terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Povo a Caminho – O Livro de Números - Lição 01

Uma Nova Ordem (Números 1-4)

Introdução: Você é bom em Matemática? Você sabia que fórmulas matemáticas governam grande parte de nosso mundo físico? Os cientistas ainda estão tentando achar uma correspondência entre as coisas que observam e a matemática que conhecem. Eles têm um longo caminho a percorrer para conseguir isso, assumindo que um dia consigam. Imagine então um livro da Bíblia chamado de “Números”. Será que o Criador do Universo, Aquele que criou as coisas “de acordo com os números” tem um livro sobre ordem? Parece que sim. Se você é como eu, temos muito a aprender sobre matemática e a ordem de Deus, então vamos mergulhar no nosso novo estudo sobre o livro de Números!

I. O Recenseamento

A. Leia Números 1:1-5. Às vezes você se pergunta se Deus está envolvido com a tua vida? Que nível de envolvimento você vê aqui? (Deus lhes dá instruções específicas, chegando ao ponto de dar os nomes dos que deveriam ajudar!)

1. Qual é a razão para este recenseamento? (É para o exército.)

2. Pense no que você conhece da Bíblia, especialmente o Antigo Testamento. Deus ganha batalhas “por causa dos números”? Ele é um Deus do tipo “nós temos mais homens do que vocês”?

3. Sabemos que Deus tem uma maneira estranha de ganhar batalhas. Quando Deus trabalhou com Gideão (Juízes 7), Ele foi reduzindo o número de homens do exército. Na batalha no vale de Beraca (II Crônicas 20), Deus colocou um coral para liderar os soldados para a batalha. Por que Deus iria se apoiar em um exército do tipo convencional aqui? (O ponto importante é que Deus é Deus e nós não somos. Qualquer que seja o motivo pelo qual Deus queira fazer algo, deveríamos simplesmente seguir na fé. Contudo a ordem é uma coisa característica de Deus.)

B. Leia Números 1:44-46. O que você acha do tamanho deste exército? (É enorme!)

C. Leia Números 1:47-51. Qual é o papel dos levitas? (Serem os responsáveis pelo Tabernáculo de Deus.)

1. O que este verso diz acerca da idéia de uma religião organizada?

2. Por que não contar os levitas? Não seria bom saber quantos ajudantes do templo haviam? (O objetivo do recenseamento era organizar o exército. A ordem de Deus era que os levitas não deveriam ser parte do exército.)

a. Por que Deus faz esta distinção? Por que não ter sacerdotes guerreiros?

3. Leia Números 3:14-16. Aqui vemos que Deus faz um recenseamento dos levitas. O que há de diferente neste recenseamento? (Eles contaram todos os meninos, a partir de um mês de idade, não apenas aqueles que tinham 20 anos ou mais e podiam lutar.)

a. Por que a distinção? (Mais uma vez, sob a organização de Deus os levitas não eram parte dos que entravem em batalha.)

4. Meu pai foi recrutado pelo exército e lutou na Europa na II Guerra Mundial. Quando ele estava na faculdade, rapazes que estavam cursando religião ou teologia estavam isentos da convocação. Lembro-me de meu pai sugerindo que a convocação, e não um comprometimento com Deus pode ter motivado a escolha que alguns fizeram de seus cursos. Você acha que esta isenção estava baseada em Números? Se sim, por que ela faria qualquer sentido em um exército dos tempos moderno?

II. Deus Santo

A. Leia Números 1:51-53. Se outra pessoa, que não um levita, se aproximasse do santuário, morreria. Se as tendas deles ficassem muito próximas ao Tabernáculo, a “ira” cairia sobre eles. Por que isso?

1. Leia Números 8:19. Como este texto explica o problema da “ira” com a aproximação de Deus? (Deus era santo. Eles eram pecadores. Quando um pecador se aproximasse de Deus, deveria morrer.)

2. Vamos começar comigo. Sempre usei paletó e gravata na igreja. Fiz isso desde que era um adolescente até quando tinha por volta de meus 40 anos. Talvez até mais. Hoje eu não uso. Sempre uso um casaco, mas uso roupas na igreja que não me são permitidas usar no tribunal. Estou negligenciando a distinção entre pecadores e um Deus santo?

3. Em minha igreja, as crianças regularmente correm em frente à plataforma durante o sermão. Adultos, que poderiam sair do santuário pelas portas traseiras, regularmente passam bem em frente à plataforma para saírem do santuário. Isto é inconsistente com o que lemos em Números?

4. Leia Colossenses 1:19-20. É seguro agora se aproximar de um Deus Santo? (Sim. Ainda me preocupo com a falta de “respeito” no santuário e estou aberto ao debate sobre se usar um paletó e gravata deveria ser exigido ou se causa mais mal do que bem. Mas, a linha que separava o israelita comum de Deus foi apagada por Jesus. Seja louvado!)

a. Deveríamos nos preocupar com {a possibilidade de} ignorarmos completamente a separação entre o santo e o comum?

III. A Ordem de Deus

A. Leia Números 2:1-7. O texto prossegue listando cada tribo, o líder e o local de acampamento. No meio estão os levitas e o Tabernáculo (a Tenda do Encontro). Imagine alguém dizendo “Que diferença faz onde meu grupo acampa?” O que você diria?

1. Realmente faria alguma diferença se, digamos, duas tribos trocassem de lugar? E se a tribo de Rubem votasse que eles não preferiam ficar no lado sul, mas que gostariam de ficar no lado oeste. A tribo de Manassés preferiria ficar no sul do que no oeste. Deus se importaria se Rubem e Manassés trocassem de lugar?

2. E hoje? Se Deus diz que devemos adorá-Lo no Sábado (Êxodo 20:10), estamos livres para trocar por outro dia?

3. Se a resposta é “estamos sob uma nova aliança”, então isso quer dizer que a vontade de Deus não importa mais? Deus é {como se fosse} uma pessoa no andar superior, que podemos ignorar?

B. Você acha que a ordem de Deus era puramente arbitrária? \por que Ele escolheu os levitas para um papel tão importante?

1. Leia Êxodo 32:19-20. Qual é o contexto da história aqui? (Enquanto Moisés estava no monte recebendo de Deus os Dez Mandamentos, o povo estava fazendo um bezerro de ouro e o adorando!)

2. Leia Êxodo 32:25-26. Me diga se a escolha dos levitas como obreiros especiais de Deus foi arbitrária. (Eles foram a tribo que estava fiel durante a insurreição do bezerro de ouro.)

C. Leia Números 3:11-13. De quem os levitas tomaram o lugar? (Dos primogênitos.)

1. A seleção do primogênito como especial para Deus é puramente arbitrária, enquanto que a seleção dos levitas foi uma decisão baseada em méritos? (Certamente que parece ser assim.)

D. Leia Números 3:2-6. Aprendemos que os levitas foram selecionados porque eles estavam ao lado de Deus quando todos os outros falharam com Ele. O que aprendemos acerca da seleção de Aarão e sua família para serem os Sumo Sacerdotes?

1. Vamos voltar para a nossa história do bezerro de ouro e olhar o papel de Arão. Leia Êxodo 32:21-24. à luz desta história, você selecionaria Aarão e seus filhos para serem os teus Sumos Sacerdotes?

2. {Leia Levítico 10:1-2} Por que Nadabe e Abiu caíram mortos por haverem usado “fogo profano” e Aarão continuou vivo quando ele dirigiu (ou pelo menos facilitou) o povo na adoração ao bezerro de ouro? (Na superfície, isto não faz sentido).

3. Que lição encontramos aqui? (Às vezes, quando se trata das decisões de Deus, dizemos, “Entendi. Eu compreendo.” Às vezes a decisão parece ser arbitrária (e pode ser). Como meros seres humanos, nós simplesmente não sabemos. A lição para mim é que eu preciso simplesmente obedecer a Deus. Quer a razão seja óbvia, quer não, Deus exige obediência e os devemos isto a Ele.)

E. Amigo, vimos que Deus não está interessado apenas em ordem, está interessado nos menores detalhes de nossa vida com Ele. Se você acha que Deus não se preocupa com você, ou não se importa se você O obedece ou não, Números nos diz outra coisa. Você vai decidir obedecer a Deus, não importando se você compreende todas as razões de Deus?

IV. Próxima Semana: Preparando um Povo

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: