terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 04

Trombetas, Sangue, Nuvem e Fogo (Números 9 e 10)

Introdução: Você gostaria de ser mais confiante? Confiante em que ficará bem na vida. Confiante que Deus está com você. Confiante que você tem uma compreensão correta de Deus e de Seu papel em nossa vida? Há anos atrás falei com um cristão que me disse que quando ele era jovem, queria fazer a vontade de Deus. O problema era que Deus nunca se mostrou para dizer-lhe o que fazer. Às vezes você se sente assim? Em caso afirmativo, vamos mergulhar em nosso estudo de Números para ver como Deus interagia com Seu povo naquele tempo!

I. Páscoa

A. Leia Números 9:1-3. Deus diz para celebrarmos a Páscoa. Sobre o que é a Páscoa? (Êxodo 12 relata como os judeus, enquanto ainda estavam no Egito, sacrificaram um cordeiro e colocaram o seu sangue na soleira da porta de suas casas. Como resultado de fazerem isto, protegeram seus primogênitos de serem mortos naquela noite.)

1. Quem estava matando todos os primogênitos? (Leia Êxodo 12:12. Deus disse que Ele faria isto.)

2. Por que nós, os seguidores de Deus, precisam ser protegidos de Deus? Deus não consegue distinguir o Seu povo dos egípcios? (Isto parece estranho, não é? A falta de lógica nisto sugere que Deus estava ensinando um ponto a Seu povo. Um ponto que sugere que eles possuem um papel (pequeno) em sua libertação.)

3. Por que simplesmente não desenhar uma estrela na porta? O sangue faz sujeira. (Deus estava começando a mostrar a esses escravos Seus planos para a erradicação do pecado e salvá-los da morte.)

4. O que isto nos diz acerca de Deus? (Ele não deve ser tratado de forma frívola. Ele está cuidando de Seus seguidores, mas PA uma coisa perigosa não obedecê-Lo.)

B. Leia Lucas 22:15-20. Por que Jesus era capaz de mudar a Páscoa?

1. Como as ações de Jesus eram consistentes com a Páscoa? (O propósito original de Deus em estabelecer a Páscoa era apontar para Jesus como o cumprimento final do “cordeiro” cuja morte nos salva da morte por desobediência.)

2. Isto ajuda a te dar confiança que o cristianismo é a religião “correta”? (Nenhuma religião mundial atual que acredite na inspiração do Antigo Testamento sacrifica um cordeiro para o perdão dos pecados. Isto parece estranho e inconsistente. Somente o cristianismo oferece uma resposta lógica. Ele ensina que Jesus era o cumprimento do sistema sacrifical e diz “Esta é a maneira pela qual ainda obtemos perdão de pecados de acordo com o ensinamento de Deus.)

3. Ainda existe um problema lógico? A páscoa apresentava uma ameaça para os primogênitos. Cremos que o pecado apresenta uma ameaça a todos, independentemente da ordem do nascimento. (Leia Colossenses 1:15. Parece estranho que somente o primogênito estivesse em perigo naquela época. O mistério do simbolismo se torna claro quando vemos que Jesus é o “primogênito” de toda a criação. Deus estabeleceu a Páscoa claramente com o sacrifício de Jesus em mente. Deus o Pai “perdeu” seu Filho primogênito para o pecado na cruz. A vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, se a aceitamos, nos dá a vitória sobre o pecado e a morte.)

C. Leia Números 9:6-8. Qual é o problema? (Aprendemos de Números 5 que as pessoas cerimonialmente impuras deveriam ficar fora do acampamento. Ser cerimonialmente impuro era inconsistente com a adoração.)

1. O que Moisés fez? (Ele se consultou com Deus.)

a. Que lição este texto nos ensina quando nos encontramos com problemas teológicos? (A palavra de Deus é a Bíblia. Precisamos estudar a nossa Bíblia e pedir pela direção do Espírito Santo.)

D. Leia Números 9:9-10. A decisão de Deus faz algum sentido para você? Se sim, por que? (A Páscoa apontava para a solução final de Deus para o problema do pecado. Deus morreria por nós. Faz sentido lógico atrair todos os pecadores que pudermos! Impuro? Bem vindo a esta cerimônia!)

II. O Fogo e a Nuvem

A. Leia Números 9:15-22. Você já disse alguma vez “Me sinto como se uma nuvem negra estivesse em cima de mim”? Isto é uma coisa boa ou má? (Geralmente pensamos nisto como uma coisa ruim.)

1. Para qual propósito principal esta nuvem servia? (Ela era o guia de turismo!)

a. Os movimentos da nuvem eram previsíveis? (Não. Às vezes ela ficava em um lugar por uma noite. Às vezes ela ficava por um mês ou um ano.)

b. Lembre que começamos a nossa conversa falando sobre confiança, especialmente com relação ao papel de Deus em nossa vida. O que isto poderia nos ensinar acerca de como a liderança de Deus opera em nossa vida?

(1) As pessoas podiam deixar a nuvem? (Com certeza.)

(a) Por que você iria querer deixar a nuvem? (Ela estava passando pelo deserto – um lugar terrível. Ela era imprevisível. Ela não perguntava para as pessoas as preferências da agenda delas.)

(2) O que aconteceria às pessoas se elas decidissem esquecer essa questão de seguir a nuvem? (O fogo significava que eles podiam ver à noite. Não precisavam tropeçar nas pedras. O deserto é frio à noite. O fogo fornece calor. Durante o dia a sombra da nuvem tornava a temperatura mais suportável. Não seria agradável deixar a nuvem.)

2. Vamos assumir que vocês são estrangeiros que estão passando um tempo em um oásis e vêem esta vasta horda de pessoas (talvez um milhão) seguindo a nuvem. O que você pensaria? (Agora vocês tem uma idéia de por que os pagãos não entendem os cristãos.)

3. Você gostaria de ter uma “nuvem” na tua vida que te permitisse olhar para cima a saber o que fazer?

a. Você lê a tua Bíblia para aprender qual é a vontade de Deus? Se não, por que achar que você teria algum interesse na nuvem?

b. Quão específica era a informação da nuvem acerca da vida? (A nuvem não controlava todos os aspectos da vida. Deus deu a Moisés regras para muitas coisas da vida. A nuvem dava direções e horários genéricos.)

c. É significante que a nuvem dava informações genéricas? A maioria das pessoas recebe instruções do tipo “nuvem” da parte de Deus – Ele nos dá diretrizes gerais e deixa os detalhes para nós mesmos?

III. Trombetas

A. Números 10 revela que além da nuvem, Deus estabeleceu um sistema de “sinalização” para guiar o movimento ordenado de Seu povo. Era uma parceria nuvem/trombeta, Deus/homem.

B. Vamos olhar um aspecto das trombetas em maiores detalhes. Leia Números 10:8-9. O povo de Deus teria uma nuvem para determinar quando deveriam ir para a batalha? (Isto não é mencionado aqui.)

1. Este texto indica que Deus está ciente até mesmo da batalha específica? (Podemos dizer que Deus geralmente autorizava a batalha porque ocorria na “própria terra” dos israelitas e era contra um opressor. Mas, da maneira como está escrito, parece que Deus não é parte do ataque original.)

2. O que Deus promete fazer por Seu povo quando ele entra em uma batalha por si mesmo? (Dê uma “buzinada” para Deus e Ele te resgatará.)

3. Isto se aplica a nós hoje? Digamos que você está em algum tipo de problema. Você não pode dizer que Deus te dirigiu para ele, talvez você tenha se colocado nele. Deus está nos convidando a “chamar” por Ele? Fazer com que Ele saiba que você poderia usar alguma ajuda? (Gosto muito deste quadro. Deus nos convida a enviar a Ele uma “trombetada”. Enviar um sinal de perigo, mostrando que você poderia usar alguma ajuda agora mesmo.)

C. Amigo, a Páscoa nos dá confiança que Jesus é i Salvador prometido. Ele é o único que cumpre o simbolismo do Antigo Testamento. É o único que torna a lógica do sistema sacrifical completo. Olharmos para o sistema de “nuvem” de Deus nos dá confiança que Deus quer nos dar instruções na vida. Pode ser que Ele não esteja fazendo um micro-gerenciamento na tua vida, mas quer te guiar. Melhor ainda, quando entramos em um problema, podemos saber que Ele está à distancia de uma “trombetada”. O que você acha de fazer de Deus o Senhor da tua vida hoje?

IV. Próxima Semana: Das Murmurações à Apostasia

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: