosse mostrada publicamente? (Para que todos pudessem ver e compreender o milagre e a escolha de Deus.)

C. Leia Números 17:12. Quão estúpidas são essas pessoas? Quão estúpidos nós somos?

1. Houve alguma lição aprendida até agora desta terrível experiência? (Sim. Em Números 16:41 eles pensaram que Moisés tinha algum poder especial (e maligno) para matar o “povo de Deus”. Agora, pelo menos eles compreendem que é Deus quem está fazendo isso aos “perdidos”.

2. Vamos presumir que você acredita que não é tão tolo quanto este povo parece ser. Qual é a lição que eles deveriam ter aprendido? (Deus está no comando, Deus tem Seus líderes. Rebelião contra Deus e Seus líderes resulta em morte. Somente a intervenção do Sumo Sacerdote ode nos salvar de uma morte merecida.)

D. Vamos relembrar alguns estudos e considerar que lições deveríamos ter aprendido.

1. Qual é a lição que deveríamos ter aprendido da falha do povo em entrar em Canaã? (Precisamos confiar em Deus quando nossas vidas estão em perigo. Precisamos confiar em Deus quando oportunidades difíceis estão diante de nós.O medo não apenas é um desprezo para com Deus, ele nos impede de receber grandes bênçãos.)

2. Qual é a lição que lição deveríamos ter aprendido com o apanhador de lenha no Sábado? (Podemos acreditar que Deus tenha falhado conosco, quando {o que ocorreu} foi nossa própria falta de fé. Afastar-se desafiadoramente de Deus e pecar somente termina em destruição.)

E. Ao colocar a lição desta semana juntamente com as últimas duas, como você resumiria a nossa escolha na vida? (Deus é este poder maravilhoso e amedrontador. Se você confia nEle, coisas fabulosas são possíveis. Se você se rebela contra Ele, é estúpido. Em meio a esta Presença terrível vem Jesus, que Se oferece para nos salvar de nossos pecados.)

F. Amigo, as escolhas são claras. Por qual delas você vai optar hoje?

IV. Próxima Semana: Sacerdotes e Levitas

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: