quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As Epístolas do Amado - Lição 13

A Batalha Pelo Poder (III João, João 20)

Introdução: Você alguma vez já leu um livro e desejou que fosse mais longo? Ficou triste quando chegou ao final? É assim que eu me sinto com as cartas de João. Nesta semana chegamos à última delas em nossa série de estudos sobre as cartas de João à igreja. Vamos mergulhar em nosso estudo sobre a Terceira Epístola de João. E enquanto estamos estudando, vamos retomar uma discussão que deixamos inacabada na semana passada!

I. Gaio

A. Leia III João 1:1-2. João começa com um comentário sobre a saúde de Gaio. Este é um livro curto, por que gastar tempo com este assunto? (João demonstra um interesse especial pela vida de Gaio. Deus tem um interesse especial pela nossa vida e Seus seguidores deveriam refletir este preocupação em relação aos outros.)

1. Isto é apenas simpatia? Ou existe uma dimensão espiritual ligada à nossa saúde física? (Deus quer que desfrutemos de saúde física e mental. Creio que existe uma ligação entre as duas. Assim, a saudação de João não é apenas um desperdício de tempo. João está dizendo a nós (e a Gaio) que deveríamos nos preocupar não apenas com a condição espiritual dos que estão ao nosso redor, mas também com a sua saúde física.)

B. Leia III João 1:3-4. Primeiro João diz “espero que você esteja bem” e então, nos dois versos seguintes ele cumprimenta Gaio. Isto também é parte de alguma lição espiritual para nós? (João está encorajando Gaio a viver corretamente. Deveríamos fazer isto por nossos irmãos na fé.)

C. Leia III João 1:5. Por que mencionar aqueles que estão sendo ajudados por Gaio como “desconhecidos”? (Este texto demonstra que Gaio não tinha esperança de algum ganho pessoal com isso. Ele está ajudando esses desconhecidos porque são irmãos em Cristo, não por causa de interesses egoístas.)

II. A Igreja

A. Leia III João 1:6-8. Por que os “irmãos” que ficaram com Gaio esperavam ajuda por parte dos gentios? (Este texto sugere que eles eram evangelistas. Gaio abrigou-os por algum tempo enquanto estavam fazendo trabalhos evangelísticos naquela região.)

1. Assumindo que você não tem o dom de falar em público, isto te torna menos importante na obra de Deus? (Gaio está demonstrando hospitalidade. João nos diz que a obra da igreja é um esforço em equipe: “para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade”. Cada um na equipe é importante para o resultado final. Deus reconhece o valor de cada membro da equipe.)

B. Leia III João 1:9-10. Se você perguntasse aos membros da igreja quem eles pensavam que era mais importante para a igreja, Diótrefes ou Gaio, o que você acha que eles diriam? (Se Diótrefes tem a autoridade para “expulsar [pessoas] da igreja”, os membros devem escolher a ele.)

1. João aponta que Diótrefes (ao contrário de Gaio) se recusa a receber os irmãos. Se Diótrefes é o líder da igreja local, ele não tem autoridade para tomar esta decisão?

a. Que autoridade independente Deus coloca nas mãos dos líderes das igrejas locais?

C. Leia Mateus 16:17-19. Este texto não dá aos líderes da igreja uma grande autoridade e poder de decisão ao tratarem com os “irmãos”?

1. Veja novamente III João 1:10. Uma vez que João é o “Presbítero”, por que não exerce a sua autoridade para “impedir” Diótrefes? Por que simplesmente “chamar a atenção” com relação às preocupações de João acerca dele?

D. Leia João 20:19-23. Na semana passada, quando estávamos discutindo o conselho de João acerca dos erros e do anti-cristo, alguns membros da classe mencionaram a igreja Católica. Detesto atacar irmãos na fé, então expliquei a eles algumas coisas que aprecio acerca da igreja Católica, mas disse que não concordava com algumas de suas doutrinas – incluindo minha preocupação sobre a distorção do papel de Jesus como nosso mediador. Um membro católico da classe perguntou “E {o que podemos dizer sobre} João 20?” Vamos olhar esta questão por aluns minutos.

1. Quem escreveu João 20? (João – o mesmo homem que escreveu as cartas que estamos estudando.)

a. Para quem Jesus estava falando em João 20:23, quando deu esta autoridade? (A João! Entre outros.)

b. Se João sabia (uma vez que ele escreveu este verso) que ele tinha a autoridade para impedir que os pecados de orgulho e intrigas de Diótrefes fossem perdoados, por que não dizer isso? Por que meramente dizer que iria “chamar a atenção” para os seus pecados?

2. Considerando João 20:23, a quem você acha que Jesus está dando esta autoridade? Somente aos discípulos na sala? A todos os líderes cristãos? A todos os evangelistas? A todos os cristãos?

a. Se você acha que Jesus está dando esta autoridade a mais pessoas além daquelas que estavam na sala, considere novamente I João 5:16-17. Será que Jesus deveria ter acrescentado uma nota de rodapé a João 20:23, dizendo “Oferta limitada àqueles pecados que não levam à morte”?

(1) Se o crente (ou líder) tem a autoridade para perdoar pecados, por que João nos diz (I João 5:16) “ore, e Deus dará vida ao que pecou”?

E. O contexto é importante. O que é significativo acerca do contexto de João 20:23? (Jesus havia acabado de ressuscitar da tumba. Ele havia acabado de derrotar o pecado!)

1. Que mudança este fato causa na maneira como os pecados eram perdoados? (Não mais sacrifícios de animais. Jesus havia morrido uma só vez por todos os pecados. Hebreus 7:27.)

2. Que papel os discípulos desempenharam em alertar o mundo para esta nova solução para o problema do pecado? (Este é o ponto principal ao qual penso que João 20:232 se refere: se os discípulos compartilhassem com outros esta solução para o pecado, então os pecados dos ouvintes poderiam ser perdoados. Se eles não compartilhassem isto, então o mundo não saberia.)

F. Concentre-se novamente em João 20:22-23. Parte do contexto é a dádiva do Espírito Santo. Que papel o Espírito Santo desempenha no perdão dos pecados? (Leia João 16:7-8. Parte do papel do Espírito Santo é nos convencer dos nossos pecados.)

1. Leia Mateus 12:31-32. O que este texto sugere a respeito do papel relativo dos seres humanos e do Espírito Santo no perdão dos pecados? (Este texto ensina que o agente ativo na convicção dos pecados é o Espírito Santo. Se “falarmos contra” (rejeitarmos) o Espírito Santo, então o poder de convicção nos deixa e nunca confessaremos os nossos pecados.)

2. Alguém pode me dizer se em algum lugar do Novo Testamento lemos acerca dos discípulos perdoando ou retendo os pecados dos outros? (João não sugere que ele poderia fazer isso com Diótrefes e em lugar algum do Novo Testamento encontramos isto sendo praticado pelos discípulos.)

3. Leia Mateus 6:14-15. Este texto sugere que temos o poder definitivo para perdoar pecados?

4. Leia Atos 10:43. Como este texto sugere que recebemos o perdão dos pecados? (Através do nome de Jesus.)

G. Vamos ver novamente os escritos de João. Leia I João 2:1-2. Quem este texto diz que tem a autoridade para perdoar pecados? (Jesus tem a autoridade definitiva sobre o pecado.)

H. Leia Lucas 24:45-49. Que elementos são combinados aqui para o perdão dos pecados? (Creio que este texto tem a explicação definitiva para João 20:23. A vice, morte e ressurreição de Jesus derrotou Satanás, o pecado e a morte. Este é o elemento essencial para o perdão dos pecados. Contudo, outro elemento essencial é o Espírito Santo. Se afastarmos o Espírito Santo não podemos ser perdoados – não importa o que Jesus tenha feito ou que seres humanos possam fazer por nós. O terceiro elemento para o perdão dos pecados é a parceria entre o Espírito Santo e os seres humanos que pregam o evangelho.)

1. Isto é tudo o que Jesus queria dizer em João 20:23 – que devemos ser testemunhas aos outros? (Leia Mateus 9:2-9. Lendo a história de Mateus 9 e compreendendo João 20:23 como um tipo de delegação da autoridade de Jesus, penso que há mais aqui do que simplesmente testemunho. Quanto mais, eu não sei. O limite de João 20:23 é que, no final das contas, o perdão dos pecados envolve três elementos: Jesus, o Espírito Santo e Seus seguidores.)

I. Leia III João 1:11. Qual é o nosso papel ao vivermos de forma diária para Jesus? (Fazer o que é bom. Podemos entrar em discussões complexas acerca do papel que os seres humanos possuem no perdão dos pecados, mas não podemos perder de vista o fato de que nosso objetivo pessoal é viver de forma correta.)

J. Leia III João 1:12-14. Amigo, você gostaria de ser como Demétrio? Ao encerrarmos o nosso estudo das cartas de João, acredito que a mensagem principal delas para nós é andarmos no caminho da luz (o caminho para a vida eterna) e a cada dia caminharmos em direção à justiça. Você vai aceitar este desafio?

III. Próxima Semana: Começaremos o nosso estudo sobre o livro de Números!

=============================== Direito de Cópia de 2009, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: